MBA Sustentabilidade e Tecnologias Digitais
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Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

1. Introdução a Big Data1.1. Definição de Big Data.1.2. Oportunidades e desafios existentes.1.3. O perfil do profissional cientista de dados.1.4. Big Data e sustentabilidade.1.5. As fases de um projeto de Big Data.2. Governança de Dados na Era de Big Data2.1. O papel do Chief Data Officer - CDO.2.2. Processos chaves da Governança de Dados2.3. Frameworks de Governança de Dados2.4. Silos de Dados versus Data Lake3. Projeto de Big Data - Fase de captura e armazenamento de dados3.1. Dados internos e dados externos3.2. APIs para captura de dados3.3. Tecnologia NoSQL versus banco de dados relacional4. Projeto de Big Data - Fase de processamento dos dados4.1. Descobrindo o Hadoop4.2. Armazenamento de dados no Hadoop4.3. O modelo de programação MapReduce4.4. Aplicabilidade do Hadoop4.5. Casos de uso5. Projeto de Big Data - Fase de análise de dados5.1. As 4 categorias de analytics5.2. Técnicas de mineração de dados5.3. Técnicas de aprendizado de máquina5.4. Uso da linguagem R6. Projeto de Big Data - Fase de visualização de dados6.1. Obtendo desempenho com a visualização de dados6.2. Técnicas de visualização de dados6.3. Casos de uso inspiradoress.
1. Conceituação2. Fundamentos sobre Computação em Nuvem2.1 Arquitetura de Sistemas em Nuvem2.2 Modelos de Serviços em Nuvem2.3 Modelos de Classes de Serviço3. Exemplos de Serviços Públicos de Nuvem4. Fundamentos Tecnológicos4.1 Virtualização de Máquinas e Redes4.2 Sistema de Armazenamento5. Segurança em Ambientes de Computação em Nuvem6. Adoção de Computação Em Nuvem - Desafios e Riscos7. Indicadores, Métricas e Gestão dos Recursos7.1 Qualidade de Serviço7.2 SLA (Service Level Agreement)8. Padrões de Mercado9. Estudos de casos práticos de utilização de serviços de Nuvem
1. Conceitos Básicos do Marketing: estratégias e práticas. 2. Fundamentos do composto mercadológico - 4P's. 3. Medição e análise de resultados em Comunicação e Marketing. 4. Aquisição e retenção de clientes. 5. Branding - conceitos e estratégias de marca. 6. Estratégias e práticas em Marketing Digital e Redes Sociais. 7. Conceitos básicos de comunicação e sua aplicação às midias digitais. 8. Estudos de caso: Desenvolver senso crítico para análise de estratégias de marketing e comunicação 9. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação em midias digitais. 
1. A Inovação e o Design 2. O Design e o Modelo de Negócios 3. A Criatividade e o Design nas Organizações 4. Criando novos produtos e serviços 5. Design Thinking 6. Outras abordagens de Co-Criação 7. Estudo e Avaliação de Casos 
1. Direito no Mundo Cibernático 1.1 Contratos Informáticos (Objeto e Serviços na Internet) 1.2 Contratos Telemáticos (Contratos Celebrados na Internet) 1.3 Natureza Juridica e Legislação base regular os Contratos Informáticos e Telemáticos 1.4 Exemplos de contratos e aplicação 2. Direito de Propriedade Intelectual 3. Marco Civil da Internet 4. Crimes Cibernéticos 4.1 O que são Crimes Cibernéticos? 4.2 Principios Penais do Direito Penal Eletrônico 4.3 Tipos de Crimes em Especie 4.4 Estudo de Caso: Crimes em Sistemas Corporativos 5. Analise Forense 6. Estudos de Casos 
1. Natureza da Pesquisa Científica. 2. Introdução à Metodologia Científica. 3. Etapas da pesquisa científica. 3.1. Pesquisa bibliográfica e documental. 3.2. Pesquisa de campo. 3.3. Pesquisa eletrônica. 3.4. Fontes de informação. 3.5. Coleta e análise de dados. 4. Projeto de pesquisa em TI. 5. Organização e documentação. 6. Produção científica. 7. Estrutura das produções científicas. 8. Normas para a produção científica; Índice e fatores de avaliação da produção científica. 9. Trabalho prático: Apresentação do método a ser empregado no desenvolvimento da pesquisa referente ao trabalho de monografia. 
1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas. 2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais 3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio. 4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida 5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social) 6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis 7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais 8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas: 8.1. Atividades organizacionais centrais (core business). 8.2. Composição da força de trabalho. 8.3. Desenho organizacional. 8.4. Relações Inter organizacionais. 8.5. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança). 9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental. 10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental 11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas 
.1 Planejamento Estratégico. .2 Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. .3 Visão Geral sobre Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade. .4 Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico 4.1 Missão e Visão de Negócios 4.2 Objetivos e Metas 4.3 Cultura e Valores da Organização 4.4 Avaliação das Competências 4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes) 4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) 4.7 Elaboração dos Planos de Ações .5 Modelos de Estratégicos 5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 5.3 Balanced ScoredCard .6 Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de desempenho e Sustentabilidade. .7 Estudos de Caso 
1. A importância do Planejamento e Gestão de Projetos 2. Ciclos de Vida de um Projeto 3. Identificação de indicadores de desempenho e sustentabilidade associados à gestão de projetos. 4. Planejamento de Projetos 4.1 Definição do escopo e metas do projeto. 4.2 Especificação das atividades do projeto com suas entregas. 4.3 Detalhamento de custos, prazos e recursos humanos. 5. Gestão de Projetos 5.1 Seleção de uma ferramenta para gestão de projetos. 5.2 Definição de indicadores para acompanhamento da execução de projetos. 6. Exemplos práticos de aplicação de métodos e técnicas de gestão de Projetos. 7. A modernização na Gestão de Projetos com o PMO digital e a utilização de iPMS (Integrated Platform Management System) 
1. Desafios de Gestão de Infraestruturas Digitais.2. Gestão de Sistemas de Computação em Nuvem.3. Gestão de Infraestruturas de Comunicação.4. Gestão de Mídias e Conteúdos Digitais.5. Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade de Infraestruturas Digitais5.1. Identificação de indicadores de avaliação de Desempenho e Sustentabilidade de Infraestruturas Digitais.5.2. Mapeamento de Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade em Métricas de Gerenciamento.6. Desafios da Tarifação, Desempenho e Segurança da Solução de Gerenciamento.7. Alinhamento entre Governança e Gestão de Infraestruturas Digitais.8. Modelo de Governança de Infraestruturas Digitais9. Estudos de Casos práticos de implantação de Soluções de Gestão e Governança de Infraestruturas Digitais.
1. Visão Geral sobre redes de computadores 1.1 História e evolução das redes. 1.2 O papel das redes nas mudanças organizacionais. 1.3 Desafios na caracterização das redes e suas taxonomias. 2. Análise da arquitetura de rede 2.1 Modelagem da rede em camadas. 2.2 Funções, serviços e protocolos de rede. 2.3 Discussão sobre o Modelo OSI como modelo de referência. 2.4 Comparativo com o Modelo TCP/IP. 2.5 A adoção da arquitetura de rede como padrão de mercado. 3. Descrição da arquitetura TCP/IP 3.1 Estudo dos protocolos. 3.2 Funcionamento da rede TCP/IP. 3.3 Aspectos do IP e sua migração para IPv6. 3.4 Aspectos do TCP. 4. Estudo das Redes locais e suas aplicações 4.1 Características das redes locais 4.2 A rede Ethernet e suas evoluções: Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, 10 Gigabit Ethernet e 100 Gigabit Ethernet 4.3 Redes sem fios WiFi e os padrões IEEE 802.11 b/g/n/ac 4.4 Aspectos de segurança das redes locais 4.5 Visão geral dos equipamentos de rede 5. Redes de longa distância e a Internet 5.1 Principais tecnologias de redes de longa distância 5.2 Evolução das Redes Frame Relay para MPLS 5.2 Interconexão de redes 5.3 Exemplos de Redes de Telecomunicação 6. Tendências em Direção as Redes Definidas Por Software 6.1 Dissociação de Plano de Dados e Controle 6.2 Programação em Redes 7. Tratamento de diferentes tipos de dados e aplicações com qualidade de serviço 7.1 Requisitos dos tipos de dados: dados, voz e vídeo. 7.2 Princípios básicos de qualidade de serviço. 7.3 Exemplos de Aplicações com Requisitos Críticos de Rede: 7.3.1. Aplicações de Telemedicina. 7.3.2. Aplicações de Cinema Digital: Cinema 4K e 8K 7.3.3. Aplicações Científicas com Uso Intensivo de Dados. 8. Impacto das Redes de Comunicação 8.1 Aspectos de serviço, processos e modelos de negócios 8.2 Impacto ambiental: consumo energético e materiais 8.3 Impacto Social: Redes Sociais e Inclusão Digital. 
1. Inovação Tecnológica como Vantagem Competitividade 2. Fatores propícios e inibidores de inovação 3. Ciclos de Inovação 4. Tendências 4.1. Inovações criadas pelo usuário/cliente. 4.2. Tecnologias Emergentes 4.3. Sustentabilidade como fator de inovação. 5. O Impacto da Economia Digital 5. Inovação Aberta & Fechada 6. Inovação Aberta 6.1 Vantagens e Desvantagens 6.2 Estratégia de Inovação Aberta 6.3 Modelos de Negócios 6.4 Desafios: Direitos Autorais 6.5 Estudos de Casos 7. Inovação orientada a Tecnologias Emergentes 8. Inovação orientada à Sustentabilidade 8.1 Soluções com Uso Racional de Recursos. 8.2 Tecnologias para atender Comunidade Com Poucos Recursos 8.3 Estudos de Casos 9. Estratégias de Inovação 9.1 Tipos de Estratégia de Inovação 9.2 Formulação de Estratégia de Inovação 9.3 Capacitação de Profissionais 9.4 Indicadores Sócio-Ambientais e Econômicos de Avaliação da Estratégia. 10. Avaliação do Impacto da Inovação Tecnológica para empresa e sociedade 10.1 Impacto Competitivo. 10.2 Impacto Sócio-ambiental e Economico. 11. Estudos de Casos
1. Introdução a Computação Cognitiva1.1. Fundamentos da computação cognitiva1.2. Inteligência humana versus inteligência de máquina1.3. O que torna um sistema cognitivo?1.4. Obtendo percepções a partir de Big Data2. Porque a computação cognitiva precisa de humanos2.1. Aspectos de dados gerados por humanos2.2. Aplicações do processamento de linguagem natural na resolução de problemas2.3. Aplicações de análise cognitiva3. Computação Cognitiva e Watson3.1. Como o IBM Watson oferece computação cognitiva3.2. O ecossistema IBM Watson3.3. Casos de uso do IBM Watson4. Watson na Prática - Construindo uma aplicação cognitiva com IBM Watson5. Computação Cognitiva aplicada aos negócios5.1. Vantagens e desafios de novos modelos disruptivos5.2. Como aplicações cognitivas podem mudar o mercado5.3. O que esperar da computação cognitiva para o futuro
1. As principais abordagens sobre o conceito de líder e de liderança. 1.1. O que é um líder. 1.2. Conceitos de liderança. 2. As principais características do líder. 3. O desenvolvimento de liderança. 4. A dinâmica do mercado atual e a sustentabilidade como responsabilidade social individual e institucional. 5. A proposta do desenvolvimento sustentável e sua relação com o desenvolvimento tecnológico. 6. A relação entre o critério ético da conduta humana e o desenvolvimento sustentável 7. Tecnologia como transformação do mundo: critérios para a relação entre o homem e a natureza 8. Ética e moral. Ética: uma questão de inteligência 9. Ética empresarial e sustentabilidade: aplicações do conceito de Ética no mundo de hoje 9.1. Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa; 9.2. Responsabilidade social e ambiental empresarial 10. Ética, Sustentabilidade e Tecnologia 10.1. Propriedade Intelectual 10.2. Critério ético e uso sustentável da tecnologia 11. A liderança sustentável como meio de desenvolvimento social e econômico. 12. Formação, imagem, liderança e suas relações. 13. Personalidades líderes. 
