Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços
As empresas instaladas no Brasil, com seus produtos e serviços associados, têm que competir em preço e qualidade com similares estrangeiros tanto no mercado nacional quanto no exterior. Isto força as mesmas a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias, produtos e serviços, visando redução de custos e busca de novos mercados tanto interna quanto externamente ao pais. A automação, como forma de substituição do esforço humano e como potencializadora de volumes de produção nas dimensões que as novas demandas requerem, surgiu há algumas décadas, com os primeiros computadores e "pequenos robôs", e evoluiu rapidamente até estar presente em quase todos os momentos da vida humana: do celular ao automóvel, do forno inteligente ao controle do uso da água, das máquinas industriais aos sistemas logísticos e em todas as dimensões onde se procure. Isoladamente, a automação trouxe comodidades, agregou valores, melhorou a qualidade da produção e reduziu custos drasticamente. Entretanto, a revolução que se vê agora, traz uma agregação de potencial muito maior: a automação e os sistemas integrados com imensas quantidades de dados (com algoritmos para analisá-los e utilizá-los novamente), interativamente, gerando conhecimento e criando inteligência artificial. A IoT (Internet of Things) requer que o desenvolvedor de soluções, produtos e serviços adote novos modelos organizacionais e de projeto, com a inclusão de áreas não tão frequentemente presentes no PDP, como a de tecnologia da informação (TI), que traz em seu bojo não só o conhecimento de sistemas, o tratamento dos dados e as definições de infraestrutura, mas a cultura de desenvolvimento rápido de novos produtos Áreas de gestão do conhecimento e de inteligência do negócio também são novas participantes ativas, pois contribuem com toda a análise e utilização dos grandes volumes de dados gerados (os big data). Surgem e expandem-se novos conceitos de negócio, como o modelo de negócio de produto como serviço, que desvincula a ideia de posse do produto, ou seja, paga-se pelo que é utilizado; o foco no sucesso do usuário, em contraste com apenas a necessidade do usuário e a análise dos dados gerados como vantagem competitiva, além da visão do produto como parte integrada em um amplo sistema, gerando novas oportunidades de oferta de valores. Além disso, as preocupações com aspectos de segurança, privacidade, desempenho, custos, etc., são ainda maiores dos que as presentes nos produtos convencionais (não IoT).
Objetivo
O objetivo do Programa de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - MBA-USP do PECE é preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com a administração de projetos e desenvolvimento de produtos/serviços neste novo contexto da globalização e digitalização.
O conjunto de disciplinas procura abordar temas gerenciais, humanos e tecnológicos de forma balanceada. Com isto pretende-se através do curso possibilitar, ou facilitar, que profissionais interessados adquiram estas competências e com isto aumentar a capacidade competitiva do setor produtivo brasileiro. Assista aos vídeos e apresentações de algumas das disciplinas:
"A Vantagem Competitiva pelo Design" ( vídeo); "Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos " ( vídeo);
"Criação de Programas de Inovação: Open Innovation" (vídeo) Veja também: apresentação;"TRIZ - Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos" (vídeo);
"Gerenciamento Ágil de Projetos - aplicação em produtos inovadores" ( vídeo) Veja também: apresentação.
"Liderança, Poder e Negociação " (vídeo1) (vídeo2) (vídeo3); "O papel de marketing no lançamento e gerenciamento de novos produtos e serviços" (apresentação).
Este curso MBA leva em consideração também, que no mercado globalizado é necessário antever as necessidades do consumidor: características técnicas, qualidade e custo, antes da concorrência; tudo isso é necessário para que o produto final chegue ao mercado com larga vantagem competitiva.
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