Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoEPO-005
DisciplinaEngenharia Estrutural Aplicada à Sistemas Offshore
Objetivo

O objetivo da especialização em Engenharia de Petróleo Offshore está voltado para a formação de recursos humanos para a atuação na indústria petrolífera. A abrangência de assuntos da especialização qualifica os especialistas para atuar em diversos seguimentos da área de exploração e produção de petróleo offshore, seja em empresas de exploração e produção ou nas empresas de engenharia que trabalham com a indústria de petróleo. O curso apresenta o diferencial de englobar conhecimentos abordados na área de petróleo em conjunto com disciplinas práticas que foram elaboradas por profissionais que trabalham em unidades operacionais da Petrobras. Dessa forma, o curso agrega conhecimentos para a condução de projetos e, principalmente para a condução da engenharia de produção, fornecendo uma ampla visão das atividades e das ferramentas utilizadas em projetos de sistemas petrolíferos offshore, englobando desde métodos simplificados utilizados em análises de baixo custo até métodos sofisticados que utilizam meios computacionais de alta tecnologia. Espera-se estimular a atuação crítica e criativa dos profissionais formados, para a identificação de problemas considerando aspectos técnicos, teóricos e práticos oriundos da grande experiência do corpo docente formado por conceituados professores da USP e por engenheiros/professores que trabalham na Petrobras.

Público_Alvo

Esse Curso destina-se profissionais de engenharia, oficiais de náutica/máquinas, graduação superior tecnológica em petróleo e graduação superior em áreas afins (geologia, oceonografia, ciências da natureza, economia, administração e etc).

Ementa

1. Mecanismos de deterioração estrutural. 
2. Materiais e características mecânicas. 
3. Acidentes com estruturas Offshore. 
4. Projeto estrutural baseado em estados limite. 
5. Influência dos fatores de fabricação na resistência última. 
6. Instabilidade de painéis enrijecidos. 
7. Utilização de métodos numéricos na obtenção de cargas de colapso. 
8. Introdução ao método dos elementos finitos. 
9. Elaboração de modelos de elementos finitos com aplicações a estruturas offshore. 
10. Colisões de embarcações em plataformas de exploração e produção. 

Bibliografia

1. Notas de aula. 
2. Paik, J. K. e Thayamballi A. K., (2003). Ulimate limit state design of steel-plated structures. John Wiley & Sons, LTD, Copyright. 
3. Amante, D. A. M. and Estefen, S. F., (2010). "Strength loss of SS platform column due to ship collision", 29th International Conference on Offshore Mechanics and Arctic Engineering (OMAE2010), Shanghai, China. 
4. Amante, D. A. M., Estefen, S. F. and Rossetto, R. (2011) "Buckling strength of damaged stiffened panels", 30th International Conference on Offshore Mechanics and Arctic Engineering (OMAE2011), Rotterdam, Netherland. 
5. Paik, J. K. and Thayamballi, A. K. (2007) - Shaped Offshore Installations: Design, Building and Operation, Cambridge University Press. 
6. Apostila: SAFETY OF OFFSHORE STRUCTURES do Professor TORGEIR MOAN, Norwegian University of Science and Technology

Duração (h)32
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo