Automação Industrial

A necessidade de atualização profissional e formação contínua nunca foi tão constante como nos últimos tempos, onde vivemos a era da velocidade na troca de informações.O conhecimento e o domínio das tecnologias têm sido pré-requisitos para o desenvolvimento profissional em qualquer área de atuação, principalmente na área de processos industriais. Também o entendimento do aspecto econômico e da gestão do processo para a solução técnica torna-se necessário nos dias atuais, em que se busca a qualidade total na maioria das soluções.A automação na indústria moderna decorre de necessidades tais como: maiores níveis de qualidade e flexibilidade, menores custos de operação, menores perdas materiais e custos de capital envolvendo o controle e a qualidade das informações, relativas ao processo e o melhor planejamento da produção, do nível de chão de fábrica ao nível corporativo.

Compreendendo as necessidades dos profissionais atuantes na área, o curso de especialização em Automação Industrial, abrange desde questões de modelagem e análise de conflitos de sistemas automatizados, questões técnicas como a implantação de soluções envolvendo controladores lógico programáveis, sistemas supervisórios e redes de automação até questões econômicas sobre recursos tecnológicos e gestão de projetos, com o intuito de preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial.

Objetivo

Preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial.

Informações Gerais

Público-Alvo:
Profissionais de nível superior com interesse voltado às áreas técnicas, cientificas e administrativo-financeiras de automação industrial. É necessário o conhecimento da leitura na língua inglesa, uma vez que a maioria dos livros utilizados é nesse idioma.

Local & Horário: No PECE, as disciplinas serão realizadas às sextas-feiras (das 19 às 23h) e sábados (das 8 às 12h).

Datas da 2ª fase:

Inscrições: até 26/01/2020.
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: até 06/02/2020
Início das Aulas: 28/02/2020.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;

b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.


A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.


Corpo Docente

Coordenador / Responsável Institucional:

  • Prof. Dr. Cícero Couto de Moraes, MSc / PhD - Professor EPUSP - Coordenador Acadêmico.

Professores:

  • Prof. Carlos Eduardo Sanchez
    Prof. Cláudio Fernando das Neves - Supervisão de Soluções de Engenharia - Metso Corporation
    Prof. Daniel Carrasqueira de Moraes - Gerente Administrativo - LAVIL - Consultor de Empresas - IBMEC - Prof. FIA
    Prof. Dr. Bruno Augusto Angelico, MSc / PhD - Professor EPUSP.
    Prof. Dr. Carlos Frederido Meschini Almeida, MSc / PhD - Professor EPUSP.
    Prof. Dr. Claudio Garcia, MSc / PhD - Professor EPUSP.
    Prof. Dr. Eduardo Issa, MSc/PhD - Prof. FIA
    Prof. Dr. Fernando Josepetti Fonseca, MSc / PhD - Professor EPUSP.
    Prof. Eng. Ricardo Kulessa Galvão
    Prof. Luiz Verardo, Supervisão de Soluções de Engenharia Rockwell Automation
    Prof. MSc. Marcos Yukio Yamaguchi, GAESI/EPUSP - Siderurgia - Automação Industrial
    Prof. Osmar Simon
    Prof. Weltron de Oliveira, Engenheiro de Aplicações - Rockwell Automation
    Profa. Rina Xavier Pereira

Conteúdo

Estrutura Curricular

O curso está dividido em 12 módulos com cerca de 32 horas/aula, em duas fases:
  • Básico: abrangendo os módulos I a VI, objetivando o conhecimento em tópicos específicos e necessários ao entendimento pleno da Automação em ambientes industriais.
  • Especializado: abrangendo os módulos VII a XII, que permite formar o profissional nas questões de análise de processos de controle e automação digitais, tecnologias de sistemas de manufatura, gestão administrativa e econômica para a implantação das plantas industriais.
O Curso tem uma duração de 24 meses, com carga horária aproximada de 384 horas, incluindo a realização das disciplinas e a elaboração de monografia.

Disciplinas

Código Disciplina/Ciclo
Módulo I - Sistemas de Automação e Processos de Controle
Módulo II - Instrumentação, Interpretação de Plantas e de Diagramas de Processos Industriais
Módulo III - Controladores Programáveis
Módulo IV - Sistemas Supervisórios
Módulo V - Redes de Automação Industrial
Módulo VI - Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Módulo VII - Entendendo e Ajustando Malhas de Controle
Módulo VIII - Tecnologias de Sistemas de Execução da Manufatura
Módulo IX - Gestão de Projetos de Automação
Módulo X - Administração de Marketing Industrial
Módulo XI - Engenharia Financeira na Automação Industria
Módulo XII - Gestão e Planto Diretor da Automação Industrial
 

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária. A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

A monografia a ser apresentada deve estar concluída até o final do segundo ano do curso, envolvendo, por exemplo: estudo sobre um tema técnico; análise de um projeto; descrição de inovação tecnológica ou gerencial em uma empresa; apresentação de estudos de caso. A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Critério Geral de Aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Automação Industrial - MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) - Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido pelo professor responsável.
B) - Ter freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 85%.
C) - Ter se inscrito nas atividades Monografia e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a quatro horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e Realização

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados. Eventualmente, existe a possibilidade de realizar uma disciplina para um número menor de interessados, a combinar junto à Coordenação do PECE.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do Curso

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.


Certificado

A obtenção do certificado do curso de Automação Industrial - MBA-USP, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 85% e a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.


Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 21h.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br.

Depoimentos
Inscrições

Processo Seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a ficha de inscrição;

b) Efetuar um depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatida na 2ª parcela do Curso.

O interessado não participará do Processo de Seleção sem a devida comprovação do pagamento da Taxa de Inscrição.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição". Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.



Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 08h30 às 20h30.
©Copyright 2018 PECE - Todos direitos reservados.