Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoVIA-002
DisciplinaTeoria Geral do Descarrilamento e Aplicações
ObjetivoCapacitar profissionais para pleno entendimento dos mecanismos que conduzem os trens ao descarrilamento, visando prevenir ocorrências e suavizar rolamento reduzindo custos e ampliando produção e resultados.
Público_AlvoAlunos pertencentes aos quadros de operadoras ferroviárias e/ou com formação básica em Engenharia, Tecnologia e/ou áreas afins, e experiência adquirida no exercício profissional específico no setor de via permanente.
Ementa

1. Onde os descarrilamentos ocorrem e quanto custa às ferrovias.

2. Estatística de Acidentes como Ferramenta para Suporte à Investigação.

3. Teoria do Descarrilamento por Subida do Friso no Trilho.

4. Mecanismos Principais para o Descarrilamento de Rodas.

5. Estudo do descarrilamento por abertura dinâmica da bitola.

6. Estudo do Descarrilamento por quadramento dos trilhos.

7. Estudo do Descarrilamento por Deslocamento do Painel da Linha.

8. Estudo do Descarrilamento por Fratura de Peças.

9. Aplicações práticas em jogos simulados (estudos de caso).

10. Anomalias Críticas na Via: Limites & Tolerâncias na Linha Corrida.

11. Anomalias Críticas na Via : Limites & Tolerâncias em AMV's.

12. Anomalias Críticas em Vagões.

13. Anomalias Críticas na Operação de Trens.

14. Matriz Lógica de Causa e Efeito na Investigação e Prevenção.

15. Diretrizes práticas: MANUAL DE BOLSO PARA INVESTIGAÇÃO

Bibliografia1. AAR (1983). Track Train Dynamics. 2nd Edition. Report R-185, Chicago, USA. 2. Bandeira Jr., J. V. T. (1985). Cálculo Aproximado da Velocidade do Trem no Instante do Descarrilamento. Publicação interna da SR-1/RFFSA, Recife. 3. Fastenrarth, F. (1985). Considerações quanto à Segurança ao Descarrilamento. Traduzido pelo Eng. Telmo G. Porto, Revista Ferrovia, AEEFSJ, São Paulo, mar/abr. 4. Garcia, J. M. D. V. e M. R. Bugarín (1995). Desvios Ferroviarios. Ingeniería Cántabra, Santander, Espanha. 5. Magalhães, P.; Spinola, R; Conceição, A.; Ferreira, S.; Gândara, M. e Nakaguma, R. (1995). Comportamento Dinâmico do Trem de Petróleo. 10 Seminário de Segurança, Qualidade e Confiabilidade no Transporte Metroferroviário, EFVM, Vitória, Brasil. 6. Roney, M. (1995). Derailments: Causes, Investigation and Prevention. Apostila de curso ministrado na Universidade de Pretória, África do Sul. 7. Magalhães, P.; Vidon, W.; Daniel,V.; Sonja, L. (2002). Determinação da Causa do Descarrilamento de Trens e Prevenção. Apostila do Curso para Capacitação de Investigadores Plenos, concebido e ministrado pela empresa Technicontrol para várias ferrovias brasileiras, Belo Horizonte, Brasil.
Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo