Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - pecepoli

TENHO INTERESSE - MBA
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

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MBA

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Um curso que possibilita com que o aluno identifique, caracterize e avalie os diversos impactos ambientes que resíduos sólidos podem causar.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária
450h
• Duração
24 meses
• Terças, quartas e quintas-feiras
19:30:00 - 22:30:00

Conteúdo

Estrutura Curricular

A carga horária conjunta das duas atividades será de 450 horas aula, composta por 396 horas de disciplinas e 54 horas de atribuídas à monografia. A duração total prevista do curso é de 24 meses.

Ementas das Disciplinas

1. Introdução 1.1. Motivação 1.2. Conceitos e noções básicas: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, pilares da sustentabilidade, gestão para sustentabilidade. 1.3. Resgate histórico. 1.3.1. Formação sociedade contemporânea. 1.3.2. Micro e Macro Perspectiva 2. Conceituação e Classificação dos RS 2.1. Resíduos sólidos urbanos 2.2. Resíduos sólidos da construção civil 2.3. Resíduos sólidos de serviços de saúde 2.4. Resíduos sólidos industriais 2.5. Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos 3. História da Gestão de RS 3.1. Hierarquia de gestão 3.2. Processos de coleta, tratamento e disposição final 4. Dimensões da Gestão de RS 4.1. Ambiental 4.2. Econômica 4.3. Social 5. Questões de Sustentabilidade e Gestão de RS 6. Importância da Gestão Sustentável de RS. 7. Ações de Sustentabilidade na Gestão de RS 8. Avaliação de Soluções de Sustentabilidade 9. Estudos de Casos
1. A importância da Visão Social e Sustentável na Gestão de RS 1.1. Responsabilidade Social Interna e Externa 2. Os Aspectos Sociais da Gestão de RS 2.1 A catação de materiais recicláveis 2.2 A cadeia produtiva da coleta seletiva 2.3 Impactos sociais da disposição final de RS 3. Importância de Ações Sociais Sustentáveis na Gestão de RS. 4. Avaliação de Soluções Sociais 5. Estudos de Casos
1. Finanças e Desenvolvimento Sustentável 2. Princípios Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício 3. Indicadores de desempenho financeiro - sistema DuPont 4. Efeitos de questões socioambientais no desempenho financeiro das organizações 5. Relatórios de sustentabilidade - modelo GRI, DINSA e DVA 6. Convergências e contradições entre o relato financeiro e relato socioambiental 7. Carteiras de ações fundamentadas em sustentabilidade
1. A evolução do pensamento econômico: da economia clássica à economia ecológica 1.1. Os principais pensadores da escola econômica 1.2. A perspectiva da economia ecológica 2. Inovações nos modelos de produção e distribuição 2.1. Os principais sistemas de produção da era industrial 2.2. As inovações nos sistemas de produção da sociedade em rede 3. Limites do consumo como vertente do desenvolvimento 3.1. O origem do consumo em massa 3.2. O consumo na construção da identidade 3.3. Consumo, desigualdade e felicidade 3.4. Consumo e geração de resíduos 3.5. Princípios do consumo consciente 4. Estudos de caso
1. Sustentabilidade e ciclo de vida de produtos. Indicadores de sustentabilidade. 2. Ciclo de vida de produtos. 3. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) 3.1 Generalidades 3.2 Fundamentos da metodologia 3.3 ACV ambiental 3.4 ACV econômica 4. ACV e gerenciamento de resíduos.
1. O conceito de Educação Ambiental 2. A Relação entre a Educação Ambiental e a Sustentabilidade 3. A Educação Ambiental e a Gestão de RS 4. O Comportamento Ambiental em Relação aos Resíduos Sólidos: Prevenção, Reciclagem e Descarte 5. Etapas de Planejamento e Execução de Politicas de Mudança de Comportamento 5.1 Desenvolvimento de campanhas educativas 5.2 Engajamento dos funcionários 5.3 Criação de indicadores e de mecanismos de monitoramento 6. Estudos de Caso
1. As principais abordagens sobre o conceito de líder e de liderança. 1.1 O que é um líder. 1.2 Conceitos de liderança. 2. As principais características do líder. 3. O desenvolvimento de liderança. 4. A dinâmica do mercado atual e a sustentabilidade como responsabilidade social individual e institucional. 5. A proposta do desenvolvimento sustentável e sua relação com o desenvolvimento tecnológico. 6. A relação entre o critério ético da conduta humana e o desenvolvimento sustentável 7. Tecnologia como transformação do mundo: critérios para a relação entre o homem e a natureza 8. Ética e moral. Ética: uma questão de inteligência 9. Ética empresarial e sustentabilidade: aplicações do conceito de Ética no mundo de hoje 5.1 Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa; 5.2 Responsabilidade social e ambiental empresarial 10. Ética, Sustentabilidade e Tecnologia 5.1 Propriedade Intelectual 5.2 Critério ético e uso sustentável da tecnologia 11. A liderança sustentável como meio de desenvolvimento social e econômico. 12. Formação, imagem, liderança e suas relações. 13. Personalidades líderes.
1. Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. 2. Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. 3. Visão Geral sobre Metas de Sustentabilidades: sociais, ambientais e financeiros. 4. Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico Orientado a Sustentabilidade 5. Modelos de Estratégicos 1.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 1.2 Modelo Delta 1.3 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 1.4 Balanced ScoredCard 6. Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de Sustentabilidade. 7. Estudos de Caso
1. Fundamentos da Governança Corporativa. 2. A Importância da Governança para o Desempenho das Empresas Atuais. 3. Alinhamento da Governança com o Planejamento Estratégico e ações de Sustentabilidade. 4. Governança Corporativa: Estruturas, Processos e Mecanismos Relacionados. 5. Modelos de Governança e Melhores Práticas 5.1. Modelos de Governança do MIT CISR 5.2. Balanced Scorecard. 6. Exemplos práticos de Soluções e Sistemas de Governança. 7. Avaliação do Impacto de Soluções de Governança de TIC Orientadas a Sustentabilidade para os negócios.
1. A importância do Planejamento e Gestão de Projetos 2. Ciclos de Vida de um Projeto 3. Identificação de indicadores de sustentabilidade associados à gestão de projetos. 4. Planejamento de Projetos 4.1. Definição do escopo e metas do projeto. 4.2. Especificação das atividades do projeto com suas entregas. 4.3. Detalhamento de custos, prazos e recursos humanos. 5. Gestão de Projetos 5.1. Seleção de uma ferramenta para gestão de projetos. 5.2. Definição de indicadores para acompanhamento da execução de projetos. 6. Exemplos práticos de aplicação de métodos e técnicas de gestão de Projetos com foco em Sustentabilidade.
1. Conceitos Básicos do Marketing Verde: estratégias e práticas 2. Fundamentos do composto mercadológico: aderência e contradições aos princípios da Sustentabilidade 3.Conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade (coerência, greenwashing) 4. Desenvolver senso crítico para análise de peças de comunicação equilibrando objetivos da empresa em coerência com o tema sustentabilidade 5. Desenvolver sensibilidade para criar e adaptar dinamicamente estratégias de educação e engajamento 6. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação aplicados à gestão de resíduos 7. Conceitos relacionados ao tema: stakeholders, engajamento de stakeholders, gestão de risco, relatórios de Sustentabilidade e a transparência na comunicação
1. Escorço Histórico da Questão Ambiental 2. Ecologia e o Meio Ambiente. 3. Bem Jurídico Ambiental e Aspectos do Meio Ambiente 4. Princípios do Direito Ambiental 5. Tutela Constitucional do Ambiente 6. Política Nacional do Meio Ambiente 7. Meio Ambiente Sustentável e Tecnologias Digitais 8. Politica Nacional dos Resíduos Sólidos e o Lixo Eletrônico. 9. Tutela administrativa do ambiente: poder de polícia, competência, licenciamento (EIA/RIMA), responsabilidade administrativa. 10. Tutela e responsabilidade civil do ambiente. 11. O Ministério Público e a tutela extrajudicial do Meio Ambiente. 12. Ações judiciais ligadas ao tema. 13. O papel da sociedade civil e os mecanismos de participação popular na proteção do ambiente. 14. Tutela penal do ambiente.
1. Visão Geral sobre Políticas Públicas 2. Modalidades de Fomento 3. Regulação por Comando e Controle 4. Incentivos de Mercado 1.1. Taxas e Impostos 1.2. Incentivos Federais 4.1.1. Lei da Informática 4.1.2. Lei da Inovação 4.1.3. Lei do Bem 4.3. Incentivos Estaduais e Municipais 5. Apoios para Iniciativas Empresariais 5.1 Órgãos de fomento com atuação federal (CNPq, Sebrae, FINEP, BNDES, ABDI, ABDI e Ministérios). 5.2 Exemplos de Agencias de Fomento Estaduais. 5.3 Fundos de Investimentos Sustentáveis 6. Apresentação de Proposta 6.1 Respostas a Editais e Chamadas 6.2 Propostas Ad-Hoc 6.3 Requisitos para Apresentação de Proposta. 6.4 Avaliação Comparativa das Políticas Públicas de Resíduos em diferentes países.
1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas. 2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais 3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio. 4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida 5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social) 6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis 7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais 8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas: a. Atividades organizacionais centrais (core business); b. Composição da força de trabalho; c. Desenho organizacional; d. Relações Inter organizacionais; e. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança) 9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental. 10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental 11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas
1. Quadro Institucional Geral  Lei Federal de Saneamento Básico, Política Nacional sobre Mudança do Clima, Lei Federal de Consórcios Públicos, A Lei e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), O Plano Nacional de Resíduos Sólidos 2. Planejamento do Gerenciamento  Princípios de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.  Aspectos do Sistema de Gerenciamento Integrado de RSU.  Atividades Técnico-Operacionais do Sistema de Gerenciamento Integrado de RSU.  Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos.  Procedimentos para coleta e análise de dados de resíduos municipais, de construção e demolição, industriais e perigosos.  Regionalização e proposição de arranjos intermunicipais.  Cenários, diretrizes e estratégias. 3. Manejo Integrado  Acondicionamento dos Resíduos.  Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos: domiciliares, públicos, em cidades turísticas, em favelas, de serviços de saúde.  Limpeza de Logradouros Públicos. 4. Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos  Tratamento de resíduos sólidos: Reciclagem, Compostagem, Incineração, Biodigestão, tratamento mecânico biológico.  Disposição Final de Resíduos Sólidos. 5. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos  Metodologia para elaboração dos planos.  Mobilização e participação social  Organização do processo participativo .  Elaboração do diagnóstico e dos cenários futuros  Definição das diretrizes e estratégias .  Metas, programas e recursos necessários .  Fontes de recursos financeiros  Sistemática de acompanhamento, controle, e avaliação da implementação do PGIRS.  Implementação das ações o Dos prazos, do horizonte temporal e das revisões o Passo a Passo: o processo de elaboração do PGIRS
1. O Conceito de Minimização de Resíduos Sólidos 2. Os Processos de Minimização de Resíduos 3. O Resíduo Solido como Matéria-prima Secundaria 4. Os Instrumentos de Valoração de Resíduos Sólidos 2.1 A reciclagem dentro do processo produtivo 2.2 Bolsas de resíduos sólidos recicláveis 5. Ações e Estratégias de Minimização e Valoração de Resíduos Sólidos 6. Estudo de Casos
1. Os Grandes Desafios da Coleta e Tratamento de RS 2. A Coleta e Tratamento de RS no Brasil e no Mundo 3. Tendências Tecnológicas 3.1 Coleta: resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis 3.2 Tratamento: compostagem, incineração, aterramento 3.3 Geração de energia através do RS 4. O Impacto das Novas Tecnologias na Gestão de RS 5. O Papel da Sustentabilidade 6. Estudos de Casos e Exemplos de Gestões Emergentes 7. Analise dos Estudos de Casos
