Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoATI-023
DisciplinaMódulo IX - Gestão de Projetos de Automação
ObjetivoEstudo de Gerenciamento de Projetos: Cronograma, Recursos Humanos e Financeiros, Monitoramento e Controle das Atividades. Intercorrencias no andamento do projeto.
Público_AlvoO candidato deve possuir curso superior completo e interesse voltado para as áreas técnica, científica e administrativo-financeira de Automação de Processos Industriais. Através do MBA de Automação o aluno entra em contato com a tecnologia atual dos Sistemas de Controle, Supervisão e Redes de Automação, tanto a nível de projeto como implementação em campo. Além disso, também recebe conhecimento na parte de Gestão de Projetos, Mercados de Automação, Engenharia Financeira e finalmente no tocante ao Plano Diretor de Automação Industrial - PDAI.
Ementa1 O QUE É UM PROJETO? 1.1 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS? 2 CICLO DE VIDA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO 2.1 O CICLO DE VIDA DO PROJETO 2.2 PARTES INTERESSADAS NO PROJETO (STAKEHOLDERS) 2.3 PROPOSTA EXECUTIVA 2.4 PLANO DE GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA 2.5 ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA 3 GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3.1 DESENVOLVER O TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 3.2 DESENVOLVER A DECLARAÇÃO DO ESCOPO PRELIMINAR DO PROJETO 3.3 DESENVOLVER O PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO 3.4 ORIENTAR E GERENCIAR A EXECUÇÃO DO PROJETO 3.5 MONITORAR E CONTROLAR O TRABALHO DO PROJETO 3.6 CONTROLE INTEGRADO DE MUDANÇAS 3.7 ENCERRAR O PROJETO 4 GERENCIAMENTO DE TEMPO DO PROJETO 4.1 DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE 4.2 SEQÜENCIAMENTO DE ATIVIDADES 5. GERENCIAMENTO DE CUSTOS NO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (SAI) 5.1 ASPECTOS GERAIS DO GERENCIAMENTO DE CUSTOS 5.2 PLANO DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS 5.3 . CLASSIFICAÇÃO DAS ESTIMATIVAS DE CUSTOS 6. GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E RECURSOS HUMANOS 6.1 PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE 6.2 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL (TQM) 6.3 MELHORIA CONTÍNUA (OU KAIZEN) 6.4 ANÁLISE DE CONFORMIDADE E NÃO- CONFORMIDADE 6.5 CONCEITOS PRINCIPAIS EM RH 6.6 ATRIBUIÇÃO DE PAPÉIS E RESPONSABILIDADE 7. TEORIA DA MOTIVAÇÃO 7.1 TEORIA DE MASLOW - HIERARQUIA DE NECESSIDADES (PIRÂMIDE DE MASLOW) 7.2 TEORIA DE HERZBERG 8. GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO 8.1 MODELO DE COMUNICAÇÃO 8.2 BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO 8.3 TIPOS DE COMUNICAÇÃO
BibliografiaMORAES, Cícero e CASTRUCCI, Plínio. - Engenharia de Automação Industrial . Rio de Janeiro: Editora LTC - 2007 NORTON, David P. & RUSSELL, Randall H. Melhores Práticas no Gerenciamento da Execução da Estratégia. São Paulo, Balanced Scorecard Report. volume 6, no. 4 , julho-agosto 2004. PMBOK - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE- PMI®. A Guide to The Project Management Body of Knowledge - PMBOK® - 2000 edition - Newton Square, Pennsylvania, USA: Automated Graphic Systems, 2001.
Duração (h)32
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo