Tecnologia de Software - pecepoli

TENHO INTERESSE - MBA
Tecnologia de Software

Pacman


Dúvidas?
Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online: de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

MBA

Tecnologia de Software

Um aprimoramento do curso de Engenharia de Software que traz as mais recentes tendências do segmento para consolidar visões profissionais de alunos que buscam por atualizações.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária Total
540h
• Duração
24 meses
• 2ª, 3ª e 4ª feiras
19h30 - 22h30

Conteúdo

Estrutura Curricular
Este curso é organizado de forma a enfatizar os conceitos da Tecnologia de Software, a atualização do conhecimento do profissional e o fornecimento da capacidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico na área.
As disciplinas reúnem os assuntos técnicos e gerenciais, com um balanceamento adequado entre a teoria e a prática, sendo oferecidas em uma sequência cuidadosamente selecionada para permitir o crescimento gradual do conhecimento.

Duração
O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos  (24 meses), sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Disciplinas

1. Introdução. Modelos de infraestrutura.  Evolução das arquiteturas. Introdução à virtualização. Operação em nuvem. Atributos não funcionais: disponibilidade.
2. Datacenters.  Requisitos físicos. Localização, segurança, energia, refrigeração. Planejamento de contingências. Introdução à redes de computadores. Comunicação em níveis. Padronização. Modelos de referência.
3. Métodos de comunicação. Camada física. Meios guiados e comunicação por rádio. Telefonia celular. Satélites de comunicações. Redes locais. Padrões.
4. Redes Ethernet. Equipamentos de rede. Ethernet industrial e Datacenter Ethernet. Redes locais sem fios.
5. Protocolo de nível superior.
6. Processadores. Evolução. Velocidade e dissipação. Servidores: tipos e propriedades. Componentes básicos de um computador. Interrupções. Arquitetura RISC típica e sua implementação. Pipelining.
7. Algoritmo de Tomasulo e variantes. Exemplos de funcionamento.  Arquitetura X86. Outras arquiteturas. Memórias: tipos e propriedades. Hierarquias de memória e caches.
8. Sistemas de entrada e saída. Barramentos. Discos magnéticos e de estado sólido. Confiabilidade de arranjos de discos. Tipos de Raids. Frames de disco. Sincronização.
9. Backups: necessidade e propriedades. Fitas magnéticas. Atributo não funcional: desempenho. Benchmarks. Principais benchmarks para transações. Tópicos especiais.

1. Modelos de ciclo de vida e processos de software.
2. Engenharia de requisitos: processos e formas de representação de requisitos.
3. Arquitetura de software: importância e descrições arquiteturais.
4. Projeto de software: uso de modelos e paradigma de programação. Projeto Orientado a Objetos.
5. Implementação e teste: integração, níveis de teste e automação de testes.
6. Métodos ágeis: princípios, valores, principais abordagens (eXtreme Programming e Scrum) e problemas e desafios. Abordagens dirigidas por plano.
7. Gerência de projetos de software: atividades básicas. Conceito de time.
8. Manutenção: tipos e processos. Conceito de dívida técnica.
9. Qualidade de software: processos de verificação, validação e garantia da qualidade. Melhoria de processo.

1. Conceitos. Requisitos e gerência de requisitos. Requisitos e ciclo de vida de software. Perfil da equipe de software.
2. Análise de problema: Passos para análise. Técnicas para análise de problemas (modelagem de negócio, engenharia de sistema).
3. Entendimento das necessidades (elicitação de requisitos): Características de produto ou sistema. Técnicas de elicitação. Workshop de Requisitos.
4. Definição do sistema: Organização da informação de requisitos. Documento de Visão. Modelo de casos de uso.
5. Refinamento da definição do sistema: Avaliação dos requisitos. Tipos de requisitos: requisitos funcionais, não funcionais e restrições. Refinamento de casos de uso.
6. Modelagem de processos de negócio como recurso para elicitação de requisitos.
7. Engenharia de Requisitos Tradicional e Ágil. Características dos processos de desenvolvimento e seu reflexo na Engenharia de Requisitos.
8. Benefícios, problemas e soluções na Engenharia de Requisitos Ágil.

