Especialização Higiene Ocupacional - EAD
=> Disciplinas

Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

Introdução ao curso: informações gerais, regras, regimento, etc.Introdução geral à higiene. Introdução e conceituação de higiene ocupacional. Histórico da higiene (white book da AIHA), histórico no Brasil. Entidades e associações da área (ACGIH, AIHA, IOHA, ABHO, FUNDACENTRO).Integração da higiene ocupacional com meio ambiente, saúde pública, epidemiologia, medicina ocupacional, engenharia de segurança do trabalho e ergonomia. (FUNDACENTRO).Formação do higienista. Áreas de atuação. Higiene de campo. Higiene analítica. Toxicologia.Conceitos. Vias de ingresso no organismo. Limite de tolerância. Tipos.Atuação: empresa, entidades de pesquisa, docência, órgãos de governo.O higienista e as questões técnico-legais.Classificação dos agentes ambientais. Ocorrência, efeitos, importância.Conceitos básicos de estatística em higiene.Recursos bibliográficos e informáticos em higiene ocupacional. Fontes de referência e consulta em higiene ocupacional.Palestras (convidados) nas áreas: empresas (benchmark), entidades, laboratório analítico, biblioteconomia.Legislação: Conceituação básica: Constituição, Lei, Decreto, Portaria. Hierarquia: legislação federal, estadual, municipal. Tipos de legislação: acidentária, previdenciária, sindical. Consolidação das leis de trabalho. Trabalho da mulher e do menor. Atribuições profissionais: engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho. Responsabilidades profissionais: trabalhista, civil, criminal. A corresponsabilidade. Portaria normativas e outros dispositivos legais. Embargo e interdição. A Organização Mundial do Trabalho (OIT). Convenções e recomendações.Normas Técnicas: Normas nacionais, estrangeiras e internacionais. Técnicas de preparos de normas, instruções e ordens de serviço. Importância das normas técnicas internas para a engenharia de segurança do trabalho.CIPA e SESMT.Mapa de risco. Exemplos de aplicação.
Conceitos básicos. Classificação e reconhecimento de agentes.Agentes físicos: tipos, classificação detalhada.Ruído: conceitos gerais, ocorrência, efeitos. Física do som. Parâmetro de medição. Limites de tolerância. Avaliação da exposição. Dose de ruído. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle e mitigação. Exemplos e laboratório de análise de medidas e controle.Tópicos especiais em ruído. Análise de freqüência. Metodologia rc de atenuação de protetores auriculares.Vibrações: conceitos gerais, ocorrência, efeitos. Física da vibrações do corpo humano. Vibrações localizadas e de corpo inteiro. Vibrações de corpo inteiro e segmental. Parâmetro de medida. Limites de tolerância. Avaliação. Critérios de medição, instrumentação e técnicas de medida. Medida de controle. Análise de medidas de controle.Trabalhos práticos de controle de ruído e vibrações.Iluminação. Iluminância. Conceitos gerais. Ocorrência, efeitos. Limites de tolerância. Avaliação.Pressões.
Aerodispersóides e fibras. Classificação.Metodologias de avaliação. Limites de Tolerância. NR-15. ACGIH.Medidas genéricas de controle de agentes ambientais.Programas de Proteção Respiratória. Metodologia para implementação da proteção respiratória na empresa.Tipologia de proteção respiratória, vantagens e limitações de cada tipo e para cada aplicação.Instrução normativa sobre a proteção respiratória.Discussão de casos.
Conceitos básicos e definições. Histórico.Efeitos. Limites de tolerância. Avaliação.Classificação detalhada.NR-15. Limites de Tolerância. Tipos e aplicação. Anexos de agentes químicos.ACGIH. Limites de Tolerância. Tipos. Anexos e Apêndices de Agentes Químicos.Amostragem Ambiental de Agentes Químicos. Principais formas, Equipamentos, RecursosElementos de Estratégia de Amostragem de Agentes Químicos. Manuais NIOSH/ AIHA.Noções de fisiologia do trabalho.Relações entre acidentes, doenças, idade, fadiga e vigilância.Aplicação de forças e esforços localizados.Antropometria.Dimensionamento de postos de trabalho.Limitações sensoriais.Dispositivos de controle e dispositivos de informações.Sistemas homem-máquina.Trabalho em turnos.Engenharia de Fatores Humanos: Programa PTD e EMERST.
Introdução ao processo de gerenciamento de riscos no contexto da Higiene Ocupacional.Conceitos e definições atreladas ao gerenciamento de riscos.Erro humano e Engenharia de fatores humanos (Partes 1 e 2).Ferramentas de análise e valoração de riscos ocupacionais (Partes 1 e 2).Ferramenta BowTie aplicada à higiene ocupacional.Técnicas de comunicação oral e treinamento.Análise do comportamento e o poder do hábito.Comportamento de grupos.
Aulas práticas de laboratório e campo sobre:Gases e vapores.Iluminação.Ruído.Vibrações.Calor.Conforto térmico.Sistemas de ventilação industrial e laboratorial.RI- Radônio.
Conceituação e importância. Medicina do trabalho: atribuições e relação com a Higiene Ocupacional.Doenças do trabalho: Relação entre agentes ambientais e doenças ocupacionais. Influência das doenças do trabalho na produtividade e bem-estar do trabalhador. Estudo das doenças do trabalho: causas (físicas, químicas, biológicas), doenças na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos.Toxicologia: A exposição a agentes tóxicos. Vias de absorção; toxicocinética; efeitos sinérgicos; fatores de toxicidade. Eliminação de tóxicos orgânicos. Mecanismos de proteção do organismo. Absorção e metabolismo. Formas de desintoxicação. Relações dose - efeito e dose. Resposta. Limites de exposição ocupacional e Limites biológicos de exposição. Monitorização ambiental e toxicológica.
