Ementa | Cenários e aplicações da IoT agregando valor a produtos e serviços; Evolução dos métodos de captura de dados - do registro em livros à internet das coisas; Tecnologia da informação e IoT integradas ao mundo corporativo; Arquitetura de soluções em IoT; Ferramentas de gestão de processos de negócios; Ferramentas de gestão da informação e do conhecimento; Definição de estratégias para a implementação de soluções em IoT; Gestão de projetos em IoT; Administração de grandes volumes de dados - data mining e big data; Questões de governança, ética, privacidade e segurança em IoT. |
Bibliografia | BUGHIN,
J.; CHUI, M.; MANYIKA, J. An executive's guide to the Internet of Things (2015)
disponível em:
http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/an-executives-guide-to-the-internet-of-things,
acessado em: 07/2017. CHUI,
M.; LÖFFLER, M.; ROBERTS, R. The Internet of Things (2010) disponível em:
http://www.mckinsey.com/insights/high_tech_telecoms_internet/the_internet_of_things,
acessado em: 07/2017. IANSITI, M.; LAKHANI, K. R. Digital Ubiquity:
How Connections, Sensors, and Data Are Revolutionizing Business, HBR, Novembro,
2014.
LEE, K. The Internet of Things (IoT):
Applications, investments, and challenges for enterprises, Business Horizons,
Vol. 58, N. 4, julho-agosto 2015, Pgs 431-440.
PORTER, M. E.; HEPPELMANN, J. How Smart,
Connected Products Are Transforming Competition, HBR, Novembro, 2014.
PORTER, M. E.; HEPPELMANN, J. How Smart,
Connected Products Are Transforming Companies, HBR, Outubro, 2015.
|