1. Conceitos básicos 1.1 Definição de computação ubíqua e pervasiva 1.2 Internet Ubíqua e mobilidade 1.3 Componentes principais: sensores, dispositivos de interação com o usuário, e computadores e dispositivos movies 2. Uso inteligente da Internet Ubíqua 2.1 Cenário atual da Internet Ubíqua 2.2 Novas oportunidades de negócios e o fator de sustentabilidade 2.3 Ideias e aplicações baseadas na Internet Ubíqua 2.4 Estudos de caso 3. Visão geral das tecnologias utilizadas na Computação Ubíqua 3.1 Sensores, atuadores e dispositivos móveis 3.2 Identificação de objetos e pessoas 3.3 Localização por sistemas de satélites, celulares e outras tecnologias 3.4 Redes de comunicação de dados e redes embarcadas 3.5 Tecnologias para mobilidade 3.6 Outras tecnologias 4. Internet das Coisas 4.1 Conceituação: IoT e seu ecossistema 4.2 Dispositivos inteligentes 4.3 Interação: entre dispositivos, dispositivos/pessoas e dispositivos/ambiente 4.4 Computação sensível a contexto e ambientes inteligentes 5. Impactos da Internet Ubíqua 5.1 Benefícios e malefícios da nova tecnologia na vida dos usuários 5.2 A difusão da informação em redes sociais e miniblogs 5.3 Internet Ubíqua como ferramenta de gestão sustentável 5.4 Discussões sobre privacidade 5.5 Outras discussões 6. Estudos de Casos de Mobilidade e Internet das Coisas  
1. O Que são Negócios Digitais. 2. Evolução dos Negócios Digitais no Brasil e no Mundo. 3. Caracterização de Produtos e sua Venda na Internet. 4. Principais Parceiros dos Negócios Digitais. 5. Modelos de Negócios Digitais. 5.1. Principais Modelos. 5.2. Parceiros de Negócio. 5.3. Principais Competências. 5.4. Fatores Críticos de Sucesso. 5.5. Fontes de Renda. 6. Estratégia de Mercado 6.1. Criação de Valor para Mercado. 6.2. Estratégicas junto ao Cliente. 6.3. Estratégias para Cadeia de Suprimento. 6.4. Estratégias para M-Commerce e U-Commerce. 7. Estudos de Casos 7.1. Empresas Virtuais e Produtos de Terceiros - Amazon. 7.2. Empresas Virtuais e Produtos Próprios - Dell, Natura. 7.3. Empresas Físicas e Produtos de Terceiros - Livraria Cultura, Sistema de Varejo. 7.4. Empresas Físicas e Produtos Próprios - Gap, Vitoria Secret, Boticário. 
