Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - MBA POLI USP - Síncrono/ao vivo - pecepoli

PRÉ INSCRIÇÃO - MBA
Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços – MBA POLI USP – Síncrono/ao vivo

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Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços – MBA POLI USP – Síncrono/ao vivo

Preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com a administração de projetos e desenvolvimento de produtos/serviços dentro do novo contexto da globalização e digitalização, em que tudo está se automatizando.

• Carga Horária Total
480h
• Duração
30 meses
• 2ª a 6ª feiras
19h20 - 22h40
• Sábados
08h00 - 13h00
• Turma
2022
• Início das aulas
21/02/2022

Conteúdo

O curso tem uma estrutura aberta, de forma a permitir que o participante possa escolher disciplinas de maior interessem a sua área de atuação profissional.

Carga horária

O aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 480 horas, sendo 420 horas/aula e 60 horas atividade de monografia (trabalho de conclusão de curso).

Duração

O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos e meio (30 meses), sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Disciplina obrigatória

Há apenas uma disciplina obrigatória, que deve ser necessariamente cursada para completar o programa de especialização.

Disciplinas eletivas

Essas disciplinas são optativas e podem ser selecionados pelo participante para estruturar o curso da forma que melhor lhe convier. Devem ser escolhidas 13 disciplinas.

Monografia

O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato a “Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços” que será avaliada por uma banca de professores. A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluído com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Disciplinas

1. Produtos/serviços e a sociedade;

2. Ciclo de produção e consumo e espiral de projetos;

3. Análise da viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal;

4. Processo criativo: métodos intuitivos e sistemáticos de geração de alternativas;

5. Gestão da qualidade e custos no desenvolvimento de produtos/serviços;

6. Desenvolvimento local/global de produtos/serviços para uso local/global;

7. Gestão (ágil) de projetos e gestão da inovação;

8. Desenvolvimento de produtos/serviços no contexto da inteligência artificial;

9. Engenharia e análise do valor, TRIZ e Design Thinking;

10. Estudos de caso dirigidos.


1. O que é qualidade para o cliente: características e parâmetros; facetas; o ponto de vista do cliente;

2. Entrevistas: tipos e técnicas; tipos de perguntas; técnicas de escuta;

3. Pesquisas: planejamento e projeto; questionário; amostragem; coleta, processamento e análise de dados;

4. O processamento de dados não numéricos: diagrama de relações; diagrama de afinidade; diagrama sistemático; diagrama de matriz; análise dos dados da matriz; diagrama do processo de decisão;

5. QFD - Desdobramento da Função Qualidade: objetivos; conceitos básicos; a tradução da voz do cliente; expectativas e necessidades; clientes externos e internos; planejamento do produto; desdobramento do produto; planejamento dos processos; planejamento da obtenção; matrizes de síntese; índices de desempenho;

6. Exemplos e exercícios.

1. Teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner;

2. Inteligência emocional para gerenciamento de projetos;

3. Janela Johari e conhecimento do eu oculto;

4. Feedbacks eficazes: estrutura S.A.R.A.;

5. Rapport e outras ferramentas para um diálogo construtivo;

6. Comunicação passiva, agressiva e assertiva;

7. Características de equipes de alta performance;

8. Cooperação, competição e sinergia em equipe;

9. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos;

10. Gestão de conflitos: evitar, competir, acomodar, entrar em acordo, colaborar;

11. Cultura da paz, diversidade e mediação de conflitos.


1. Natureza da crise atual;

2. Revisão de juros compostos, conceito de flat e float, taxa real de juros, relação entre taxa pré e taxa pós-fixada, série uniforme de pagamentos, planilhas price e sac, taxa nominal e efetiva, taxa interna de retorno;

3. Valuation - análise do risco da atividade empresarial; a contribuição do EVA na avaliação de empresas, cálculo e interpretação do valor de mercado da empresa, Goodwill;

4. Câmbio - taxas ptax, real, e futura, cupom cambial; câmbio spot, operações de carry trade e relação entre as diversas moedas - fórmula de Fisher.

    

1. Teoria geral de inovação;

2. Introdução à inovação aberta;

3. Estratégia e modelos abertos de negócio;

4. Financiamento e fomento à inovação;

5. Gestão da inovação radical;

6. Design Thinking e ação empreendedora;

7. Technology roadmapping.


1. Conscientização da necessidade de elevar continuamente a capacidade criativa por ela estar entre as capacidades sobreviventes mais exigidas dos profissionais de alta performance e para cargos hierárquicos mais altos;

2. Métodos que elevam a quantidade de alternativas disponíveis na solução de problemas. Como libertar-se da caixa, como escapar da limitação de possibilidades que tornam situações insolúveis, eternas;

3. Percepção aplicada na concepção de ideias para inovação pelo foco do usuário. Como identificar porque certos produtos/serviços fazem sucesso e outros são rejeitados, mesmo depois de comprados;

4. Processo criativo integral: desbloqueio, percepção, formatação do problema, geração de ideias, intuição - decisão;

5. Dinâmicas: exercícios individuais e em grupos para fixação do aprendizado.

1. Introdução ao empreendedorismo;

2. Empreendedores: quem são? Como se comportam? Onde se encontram? É possível ser empreendedor dentro de corporações existentes? É possível aprender a ser empreendedor?

3. Análise de oportunidades de negócios inovadores;

4. A concepção de um novo negócio;

5. O modelo de negócio Canvas e o plano de negócios;

6. Onde buscar suporte e investimento para o início de um negócio;

7. Juntando os ingredientes e criando efetivamente um novo negócio;

8. Apresentações dos projetos, planos e modelos de negócios.


1. A engenharia do valor. Princípios básicos e evolução histórica. Exemplos de aplicação;

2. Abordagem funcional da engenharia do valor. Estabelecimento de funções;

3. Classificação das funções;

4. Definição de valor. Atribuição de valores às funções;

5. Diagrama FAST;

6. Avaliação funcional. Identificação de recursos economizáveis;

7. Aceleradores de resultados;

8. Estudo de casos;

9. Generalização da engenharia do valor para aplicação em serviços.


1. Introdução ao empreendedorismo;

2. Empreendedores: quem são? Como se comportam? Onde se encontram? É possível ser empreendedor dentro de corporações existentes? É possível aprender a ser empreendedor?

3. Análise de oportunidades de negócios inovadores;

4. A concepção de um novo negócio;

5. O modelo de negócio Canvas e o plano de negócios;

6. Onde buscar suporte e investimento para o início de um negócio;

7. Juntando os ingredientes e criando efetivamente um novo negócio;

8. Apresentações dos projetos, planos e modelos de negócios.


1. Introdução ao empreendedorismo;

2. Empreendedores: quem são? Como se comportam? Onde se encontram? É possível ser empreendedor dentro de corporações existentes? É possível aprender a ser empreendedor?

3. Análise de oportunidades de negócios inovadores;

4. A concepção de um novo negócio;

5. O modelo de negócio Canvas e o plano de negócios;

6. Onde buscar suporte e investimento para o início de um negócio;

7. Juntando os ingredientes e criando efetivamente um novo negócio;

8. Apresentações dos projetos, planos e modelos de negócios.


AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO DE PROJETOS
Projeto, processos da gestão, áreas do conhecimento.
Critérios para avaliar o sucesso dos projetos
Fatores críticos de sucesso
Métodos e referenciais para a gestão de projetos.
Preparação do Project Charter

AULA 2 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS
Gestão de portfólios
Critérios e métodos de avaliação
Organização do portfólio
Organizando o PMO

AULA 3 - INTRODUÇÃO À GESTÃO PREDITIVA
Gestão do escopo
Aprendendo a organizar a WBS

AULA 4 - TEMPO E CUSTOS
Derivando atividades da WBS
Definição de precedências
Construção do cronograma
Identificação dos recursos

AULA 5 - TEMPO E CUSTOS
Construção do orçamento e da curva S
Controle do projeto por meio da técnica EVM - Earned Value Management
Preparação do plano do projeto

AULA 6 - INTRODUÇÃO À GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS
Origens dos métodos ágeis
Sistema Toyota e gestão lean
Princípios dos métodos ágeis
Scrum - o ágil hegemônico
Procedimentos e ferramentas do Framework Scrum

AULA 7 - GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS
Exercício de gestão de projeto ágil

AULA 8 - PMO ÁGIL - PORTFOLIO ÁGIL Fundamentos da gestão enxuta; organização enxuta;
Características do PMO ágil
Habilitadores da agilidade na gestão de portfolios

AULA 9 - PAINEL E ENCERRAMENTO DO CURSO
Resumo: comparação preditivo vs. Ágil
Usando o ágil com ferramentas do preditivo
Usando o preditivo com ferramentas do ágil

1. Processo de internacionalização, fluxograma conceitual;

2. Formação de equipe e cultura organizacional;

3. Definição do portfólio de produtos;

4. Prospecção de mercados potenciais com uso de portais de informação pública;

5. Definição da arquitetura do negócio;

6. Pesquisa e mapeamento ambiental;

7. A influência da IoT/IoE no desenvolvimento de produtos/serviços e mercados;

8. Adequação de produtos aos mercados exteriores, análise de aceitação, formação de preço;

9. Análise de viabilidade, contratos internacionais, Incoterms;

10. Tópicos de "Logística 4.0" e "Global Supply Chain" para alavancagem da competitividade; alianças estratégicas como fatores críticos de sucesso;

11. Integração de serviços: Servitization, Produtization e Product Service System;

12. Planejamento estratégico e Lean Management; análise de riscos;

13. Implementação do projeto, acompanhamento e controle.



1. Liderança: grid gerencial e liderança situacional;

2. Habilidades gerenciais vs. liderança;

3. Influência e poder: legitimidade e consolidação;

4. Relações humanas;

5. Motivação;

6. Negociação, novo paradigma;

7. Técnicas de convencimento;

8. Técnicas de persuasão.


1. Desafios no lançamento de novos produtos;

2. Compreendendo o mercado: o comportamento, a segmentação e a persona;

3. Mapeamento do processo de compra;

4. Posicionamento, discriminador, reason why;

5. Marketing toolbox: estratégia de produto: curva de adoção, CVP e marca; estratégia de preço; distribuição: seleção e otimização dos canais; comunicação: imprensa, mídias sociais, website, propaganda digital, relações públicas; ponto de venda; propaganda TV e rádio;

6. Avaliação do lançamento.


1. Modelo de comunicação: a percepção da realidade através dos filtros mentais pessoais;

2. Canais representativos principais: visual, auditivo e cinestésico; percepção do canal representativo principal;

3. Indicadores de imprecisão: substantivos e verbos inespecíficos; generalizações e comparações.

4. Metaprogramas: definição de perfil pessoal através de metaprogramas; aplicação dos metaprogramas na comunicação;

5. Definição de objetivos: aplicação do metaobjetivo;

6. Princípios de negociação: acordo condicional;

7. Técnicas de apresentação: controle do medo de falar em público; técnicas jornalísticas.


1. Conceitos de Sistemas Produto-Serviço (PSS - Product Service Systems) e "Servitização";

2. Casos práticos de PSS e Servitização;

3. Relacionamento entre PSS e sustentabilidade & PSS e economia circular;

4. "Produtos inteligentes" - smart products;

5. Tecnologias IoT empregadas em produtos inteligentes;

6. Modelos de negócios de Sistemas Produto-Serviço;

7. Abordagens e métodos de desenvolvimento aplicados em Sistemas Produto-Serviço.


1. Entender os principais aspectos por trás da 4ª revolução industrial associada às tecnologias 4.0 - apesar de ser uma revolução industrial, ela não é apenas tecnológica;

2. A abrangência do conceito de Indústria 4.0;

3. Cyber Physical System (CPS);

4. Digital Twin;

5. Internet das Coisas (IoT);

6. Arquitetura orientada a serviços (SOA);

7. Big data & analytics;

8. Cloud computing;

9. Competências que o ser humano deve desenvolver para interagir com este novo cenário envolvendo técnicas, tecnologias e ciência;

10. Características de Produtos e Serviços 4.0.


1. Impactos na organização ao focar no cliente;

2. A estratégia e os elementos-chave da transformação digital;

3. Transformação digital e serviços centrados no cliente;

4. Design thinking e de serviços;

5. Etapas de um projeto de design de serviços;

6. Inovação e ciclo de vida de produtos e serviços;

7. Insights e futurismo a serviço da estratégia;

8. Casos de uso da metodologia, escaláveis para outras organizações;

9. Construção de protótipos de serviços inovadores.


1. Definição de problemas inventivos;

2. Fundamentos da TRIZ: inércia psicológica, contradições, idealidade, níveis de inventividade;

3. Ferramentas da TRIZ: os 04 princípios inventivos, os 39 parâmetros de engenharia, matriz de contradições, as 76 soluções padrão, ARIZ - algoritmo para a solução de problemas inventivos, análise substância-campo;

4. Aplicações e estudo de caso.


1. Conceitos fundamentais do design;

2. Introdução à história do design: revolução industrial, Bauhaus, era digital;

3. A relação entre os meios de representação e o produto: do sketch ao modelo digital;

4. Design atendendo aos requisitos do usuário, dos funcionais aos emocionais;

5. Definição de requisitos de projeto: engenharia de valor e mapeamento das necessidades;

6. Design thinking e design eco-sustentável - ciclo de vida do produto: da concepção ao consumo/ descarte;

7. Usabilidade, experiência do usuário e design para o futuro;

8. Casos de sucesso em diversos setores industriais.


Critério geral de aprovação

Para ser considerado aprovado no Curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços- MBA-USP, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc..
b) Ter freqüência igual ou superior a 75% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 75%.
c) Ter se inscrito nas atividades Monografia I e Monografia II e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete). As atividades Monografia I e Monografia II (atividades pagas) serão oferecidas duas vezes ao ano. Condição básica para que o aluno possa se inscrever nestas atividades é que ele tenha concluído com êxito um número de disciplinas correspondente ao mínimo de 270 horas aula (75% dos crédito mínimos exigidos).

Dedicação

Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste, e serão realizadas desde que haja um número mínimo, estabelecido pelo PECE, de participantes matriculados.