1. Introdução.
2. Qualidade em Processos de Desenvolvimento - Modelo V e XP.
3. Qualidade em Processos de Gerenciamento - Modelo V e SCRUM.
4. Qualidade em Processos de Apoio - SQA, SCM.
5. Testes de Software, TDD.
6. Métricas, Inspeções.
7. Normas ISO 9126, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504.
8. Modelos de Maturidade CMMI, MPS-Br.

1. Conceitos de Orientação a Objetos: classe, objeto, atributo, método, encapsulamento, herança e polimorfismo.
2. Outros conceitos de Orientação a Objetos: classe abstrata, interface e herança múltipla.
3. Aplicação da Orientação a Objetos nas linguagens de programação.
4. Acoplamento e Coesão.
5. Análise Orientada a Objetos: identificação de classes a partir dos requisitos.
6. Projeto Orientado a Objetos.
7. Princípios de projeto Orientado a Objetos: padrões GRASP e SOLID.
8. Visão geral da UML e diagramas da UML: diagrama de classes e diagramas de sequência e de comunicação. Outros diagramas da UML.

1. Introdução a Processos de Software. Ciclo de Vida de Gerenciamento de Processos.
2. Modelagem de Processos - utilização da notação BPMN.
3. Principais modelos de processos prescritivos e descritivos.
4. Processo Unificado - atividades, artefatos e pessoas.
5. Aspectos de Melhoria de Processos de Software - impactos e benefícios para a organização.
6. Principais Metodologias Ágeis.
7. Práticas de integração de Desenvolvimento e Operação - DEVOPS.
8. Mineração de processos - visão geral para processos de software.

1. Conceitos: elementos, componentes, abstração, visões, serviços. Relação da arquitetura com atributos de qualidade. Representação da arquitetura.
2. Visões arquiteturais. Modelo de descrição arquitetural: ISO 42010.
3. Perspectivas arquiteturais e requisitos não funcionais.
4. Padrões de arquitetura (Patterns): definição, categorias, tipos.
5. Modelo ODP, Modelos de Referência: NIST, Blockchain, outros.
6. Arquitetura como elemento do ambiente de produção de software. Modelo de Processo de Negócio.
7. Engenharia de produto e arquitetura, baseline em diferentes visões. Laboratório da Visão Empresa.
8. Laboratório da Visão Informação e Visão Computação.
9. Laboratório da Visão Engenharia e Tecnologia.

1. Fundamentos de Administração, Economia e Ambiente de Negócios das Corporações.
2. Principais técnicas e estratégias de gestão de negócios. Principais modelos de negócios aplicados ao ambiente das organizações.
3. Infra-estrutura típica de TI do ambiente de negócios das organizações (Serverless, Cloud, On Premises, Hybrid, IaaS, PaaS e SaaS).
4. Principais componentes do ambiente de negócios das organizações (MRP, ERP, CRM, SCM, APS, BI, DW, etc.).
5. Principais tipos de arquiteturas com abordagem de aspectos internos e externos no ambiente corporativo (BPS, ASP, ITS, BPO, CSS, etc.).
6. Problemas e Desafios relacionados com o ambiente de tecnologia e o ambiente de negócios das corporações.
7. Desenvolvimento de Novas Aplicações e Gestão do Portfolio.
8. Discussão sobre estratégias de TI versus o processo de transformação das organizações.
9. Visão das principais tendências e cenários futuros aplicados às aplicações corporativas (Indústria 4.0 e seus pilares, IA, Machine Learning, Deep Learning, IoT, Web Services, SOA, Quantum Computing, etc.).

