Novos Negócios com Tecnologias Inovativas - pecepoli

TENHO INTERESSE - Difusão
Novos Negócios com Tecnologias Inovativas

Pacman


Dúvidas?
Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online : de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Difusão

Novos Negócios com Tecnologias Inovativas

Para quem deseja se manter atualizado e descobrir novas tecnologias que possibilitam com que a produção, sistemas e processos de uma empresa se tornem cada vez mais eficientes.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária
180h
• Duração
12 meses
• Terças e quintas-feiras
19:30:00 - 22:30:00

Conteúdo

Estrutura Curricular

O Curso de Difusão em Novos Negócios com Tecnologias Inovativas tem duração de 12 meses, com carga horária mínima de 180 horas, dividida em duas partes, da seguinte forma:

 

A primeira parte consiste de duas disciplinas compulsórias de 30 horas de aula cada, onde são apresentadas as diversas tecnologias que estão revolucionando o mundo tanto na área de novos produtos como na área de marketing e gestão, perfazendo 60 horas de aula.

 

Na segunda parte, são oferecidos quatro (quatro) módulos eletivos, dos quais o aluno escolhera um desses módulos, para aprender uma tecnologia em profundidade. Nesses módulos, o aluno terá contato teórico e prático com a tecnologia que tem interesse. Cada módulo consistirá de quatro disciplinas de 30 horas de aula cada, perfazendo o mínimo de 120 horas-aula por módulo. Cada módulo da segunda parte do curso possui coordenador e corpo docente próprio especializado.

