TENHO INTERESSE - Especialização
Engenharia da Mobilidade – EAD – Síncrono

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Especialização

Engenharia da Mobilidade – EAD – Síncrono

O mercado exige profissionais e líderes cada vez mais capacitados em gestão de projetos da mobilidade e no conhecimento das novas tecnologias que envolvam o desenvolvimento de novos produtos e serviços com uso de ferramentas da qualidade. Essas tecnologias, atuando de forma integrada, oferecem aos usuários uma mobilidade mais conectada e segura, com custos e qualidade otimizados.

• Carga Horária
432h
• Duração
30 meses
• 3ª e 5ª feiras
19h00 - 22h0
• Sábados
08h00 - 13h00

Conteúdo

O curso é de 432 horas-aulas. Sendo 372 horas-aulas em disciplinas sobre Engenharia da Mobilidade e as demais 60 horas-aulas para a monografia.
  • Há 02 (duas) disciplinas obrigatórias que deverão ser necessariamente cursada para completar o programa de Especialização em Engenharia da Mobilidade.
  • Outras 12 (doze) disciplinas são ofertadas como optativas e podem  ser  indicadas  pelo  participante  para  estruturar  o  curso. Ao total, devem  ser escolhidas  09  das  12  disciplinas optativas.

Confira todas as disciplinas (obrigatória e optativas):

Disciplinas Obrigatórias

CEA-001 Tendências Técnicas e Sociais do Futuro da Engenharia da Mobilidade – 12 horas
CEA-002 Tendências e Tecnologias para Veículos Automotores – 36 horas

 

 

Ementas das Disciplinas

1. Novas tecnologias e tendências nos produtos - veículos e seus sistemas;


2. Novas tecnologias e tendências nos sistemas e processos de manufaturas;


3. Novas tecnologias e tendências em gestão organizacional no setor automotivo;


4. Novas tecnologias e tendências sociais da Engenharia da Mobilidade.

1. Produtos e a sociedade: ciclo de produção e consumo; espiral de projetos;


2. Atualidade e futuro dos veículos automotores;


3. Desenvolvimento global de produtos e produtos globais;


4. Propulsão: combustão, hibridização, eletrificação e hidrogênio;


5. Tecnologias de automação: urbana e rural, transporte individual, coletivo e industrial;


6. Modelos de negócio: compartilhamento; propriedade e serviços de mobilidade;


7. Tendências na manufatura veicular - manufatura 4.0;


8. Perspectivas na manutenção e reciclagem de veículos;


9. Recalls e suas consequências para o setor e a sociedade.

1. Elementos essenciais do processo de comunicação;


2. Ferramentas para dirimir ruídos de comunicação;


3. Janela Johari e conhecimento do eu oculto;


4. Feedbacks eficazes: estrutura S.A.R.A.;


5. Inteligência emocional na relação interpessoal;


6. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos;


7. Princípios de Negociação de Harvard;


8. Técnica de convencimento e técnicas de persuasão;


9. Outras "ferramentas": rapport, paráfrase, ponte dourada, movimento dos olhos;


10. Liderança e gerenciamento: diferenças e importância;


11. Funções gerenciais: avaliação de desempenho e o modelo C.H.A.;


12. A prática da motivação e sua importância no desempenho de uma equipe.

1. Principais aspectos da 4ª revolução industrial associadas às tecnologias 4.0;


2. A abrangência do conceito de Indústria 4.0;


3. Sistema ciber físico, Cyber Physical System (CPS);


4. Réplica digital, Digital Twin;


5. Internet das Coisas (IoT - Internet of Things);


6. Arquitetura orientada a serviços (SOA - Service-Oriented Architecture);


7. Big Data & Analytics;


8. Cloud computing;


9. Competências que o ser humano deve desenvolver para interagir com este novo cenário envolvendo técnicas, tecnologias e ciência;


10. Características de produtos e serviços 4.0;


11. Discutir diferentes arranjos baseados nessas tecnologias 4.0 que podem ser aplicados para gerar valor no contexto da mobilidade veicular incluindo o contexto de serviços 4.0.


1. A engenharia do valor. Princípios básicos e evolução histórica. Exemplos de aplicação;


2. Abordagem funcional da engenharia do valor. Estabelecimento de funções;


3. Classificação das funções;


4. Definição de valor. Atribuição de valores às funções;


5. Diagrama FAST;


6. Avaliação funcional. Identificação de recursos economizáveis;


7. Aceleradores de resultados;


8. Estudo de casos;

9. Generalização da engenharia do valor para aplicação em serviços.em serviços

1. Introdução ao desenvolvimento de produto;


2. Introdução à dinâmica veicular;


3. Dinâmica longitudinal, vertical e lateral - Desempenho, estabilidade e conforto;


4. Sistemas de assistência ao condutor e segurança ativa;


5. Estudos de casos reais de aplicação da dinâmica de veículos automotores.


1. Produto inteligente;


2. Projeto da manufatura;


3. Arquiteturas para manufatura;


4. Sistemas ciberfísicos;


5. Automação da manufatura;


6. Inteligência artificial;


7. Tecnologias de fabricação;


8. Robótica colaborativa;


9. Virtualização da manufatura;


10. Manufatura sustentável.


1. Princípios fundamentais de infotainment;


2. Princípios fundamentais de telemática;


3. Princípios fundamentais de conectividade automotiva;


4. Tecnologia Bluetooth®;


5. Phone projection: Apple Carplay®, Android Auto®, mirror link;


6. Aplicativos embarcados;


7. Aplicativos de celulares;


8. Integração com outros sistemas de conectividade e serviços;


9. Principais aspectos da segurança cibernética em sistema de infotainment e telemática;


10. Desafios para a atualização de software de veículos já vendidos;


11. O papel da conectividade nos novos modais de transporte;


12. Metodologias de engenharia de produtos.


1. Introdução: processo de decisão econômico e financeiro de investimentos/projetos das empresas;


2. Sistemas de custeio;


3. Análise de custos como apoio ao processo de decisão;


4. Margem de contribuição;


5. Integração dos conceitos contábeis aos financeiros;


6. Administração do capital de giro;


7. Administração do capital fixo e a geração de valor através do E.V.A. (Economic Value Added).

1. Conceitos básicos de gestão de projetos;

- projeto, processos da gestão. áreas do conhecimento.

- métodos e referências para a gestão de projetos.


2. Fundamentos da gestão enxuta; organização enxuta;


3. Indicadores da organização ágil;


4. Gerenciamento ágil de projetos:

- processo de gestão do projeto ágil, do business case à entrega do produto;

- Conceitos e ferramentas: Lean Inception, Design Thinking, Backlog, Scrum, Sprint e Burndown; Kanban;


5. Comparação e combinação dos métodos:

- tipos de projetos.

- adequação dos métodos aos projetos;


6. Gestão estratégica de projetos:

- gestão de portfólios.

- project management office.

1. Introdução: conceitos da qualidade;


2. Ferramentas da qualidade;


3. A Qualidade Total e a estratégia nas corporações (TQM);


4. Métodos e gestão para melhoria da qualidade;


5. Requisitos da qualidade automotiva;


6. Qualidade percebida pelo cliente; marca, voz do cliente;


7. Qualidade em projetos, APQP, PQM;


8. Planejamento e controle da qualidade;


9. Gerenciamento e controle de processos;


10. Gestão da qualidade e a integração de produtos e serviços;


11. Melhoria continuada da qualidade dos processos automotivos;


12. Qualidade em garantia de produtos, testes e validações;


13. Qualidade em serviços no novo contexto econômico.

1. Fundamentos dos motores de combustão interna, combustíveis, emissões, novas tecnologias, downsizing e tendências para o futuro;


