MBA POLI USP em Engenharia de Software
=> Lista de Disciplinas

Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

1. Visão geral da Engenharia de Software;2. Processos de software;3. Métodos ágeis e métodos orientados a plano;4. Análise e projeto de software;5. Arquitetura de software;6. Testes;7. Evolução do software;8. Melhoria de processo de software;9. Ferramentas e Tecnologias;10. Tópicos especiais.
1. Introdução. Conceito de Experiência de Usuário. Modelos da experiência pragmática e hedônica. Qualidade de sistemas interativos. Teorias da IHC;2. Fatores humanos: percepção, motricidade, cognição e emoção;3. Processo de design de interação. Projeto centrado no usuário. UX em ambientes ágeis;4. Pesquisa de usuário. Métodos qualitativos e quantitativos. Representações dos estudos de usuário;5. Princípios de design. Gestalt. Heurísticas de usabilidade. Affordances. Prototipação.6. Avaliação da interação: métodos de inspeção. Avaliação heurística;7. Avaliação da interação: métodos de testes com usuários. Avaliação remota. Ferramentas para avaliação;7. Design universal. Acessibilidade;8. Interação humano-dados e visualização de informações;9. Aplicação.
1. Programação Orientada a Objetos: conceitos básicos, coesão e acoplamento, encapsulamento, herança, polimorfismo, classe abstrata e interface;2. Qualidade de código;3. Programação Backend: contexto, escalabilidade e containers;4. Programação Frontend: tipos, tecnologias e micro frontends;5. Comunicação backend/frontend: API REST, paginação, polling e segurança;6. Projeto.
1. Cloud computing: consumidor, provedor, broker;2. Arquitetura de cloud: modelo de referência, SaaS, PaaS, IaaS;3. Serviços de infraestrutura: virtualização, containers, conceito de abstração;4. Serviços de provedor: orquestração, deployment, segurança e privacidade;5. Site realibility engineering: conceito básico, riscos, níveis de serviço, monitoração de sistemas distribuídos, engenharia de release;6. Práticas de SER: incidentes e emergências, testes, load balancing, data processing pipelines, data integrity.
1. Conceitos. Tipos de requisitos: requisitos funcionais, requisitos não funcionais e restrições. Metas;2. Processo de engenharia de requisitos. Requisitos e inovação;3. Elicitação de requisitos. Técnicas de elicitação de requisitos. Workshop de requisitos;4. Visão comum do sistema. Documento visão;5. História do usuário: cartão, conversa e confirmação. INVEST. Épico e refinamento de histórias;6. Representação e gestão de requisitos não funcionais;7. Outras representações de requisitos;8. Gerência de requisitos: priorização, rastreabilidade e gerência de mudanças.
1. Software como produto e serviço;2. Modelo de processos de software: desenvolvimento e gestão;3. Processo de gestão ágil;4. Modelagem de processos;5. Devops como modelo de produção;6. Equipes de alto desempenho.
1. Análise Orientada a Objetos: identificação de classes a partir dos requisitos;2. Projeto orientado a modelos: objetos na modelagem de software;3. Diagramas da UML: classes, sequência e outros;4. Padrões GRASP e SOLID;5. Projeto Web;6. Projeto de APIs.
1. Conceitos de Banco de dados e da linguagem SQL;2. Data Warehouse: justificativa, principais áreas de utilização, modelagem multidimensional, processo ETL (Extract, Transform, Load);3. NoSqL e Big Data;4. Tecnologia de Big Data;5. Data Mining: definição, áreas de utilização, principais aspectos teóricos;6. Data Lake: motivação, conceitos, evolução.
1. Características do projeto (design) de aplicações baseadas em nuvem e em microsserviços;2. O Domain Driven Development (DDD) como facilitador da adoção de microsserviços;3. DDD: Projeto Estratégico - Subdomínios, Contextos Delimitados e fronteiras de microsserviços;4. DDD: Projeto Tático - Entidade, Objeto de Valor, Módulo;5. DDD: Projeto Tático - Agregado, Evento de Domínio;6. DDD: Projeto Tático - Fábrica, Repositório, Serviço de Aplicação, Serviço de Domínio;7. DDD: Projeto Estratégico - Integração de Contextos Delimitados. Projeto de APIs. Padrões básicos de microsserviços;8. Desafios do projeto (design) de sistemas distribuídos.
1. Conceitos básicos de gestão da produção de software;2. Planejamento de SW: escopo, atividades e tarefas, scheduling, WBS, monitoração;3. Técnicas de estimativa de software;4. Gestão do risco;5. Arquitetura corporativa;6. Governança do software;7. Arquitetura de negócios e agilidade corporativa;8. Transformação digital;9. Estudos de casos corporativos.
1. Conceito de arquitetura: elementos arquiteturais e descrição arquitetural;2. Visões e perspectivas arquiteturais;3. Processo de desenvolvimento de uma arquitetura. A engenharia da arquitetura;4. Padrões arquiteturais;5. Modelos de arquiteturas: cliente-servidor, orientada a serviços, cloud;6. Laboratório da arquitetura de negócios e informação;7. Laboratório da arquitetura de computação;8. Laboratório da arquitetura de engenharia (PAAS e IAAS);9. Validação de uma arquitetura.
1. Pipeline de implantação e teste contínuo em desenvolvimentos ágeis baseados ou não em nuvem. Requisitos para a gerência de configuração de software;2. Definição de uma estratégia ágil de testes: quadrante de testes, pirâmide de testes e automatização de testes; 3. Técnicas de teste centradas no domínio de entrada. Estágio de Confirmação (commit): técnicas de teste funcional de unidade, dublês de teste, boas práticas de Integração Contínua e métricas básicas; 4. Testes básicos de APIs;5. Estágio de Aceitação: teste de aceitação no nível funcional;6. Estágio de Capacitação: técnicas de teste de requisitos não funcionais mais frequentes;7. Aplicação.

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

Especialização Inteligência Artificial do PECE Poli/USP - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close