Engenharia de Petróleo Offshore

Tendo em vista as diversas descobertas de campos de exploração de petróleo e gás na costa do Brasil, e a sinalização de diversas empresas nacionais e estrangeiras de investir na prospecção e exploração de petróleo, observa-se que existe uma tendência ao crescimento da demanda por profissionais qualificados para trabalhar na área de engenharia de petróleo offshore. Acredita-se que o setor deverá abrir mais de 100 mil vagas até o fim de 2019. O crescimento da unidade operacional da Petrobras na Bacia de Santos e escassez de cursos nessa área no estado de São Paulo corroboram para a justificativa de oferta do curso.

Objetivo
O objetivo da especialização em Engenharia de Petróleo Offshore está voltado para a formação de recursos humanos para a atuação na indústria petrolífera. A abrangência de assuntos da especialização qualifica os especialistas para atuar em diversos segmentos da área de exploração e produção de petróleo offshore, seja em empresas de exploração e produção ou nas empresas de engenharia que trabalham com a indústria de petróleo. O curso apresenta o diferencial de englobar conhecimentos abordados na área de petróleo em conjunto com disciplinas práticas que foram elaboradas por profissionais que trabalham em unidades operacionais da Petrobras. Dessa forma, o curso agrega conhecimentos para a condução de projetos e, principalmente para a condução da engenharia de produção, fornecendo uma ampla visão das atividades e das ferramentas utilizadas em projetos de sistemas petrolíferos offshore, englobando desde métodos simplificados utilizados em análises de baixo custo até métodos sofisticados que utilizam meios computacionais de alta tecnologia. Espera-se estimular a atuação crítica e criativa dos profissionais formados, para a identificação de problemas considerando aspectos técnicos, teóricos e práticos oriundos da grande experiência do corpo docente formado por conceituados professores da USP e por engenheiros/professores que trabalham na Petrobras.

Informações Gerais

Público-Alvo:
Esse Curso destina-se profissionais de engenharia, oficiais de náutica/máquinas, graduação superior tecnológica em petróleo e graduação superior em áreas afins (geologia, oceanografia, ciências da natureza, economia, administração e etc).

Local & Horário:
O curso será ministrado nas dependências, do PECE, em São Paulo, aos sábados das 8h00 às 17h00.
Datas:

Inscrições: 09/05 a 19/09/2019
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: de 16 a 20/09/2019
Início das Aulas: a partir de 05/10/2019.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar o termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.



Corpo Docente

A Coordenação do curso está a cargo de Prof. Dr. Giorgio Francesco Cesare de Tomi, professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP.

Corpo docente altamente qualificado constituído de mestres e doutores com experiência prática, conhecimento acadêmico e reconhecidos pelo mercado em suas áreas de atuação.

Conteúdo

O participante deverá cumprir uma carga horária mínima de 376 horas-aula, correspondentes a 13 (treze) disciplinas.

O participante deverá, ainda, elaborar uma monografia que será avaliada por uma banca de professores.

Disciplinas obrigatórias

A grade é composta pelas disciplinas que devem ser necessariamente cursadas para completar o Curso, a saber:


CódigoDisciplina
Engenharia de Elevação e Escoamento
Engenharia de Inspeção em Plataformas Offshore
Engenharia de Poços de Petróleo
Engenharia de Reservatórios
Engenharia Estrutural Aplicada à Sistemas Offshore
Engenharia Naval Aplicada à Engenharia de Petróleo Offshore
Engenharia Submarina
Indústria do Petróleo no Brasil e Seus Principais Desafios
Orgãos de Regulamentação (ANP, MARINHA, CLASSE...)
Orientação e Seminário de Projetos Finais
Plataformas e Embarcações na Engenharia de Petróleo Offshore
Processamento de Petróleo em Plataformas Offshore
Segurança de Processo na Indústria de Óleo e Gás

Ingresso

O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise de currículo, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.

A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato à "Engenharia de Petróleo Offshore" que será avaliada por uma banca de professores.

A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Engenharia de Petróleo Offshore, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.

B) Ter frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina e frequência global no programa de Especialização igual ou superior a 75%.

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

Desligamento do curso

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

O aluno estará automaticamente desligado do programa se não obtiver créditos (aprovação em pelo menos uma disciplina) em dois ciclos consecutivos.


Certificado

A obtenção do certificado do Curso de Especialização Engenharia de Petróleo Offshore, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, está condicionada à aprovação do aluno em todas as disciplinas do curso, com presença acima ou igual a 75% e à aprovação da sua monografia pela banca examinadora.


Investimento

Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o nosso Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 9h00 às 20h30. 
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Depoimentos
Inscrições

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 08h30 às 20h30.
©Copyright 2018 PECE - Todos direitos reservados.