Logo PECE. Pular para página inicial
 

Ementa da Disciplina

CódigoIRW-008
DisciplinaCidades Inteligentes e Redes com Cobertura Metropolitana
Objetivo

As redes sem fio com cobertura metropolitana possuem um grande impacto na infraestrutura urbana e possibilitam a implementação de um grande conjunto de novos serviços, coletivamente conhecidos como "smart cities". Controle de trânsito, incidentes urbanos, segurança física das instalações, iluminação pública, monitoração do transporte urbano são apenas alguns exemplos de áreas que podem se beneficiar de uma rede com cobertura metropolitana.

A característica básica deste tipo de rede é ter células com grandes áreas de cobertura e um número muito grande de usuários com tráfego pequeno em cada um. Dependendo dos objetivos da aplicação, pode ser incorporada a transmissão de imagens ou mesmo de vídeo, e nestas situações uma banda maior é desejável. Neste caso, costuma ser usada a rede de telefonia celular que oferece uma capacidade média de taxa de bits.

Outra opção na mesma categoria seria o uso das redes WiMax, porém existem poucas implementações deste tipo de rede pois elas concorrem diretamente com as operadoras de telefonia celular.

No entanto, para menores taxas de transmissão e com tráfego quase que exclusivamente de dados, redes multiponto na faixa de VHF podem ser usadas com menores custos que as redes celulares.

Outro ponto a ser abordado é a mobilidade para o protocolo IPv6, de modo a permitir que um usuário mude de sub-rede sem perder a conexão e conservando seu IP original, que deve ser acessível através de um host intermediário.

Este curso discute as opções para este segundo tipo de rede, os padrões em uso, as características de transporte de cada rede e como desenvolver aplicações que usam este tipo de tecnologia.

Público_Alvo

Este curso destina-se à profissionais com formação em nível superior que tenham interesse nas áreas de inovação tecnológica e telecomunicações.

Ementa

Tecnologias para construção de cidades inteligentes utilizando comunicação sem fio e mobilidade.

Mobilidade IP.

Características, padrões e opções para redes de área metropolitana.

Redes de área metropolitana de baixa potência: LPWAN.

O padrão WiMax: frequências de uso, tamanho de células e capacidade de transmissão.

Redes LoRa: padronização e características.

Redes SigFox.

IoT de banda estreita e sua padronização pelo 3GPP.

Exemplos de aplicação.

Como desenvolver uma aplicação para uma LPWAN.

VANET e MANETs.

Tecnologia RFID e suas aplicações.

Bibliografia

1.       IEEE Computer Society. IEEE Standard for Air Interface for Broadband Wireless Access Systems. IEEE Press, 2012.

2.       Marco Conti, Enrico Gregori, Luciano Lenzini. Metropolitan Area Networks. Springer, 1997.

Dmitry Bankov, Evgeny M. Khorov, Andrey Lyakhov. On the limits of LoRaWAN Channel Access. 2016 International Conference on Engineering and Telecommunications, 2016.

Duração (h)30
Título Escolha
Imagem do selo de Garantia de Qualidade POLI
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
Logo da USP - link externo ©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados. Logo da Escola Politécnica - link externo