

Apesar de as leis garantirem prioridade ao pedestre, a realidade nas ruas brasileiras é alarmante. O tempo de travessia, as sinalizações inadequadas e as práticas de mobilidade urbana estão longe de serem justas e seguras. Neste artigo exclusivo, apresentamos um estudo profundo que revela as falhas e propõe soluções urgentes para tornar nossas cidades mais seguras para todos.
Esta pesquisa foi conduzida por especialistas em mobilidade e segurança urbana:
Jonie Doberstein - PVT Group | Luisa de Moura Chaves - Escola Politécnica – USP | Marcio de Moraes - Instituto Corrida Amiga | Maria Ermelina Brosch Malatesta - Pé de Igualdade Consultoria e Cursos em Mobilidade Ativa | Renata Maré - Escola Politécnica – USP | Silvia Stuchi Cruz - Instituto Corrida Amiga
Este artigo aborda as graves falhas na infraestrutura urbana das cidades brasileiras que comprometem a segurança dos pedestres, revelando como as resoluções recentes de trânsito, especialmente relacionadas ao tempo de travessia e sinalização semafórica, têm tornado as ruas mais perigosas. Através de estudos de caso e análises detalhadas, o texto expõe a desconexão entre a teoria legal e a prática cotidiana, destacando a urgência de revisões nas normas e a implementação de soluções que garantam um espaço urbano mais justo, seguro e acessível para todos.
OBS: artigo publicado originalmente em Revista dos Transportes Públicos - ANTP | Ano 46 - 2024 - 2º quadrimestre
Desenvolvido com Carinho por Animale Marketing Digital © All Rights Reserved.