1. Revoluções Industriais 1.1. Origem das revoluções industriais. 1.2. Principais características. 1.3. Impactos na geração de empregos e profissões. 1.4. Evolução da tecnologia ao longo do tempo. 2. Era da Transformação Digital 2.1. O que é Transformação Digital? 2.2. Como o mundo e as organizações estão enfrentando estas mudanças. 2.3. Impactos da transformação digital nas novas gerações. 2.4. Como as gerações mais antigas podem se adaptar. 2.5. Impactos da transformação Digital no mercado de trabalho. 3. Robotização e automação do trabalho 3.1. A evolução da robótica. 3.2. Os robôs digitais. 3.3. Impacto da introdução dos robôs nas atividades administrativas das empresas. 3.4. Impactos da robotização no mercado de trabalho. 4. Transformação Cognitiva 4.1. A era cognitiva. 4.2. Impacto da Inteligência artificial em nossas vidas e nas organizações. 4.3. Impacto da Inteligência artificial no trabalho. 5. Estudos de Caso - Impacto da Robotização e Inteligência Artificial em? 5.1. Indústria Automotiva. 5.2. Setor Financeiro. 5.3. Setor de Serviços. 5.4. Setor da Saúde. 6. Transformação digital e impacto na educação 6.1. Profissões do futuro. 6.2. Competências necessárias para atuar no mundo Digital. 6.3. Desenvolvimento de habilidades pelos profissionais. 6.4. Impacto das transformações Digitais e Cognitivas no modelo educacional. 6.5. Impacto das mudanças nas organizações Locais e Globais. 7. Organizações exponenciais 7.1. As novas tecnologias e o advento das organizações exponenciais. 7.2. Crescimento linear vs. Crescimento exponencial. 7.3. Explorando as características de uma organização exponencial. 7.4. O perfil do profissional das organizações exponenciais.
1. Real X Virtual, Imersão, Presença e Embodiment e Empatia;2. Evolução da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada e dos Metaversos;3. Tecnologias de Hardware e Software para Mídias Imersivas;4. Distância transacional e redução de distâncias por meio de Mídias Imersivas;5. Interatividade, Jogos e Gamificação;6. Imagens e vídeos imersivos 360;7. Educação Imersiva: possibilidades, desafios, tendências e perspectivas;8. Desenvolvimento de Conteúdos e Aplicações Imersivos;9. Tendências e Desafios das Tecnologias Imersivas;10. Estudos de caso
1. Conceitos básicos de segurança da informação 2. Normas de segurança e boas práticas 2.1 Família ISO 27000 2.2 COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) 2.3 Política de Segurança 3. Riscos 3.1 Ameaças 3.2 Vulnerabilidades 3.3 Nível do risco aceitável 4. Engenharia Social 5. Serviços e Mecanismos de Segurança 5.1 Criptografia simétrica e assimétrica 5.2 Resumos criptográficos, assinatura digital e autenticação 5.3 Infra-estrutura de chaves-públicas 5.3.1. Hierarquias de certificaçao 5.3.2. Caso do ICP brasil 5.4 Controle de acesso: Firewalls e Proxies 5.5 Sistemas de detecção/prevenção de intrusão 5.6 Autenticação: Biometria, Senhas, Tokens 6. Impacto de Problemas de Segurança em Métricas de Sustentabilidade 7. Exemplos práticos de soluções de segurança 
1. Sistemas Distribuídos:1.1. Características e desafios1.2. Arquitetura P2P1.3. Mecanismo de busca e propagação: broadcast, DHT2. Fundamentos de segurança da informação (recapitulação)2.1. Confidencialidade: cifras2.2. Integridade: hash2.3. Autenticidade: códios de autenticação2.4. Irretratabilidade: assinatura digital, certificação digital3. Blockchain sem o hype3.1. Motivação para blockchain3.2. Estruturas de dados: transação (registro), bloco, encadeamento de blocos, árvore de Merkle3.3. Mecanismos de funcionamento: propagação de eventos (gossip), validação de blocos, consenso distribuído, soft forks3.4. Mecanismos de consenso: sistemas abertos (proof-of-work, proof-of-stake, ...) e sistemas controlados (consenso bizantino, sorteio justo, ...)3.5. Conceitos avançados: hard forks, provas de conhecimento-zero, locked transactions, smart contracts, mutabilidade3.6. Exemplos de aplicações e não-aplicações3.7. Tecnologias concorrentes: sistemas de arquivos distribuídos (Freenet, BitTorrent, IPFS, Hadoop)3.8. Tecnologias auxiliares: Tor & navegação anônima3.9. Demonstrações e experimentos práticos.