1. Os Conceitos de Impacto, Poluição, Degradação e Recuperação Ambiental 2. Origem e Difusão da Avaliação de Impacto Ambiental 3. Os Instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental 3.1 Impactos Ambientais 3.2 Cadeia Alimentar 3.3 Analise de ciclo de vida e a ISO 14040 4. O processo de Avaliação de Impacto Ambiental e Determinação do Nível dos Estudos Ambientais 5. Etapas do Planejamento e Execução de um Estudo de Impacto Ambiental 6. Avaliação e Previsão de Impactos Ambientais 7. Avaliação de Impacto Ambiental da Gestão de RS
1. O Conceito de Poluição Ambiental na Gestão de RS 2. Fontes, Poluentes e Estimativa de Emissão 3. Prevenção da Poluição e Conservação dos Recursos Naturais 4. Problemas Ambientais Locais e Globais 4.1 Chuva acida 4.2 Destruição da camada de ozônio 4.3 Mudanças climáticas 4.4 Crise da água 4.5 Poluentes orgânicos e inorgânicos 5. Monitoramento da Poluição: Métodos, Calibração e Pratica 6. Controle da Poluição: Efluentes, Gases e Vapores 7. Etapas do Planejamento e Execução do Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental na Gestão de RS
1. Introdução aos Conceitos básicos de cadeia de suprimentos, cadeia de valor e valor compartilhado 2. Cadeias de suprimento verdes: motivações e conceitos básicos. 3. Como implementar uma cadeia de suprimentos sustentável (mapeamento de riscos, identificação da cadeia, modelo de tomada de decisão) 4. A cadeia de suprimentos: compras (código de conduta para fornecedores, checklist para gestão de fornecedores, critérios de avaliação) redução, reciclagem e remanufatura, ecoeficiência, produção mais limpa, gerenciamento de resíduos, prevenção de poluição, disposição. 5. Operação interna (logística) - parceiros estratégicos, checklist para desenvolver sistema logística 6. Design Verde: desenvolvimento e adequação de produtos, gestão de projetos sustentáveis, análise de ciclo de vida. 7. Comércio justo e o papel da certificação 8. Aspectos socioambientais na cadeia de suprimentos: gestão de stakeholders.
1. Logística Reversa e Fluxos Reversos  Visão Geral da Logística Reversa e dos Canais de Distribuição (Tradicionais e Reversos):- Conceitos de Logística reversa: por que voltam os produtos? Quanto volta de produtos? Quais as razões de retorno? Setores com maior e menor retorno?  Canais de Distribuição Reversos  Logística Reversa de Pós-Venda e de Pós-Consumo  Logística Reversa e Responsabilidade Empresarial  Inibidores das Cadeias Reversas  Barreiras e Oportunidades à Logística Rever 2. Os Objetivos Estratégicos da Logística Reversa (Econômicos, Ecológicos, Legal e Tecnológico)  Os diferentes objetivos estratégicos de implantação da Logística Reversa  A complexidade do retorno dos produtos  Exame de segmentos de mercado da Logística Reversa no Brasil  Cenário atual da Logística Reversa no mundo Legislações envolvendo a Logística Reversa - O cenário econômico brasileiro e a Logística Reversa Áreas de atuação da Logística Reversa  O crescente interesse pelos negócios na Logística Reversa- A importância econômica atual da Logística Reversa  A importância de recuperação de falhas através da Logística Reversa  O mercado competitivo atual e a Logística Reversa  Negócios em Logística Reversa 3. Logística Reversa de Pós-Consumo  Definindo logística reversa de pós-consumo e pós venda  Natureza e classificação dos bens pós-consumo  Tipologia dos canais reversos de pós-consumo  Canais de distribuição  Fatores de influência na implementação da logística reversa de pós-consumo 4. Gerenciamento de Fluxos Reversos  Armazenagem em Logística  Metodologia de Utilização do WMS Tradicional no Gerenciamento da Logística Reversa  Aspectos Estratégicos na Rede de Distribuição Reversa  Aspectos Logísticos na Rede de Distribuição Reversa Estudos de Casos em Logística Reversa
1. Natureza da Pesquisa Científica. 
2. Introdução à Metodologia Científica. 
3. Etapas da pesquisa científica.
 3.1. Pesquisa bibliográfica e documental. 
3.2. Pesquisa de campo. 
3.3. Pesquisa eletrônica. 
3.4. Fontes de informação. 
3.5. Coleta e análise de dados. 
4. Projeto de pesquisa em TI. 
5. Organização e documentação.
6. Produção científica.
7. Estrutura das produções científicas. 
8. Normas para a produção científica; Índice e fatores de avaliação da produção científica.
9. Trabalho prático: Apresentação do método a ser empregado no desenvolvimento da pesquisa referente ao trabalho de monografia.

