MBA Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços
=> Corpo Docente

Imagine-se estudando com estes professores!

E como o contato com eles irá enriquecer a sua trajetória profissional!

Coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, o curso reúne, em seu corpo docente, professores da Escola Politécnica e especialistas convidados, entre eles:

■ Coordenador do Curso: Paulo Carlos Kaminski

Engenheiro Naval (USP/1986), Administrador de empresas (USP/1990) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1992). Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2009 a 2014 foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA); coordenador do curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec (Canadá) e membro do Conselho Gestor do programa ROTA-2030 – Brasília-DF. (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)

■ Vice Coordenador do Curso: Marcelo Massarani

Engenheiro Mecânico (USP/1987), e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1998). Professor da Escola Politécnica da USP onde ministra cursos de graduação, pós-graduação e atualização desde 1988, nas áreas de metodologia do projeto, engenharia e análise do valor, cálculo estrutural e dinâmica veicular. Consultor de empresas para a concepção e desenvolvimento de produtos. Pesquisa e desenvolve técnicas para o uso da criatividade, inovação, métodos de comunicação precisa em ambiente empresarial e aplicações da análise e engenharia do valor. Diretor Acadêmico da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Conselheiro do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.
LinkedIn: linkedin.com/in/marcelo-massarani-32972515

■ Adherbal Caminada Netto

Engenheiro sênior com experiência internacional. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, é Doutor em Engenharia (2006) pela mesma Escola e possui longa experiência industrial, sendo 2 anos em estaleiro da Marinha Real no Reino Unido. Foi assessor técnico de órgão governamental em Londres, com a finalidade de selecionar e auditar fornecedores. Possui Especialização em Aprimoramento Empresarial (EPUSP/IRS/FIESP) e realizou cursos de extensão superior na Escola de Guerra Naval no Rio de Janeiro. Desde 1983 é professor da USP e do PECE e consultor de empresas.
LinkedIn: linkedin.com/in/adherbal-caminada-netto-574b3670

■ Álvaro Santos Gregório Filho

É consultor de Inovação em Governo, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology. Atuando no setor público desde 1981, criou para o governo de São Paulo o ePoupatempo, o Portal Cidadão SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inova Day, o projeto de Governo como Plataforma e o iGov Lab, Laboratório de Inovação em Governo. Atua como docente no ensino superior desde 1987, em cursos de Gestão e Design nas instituições ESPM e Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente leciona no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, na disciplina de Inovação em Serviços com Design Thinking; como professor convidado no MBA de Excelência Gerencial da FIA/USP e no Mestrado de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas com Design de Serviços Públicos.
LinkedIn: linkedin.com/in/alvaro-gregorio-b333b724

■ Antônio Cesar Amaru Maximiano

Administrador de Empresas (USP/1974), Mestre em Administração (USP/1977), Doutor em Administração (USP/1984) e Livre-Docente (USP/1989). Até 2017, foi Professor de Administração na Faculdade de Economia e Administração da USP. Em 1985, fez parte do grupo que instituiu a FIA – Fundação Instituto de Administração, onde trabalhou como Coordenador de Projetos até 2020. Em 1986, participou do grupo que fundou o Capítulo Brasil do Project Management Institute, posteriormente PMI São Paulo Chapter. Em 1991, foi consultor da International Tropical Timber Organization, em Yokohama, Japão, para a criação de um modelo de gestão de projetos de financiamento. Em 2009, foi Professor convidado da Université François Rabelais (Tours, France, 2009). Atualmente, é Coordenador Acadêmico no PECEGE, em Piracicaba. É professor de Gerenciamento de Projetos no PECE. Autor de diversos livros didáticos sobre administração.
LinkedIn: linkedin.com/in/antonio-cesar-amaru-maximiano

■ Diolino José dos Santos Filho

Engenheiro Eletricista com ênfase em Microeletrônica pela POLI-USP (1988), Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela POLI-USP (1993), Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela POLI-USP (1998) e Livre-Docente pela POLI-USP (2000) na área de Automação da Manufatura e Robótica. Desde 2000 é Professor Associado da POLI-USP. Desde 1999 é membro do Laboratório de Sistemas e Automação da POLI-USP. Atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET – Automação e Sistemas desde 2009. Desde 1989 atua na área de Engenharia Mecatrônica, com foco em Automação de Sistemas com experiência em modelagem, análise e controle de sistemas produtivos, robôs colaborativos e robôs móveis (VATs). Nesta área desenvolve pesquisa para validação e verificação de arquiteturas lógica e física de controladores programáveis; projeto de sistemas de controle de tarefas de Veículos Autônomos de Transporte e Transportadores Inteligentes; projeto de Sistemas Instrumentados de Segurança – SIS para sistemas críticos e; projetos de Comissionamento Virtual. Neste contexto, as pesquisas estão focadas em técnicas que contemplam sistemas Ciber Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Gêmeos Digitais baseados no conceito de Indústria 4.0 e a arquitetura RAMI 4.0. Atua também em bioengenharia na área de desenvolvimento de sistemas de controle de Dispositivos de Assistência Ventricular aplicando o conceito de Saúde 4.0 e Segurança Inerente para o projeto destes sistemas segundo uma abordagem mecatrônica.

■ Eduardo de Senzi Zancul

Professor da POLI-USP, atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Nos últimos anos, tem se dedicado à concepção, implantação e coordenação de quatro laboratórios de inovação, empreendedorismo e manufatura: INOVALAB@POLI, Design Factory São Paulo (em rede internacional com sede na Aalto University da Finlândia), Ocean USP Samsung e Fábrica do Futuro POLI-USP. Possui cinco pedidos de patente depositados, sendo um licenciado. Criou e ministra a disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos. Apoia atividades de empreendedorismo no ambiente universitário. Vice coordenador do curso USP de extensão Incentivo ao Empreendedorismo com o uso de tecnologias digitais móveis, na modalidade difusão grátis para a comunidade, Supervisor da Empresa Júnior dos alunos da Escola Politécnica (POLI Jr). Recebeu em 2019 o Prêmio de Inventor Conde Armando Álvares Penteado, conferido pela Diretoria da POLI-USP. Recebeu em 2014 o Prêmio Santander Universidades / Guia do Estudante na categoria Inovação no Ensino. Foi membro pro bono do Conselho de Cursos de Engenharia do Insper. É fellow da Fundação Lemann. Foi Visiting Professor no Trinity College Dublin em 2016 e Visiting Scholar da Graduate School of Education da Stanford University em 2015. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain & Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, processos de projeto (design), manufatura avançada e ensino de engenharia.
LinkedIn: linkedin.com/in/eduardo-zancul-8a152

■ Emilio Carlos Baraldi

Engenheiro Mecânico (UMC/1989), Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2006), MBA (FIA/2009), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2017). Atualmente é Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo no CEA e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria na área de fabricação, onde seu foco principal é implementação e desenvolvimento de processos de fabricação e solução de problemas na indústria automotiva. Seus temas de interesse são: processo de desenvolvimento do produto, desenvolvimento do processo produtivo, lean manufacturing, recall e qualidade.
LinkedIn: linkedin.com/in/emilio-carlos-baraldi-9646159a

■ Fabiano Armellini

Graduado em Engenharia Mecatrônica (POLI, 2003), mestre (POLI, 2006) e doutor (2013) em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Atualmente é professor associado no Departamento de Matemática e Engenharia Industrial da École Polytechnique de Montréal (Canadá). Possui experiência como empreendedor, consultor e engenheiro de desenvolvimento de produtos nos setores de automação industrial e aeroespacial. Como consultor, já ajudou empresas na organização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, em diversos setores tais como telecomunicações, automação, alimentos, químico, mineração, agrícola e aeroespacial. Sua pesquisa está voltada para a área de gestão da inovação e empreendedorismo tecnológico.
LinkedIn: linkedin.com/in/fabiano-armellini-b528b26

■ Fabrício Junqueira

Engenheiro Mecânico (USP/1998), Administrador (USP/2002), Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2001) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2006). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de petri, simulação a eventos discretos, indústria 4.0. Atuou como analista de sistemas (desenvolvimento) no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de 2005 a 2008. Desde 2006 é membro do laboratório de sistemas de automação da EPUSP e a partir de 2009 é docente em regime de dedicação integral. Desde o mestrado atua no desenvolvimento de técnicas para a modelagem, simulação e controle de sistemas a eventos discretos utilizando ferramentas como Rede de Petri. Atualmente tem interesse no estudo e desenvolvimento de técnicas para modelagem, análise e controle de sistemas baseados nos conceitos de indústria 4.0, considerando-se o RAMI 4.0, e as tecnologias que dão suporte à indústria 4.0, como por exemplo, sistemas cíber físicos (CPS), Internet das coisas (IoT), orientação à serviços (SOA), machine-to-machine (M2M), gêmeo digital, realidade virtual etc.
LinkedIn: linkedin.com/in/fabriciojunqueira

■ Francesco Bordignon

Graduado em Engenharia Química (Università di Bologna, 1987), MBA em Engenharia (Ordine degli Ingegneri di Ferrara, 1992), MBA em Gestão e Engenharia de Produtos (Universidade de São Paulo, 2005), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (Universidade de São Paulo, 2007), doutorado em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo, 2013). É professor titular pleno e Diretor da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professor a contrato da Universidade de São Paulo (PECE) e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Membro do Comitê de Auxílio Técnico (CAT) Mecânica e Transporte do MCTI. Tem experiência de gestão de empresas multinacionais e pesquisa na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência do Projeto e do Produto, atuando principalmente nas áreas de produção de cerâmica, comércio exterior e internacionalização de empresas.