1. Introdução à Gerência de Projetos. Apresentação do PMBOK - Project Management Body of Knowledge. Apresentação dos processos do PMBOK. Stakeholders.
2. Processos de iniciação. Documento de Requisitos do Usuário. Processos de planejamento. Plano de Projeto. Estrutura analítica de projeto.
3. Sequenciamento de atividades. Uso de ferramentas. Estimativa de recursos. Técnica Delphi. Histórico como base para o planejamento.
4. Análise de Risco: identificação de riscos, quantificação, desenvolvimento de contra-medidas.
5. Controle do projeto. Análise de valor adquirido. Gerência de comunicação. Gerência de configuração de software.
6. Projetos de aquisição de software. Preparação da organização para aquisição. Contratos para software. Propostas e negociação.
7. Gerenciamento de Projetos de Software: características específicas dos projetos de software que afetam o planejamento e execução do projeto.
8. Exercício: Planejamento de Projeto de Software que segue o ciclo iterativo e incremental.
9. Técnicas para estimativa de projeto de software: Pontos de Função e Pontos de Caso de Uso.

1. Introdução.
2. Elaboração do Documento de Visão.
3. Elaboração de Personas.
4. Elaboração da Especificação de Casos de Uso.
5. Elaboração do Diagrama de Classes.
6. Elaboração do Diagrama de Interação.
7. Elaboração do Protótipo de Interface do Usuário.
8. Elaboração do Plano de Testes.
9. Apresentação de Ferramentas de Desenvolvimento de Software.

1. Introdução. Conceito de Experiência de Usuário. Modelos da experiência pragmática e hedônica. Qualidade de sistemas interativos. Teorias da IHC.
2. Fatores humanos: percepção, motricidade, cognição e emoção.
3. Processo de design de interação. Projeto centrado no usuário. UX em ambientes ágeis.
4. Pesquisa de usuário. Métodos qualitativos e quantitativos. Representações dos estudos de usuário.
5. Princípios de design. Gestalt. Heurísticas de usabilidade. Affordances. Prototipação.
6. Avaliação da interação: métodos de inspeção. Avaliação heurística.
7. Avaliação da interação: métodos de testes com usuários. Avaliação remota. Ferramentas para avaliação.
8. Design universal. Acessibilidade.
9. Interação humano-dados e visualização de informações.

1. Sistemas de Informação e Data Warehouse: motivação, objetivos principais e aplicações.
2. Data Warehouse: justificativa, principais áreas de utilização, modelagem multidimensional, processo ETL (Extract, Transform, Load) para extração de dados para o Data Warehouse.
3. Data Warehouse: ferramentas OLAP (OnLine Analytical Proccess), monitoração do ambiente de Data Warehouse.
4. Data Warehouse: data marts, matriz de barramento, especificação e testes.
5. Data Warehouse: equipe de projeto e checklist de projeto.
6. Qualidade de Dados: definição e principais aspectos.
7. Big Data: motivação, conceitos, arquitetura e ferramentas.
8. Data Lake: motivação, conceitos, evolução.
9. Data Mining: definição, áreas de utilização, principais aspectos teóricos.
10. Gerenciamento de Sistemas de Dados: motivação, definições.

1. Modelagem de domínio como direcionador do projeto do software: o caso do Projeto Dirigido pelo Domínio (DDD - Domain Driven Design) no enfoque ágil do desenvolvimento de software.
2. Projeto Dirigido pelo Domínio: padrões (patterns) do projeto estratégico.
3. Projeto Dirigido pelo Domínio: padrões (patterns) do projeto tático.
4. Projeto de aplicações reativas.
5. Projeto de microsserviços.

1. Visão geral da verificação e validação de software na perspectiva do enfoque ágil. Revisão de representações de requisitos de software.