Ementas das Disciplinas

Nessa disciplina são apresentadas diversas tecnologias que tem capacidade de revolucionar o mundo em que vivemos. Essas tecnologias são apresentadas abordando os seus potenciais, dificuldades de implementação e limitações. Entre as tecnologias apresentadas tem-se: - Visão computacional; - Prototipagem rápida (impressão 3D); - Internet das coisas; - Dispositivos móveis; - Interfaces homem-máquina avançadas; - Realidade aumentada e virtual; - Robôs e veículos autônomos; - Big-data; - Inteligência artificial e deep-learning; - Dispositivos vestíveis.
Nessa disciplina é apresentado como fazer um plano de negócio para um novo produto ou empresa de alta tecnologia. São apresentadas também novas tecnologias voltadas para marketing via internet e para gestão de produtos e empresas. Os tópicos dessa disciplina incluem: - Empreendedorismo; - Plano de negócios; - Marketing via internet; - Gestão de produtos e mercado via internet.
Esta disciplina apresenta uma introdução abrangente sobre aprendizagem automática, mineração de dados e reconhecimento de padrões fornecendo aos alunos conhecimento dos principais métodos utilizados em aprendizagem de máquina. Os tópicos estudados incluem: - Técnicas de aprendizagem de máquina supervisionada e não supervisionada; - Regressão linear; - Regressão logística; - Máquinas vetoriais; - Redes bayesianas. - Estudo de casos e aplicações em diversas áreas.
Essa disciplina apresenta os conceitos básicos de redes neurais artificiais que consiste na base de conhecimento das redes tipo deep-learning. Os tópicos estudados são: - Principais arquiteturas de redes; - Redes "alimentadas-adiante". - Perceptrons. - Treinamento "Hebbiano" não-supervisionado. - Unidades lineares (ADALINE) e não lineares. - O algoritmo de retro-propagação. - Ajuste de funções e classificação de padrões usando redes neurais artificiais. - Aprendizado competitivo e mapas auto-organizáveis. - Exemplos de aplicações.
Essa disciplina apresenta os fundamentos e detalhes de redes neurais tipo deep-learning. Os tópicos estudados consistem em: - Construção, treinamento e aplicação de redes neurais tipo deep-learning; - Redes convolucionais; - Redes recorrentes. - Métodos de treinamento. - Propagação para trás e para frente em redes tipo deep-learning.
Essa disciplina apresenta como fazer uma rede tipo deep-learning funcionar corretamente. Os tópicos dessa disciplina incluem: - Implementação e utilização na prática de diversos algoritmos de treinamento e otimização: gradiente descendente, processo em batelada, momento, regularização. - Utilização de boas práticas de deep-learning; - Preparação de dados para treinamento; - Configuração da rede; - Inicialização de redes; - Verificação da convergência do treinamento da rede; - Métodos de realizar diagnóstico de erros; - Uso de softwares open-source como MXNet, H2O e TensorFlow para implementar, inicializar, treinar e usar redes tipo deep-learning; - Exemplos práticos de aplicação de redes tipo deep-learning em imagens, reconhecimento de caracteres, linguagem natural etc.
- Aula 01 - As revoluções industriais. - Reflexão sobre as três primeiras revoluções industriais. - As tecnologias CAx - CIM - Aula 02 - Fábrica Digital - O conceito de manufatura virtual. - Cyber Physical System - IoT - Cloud computing - Big Data - Aula 03 - Visão geral de nosso módulo: Internet Industrial e Indústria 4.0 - A evolução da arquitetura proposta pela ISA S95 para RAMI 4.0 e IIRA considerando o impacto do conceito de processos de manufatura inteligente sobre os conceitos ERP, MES e SCADA. - Integração de novas tecnologias para solução de problemas: IoT, CPS, OPC, SOA. - Aplicação do conceito IoT utilizando recursos baseados em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. - Inovação de negócios - solução de problemas baseada nos conceitos de Empresa Virtual e orientação a serviços.
Disciplina mais conceitual, para fazer o público entender os principais conceitos. O objetivo desta disciplina é apresentar o novo paradigma da arquitetura RAMI 4.0 e utilizar o conceito de pirâmide da automação proposta pela norma ANSI ISA S95 como ponto de partida. Assuntos: - A norma ANSI ISA S95 - pirâmide de automação - Migrando da ISA S95 para o RAMI 4.0/IIRA - RAMI 4.0 - "as camadas horizontais relativas à ISA 95" - RAMI 4.0 - "as camadas verticais" - RAMI 4.0 - ciclo do produto - Estratégia para projetar sistemas, produtos, etc., para a Ind 4.0 seguindo o RAMI 4.0 - Modelagem conceitual e comportamental dos processos entre camadas - A modelagem de ativos. - A modelagem da integração. - A modelagem do fluxo de comunicação e informação. - Modelagem funcional e as regras de negócios. - O que fazer com os equipamentos antigos / legados? Procedimentos de como adaptá-los para o conceito de Indústria 4.0.