Grade de disciplinas

A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

As empresas instaladas no Brasil, com seus produtos e serviços associados, têm que competir em preço e qualidade com similares estrangeiros tanto no mercado nacional quanto no exterior. Isto força as mesmas a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias, produtos e serviços, visando redução de custos e busca de novos mercados tanto interna quanto externamente ao pais.
A automação, como forma de substituição do esforço humano e como potencializadora de volumes de produção nas dimensões que as novas demandas requerem, surgiu há algumas décadas, com os primeiros computadores e “pequenos robôs”, e evoluiu rapidamente até estar presente em quase todos os momentos da vida humana: do celular ao automóvel, do forno inteligente ao controle do uso da água, das máquinas industriais aos sistemas logísticos e em todas as dimensões onde se procure. Isoladamente, a automação trouxe comodidades, agregou valores, melhorou a qualidade da produção e reduziu custos drasticamente. Entretanto, a revolução que se vê agora, traz uma agregação de potencial muito maior: a automação e os sistemas integrados com imensas quantidades de dados (com algoritmos para analisá-los e utilizá-los novamente), interativamente, gerando conhecimento e criando inteligência artificial.
A IoT (Internet of Things) requer que o desenvolvedor de soluções, produtos e serviços adote novos modelos organizacionais e de projeto, com a inclusão de áreas não tão frequentemente presentes no PDP, como a de tecnologia da informação (TI), que traz em seu bojo não só o conhecimento de sistemas, o tratamento dos dados e as definições de infraestrutura, mas a cultura de desenvolvimento rápido de novos produtos
Áreas de gestão do conhecimento e de inteligência do negócio também são novas participantes ativas, pois contribuem com toda a análise e utilização dos grandes volumes de dados gerados (os big data). Surgem e expandem-se novos conceitos de negócio, como o modelo de negócio de produto como serviço, que desvincula a ideia de posse do produto, ou seja, paga-se pelo que é utilizado; o foco no sucesso do usuário, em contraste com apenas a necessidade do usuário e a análise dos dados gerados como vantagem competitiva, além da visão do produto como parte integrada em um amplo sistema, gerando novas oportunidades de oferta de valores. Além disso, as preocupações com aspectos de segurança, privacidade, desempenho, custos, etc., são ainda maiores dos que as presentes nos produtos convencionais (não IoT).

Objetivo

O objetivo do Programa de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços – MBA-USP do PECE é preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com a administração de projetos e desenvolvimento de produtos/serviços neste novo contexto da globalização e digitalização.

Público-Alvo

Diretores, gerentes e responsáveis por produtos, projetos e novos negócios, e profissionais das mais diversas formações que atuem no desenvolvimento de novos produtos e negócios.

O conjunto de disciplinas procura abordar temas gerenciais, humanos e tecnológicos de forma balanceada. Com isto pretende-se através do curso possibilitar, ou facilitar, que profissionais interessados adquiram estas competências e com isto aumentar a capacidade competitiva do setor produtivo brasileiro.  Assista aos vídeos e apresentações de algumas das disciplinas:

“A Vantagem Competitiva pelo Design” (vídeo) / e-book;

“Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos ” (vídeo);

“Criação de Programas de Inovação Aberta” (vídeo)  e-book / apresentação;

“TRIZ – Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos” (vídeo);

“Liderança, Poder e Negociação “ (vídeo1)  (vídeo2) (vídeo3);

“Marketing no Lançamento de Novos Produtos e Serviços: do Tradicional ao Digital” apresentação

Este curso MBA leva em consideração também, que no mercado globalizado é necessário antever as necessidades do consumidor: características técnicas, qualidade e custo, antes da concorrência; tudo isso é necessário para que o produto final chegue ao mercado com larga vantagem competitiva.

Local & horário de realização do curso

As aulas serão ministradas no modelo não presencias, mas síncrono (ao vivo), no horário noturno (19:00hs até 22:00hs) nos dias de semana e no sábado pela manhã (08:00hs até 12:00hs), conforme estabelecido na grade das disciplinas oferecidas, ciclo a ciclo, sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

As  avaliações  finais  das disciplinas,  bem  como  a  apresentação  da  monografia  serão  presenciais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A monografia, desenvolvida de forma individual, será avaliada por uma banca de professores. E o tema deverá ser pertinente à Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços, procurando focar na  solução de um problema real da empresa

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

A coordenação do curso está a cargo dos Professores Paulo Carlos Kaminski  e Marcelo Massarani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.
O corpo docente, em sua maioria Doutores em Engenharia, é um grupo seleto e único, formado por professores da Universidade de São Paulo e especialistas convidados.  Todos  com  grande  experiência  profissional  (nacional  e internacional) na área de produtos e serviços e em sistemas de ensino/aprendizagem.