2. Técnicas básicas do teste de software.

3. Testes e automatização dos testes de software no enfoque ágil.

4. Testes de aceitação de software.

5. Teste de unidade de software.

6. Teste de integração de software.

7. Integração Contínua e Entrega Contínua no enfoque ágil.

Critério geral de aprovação e obtenção do certificado

Para ser considerado aprovado no Curso de Tecnologia de Software, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

  • ter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades;
  • obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.;
  • ter se inscrito e realizado na atividade Monografia devendo obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete), em avaliação realizada por banca examinadora.

Oferecimento e realização das disciplinas
As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

A educação continuada tem o importante papel de promover o aperfeiçoamento do profissional nos tempos em que a sua atuação, nos diversos setores do mercado, demanda um conhecimento cada vez mais multidisciplinar.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, através do seu Programa de Educação Continuada – PECE, oferece mais de 30 cursos – entre especialização e atualização – nas diversas áreas de conhecimento, difundindo novas tecnologias e gestões que melhoram a capacitação dos profissionais e a produtividade das empresas.

O Curso de Especialização em Tecnologia de Software MBA-USP é um aprimoramento do Curso de Engenharia de Software, agregando as tendências recentes de mercado e consolidando as visões profissionais de nossos alunos.

Objetivo
Visa dotar os profissionais com conhecimentos de ponta, para enfrentar os desafios inerentes às constantes transformações da área de Tecnologia de Software, preparando-os para assumir responsabilidades tanto técnica quanto gerencial.

Público-Alvo
O Curso de Especialização em Tecnologia de Software MBA-USP é dirigido para os profissionais com formação em nível superior e que atuam na área de Desenvolvimento de Software e Tecnologia de Informação.
É aconselhável que o interessado seja formado em cursos relacionados à área (Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica com ênfase em Computação, Ciência de Computação e ou curso correlato).
Se for formado em outro curso superior, é necessário que tenha o mínimo de dois (2) anos de atuação comprovada na área de computação/informática, para um acompanhamento mais eficiente do curso.
É necessário o conhecimento da leitura na língua inglesa, uma vez que a maioria dos livros utilizados é nesse idioma.
Este curso destina-se também aos profissionais da empresa da área de tecnologia da informação que podem ser gerentes, especialistas e técnicos com nível superior.

Local & Horário de realização do curso:
As aulas serão realizadas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2ª, 3ª e 4ª-feiras das 19h30 às 22h30 no PECE.

É possível que as primeiras disciplinas sejam realizadas na modalidade a distância, forma síncrona, enquanto perdurarem as restrições de acesso ao espaço físico da USP – Universidade de São Paulo, devido a pandemia Nova COVID-19.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Coordenado pelo Prof. Dr. Kechi Hirama, o curso reúne, em seu corpo docente, professores da Escola Politécnica e especialistas convidados, entre eles:

Profa. Ana Claudia Rossi
Prof. Fabio Levy Siqueira
Prof. Geraldo Lino de Campos
Prof. Jorge Rady de Almeida Junior
Prof. Kechi Hirama
Profa. Lucia Vilela Leite Filgueiras
Prof. Marcel Luiz Garcia de Miranda
Prof. Paulo Roberto Miranda Meirelles
Prof. Paulo Sergio Muniz Silva
Prof. Renato de Oliveira Moraes
Prof. Rogério Rossi
Prof. Stefan José Oliveira Martins

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O investimento deste curso em Tecnologia de Software MBA-USP:

Valor total de R$ 24.444,00 ou em 24 parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.018,50.
Pagamento à vista tem 5% de desconto.

Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online:  de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Processo seletivo
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a Ficha de Inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.
2. Seleção:
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”.
Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.
Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
Datas de inscrição e matrícula
Inscrições: Encerradas
Entrevista: Não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: encerradas
Início das Aulas: encerradas
Matrícula no curso
Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.
O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:
a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.
A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.
A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Tecnologia de Software, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do curso. Caso o candidato não seja aprovado, esse valor não será devolvido.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.