Código | GRS-011 |
Disciplina | Comunicação e Marketing para a Sustentabilidade |
Objetivo | 1. Compreender os conceitos do marketing verde
2. Compreender os conceitos do Composto mercadológico (4Ps) à luz dos conceitos de Sustentabilidade
3. Compreender os conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade em diversas mídias
4. habilitar o aluno para criar estratégias de marketing e comunicação tanto para público interno e externo
5. habilitar o aluno a elaborar planos de comunicação e engajamento para diferentes níveis hierárquicos da organização. |
Público_Alvo | Gestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). |
Ementa | 1. Conceitos Básicos do Marketing Verde: estratégias e práticas
2. Fundamentos do composto mercadológico: aderência e contradições aos princípios da Sustentabilidade
3.Conceitos básicos de comunicação para sustentabilidade (coerência, greenwashing)
4. Desenvolver senso crítico para análise de peças de comunicação equilibrando objetivos da empresa em coerência com o tema sustentabilidade
5. Desenvolver sensibilidade para criar e adaptar dinamicamente estratégias de educação e engajamento
6. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação aplicados à gestão de resíduos
7. Conceitos relacionados ao tema: stakeholders, engajamento de stakeholders, gestão de risco, relatórios de Sustentabilidade e a transparência na comunicação |
Bibliografia | ABA. Guia de recomendações para Comunicação Sustentável. São Paulo: Comitê de melhor Prática de Sustentabilidade., 2012. Disponível em: http://www.aba.com.br/guiasdemelhorespraticas/pdf/GuiaSustentabilidadeABA_Agosto2012.pdf
CEBDS. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Guia de Comunicação e Sustentabilidade, São Paulo: CEBDS, 2010. Disponível em: http://www.cebds.org.br/cebds/MANUAL_DE_SUSTENTABILIDADE.pdf. Acesso em 12.03.2013.
CSR Europe. Guide to Sustainable Marketing: '4Ps for 3Ps' Guide and Toolkit. Portugal, 2008. Disponivel em: http://www.csreurope.org/pages/en/sustainablemarketing_guide.html. Acesso em 15.03.2013.
Conar - CÓDIGO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Anexo U -
ELKINGTON, J. Towards the sustainable corporation: win-win-win business strategies for sustainable
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ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron, 2001
Darcy E. Hitchcock, Marsha L Willard and Alan AtKisson - The Step-by-Step Guide to Sustainability Planning: How to Create and Implement Sustainability Plans in Any Business or Organization. Earthscan, USA, 2008.
GUIMARÃES, Antonio Fernando. Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. (Tese doutorado em Administração) São Paulo: FEA/USP, 2006.
KAZAZIAN, T. (org.). Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
LEONARD, A. The story of stuff. Tides Foundation & Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption, 2005. Disponível em
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Duração (h) | 18 |