Revisão conceitual. Legislação Brasileira. ACGIH. Tipos de Limites de Tolerância. Princípios de Amostragem.Análise Instrumental. Estatística básica aplicada à Higiene Ocupacional. CV. Manual NIOSH de Estratégia de Amostragem. Abordagem da AIHA. Aplicação geral aos agentes químicos.Grupos Homogêneos de Exposição. Exposto de Maior Risco.Variabilidade ambiental, instrumental e analítica. Distribuição normal e lognormal. Estudos de Casos. Exemplos e Exercícios. Cálculos, ábacos NIOSH e uso de papéis probabilísticos.Aplicação ao ruído. Revisão conceitual. Dose e dosimetria de ruído. CV para dosímetros.Exposição do MRE. Exposição diária. Exposição média típica de um grupo. Exposição média de longo prazo. Validação de um grupo homogêneo.Aplicações informáticas.
Revisão conceitual. Medidas genéricas de controle de agentes ambientais.Ventilação aplicada à Higiene Ocupacional.Conceitos e definições. Tipos de ventilação. Ventilação geral diluidora: Requisitos para conforto térmico, gases e poeiras. Ventiladores: tipos, características. Ventilação natural.Ventilação local exaustor: Localização e características. Sistema de ventilação e dutos. Controle de contaminantes.Exemplos e trabalhos práticos de ventilação.Avaliação de sistemas de ventilação.Instrumentação básica: pressão estática, velocidade de fluxo.
Higiene Ocupacional e a Indústria da Construção Civil Elétrica.Higiene Ocupacional e a Indústria Química Vidros.Higiene Ocupacional e a Indústria Siderúrgica Mineração.Higiene Ocupacional e a Indústria da Mineração Farmacêuticas.Higiene Ocupacional e a Indústria Mecânica.Nanotecnologia.Higiene Ocupacional e a Indústria Vidreira.Higiene Ocupacional e a Indústria Farmacêutica.Higiene Ocupacional e a Indústria do Petróleo.Higiene Ocupacional e a Indústria de Eletricidade.
Radiações ionizantes: definição, ocorrência, classificação. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle.Radiações não ionizantes: definição e classificações (espectro não ionizante). Critérios de avaliação, medidas de controle. radiação infravermelha: definições, ocorrência, técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. Radiação ultravioleta: conceitos, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle.Laser e maser: definições, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. Calor.Conceitos gerais. Limites de tolerância. Avaliação geral. IBUTG. Tópicos especiais. Procedimentos para ciclos especiais (qualquer natureza). Procedimentos para não aclimatados. Outros parâmetros indicadores de sobrecarga térmica. ACGIH - sobrecarga orgânica por calor. TLVs. Metodologia para controle. Frio. Ocorrência. Limites de tolerância (ACGIH). Elementos de controle. A ferramenta eSocial. O eSocial para a Engenharia de Segurança do Trabalho.Conceitos em agentes biológicos. Instrumentação na avaliação da exposição ocupacional aos agentes biológicos.
Introdução. Contextualização da discussão de programas e sistemas de gestão na área da SST.Histórico. Apresentação da evolução das discussões de gerenciamento de riscos por programas mostrando como o modo de pensar a gestão da produção influencia a gestão da saúde e segurança no trabalho.Conceitos importantes utilizados na avaliação e gerenciamento de riscos nos locais de trabalho. Risco, Perigo, processos de avaliação e gerenciamento de riscos. O ciclo PDCA.A transição entre o Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA) da NR 9 e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da NR 1.NR-9. Apresentação de termos, definições e conceitos utilizados em higiene Ocupacional; histórico da NR 9; apresentação e discussões sobre requisitos para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos; limites de exposição ocupacional; nível de ação; considerações sobre identificação de agentes ambientais; integração com outras Nr; e, discussões sobre processos de avaliação e gerenciamento de riscos.Campo de aplicação, abrangência, elaboração, desenvolvimento - elaboração do documento de avaliação de riscos: análise de riscos, obtenção de informações básicas, identificação dos fatores e/ou situações de risco, estimativa qualitativa do risco, estimativa quantitativa do risco, orientação metodológica, bibliográfica e organizacional para a implementação; Estruturação das etapas a serem desenvolvidas, com modelos de reconhecimento de riscos e determinação de prioridades (APR-HO(R)); Casos Práticos (Estudos dirigidos), análise das opções de controle e monitorização e avaliação).Importância da preservação do meio ambiente.Conceitos e definições. Programas de conservação do meio ambiente. Estudos de proteção do meio ambiente. Sistemática a ser seguida.Aspectos legais. Órgãos institucionais, regimentadores e fiscalizadores. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes.Qualidade do ar. Técnicas de controle.Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação. Qualidade do solo. Preservação do solo. Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências. Resíduos industriais: tipos, disposição, controles. Integração e interação entre a higiene ocupacional e a proteção ambiental, especialmente quanto a sistemas de ventilação industrial e resíduos.

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

Especialização Inteligência Artificial do PECE Poli/USP - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close