Código | NTI-001 |
Disciplina | Novas tecnologias |
Objetivo | |
Público_Alvo | Dirigido a técnicos, engenheiros e outro profissionais que atuam ou
desejam atuar na área de inovação desenvolvendo novos negócios, novos
produtos e novos equipamentos que incorporam novas tecnologias. É também
dirigido aos profissionais que desejam incorporar e implantar novas
tecnologias em suas empresas de forma a melhorar e aperfeiçoar o seu
desempenho.
|
Ementa | Nessa disciplina são apresentadas diversas tecnologias que tem capacidade de revolucionar o mundo em que vivemos. Essas tecnologias são apresentadas abordando os seus potenciais, dificuldades de implementação e limitações. Entre as tecnologias apresentadas tem-se:
- Visão computacional;
- Prototipagem rápida (impressão 3D);
- Internet das coisas;
- Dispositivos móveis;
- Interfaces homem-máquina avançadas;
- Realidade aumentada e virtual;
- Robôs e veículos autônomos;
- Big-data;
- Inteligência artificial e deep-learning;
- Dispositivos vestíveis. |
Bibliografia | 1. MACHINE LEARNING: MICHAEL COLLINS,Amazon,USA ,2017
2. MACHINE LEARNING ALGORITHMS - VALERIO PELLICIARI,Amazon, USA, 2017
3. NEURAL NETWORKS- MICHAEL TAYLOR,Blue Windmill Media,2017,Canada
4. MANUFATURA AVANÇADA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: DALVIO FERRARI TURBINO Atlas , Brasil ,2015
5. MANUFATURA ADITIVA: TECNOLOGIAS E APLICAÇÕES DE IMPRESSÃO 3D- NERI VOLPATOEditora Blucher,brasil , 2017
6. J. D. Funge, Artificial Intelligence for Computer Games: an Introduction, Peters, Corp, 2004.
2. D. M. Bourg and G. Seemann, AI for Game Developers, o'Reilly, 2004.
7. ADOLPHS, P.; et al... Reference Architecture Model Industrie 4.0 (RAMI 4.0)VDI/VDE and ZVEI, 2015.
ANSI/ISA-95.00.01-2010. Enterprise-Control System Integration − Part 1 : Models and Terminology, 2010.
8. Artificial inteligence: Kevin Warwick, Werset Ltd, England, 2011 |
Duração (h) | 30 |