■ Fernando Tobal Berssaneti

Possui graduação em Engenharia de Produção pela POLI-USP, mestrado em Engenharia de Produção pela POLI-USP (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela POLI-USP (2011). É Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP e membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade.
LinkedIn: linkedin.com/in/fernando-tobal-berssaneti-ab31275b

■ Guido Muzio Candido

Engenheiro Mecânico (Eng. Mauá/1997), Pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (FEI/1998), Mestre Profissional em Engenharia Mecânica Automotiva (Poli-USP/2005), Doutorando em Engenharia Mecânica (Poli-USP). Possui experiência profissional desde 1997 em indústrias automotivas (BMW, Ford, GM e Grupo PSA) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Atuou como gerente técnico em projeto, processo, qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. Trabalhou como engenheiro de testes e homologação de veículo elétrico. É perito judicial no TJSP. Atua desde 2016 como professor orientador de monografia no curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e projeto e validação de blindagem veicular.
LinkedIn: linkedin.com/in/guidomuzio.

■ Hugo Paulo Ehrentreich

Economista (PUC/1974), Pós-Graduado em Administração Contábil e Financeira (FGV/1984) e Mestre em Ciências Contábeis (FECAP/2009). Sócio da HPE Learning Treinamento e Gestão Empresarial Ltda. e foi docente na Trevisan Escola de Negócios, nas Disciplinas Governança Corporativa e Sustentabilidade. Lecionou na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação ESAMC e foi Diretor de Finanças (CFO) na Schaeffler do Brasil, entre outros.
LinkedIn: linkedin.com/in/hugo-ehrentreich-3082512b

■ Ilíada Silva Alves de Castro

Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente dos cursos de pós-graduação, especialização e MBAs da Fundação Vanzolini -USP, PECE-USP e FIA e Idea9. Pesquisa os temas: Comunicação Oral e Escrita, Equipes de Alto Desempenho, Administração de Conflitos e Soft Skills. Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial – INDEPE, ministra cursos in company. Criadora, juntamente com Ricardo Buonanni, do Workshop Transformando Sonhos em Realidade, com mais de 50 edições. Desde 2016 mantém o canal no Youtube: Ilíada de Castro. Ganhou 2 vezes Prêmio de Melhor Professor no Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Vanzolini e foi avaliada como Professora Nota 10 da Vanzolini e na Pós de Sustentabilidade da FIA. Premiada com Certificado de Excelência Didática no Programa de Gestão de Projetos da FIA.

LinkedIn: linkedin.com/in/professorailíadadecastro

■ Rui Santo

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA / USP. Engenheiro sênior internacional residiu em Zürich, Suíça durante 4 anos. Professor de criatividade em vários MBAs (PECE – POLI / USP, FIA / USP, EMI (FGV+FDC), FIPT / IPT). Artista plástico – autor do TELATUS uma nova arquitetura para a arte. Apresentou duas exposições realizadas na USP. Pesquisador, desenvolvedor, consultor e palestrante sobre criatividade e inovação. Autor de várias ferramentas de criatividade, aplicadas à propaganda e marketing, motivação, detecção de tendências e ponto de inflexão nos negócios, liderança, negociação, gestão e desenvolvimento de produtos e serviços. Autor do único curso brasileiro de criatividade para inovação, adquirido por Universidade Corporativa Americana. Autor de várias patentes (20). Escolhido pela Revista ESPM entre os 10 inovadores do Brasil (2006). Autor de formulações matemáticas de inovação que minimizam os riscos financeiros. Autor de método de análise de ideias visto do ponto de vista do usuário/consumidor/cliente, que, “desde sempre”, analisaram produtos e serviços. Baseia-se em conceitos de física, conceitos de economia (Prêmio Nobel de 2002) e conceitos de comportamento humano. Autor de método de análise de inovações das empresas.

■ José Carlos Assis Dornelas

Conferencista, consultor de empresas e professor de empreendedorismo. Leciona em cursos de MBA na FIA – Fundação Instituto de Administração, na USP e é professor convidado no Brasil e exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o primeiro e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College – a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. É engenheiro pela EESC-USP, com mestrado e doutorado pela USP, especialização em marketing pela ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT. É Visiting Scholar na Columbia University em Nova York. É autor e coautor de 17 livros, sendo que o livro “Empreendedorismo Corporativo” foi finalista do Prêmio Jabuti em 2004. Publicou artigos premiados em congressos, seminários e revistas especializadas, nacional e internacionalmente. Tem assessorado empresas nacionais e multinacionais além de incubadoras de empresas e empreendedores com treinamentos, palestras e consultorias em empreendedorismo corporativo e plano de negócios.