■ Coordenador do Curso: Paulo Carlos Kaminski
Engenheiro Naval (USP/1986), Administrador de empresas (USP/1990) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1992). Tem experiência em pesquisa e ensino na grande área da mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia. De 2009 a 2014 foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisas da Indústria de Autopeças do Japão (Universidade de Waseda). Na Poli-USP, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica; presidente da Comissão de Cultura e Extensão; coordenador acadêmico do Programa de Educação Continuada (PECE); coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA); coordenador do curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade e do curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (MBA/USP). É colaborador internacional do CIRST (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie) de Quebec (Canadá) e membro do Conselho Gestor do programa ROTA-2030 – Brasília-DF. (http://sites.poli.usp.br/p/paulo.kaminski)

■ Vice Coordenador do Curso: Marcelo Massarani
Engenheiro Mecânico (USP/1987), e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/1998). Professor da Escola Politécnica da USP onde ministra cursos de graduação, pós-graduação e atualização desde 1988, nas áreas de metodologia do projeto, engenharia e análise do valor, cálculo estrutural e dinâmica veicular. Consultor de empresas para a concepção e desenvolvimento de produtos. Pesquisa e desenvolve técnicas para o uso da criatividade, inovação, métodos de comunicação precisa em ambiente empresarial e aplicações da análise e engenharia do valor. Diretor Acadêmico da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Conselheiro do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.
LinkedIn: linkedin.com/in/marcelo-massarani-32972515

■ Adherbal Caminada Netto
Engenheiro sênior com experiência internacional. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, é Doutor em Engenharia (2006) pela mesma Escola e possui longa experiência industrial, sendo 2 anos em estaleiro da Marinha Real no Reino Unido. Foi assessor técnico de órgão governamental em Londres, com a finalidade de selecionar e auditar fornecedores. Possui Especialização em Aprimoramento Empresarial (EPUSP/IRS/FIESP) e realizou cursos de extensão superior na Escola de Guerra Naval no Rio de Janeiro. Desde 1983 é professor da USP e do PECE e consultor de empresas.
LinkedIn: linkedin.com/in/adherbal-caminada-netto-574b3670

■ Álvaro Santos Gregório Filho
É consultor de Inovação em Governo, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology. Atuando no setor público desde 1981, criou para o governo de São Paulo o ePoupatempo, o Portal Cidadão SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inova Day, o projeto de Governo como Plataforma e o iGov Lab, Laboratório de Inovação em Governo. Atua como docente no ensino superior desde 1987, em cursos de Gestão e Design nas instituições ESPM e Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente leciona no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, na disciplina de Inovação em Serviços com Design Thinking; como professor convidado no MBA de Excelência Gerencial da FIA/USP e no Mestrado de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas com Design de Serviços Públicos.
LinkedIn: linkedin.com/in/alvaro-gregorio-b333b724

■ Antônio Cesar Amaru Maximiano
Administrador de Empresas (USP/1974), Mestre em Administração (USP/1977), Doutor em Administração (USP/1984) e Livre-Docente (USP/1989). Até 2017, foi Professor de Administração na Faculdade de Economia e Administração da USP. Em 1985, fez parte do grupo que instituiu a FIA – Fundação Instituto de Administração, onde trabalhou como Coordenador de Projetos até 2020. Em 1986, participou do grupo que fundou o Capítulo Brasil do Project Management Institute, posteriormente PMI São Paulo Chapter. Em 1991, foi consultor da International Tropical Timber Organization, em Yokohama, Japão, para a criação de um modelo de gestão de projetos de financiamento. Em 2009, foi Professor convidado da Université François Rabelais (Tours, France, 2009). Atualmente, é Coordenador Acadêmico no PECEGE, em Piracicaba. É professor de Gerenciamento de Projetos no PECE. Autor de diversos livros didáticos sobre administração.
LinkedIn: linkedin.com/in/antonio-cesar-amaru-maximiano

■ Diolino José dos Santos Filho
Engenheiro Eletricista com ênfase em Microeletrônica pela POLI-USP (1988), Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela POLI-USP (1993), Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela POLI-USP (1998) e Livre-Docente pela POLI-USP (2000) na área de Automação da Manufatura e Robótica. Desde 2000 é Professor Associado da POLI-USP. Desde 1999 é membro do Laboratório de Sistemas e Automação da POLI-USP. Atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET – Automação e Sistemas desde 2009. Desde 1989 atua na área de Engenharia Mecatrônica, com foco em Automação de Sistemas com experiência em modelagem, análise e controle de sistemas produtivos, robôs colaborativos e robôs móveis (VATs). Nesta área desenvolve pesquisa para validação e verificação de arquiteturas lógica e física de controladores programáveis; projeto de sistemas de controle de tarefas de Veículos Autônomos de Transporte e Transportadores Inteligentes; projeto de Sistemas Instrumentados de Segurança – SIS para sistemas críticos e; projetos de Comissionamento Virtual. Neste contexto, as pesquisas estão focadas em técnicas que contemplam sistemas Ciber Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Gêmeos Digitais baseados no conceito de Indústria 4.0 e a arquitetura RAMI 4.0. Atua também em bioengenharia na área de desenvolvimento de sistemas de controle de Dispositivos de Assistência Ventricular aplicando o conceito de Saúde 4.0 e Segurança Inerente para o projeto destes sistemas segundo uma abordagem mecatrônica.

■ Eduardo de Senzi Zancul
Professor da POLI-USP, atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Nos últimos anos, tem se dedicado à concepção, implantação e coordenação de quatro laboratórios de inovação, empreendedorismo e manufatura: INOVALAB@POLI, Design Factory São Paulo (em rede internacional com sede na Aalto University da Finlândia), Ocean USP Samsung e Fábrica do Futuro POLI-USP. Possui cinco pedidos de patente depositados, sendo um licenciado. Criou e ministra a disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos. Apoia atividades de empreendedorismo no ambiente universitário. Vice coordenador do curso USP de extensão Incentivo ao Empreendedorismo com o uso de tecnologias digitais móveis, na modalidade difusão grátis para a comunidade, Supervisor da Empresa Júnior dos alunos da Escola Politécnica (POLI Jr). Recebeu em 2019 o Prêmio de Inventor Conde Armando Álvares Penteado, conferido pela Diretoria da POLI-USP. Recebeu em 2014 o Prêmio Santander Universidades / Guia do Estudante na categoria Inovação no Ensino. Foi membro pro bono do Conselho de Cursos de Engenharia do Insper. É fellow da Fundação Lemann. Foi Visiting Professor no Trinity College Dublin em 2016 e Visiting Scholar da Graduate School of Education da Stanford University em 2015. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain & Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, processos de projeto (design), manufatura avançada e ensino de engenharia.
LinkedIn: linkedin.com/in/eduardo-zancul-8a152

■ Emilio Carlos Baraldi
Engenheiro Mecânico (UMC/1989), Mestre em Engenharia Automotiva (USP/2006), MBA (FIA/2009), Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2017). Atualmente é Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo no CEA e professor do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) e do Programa de Educação Continuada (PECE), ambos da Escola Politécnica da USP. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria na área de fabricação, onde seu foco principal é implementação e desenvolvimento de processos de fabricação e solução de problemas na indústria automotiva. Seus temas de interesse são: processo de desenvolvimento do produto, desenvolvimento do processo produtivo, lean manufacturing, recall e qualidade.
LinkedIn: linkedin.com/in/emilio-carlos-baraldi-9646159a

■ Fabiano Armellini
Graduado em Engenharia Mecatrônica (POLI, 2003), mestre (POLI, 2006) e doutor (2013) em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Atualmente é professor associado no Departamento de Matemática e Engenharia Industrial da École Polytechnique de Montréal (Canadá). Possui experiência como empreendedor, consultor e engenheiro de desenvolvimento de produtos nos setores de automação industrial e aeroespacial. Como consultor, já ajudou empresas na organização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, em diversos setores tais como telecomunicações, automação, alimentos, químico, mineração, agrícola e aeroespacial. Sua pesquisa está voltada para a área de gestão da inovação e empreendedorismo tecnológico.
LinkedIn: linkedin.com/in/fabiano-armellini-b528b26

■ Fabrício Junqueira
Engenheiro Mecânico (USP/1998), Administrador (USP/2002), Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2001) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2006). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de petri, simulação a eventos discretos, indústria 4.0. Atuou como analista de sistemas (desenvolvimento) no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) de 2005 a 2008. Desde 2006 é membro do laboratório de sistemas de automação da EPUSP e a partir de 2009 é docente em regime de dedicação integral. Desde o mestrado atua no desenvolvimento de técnicas para a modelagem, simulação e controle de sistemas a eventos discretos utilizando ferramentas como Rede de Petri. Atualmente tem interesse no estudo e desenvolvimento de técnicas para modelagem, análise e controle de sistemas baseados nos conceitos de indústria 4.0, considerando-se o RAMI 4.0, e as tecnologias que dão suporte à indústria 4.0, como por exemplo, sistemas cíber físicos (CPS), Internet das coisas (IoT), orientação à serviços (SOA), machine-to-machine (M2M), gêmeo digital, realidade virtual etc.
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■ Francesco Bordignon
Graduado em Engenharia Química (Università di Bologna, 1987), MBA em Engenharia (Ordine degli Ingegneri di Ferrara, 1992), MBA em Gestão e Engenharia de Produtos (Universidade de São Paulo, 2005), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (Universidade de São Paulo, 2007), doutorado em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo, 2013). É professor titular pleno e Diretor da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professor a contrato da Universidade de São Paulo (PECE) e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Membro do Comitê de Auxílio Técnico (CAT) Mecânica e Transporte do MCTI. Tem experiência de gestão de empresas multinacionais e pesquisa na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência do Projeto e do Produto, atuando principalmente nas áreas de produção de cerâmica, comércio exterior e internacionalização de empresas.

■ Fernando Tobal Berssaneti
Possui graduação em Engenharia de Produção pela POLI-USP, mestrado em Engenharia de Produção pela POLI-USP (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela POLI-USP (2011). É Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP e membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade.
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■ Guido Muzio Candido
Engenheiro Mecânico (Eng. Mauá/1997), Pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (FEI/1998), Mestre Profissional em Engenharia Mecânica Automotiva (Poli-USP/2005), Doutorando em Engenharia Mecânica (Poli-USP). Possui experiência profissional desde 1997 em indústrias automotivas (BMW, Ford, GM e Grupo PSA) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Atuou como gerente técnico em projeto, processo, qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. Trabalhou como engenheiro de testes e homologação de veículo elétrico. É perito judicial no TJSP. Atua desde 2016 como professor orientador de monografia no curso de MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e projeto e validação de blindagem veicular.
LinkedIn: linkedin.com/in/guidomuzio.

■ Hugo Paulo Ehrentreich
Economista (PUC/1974), Pós-Graduado em Administração Contábil e Financeira (FGV/1984) e Mestre em Ciências Contábeis (FECAP/2009). Sócio da HPE Learning Treinamento e Gestão Empresarial Ltda. e foi docente na Trevisan Escola de Negócios, nas Disciplinas Governança Corporativa e Sustentabilidade. Lecionou na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação ESAMC e foi Diretor de Finanças (CFO) na Schaeffler do Brasil, entre outros.
LinkedIn: linkedin.com/in/hugo-ehrentreich-3082512b

■ Ilíada Silva Alves de Castro
Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente dos cursos de pós-graduação, especialização e MBAs da Fundação Vanzolini -USP, PECE-USP e FIA e Idea9. Pesquisa os temas: Comunicação Oral e Escrita, Equipes de Alto Desempenho, Administração de Conflitos e Soft Skills. Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial – INDEPE, ministra cursos in company. Criadora, juntamente com Ricardo Buonanni, do Workshop Transformando Sonhos em Realidade, com mais de 50 edições. Desde 2016 mantém o canal no Youtube: Ilíada de Castro. Ganhou 2 vezes Prêmio de Melhor Professor no Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Vanzolini e foi avaliada como Professora Nota 10 da Vanzolini e na Pós de Sustentabilidade da FIA. Premiada com Certificado de Excelência Didática no Programa de Gestão de Projetos da FIA.

LinkedIn: linkedin.com/in/professorailíadadecastro

■ Rui Santo
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA / USP. Engenheiro sênior internacional residiu em Zürich, Suíça durante 4 anos. Professor de criatividade em vários MBAs (PECE – POLI / USP, FIA / USP, EMI (FGV+FDC), FIPT / IPT). Artista plástico – autor do TELATUS uma nova arquitetura para a arte. Apresentou duas exposições realizadas na USP. Pesquisador, desenvolvedor, consultor e palestrante sobre criatividade e inovação. Autor de várias ferramentas de criatividade, aplicadas à propaganda e marketing, motivação, detecção de tendências e ponto de inflexão nos negócios, liderança, negociação, gestão e desenvolvimento de produtos e serviços. Autor do único curso brasileiro de criatividade para inovação, adquirido por Universidade Corporativa Americana. Autor de várias patentes (20). Escolhido pela Revista ESPM entre os 10 inovadores do Brasil (2006). Autor de formulações matemáticas de inovação que minimizam os riscos financeiros. Autor de método de análise de ideias visto do ponto de vista do usuário/consumidor/cliente, que, “desde sempre”, analisaram produtos e serviços. Baseia-se em conceitos de física, conceitos de economia (Prêmio Nobel de 2002) e conceitos de comportamento humano. Autor de método de análise de inovações das empresas.

■ José Carlos Assis Dornelas
Conferencista, consultor de empresas e professor de empreendedorismo. Leciona em cursos de MBA na FIA – Fundação Instituto de Administração, na USP e é professor convidado no Brasil e exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o primeiro e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College – a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. É engenheiro pela EESC-USP, com mestrado e doutorado pela USP, especialização em marketing pela ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT. É Visiting Scholar na Columbia University em Nova York. É autor e coautor de 17 livros, sendo que o livro “Empreendedorismo Corporativo” foi finalista do Prêmio Jabuti em 2004. Publicou artigos premiados em congressos, seminários e revistas especializadas, nacional e internacionalmente. Tem assessorado empresas nacionais e multinacionais além de incubadoras de empresas e empreendedores com treinamentos, palestras e consultorias em empreendedorismo corporativo e plano de negócios.

■ José Nicolau Pompeo
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia Aplicada à Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1984) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de finanças da POLI-USP-PECE, economista coordenador do Instituto Econômico dos Metalúrgicos de Campinas e Região. É professor convidado da Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Experiência na área de Administração, com ênfase em Matemática Financeira Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, cenários econômicos, cálculo financeiro, economia financeira e finanças pessoais.

LinkedIn: linkedin.com/in/jnpompeo

■ Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes
Professor do curso de administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Doutor em Engenharia de Produção da POLI-USP, com período sanduíche na Universidade de Cambridge. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais com intercâmbio na École Superieure D´Ingenieurs en Eletrotechnique et Eletronique. Atua nas áreas de inovação, empreendedorismo tecnológico acadêmico, planejamento estratégico e tecnológico, Technology Roadmapping, tomada de decisão sob complexidade e incerteza, e formulação de políticas públicas em contextos de crise. É editor do periódico Innovation and Management Review.

■ Licínio Motta Neto
Possui graduação em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, FMU (1976) e mestrado em Administração pela Central Michigan University (1979). Foi coordenador do Núcleo de Marketing e Professor de MBA e Cursos In Company da Fundação Dom Cabral (1999 a 2006). Atuou como Professor convidado de marketing no MBA Gestão Estratégica na Fundação Getúlio Vargas (1999 a 2007). Foi diretor-geral de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) de 2010 a 2016. É gerente/sócio da CLM que atua em atividades de assessoria de negócios com foco em Marketing, Programas de desenvolvimento e Pesquisa de Marketing. Possui experiência nas áreas de Gestão Geral de Negócios, Marketing e Comercial em empresas nacionais e multinacionais. Experiência em processos de turnaround, startup, reestruturações de negócios e mudanças organizacionais.

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■ Marcelo Silva Oliveira
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestre em Compósitos Avançados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). Atualmente é Professor Doutor assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do departamento de projetos da FAU-USP e coordenador da CERC – Coordenadoria de Esportes e Relações Comunitárias da Pró Reitoria de Cultura e Extensão – PREC da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do D+A (Design em Ação) – Grupo de pesquisa em Design da FAU – USP Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Pré-Projeto de Veículos, atuando principalmente no seguinte tema: projeto de Aeronaves Leves e estruturas aeronáuticas e Design Thinking aplicado a problemas amplos (produtos, serviços, ética).

LinkedIn: linkedin.com/in/marcelo-oliveira-1143a051

■ Paulo Augusto Cauchick Miguel
O Engenheiro Paulo Augusto Cauchick Miguel é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), credenciado como professor-orientador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (POLI) e no Mestrado Profissional na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2000. Tem produção científica no país e no exterior, bem como autoria, organização e participação em diversos livros no Brasil. Atua no ensino e pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações desde 1990, com ênfase nas linhas de pesquisa: Gestão de Desenvolvimento de Produto, Gestão e Engenharia da Qualidade, Sistemas Produto-serviço, Educação em Engenharia e Metodologia de Pesquisa em Gestão de Operações.

■ Renato Vizioli
Graduado em Engenharia Química (POLI, 1986) e em Arquitetura (FAU-USP, 1991), especialista em Marketing (CEAG-EAESP), mestre em Engenharia Mecânica (POLI, 2001). Doutor em Ciências-Engenharia Mecânica de Projeto e Fabricação pela (POLI, 2019). É professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor de Arquitetura e Urbanismo na UNICEP. Tem experiência nas áreas de Design, Arquitetura, Engenharia e Sistemas computacionais, tendo colaborado com o Curso de Especialização em Gestão e Engenharia de Produtos desde 2001. Atua profissionalmente prestando serviços de design, engenharia, arquitetura e análise de sistemas, com ênfase em metodologias e processos criativos.

LinkedIn: linkedin.com/in/renatovizioli

■ Ricardo Rodrigues Buonanni
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (USP/1979) e em Administração (Mackenzie /1990). É Practitioner e Master Practitioner em PNL; Coordenador em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Com uma carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Diretor de Recursos Humanos da CMTC no período de 1989 a 1992. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do governo federal do Brasil em 1993. Atua desde 1994 como consultor e professor em treinamento e desenvolvimento. Atualmente é gestor do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial INDEPE SS. Tem experiência na área de administração. Atua como professor convidado em diversas Instituições de Ensino como: Programa de educação continuada da Escola Politécnica da USP; Especialização em engenharia automotiva da USP; SAE-Brasil; Fundação Vanzolini, FIA entre outras. Prêmio de Excelência Didática em Educação Executiva pela FIA em 2018 e 2019. Produz e apresenta um canal educacional no Youtube com 240 vídeos no ar.

LinkedIn: linkedin.com/in/ricardo-buonanni-96bb89bb .

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O investimento deste curso:

Valor total de R$ 30.720,00 ou em 24 parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.280,00.

Pagamento à vista tem 5% de desconto.

Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online:  de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Processo seletivo
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a Ficha de Inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.
2. Seleção:
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”.
Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.
Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Datas de inscrição e matrícula
Inscrições: Até 25/02/2021
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: Até 26/02/2021
Início das Aulas: 01/03/2021.

Matrícula no curso
Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.
O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:
a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.
A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços – MBA POLI USP – Síncrono/ao vivo, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUESITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do curso. Caso o candidato não seja aprovado, esse valor não será devolvido.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
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