Assuntos: - IoT - CPS - OPC - SOA - Cloud - Big Data - Mineração de dados - Machine learning - Deep learning - IIC Testbed
Disciplina para orientar o desenvolvimento de soluções baseada em IoT utilizando Realidade Virtual e Realidade Aumentada Assuntos: - IoT - Realidade virtual - Realidade aumentada - Uso de beacons Bluetooth - Implementação de rede Mesh - Experimentos com as tecnologias em laboratório - É necessário conhecimento de programação
Disciplina conceitual, de fechamento do curso, levando os participantes a repensarem a cadeia de valor (agronegócio, aço, etc.) Assuntos: - O conceito de Security by design. - O desafio da digitalização da indústria. - Requisitos para o sucesso na digitalização. - Empresas virtuais - Novos modelos de negócios - estudos de caso
Revisão dos fundamentos de usinagem e introdução a usinagem em alta velocidade (HSM), e usinagem em alta velocidade de corte (HSC) Requisitos para implantação da usinagem HSC/HSM Análise das vantagens e desvantagem dos processos HSM/HSC Máquinas-ferramentas, desenvolvimento de estratégias de programação e simulação de usinagem HSM/HSC. Fundamento da usinagem de ultra precisão e micro usinagem - Características - Análise das vantagens e desvantagens - Aplicabilidade e limitantes da usinagem UP. Introdução aos processos de usinagem não convencionais, com ênfase nos processos de remoção com feixes de energia. Foco em usinagem a Laser - Características - Análise das vantagens e desvantagens - Aplicabilidade - Máquinas e limitantes do processo Introdução a manufatura aditiva - Fundamentos - Processos - Materiais - Características - Análise das vantagens e desvantagens - Aplicabilidade e limitantes do processo.
- Utilização, desenvolvimento e exploração de modelos virtuais que permitam simular a infra-estrutura de fabricação baseada na informação. - Agregação de modelos de meios de fabricação para desenvolver um ambiente de usinagem virtual representando eletronicamente os modelos de desempenho da máquinas-ferramentas, prensas, robôs entre outors equipamentos de produção. - Implementação em sistemas de simulação de software para prever a forma real e as dimensões das peças usinadas. - Utilização da simulação de peças usinadas em cenários de inspeção virtual para prever o resultado do processo de inspeção com incertezas associadas. - Avaliar de planos de inspeção a serem usados para inspecionar peças reais durante a fabricação.
- O conceito de fábrica como produto. - Objetivos da fábrica virtual. - Fábrica, produto e ciclo de vida do processo. - Planejamento de fábrica. - Otimização de fábrica. - Modelos e modelamento. - Logística Virtual
- Fundamentos de sensores e atuadores. - Sensores e atuadores passivos. - Sensores, atuadores inteligentes. - Integração de sensores e atuadores em redes de comunicação. - Aquisição processamento, conversão em informações, e armazenamento de dados.
Conteúdo: - Conceitos fundamentais: poéticas, narrativas e mídias; - Narrativas interativas e narrativas visuais; - Imersão e presença; - Mecanismos de controle de interação; - Mecanismos para construção de narrativas interativas; - Experimentos utilizando narrativas gráficas ("histórias em quadrinhos").
- Interação humano-computador; - Dispositivos de interação; - Game engines; - Novas tecnologias de interação (realidade virtual e aumentada); - Experimentos envolvendo tecnologias interativas.
Conteúdo: - Conceitos fundamentais de inteligência artificial; - Conceitos fundamentais de agentes inteligentes; - Técnicas para construção de agentes puramente racionais; - Técnicas para construção de agentes estratégicos; - Técnicas para construção de agentes sociais; - Técnicas para construção de agentes que interagem com o próprio jogador.
- Ciclo de vida de um jogo digital; - Visão geral das etapas de desenvolvimento de jogos digitais; - Exercício de projeto visando a aplicação de técnicas de gerência e desenvolvimento de jogos digitais.