1. Origem da startup enxuta 2. O que é uma startup 3. Método: 3.1. Empreender é Administrar 3.2. Aprendizagem validada 3.3. Experimentação - Construir, Medir e Validar 3.4. Contabilidade para Inovação. 4. Estratégia é hipótese 5. Produto mínimo viável 6. Métrica para o sucesso 7. Pivotar ou perseverar 8. A magia dos pequenos lotes 9. Implementação contínua 10. Os motores do crescimento 11. Desenvolvimento de clientes 12. Organização adaptativa 13. Inovação radical 14. Métodos ágeis 
1 Conceituação de Computação Verde 2 Panorama da Residuos de Equipamentos Eletroeletrônicos no Brasil e no Mundo 3. Padrões de Gestão Ambiental 3.1 Padrão de Gestão Ambiental ISO 14.000 3.2 Padrões Europeus ROHS (Restriction of Hazardous Substances) WEEE (Waste from Electrical and Electronic Equipment) 3.3 Padrão Americano - EPEAT (Electronic Product Environmental Assessment Tool) 4 Legislações e Politicas Brasileiras e Internacionais relacionadas 5 Práticas de Reuso, Reciclagem e Descarte de Equipamentos Eletro-Eletrônicos. 5.1 Acondicionamento de Residuos Eletroeletrônicos 5.2 Coleta e Transporte de Resíduos Eletroeletrônicos 5.3 Tratamento e Disposição Final de Residuos Eletroeletrônico 6 Plano de Gerenciamento de Residuos Eletronicos - Orientações para Elaboração dos Planos 6.1 Organização do processo de gerenciamento. 6.2 Definição das diretrizes e estratégias. 6.3 Metas, programas e recursos necessários . 6.4 Definição dos parceiros do plano (recicladores, cooperativas, catadores) 6.5 Definição de ferramentas de acompanhamento, controle, e avaliação da implementação do Plano 7. Estudos de Casos 
1. Finanças e Desenvolvimento Sustentável. 2. Princípios Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício. 3. Indicadores de desempenho financeiro - sistema DuPont. 4. Efeitos de questões socioambientais no desempenho financeiro das organizações. 5. Relatórios de sustentabilidade - modelo GRI, DINSA e DVA. 6. Convergências e contradições entre o relato financeiro e relato socioambiental 7. Carteiras de ações fundamentadas em sustentabilidade. 
1. Introdução 1.1. Motivação 1.2. Conceitos e noções básicas: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, pilares da sustentabilidade, gestão para sustentabilidade. 1.3. Resgate histórico. 1.3.1. Formação sociedade contemporânea. 1.3.2. Micro e Macro Perspectiva. 2. Macro Perspectiva 2.1. Economia Verde - Desafios da sustentabilidade e tendências para setores e negócios no século XXI 2.2. Consumo nas sociedades contemporâneas 2.3. Práticas Sustentáveis na esfera do Estado, da sociedade civil e do mercado. 3. Micro Perspectiva 3.1. Evolução do Conceito de Responsabilidade Socioambiental 3.2. Gestão Empresarial com base na Responsabilidade Socioambiental 3.2.1. Desafios da Sustentabilidade e Impactos Socioambientais da Empresa 3.2.2. Tendências e Perspectivas para o Negócio 3.2.3. Motivações e Pressões para a Adoção de Estratégias Socioambientais nas empresas 3.2.4. Modelo de multistakeholders de uma organização empresarial. 4. Estudos de caso 
1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais 2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo 3. Tendências em Tecnologias Digitais 3.1 Sistemas de Computação 3.2 Mobilidade e Comunicação digital. 3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas 3.4 Big Data e Sistemas Cognitivos 3.5 Virtualização e Computação em Nuvem 3.6 Redes Definidas por Software 3.7 Segurança, Confiança e Privacidade 3.8 BLockChain e Seus Impactos 3.9 Aplicações Orientadas a Contexto 4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios 4.1 Industria 4.0 4.2 FIntechs e Sistemas Financeiros 4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica 5. O Papel da Sustentabilidade 5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis 5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios. 6. Tecnologias Digitais e Novos Paradigmas de Transformação da Sociedade 7. Análise dos Estudos de Casos 

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