2. Fundamentos dos sensores e atuadores automotivos;


3. Sistemas de armazenamento de energia e motores elétricos;


4. Componentes dos veículos híbridos e elétricos e sistemas "mild hybrid";


5. Arquiteturas dos veículos com propulsão elétrica;


6. Soluções de propulsão para levíssimos, leves e pesados;


7. Novas tecnologias de baterias e células de hidrogênio;


8. Sistemas e padrões de carregamento para veículos elétricos;


9. Infraestrutura de abastecimento para veículos elétricos e "FuelCell";


10. Novas soluções de propulsão e futuro da mobilidade.

1. Conceitos de eletricidade e de eletrônica;


2. Sistemas de carga;


3. Sensores e atuadores;


4. Circuitos integrados de interface automotivos;


5. Gerenciamento eletrônico do motor;


6. Redes de comunicação (Controller Area Network, CAN);


7. Sistemas avançados de assistência ao motorista;


8. Veículos autônomos;


9. Fundamentos de veículos híbridos e elétricos;


10. Baterias, geradores, motores e conversores eletrônicos de acionamento;


11. Arquiteturas híbridas em série, paralelo, série-paralelo e puramente elétrico;


12. Sistemas de gerenciamento, proteção e questões de testes de interferência eletromagnética e de compatibilidade eletromagnética (Electromagnetic Interference, EMI; Electromagnetic Compatibility EMC) de veículos elétricos e híbridos. Interference, EMI; Electromagnetic Compatibility EMC) de veículos elétricos e híbridos.


1. Mobilidade urbana: modos de transporte;


2. Mobilidade e acessibilidade;


3. Mobilidade não motorizada;


4. Mobilidade individual x coletiva;


5. Mobilidade integrada ao planejamento urbano;


6. Mobilidade no contexto de uma sociedade global e digital;


7. Educação para a mobilidade sustentável.


Avaliações

As  avaliações  finais  das disciplinas,  bem  como  a  apresentação  da  monografia  serão  presenciais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A monografia, desenvolvida de forma individual, será avaliada por uma banca de professores. E o tema deverá ser pertinente à Engenharia da Mobilidade, procurando focar na  solução de um problema real da empresa.

Para ser considerado aprovado, e ter direito ao respectivo Certificado de Especialista, o participante deverá completar o correspondente a 432 horas aula, satisfazendo os seguintes requisitos:
  • ter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades;
  • obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.;
  • ter se inscrito e realizado na atividade Monografia devendo obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete), em avaliação realizada por banca examinadora.

O aluno que concluir o curso receberá um Certificado de Especialista em Engenharia da  Mobilidade, emitido pela Universidade de São Paulo, reconhecida internacionalmente como a  melhor Universidade de Ensino e Pesquisa do Brasil.

Por trata-se de um curso de especialização formal, da Universidade de São Paulo, o aluno que for aprovado receberá um certificado igual aos cursos presenciais.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Uma nova realidade formou-se no segmento da mobilidade no Brasil. As novas tecnologias  no  transporte  (individual,  coletivo  e  industrial),  a  evolução  da mobilidade autônoma, os impactos da transformação digital e a conectividade nos veículos urbanos e rurais, requerem a criação de novas abordagens para mobilidade e logística que sejam sustentáveis, escaláveis e fáceis de usar para os clientes em potencial.
O mercado exige profissionais e líderes cada  vez  mais  capacitados  em  gestão  de  projetos  da  mobilidade  e  no conhecimento das novas tecnologias que envolvam o desenvolvimento de novos produtos e serviços com uso de ferramentas da qualidade. Essas tecnologias, atuando  de  forma  integrada,  oferecem  aos  usuários  uma  mobilidade  mais conectada e segura, com custos e qualidade otimizados.
Neste contexto, a  Especialização em Engenharia da Mobilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo ajuda os profissionais a crescerem em suas carreiras. O curso, com conteúdo diferenciado é ministrado de forma inovadora, realizado na modalidade de ensino à distância  (EAD):  não  presencial,  mas  síncrono. Ou seja, as aulas são ministradas ao vivo,  contando, sempre que necessário, com o auxílio de um tutor.
Os alunos têm todas as dúvidas sanadas durante as aulas e a oportunidade de interagir com outros profissionais para a troca de experiência e informações.
 
Objetivo
O objetivo do Curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade é preparar, atualizar e qualificar profissionais de nível superior através de uma abordagem multidisciplinar  dos  sistemas  de  mobilidade,  fornecendo  uma  visão  e competência abrangentes para abordar os diferentes problemas técnicos e de gestão,  característicos  do  setor  com  atuação em empresas das seguintes áreas:
transporte público
compartilhamento  de  mobilidade
indústria  de  veículos automotores (veículos de passageiros, rodoviários e agrícolas)
serviços e logística
gestão e controle da mobilidade
segurança dos transportes.
Público-Alvo
O curso foi desenvolvido para gestores, líderes, engenheiros e outros profissionais graduados que atuam na indústria e serviços da mobilidade, tais como máquinas agrícolas, veículos e equipamentos  rodoviários,  automóveis  e  motocicletas,  interessados  em tecnologia, conectividade e gestão, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação.


Dias e horários das aulas
As aulas são ministradas três vezes por semana e os horários variam de acordo com o dia:

Terça-feira das 19h às 22h
Quinta-Feira das 19h às 22h
Sábado das 8h às 13h

Onde as aulas são ministradas?
Através  de um  processo  de  aprendizagem  avançado,  completo,  dinâmico  e eficiente, as aulas síncronas online são ministradas por meio de plataformas digitais (Google Meeting e e-Disciplinas/USP).

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

A coordenação do curso está a cargo dos Professores Paulo Carlos Kaminski  e Marcelo Massarani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

O corpo docente, em sua maioria Doutores em Engenharia, é um grupo seleto e único, formado por professores da Universidade de São Paulo e especialistas convidados.  Todos  com  grande  experiência  profissional  (nacional  e internacional) na área da mobilidade e em sistemas de ensino/aprendizagem.
■ Coordenador do Curso: Paulo Carlos Kaminski
Engenheiro Naval (USP/1986), Administrador de empresas (USP/1990) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1992). Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2009 a 2014 foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA); coordenador do curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec (Canadá) e membro do Conselho Gestor do programa ROTA-2030 -Brasilia-DF. (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)

■ Vice-Coordenador do Curso:  Marcelo Massarani
Engenheiro Mecânico (USP/1987) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1998). Professor da Escola Politécnica da USP onde ministra cursos de graduação, pós-graduação e atualização desde 1988, nas áreas de metodologia do projeto, engenharia e análise do valor, cálculo estrutural e dinâmica veicular. Consultor de empresas para a concepção e desenvolvimento de produtos. Pesquisa e desenvolve técnicas para o uso da criatividade, inovação, métodos de comunicação precisa em ambiente empresarial e aplicações da análise e engenharia do valor. Diretor Acadêmico da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Conselheiro do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

■ André de Arruda Falcão Maranhão
Engenheiro Mecânico (UPE/2006) e Especialista em Engenharia Automotiva (USP/2012). Gerente de Gestão dos Projetos de Treinamento para a Rede de Concessionários da Audi do Brasil com 14 anos de experiência em montadoras automotivas, responsável pelo curso de Veículos Híbridos e Elétricos da Associação de Engenheiros Automotivos (AEA) e membro do Comitê de Mecatrônica da Deutsche-Brasilianische Industrie- und Handelkammer – AHK. Foi professor universitário na Faculdade SENAI-SP e como profissional da área automotiva, atuou em todas as etapas do processo, desde o planejamento e até o lançamento do primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série a circular no Brasil. Membro do Grupo de Trabalho da Eletromobilidade e Tecnologia de Powertrain & Eletrificação na AEA.

■ Antonio Cesar Amaru Maximiano
Administrador de Empresas (USP/1974), Mestre em Administração (USP/1977), Doutor em Administração (USP/1984) e Livre-Docente (USP/1989). Até 2017, foi Professor de Administração na Faculdade de Economia e Administração da USP. Em 1985, fez parte do grupo que instituiu a FIA – Fundação Instituto de Administração, onde trabalhou como Coordenador de Projetos até 2020. Em 1986, participou do grupo que fundou o Capítulo Brasil do Project Management Institute, posteriormente PMI São Paulo Chapter. Em 1991, foi consultor da International Tropical Timber Organization, em Yokohama, para a criação de um modelo de gestão de projetos de financiamento. Em 2009, foi Professor convidado da Université François Rabelais (Tours, France, 2009). Atualmente, é Coordenador Acadêmico no PECEGE, em Piracicaba. É professor de Gerenciamento de Projetos no PECE. Autor de diversos livros didáticos sobre administração.

■ Dalício Guiguer Filho
Diretor Geral de Planejamento e Programas de Produto e membro do Comitê Executivo da General Motors América do Sul. Formado em Engenharia Elétrica (FEI/1995), pós-graduado em Administração (USP/1999) e Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2005), atua desde 1998 na General Motors, onde desenvolveu sua carreira em áreas relacionadas ao Desenvolvimento do Produto, exercendo diversas funções técnicas e de liderança. Expatriado para a GM Europa (2004-2007) e GM Japão (2015-2016) atuou no planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos globais, liderando equipes multiculturais e multifuncionais. Em paralelo às atividades na indústria, é colaborador e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. LinkedIn:https://br.linkedin.com/in/dalicio

■ Diolino José dos Santos Filho
Engenheiro Eletricista com ênfase em Micro-Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1988) , Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da USP (1993), Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da USP (1998) e Livre-Docente pela Escola Politécnica da USP (2000) na área de Automação da Manufatura e Robótica. Desde 2000 é Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Desde 1999 é membro do Laboratório de Sistemas e Automação da EPUSP. Atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET – Automação e Sistemas desde 2009. É Vice Presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial da USP (CLAA PET-USP) desde 2016. É Vice Interlocutor do Programa de Educação Tutorial da USP junto à SESu/MEC desde 2016. Desde 1989 atua na área de Engenharia Mecatrônica, com foco em Automação de Sistemas com experiência em modelagem, análise e controle de sistemas produtivos, robôs colaborativos e robôs móveis (VATs). Nesta área desenvolve pesquisa para validação e verificação de arquiteturas lógica e física de controladores programáveis; projeto de sistemas de controle de tarefas de Veículos Autônomos de Transporte e Transportadores Inteligentes; projeto de Sistemas Instrumentados de Segurança – SIS para sistemas críticos e; projetos de Comissionamento Virtual. Neste contexto a pesquisa está focadas em técnicas que contemplam sistemas Ciber Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Gêmeos Digitais baseados no conceito de Indústria 4.0 e a arquitetura RAMI 4.0. Atua também em bioengenharia na área de desenvolvimento de sistemas de controle de Dispositivos de Assistência Ventricular aplicando o conceito de Saúde 4.0 e Segurança Inerente para o projeto destes sistemas segundo uma abordagem mecatrônica.

■ Emilio Carlos Baraldi
Engenheiro Mecânico (UMC/1989), Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2006), MBA (FIA/2009), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2017). Atualmente é Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo no CEA e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria na área de fabricação, onde seu foco principal é implementação e desenvolvimento de processos de fabricação e solução de problemas na indústria automotiva. Seus temas de interesse são: processo de desenvolvimento do produto, desenvolvimento do processo produtivo, lean manufacturing, recall e qualidade.

■ Fabio Hildebrand Russo
Engenheiro Mecânico (UNICAMP/1996) e Mestre em Engenharia Mecânica (UNICAMP/1999). Atualmente é supervisor do grupo de Cálculos Veiculares na Volkswagen do Brasil – Matriz. Tem experiência na área automotiva, com amplo conhecimento na área de simulações, tendo atuado em projetos de suspensões de veículos de passeio e comerciais, assim como no desenvolvimento estrutural de carrocerias de veículos monobloco para atender aos requisitos de crash da Latin NCAP.

■ Fabrício Junqueira
Engenheiro Mecânico (USP/1998), Administrador (USP/2002), Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2001) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2006). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de petri, simulação a eventos discretos, indústria 4.0. Atuou como analista de sistemas (desenvolvimento) no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de 2005 a 2008. Desde 2006 é membro do laboratório de sistemas de automação da EPUSP e a partir de 2009 é docente em regime de dedicação integral. Desde o mestrado atua no desenvolvimento de técnicas para a modelagem, simulação e controle de sistemas a eventos discretos utilizando ferramentas como Rede de Petri. Atualmente tem interesse no estudo e desenvolvimento de técnicas para modelagem, análise e controle de sistemas baseados nos conceitos de indústria 4.0, considerando-se o RAMI 4.0, e as tecnologias que dão suporte à indústria 4.0, como por exemplo, sistemas cíber físicos (CPS), internet das coisas (IoT), orientação à serviços (SOA), machine-to-machine (M2M), gêmeo digital, realidade virtual, etc.

■ Guido Muzio
Engenheiro Mecânico (Eng. Mauá/1997), Pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (FEI/1998), Mestre Profissional em Engenharia Mecânica Automotiva (Poli-USP/2005), Doutorando em Engenharia Mecânica (Poli-USP). Possui experiência profissional desde 1997 em indústrias automotivas (BMW, Ford, GM e PSA) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Atuou como gerente técnico em projeto, processo, qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. Trabalhou como engenheiro de testes e homologação de veículo elétrico. É perito judicial no TJSP. Atua desde 2016 como professor orientador de monografia no curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e blindagem veicular. Linkedin: linkedin.com/in/guidomuzio.

■ Guilherme Canuto da Silva
Engenheiro Mecânico (UNISANTA/2003), Mestre em Engenharia Mecânica Automotiva (USP/2008), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2013) e Pós-Doutor (USP/2018). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Como engenheiro, Guilherme tem 10 anos de experiência em projeto de sistemas de manufatura automotiva (1999-2009). Toda sua experiência foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil (VWB). De 2009 a 2010 exerceu ainda o cargo de Gestor de Unidade no departamento de Armação de Carrocerias, sendo um dos responsáveis pela manufatura dos principais modelos produzidos pela Volkswagen no Brasil. Desde 2013 é colaborador do Centro de Engenharia Automotiva da EPUSP e em 2015 passou a integrar o quadro de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC). É professor dos cursos de Engenharia de Gestão e de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. É editor-chefe do periódico científico Journal of Production and Automation (JPAUT). Suas pesquisas se concentram nos seguintes temas: modelagem de sistemas a eventos discretos, tecnologias de fabricação, inteligência artificial, Indústria 4.0, energias renováveis e prototipagem.

■ Hugo Paulo Ehrentreich
Economista (PUC/1974), Pós Graduado em Administração Contábil e Financeira (FGV/1984) e Mestre em Ciências Contábeis (FECAP/2009). Sócio da HPE Learning Treinamento e Gestão Empresarial Ltda e foi docente na Trevisan Escola de Negócios, nas Disciplinas Governança Corporativa e Sustentabilidade, também lecionou na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação ESAMC, foi Diretor de Finanças (CFO) na Schaeffler do Brasil, entre outros..

■ Iliada Silva Alves de Castro
Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente dos cursos de pós-graduação, especialização e MBAs da Fundação Vanzolini -USP, PECE-USP e FIA e Idea9. Pesquisa os temas: Comunicação Oral e Escrita, Equipes de Alto Desempenho, Administração de Conflitos e Soft Skills. Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial – INDEPE, ministra cursos in company. Criadora, juntamente com Ricardo Buonanni, do workshop Transformando Sonhos em Realidade, com mais de 50 edições. Desde 2016 mantém o canal no Youtube: Ilíada de Castro.Ganhou 2 vezes Prêmio de Melhor Professor no Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Vanzolini e foi avaliada como Professora Nota 10 no CCAN da Vanzolini e na Pós de Sustentabilidade da FIA. Premiada com Certificado de Excelência Didática no Programa de Gestão de Projetos da FIA.

■ João Francisco Justo Filho
Bacharel em Física (USP/1988), Mestre em Física (USP/1991), Ph. D. em Nuclear Engineering (MIT/1997) e Livre-Docente em Nanodispositivos e Nanotecnologia (USP/2007). Docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2001, ocupando os cargos de Professor Doutor (de 2001 a 2006), Professor Associado (de 2007 a 2017) e Professor Titular (desde 2017). Foi Associate Researcher no Massachusetts Institute of Technology (de 1997 a 1998) e Visiting Professor na University of Minnesota (de 2007 a 2008). É vice-diretor do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (CHC-USP) (desde 2016) e vice-coordenador de grupo de pesquisa Khronos junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). É representante da área de Ciência Exatas na Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da Universidade de São Paulo (eleito para mandato de 2018 a 2021). Foi eleito em 1996 como membro titular da sociedade honorífica Alpha Nu Sigma da American Nuclear Society e em 1998 como membro titular da sociedade honorífica Sigma Xi – The Scientific Research Society. Atualmente, é editor associado da revista científica Polytechnica (Springer International). Tem experiência na área de ciências dos materiais, com foco na modelagem computacional de materiais nanoestruturados a partir de simulações atomísticas, usando métodos clássicos e quânticos. Atua ainda na área de sistemas eletrônicos embarcados, nanodispositivos e nanosensores.