O Curso de Difusão em Novos Negócios com Tecnologias Inovativas tem duração de 12 meses, com carga horária mínima de 180 horas dividida em duas partes, da seguinte forma:

A primeira parte consiste de duas disciplinas compulsórias de 30 horas de aula cada, onde são apresentadas as diversas tecnologias que estão revolucionando o mundo tanto na área de novos produtos, como na área de marketing e gestão, perfazendo 60 horas de aula.

Na segunda parte, são oferecidos 4 (quatro) módulos eletivos, dos quais o aluno escolhera um desses módulos para aprender uma tecnologia em profundidade. Nesses módulos o aluno terá contato teórico e prático com a tecnologia que tem interesse. Cada módulo consistirá de quatro disciplinas de 30 horas de aula cada, perfazendo o mínimo de 120 horas-aula por módulo. Cada módulo da segunda parte do curso possui coordenador e corpo docente próprio especializado.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Um curso que apresenta novas tecnologias, abordando os seus potenciais, e que permite aos alunos aplicarem na prática esse conhecimento, garantindo ao profissional adquirir a base de conhecimento geradora dos produtos, sistemas e processos. O conhecimento teórico e prático adquirido permite aos profissionais estarem bem preparados, principalmente para o futuro.

 

Para cada nova tecnologia apresentada, o aluno pode escolher realizar um dentre quatro módulos aprofundantes, que consistem de um conjunto de disciplinas detalhadas de forma teórica e de forma prática. Nesses módulos, o profissional tem a oportunidade de aprender com detalhes as tecnologias que tiver interesse, em um ambiente onde pode desabrochar uma ideia inovadora de seu interesse ou aprendê-las para seu uso profissional, galgando postos na sua carreira.

 

Ao concluir o programa, após a realização de atividades práticas, o profissional estará capacitado a:

  • Dominar os fundamentos e a prática de novas tecnologias;
  • Desenvolver-se na carreira e evoluir dentro da sua empres;
  • Migrar para uma empresa maior e melhor oumais especializada com ganhos salariais;
  • Candidatar-se a novos postos em novas empresas;
  • Engajar-se no empreendimento de novos conceitos de produtos e de necessidades para o mercado;
  • Trabalhar com algumas das novas tecnologias que estão dominando o dia a dia das pessoas e das empresas;
  • Desenvolver produtos inovadores que incorporam novas tecnologias;
  • Projetar e implementar novos sistemas e processos que incorporam novas tecnologias;
  • Aprimorar práticas de marketing e gestão de sua empresa com uso de novas tecnologias;
  • Envolver-se na criação de uma startup e dar os primeiros passos para isso;
  • Migrar para uma empresa maior e melhorou mais especializada, com ganhos salariais.

Público-Alvo:

O curso é ideal para os profissionais que buscam obter vantagens competitivas dos atuais e futuros avanços da tecnologia, ou que desejam atualizar-se.

Dirigido a técnicos, engenheiros e outros profissionais que pretendam evoluir na carreira ou atuarem na área de inovação desenvolvendo novos negócios, novos produtos e equipamentos que incorporam novas tecnologias. É também dirigido aos profissionais que desejam incorporar e implantar novas tecnologias em suas empresas, de forma a melhorar e aperfeiçoar o seu desempenho. A escolha do módulo eletivo será realizada após o aluno completar o módulo compulsório.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O curso tem em seu corpo docente professores doutores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, assim como profissionais que atuam em empresas de consultoria tecnológica. A coordenação acadêmica está a cargo do Prof. Dr. Diolino José dos Santos Filho e Prof. Dr. Eduardo Lobo Lustosa Cabral.

 

Docentes USP e Docentes Colaboradores:

Prof Dr. Diolino José dos Santos Filho;

Prof. Dr. Eduardo Lobo Lustosa Cabral

Prof. Dr. Fabrício Junqueira

Prof. Dr. Flavio Soares Correa da Silva

Prof. Dr. Jun Okamoto Junior

Prof. Dr. Ricardo Nakamura

Prof. Dr. Rodolfo Molinari

Prof. Dr. Rodrigo Lima Stoeterau

Prof. Dr. Thiago de Castro Martins

 

Especialistas Externos:

Prof. Dr. Benedito Dias Baptista Filho

Prof. MSc. Jeferson Afonso Lopes de Souza

Prof. MSc. Marcelo Barboza Silva

Prof. Dr. Marcosiris Amorim de Oliveira Pessoa

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Para que o aluno conquiste o certificado do curso Novos Negócios com Tecnologias Inovativas MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Local e Horário: O curso será ministrado na Escola Politécnica da USP em São Paulo, às terças-feiras e quintas-feiras das 19h30 às 22h30, com duração de 12 meses.

Inscrições:

Entrevista: não há.

Resultado: por e-mail ou telefone.

Matrículas:

Início das Aulas:

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo. O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo deverá nos apresentar, no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;

b) RG;

c) Diploma do curso superior;

d) Comprovante de residência;

e) 01 foto 3X4 recente;

f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno. A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Novos Negócios com Tecnologias Inovativas, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas exigidas pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 85%.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação técnica ou superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

Logo PECE - Escola Politécnica da USP

PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

Logo PECE - Escola Politécnica da USP

PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.