A monografia deve ser desenvolvida contemplando qualquer tema relacionado ao programa do MBA corrente. A sua carga horária é de 54 horas.

Ingresso
O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária. A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Critério Geral de Aprovação
Para ser considerado aprovado no Curso de MBA USP – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) – Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido pelo professor responsável.
B) – Ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e frequência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.
C) – Ter se inscrito nas atividades Monografia e tirar uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

Dedicação
Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a quatro horas de dedicação individual do participante.

Desligamento do Curso
O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O atual contexto evidencia sobremaneira a importância da gestão de resíduos sólidos nos setores público e privado. O curso de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos tem o propósito de expor os fundamentos da gestão de resíduos e apresentar seus objetivos e métodos dentro do contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ao final deste curso, espera-se que o aluno consiga identificar, caracterizar e avaliar os diversos impactos ambientais, causados pelos planos ou políticas públicas de resíduos sólidos. Além disso, o aluno deve estar apto a realizar vários tipos de empreendimentos e atividades sustentáveis dentro da cadeia de resíduos sólidos.

Público-Alvo

O público alvo são gestores, líderes de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio onde atuam dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O corpo docente é formado pelos professores doutores da Universidade de São Paulo e pelos especialistas convidados.

Coordenação:

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (EPUSP)

Vice-Coordenação:

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias (EACH)

 

Professores Colaboradores:

Alexandre Toshiro Igari (EACH)

Gil Anderi da Silva (EPUSP)

Ronan Cleber Contrera (EPUSP)

Rosa Maria Fischer (FEAUSP)

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias (EACH)

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (EPUSP)

 

Professores Especialistas:

Adalberto Pansan Júnior

Ana Paula Bortoleto

Armando Matiolli Filho

Christiane Dias Pereira

Claudia Calmon Lemme

Danielle Fabian Fiabane

Maria Lúcia Diniz

Mariana Brito Araújo

Mauro Cesar Bernardes

Osvaldo Gogliano Sobrinho

Teresa Villac Pinheiro.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Local de realização:

LaSSu – Laboratório de Sustentabilidade

Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, nº 380, 2o. andar

Horário:   Terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras das 19h30 às 22h30.

Datas: sem previsão

Inscrições:

Entrevista: não há.

Resultado: por e-mail ou telefone.

Matrículas:

Início das Aulas:

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida) e original dos seguintes documentos:

  1. a) CPF;
  2. b) RG;
  3. c) Diploma do curso superior;
  4. d) Comprovante de residência;
  5. e) 01 foto 3X4 recente;
  6. f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras, referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno. A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! – O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas exigidas pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 85%.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

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PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

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PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.