■ Leandro Vieira da Silva Macedo
Engenheiro Mecânico (FURG/1985) e Mestre em Engenharia Mecânica (USP/1991). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia automotiva, desenvolvimento de veículos por simulações virtuais – CAE, cálculo estrutural, desenvolvimento de carroceria e chassi de veículos de passeio, método dos elementos finitos, dinâmica veicular, plasticidade e segurança veicular. Atualmente, é supervisor na Volkswagen do Brasil e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.

■ Marcelo Colpas da Silva
Engenheiro Mecânico (USP/1995) e Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2007). Tem vinte e cinco anos de experiência profissional, tendo atuado como engenheiro em diferentes departamentos da Volkswagen do Brasil, como engenharia industrial, engenharia de manufatura, qualidade e logística central. Coordenou várias atividades de planejamento e implementação de equipamentos para a operação da logística interna de fábrica envolvendo a integração das áreas de recebimento de materiais, de depósito e de supermercados logísticos com as linhas de produção das plantas da Volkswagen no Brasil. Docente do centro de especialização automotiva da Escola Politécnica (CEA) USP e do programa de educação continuada da Escola Politécnica (PECE) USP.

■ Ricardo Rodrigues Buonanni
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (USP/1979) e em Administração (Mackenzie /1990). É Practitioner e Master Pratitioner em PNL; Coordenador em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Com uma carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Diretor de Recursos Humanos da CMTC no período de 1989 a 1992. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do governo federal do Brasil em 1993. Atua desde 1994 como consultor e professor em treinamento e desenvolvimento. Atualmente é gestor do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial INDEPE SS. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração. Atua como professor convidado em diversas Instituições de Ensino como: Programa de educação continuada da Escola Politécnica da USP; Especialização em engenharia automotiva da USP; SAE-Brasil; Fundação Vanzolini, FIA entre outras. Prêmio de Excelência Didática em Educação Executiva pela FIA em 2018 e 2019. Produz e apresenta um canal educacional no YOUTUBE com 240 vídeos no ar.

■ Ronaldo de Breyne Salvagni
O professor Ronaldo Salvagni fundou, em 2003, o Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP e foi seu coordenador de 2003 a 2016 – sendo atualmente conselheiro do CEA. Engenheiro Naval (USP/1975) e Doutor em Engenharia Naval (USP/1981). Com experiência nas áreas de engenharia mecânica e naval, com ênfase em projeto integrado, análise estrutural, elementos finitos, reciclagem e dinâmica de veículos. Foi o mentor e coordenador do mestrado profissional em engenharia automotiva da Poli-USP, lançado no ano de 2000 como o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em engenharia automotiva do Brasil. Atualmente, é membro da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e professor titular (sênior) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP.

■ Rosana Herbst de Paula Moraes
Mais de 20 anos de sólida experiência em gestão de negócios, adquirida nas áreas de Finanças, Planejamento, Gerenciamento de Programas, Marketing e Serviços Conectados. Desenvolvimento de novos negócios desde a concepção, desenvolvimento e entrega, construindo times de alta performance e liderando transformações necessárias para o atingimento de resultados. Habilidade em gerenciar projetos de alta complexidade em ambientes regionais e globais. Ampla experiência internacional, incluindo 2 anos de trabalho na Suíça (Zurich) e viagens para as Américas do Norte, Europa, Asia e América do Sul. Especialidades: Experiência do Cliente | Inovação | Gestão de Negócios | Planejamento Estratégico | Gerenciamento de programas | Viabilidade financeira | Liderança de times de alta performance.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Engenharia da Mobilidade – EAD – Síncrono, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas exigidas pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
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Torne-se um líder produtivo no mercado.

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PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

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PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.