■ José Nicolau Pompeo

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia Aplicada à Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1984) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de finanças da POLI-USP-PECE, economista coordenador do Instituto Econômico dos Metalúrgicos de Campinas e Região. É professor convidado da Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Experiência na área de Administração, com ênfase em Matemática Financeira Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, cenários econômicos, cálculo financeiro, economia financeira e finanças pessoais.

LinkedIn: linkedin.com/in/jnpompeo

■ Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes

Professor do curso de administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Doutor em Engenharia de Produção da POLI-USP, com período sanduíche na Universidade de Cambridge. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais com intercâmbio na École Superieure D´Ingenieurs en Eletrotechnique et Eletronique. Atua nas áreas de inovação, empreendedorismo tecnológico acadêmico, planejamento estratégico e tecnológico, Technology Roadmapping, tomada de decisão sob complexidade e incerteza, e formulação de políticas públicas em contextos de crise. É editor do periódico Innovation and Management Review.

■ Licínio Motta Neto

Possui graduação em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, FMU (1976) e mestrado em Administração pela Central Michigan University (1979). Foi coordenador do Núcleo de Marketing e Professor de MBA e Cursos In Company da Fundação Dom Cabral (1999 a 2006). Atuou como Professor convidado de marketing no MBA Gestão Estratégica na Fundação Getúlio Vargas (1999 a 2007). Foi diretor-geral de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) de 2010 a 2016. É gerente/sócio da CLM que atua em atividades de assessoria de negócios com foco em Marketing, Programas de desenvolvimento e Pesquisa de Marketing. Possui experiência nas áreas de Gestão Geral de Negócios, Marketing e Comercial em empresas nacionais e multinacionais. Experiência em processos de turnaround, startup, reestruturações de negócios e mudanças organizacionais.

LinkedIn: linkedin.com/in/liciniomotta

■ Marcelo Silva Oliveira

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestre em Compósitos Avançados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). Atualmente é Professor Doutor assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do departamento de projetos da FAU-USP e coordenador da CERC – Coordenadoria de Esportes e Relações Comunitárias da Pró Reitoria de Cultura e Extensão – PREC da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do D+A (Design em Ação) – Grupo de pesquisa em Design da FAU – USP Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Pré-Projeto de Veículos, atuando principalmente no seguinte tema: projeto de Aeronaves Leves e estruturas aeronáuticas e Design Thinking aplicado a problemas amplos (produtos, serviços, ética).

LinkedIn: linkedin.com/in/marcelo-oliveira-1143a051

■ Paulo Augusto Cauchick Miguel

O Engenheiro Paulo Augusto Cauchick Miguel é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), credenciado como professor-orientador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (POLI) e no Mestrado Profissional na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2000. Tem produção científica no país e no exterior, bem como autoria, organização e participação em diversos livros no Brasil. Atua no ensino e pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações desde 1990, com ênfase nas linhas de pesquisa: Gestão de Desenvolvimento de Produto, Gestão e Engenharia da Qualidade, Sistemas Produto-serviço, Educação em Engenharia e Metodologia de Pesquisa em Gestão de Operações.

■ Renato Vizioli

Graduado em Engenharia Química (POLI, 1986) e em Arquitetura (FAU-USP, 1991), especialista em Marketing (CEAG-EAESP), mestre em Engenharia Mecânica (POLI, 2001). Doutor em Ciências-Engenharia Mecânica de Projeto e Fabricação pela (POLI, 2019). É professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor de Arquitetura e Urbanismo na UNICEP. Tem experiência nas áreas de Design, Arquitetura, Engenharia e Sistemas computacionais, tendo colaborado com o Curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos desde 2001. Atua profissionalmente prestando serviços de design, engenharia, arquitetura e análise de sistemas, com ênfase em metodologias e processos criativos.

LinkedIn: linkedin.com/in/renatovizioli

■ Ricardo Rodrigues Buonanni

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (USP/1979) e em Administração (Mackenzie /1990). É Practitioner e Master Practitioner em PNL; Coordenador em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Com uma carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Diretor de Recursos Humanos da CMTC no período de 1989 a 1992. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do governo federal do Brasil em 1993. Atua desde 1994 como consultor e professor em treinamento e desenvolvimento. Atualmente é gestor do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial INDEPE SS. Tem experiência na área de administração. Atua como professor convidado em diversas Instituições de Ensino como: Programa de educação continuada da Escola Politécnica da USP; Especialização em engenharia automotiva da USP; SAE-Brasil; Fundação Vanzolini, FIA entre outras. Prêmio de Excelência Didática em Educação Executiva pela FIA em 2018 e 2019. Produz e apresenta um canal educacional no Youtube com 240 vídeos no ar.

LinkedIn: linkedin.com/in/ricardo-buonanni-96bb89bb .

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

MBA PECE POLI USP - Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close