MBA Gestão e Engenharia da Qualidade
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1. Fundamentos da Teoria dos Sistemas. 2. Sistemas internacionais de gestão da qualidade. Relação com outros sistemas. 3. As normas da família ABNT NBR ISO-9000. Normas setoriais e Relatórios Técnicos. 4. As normas ABNT NBR ISO 10.000 e 19.011. 5. Certificação de sistemas da qualidade. 6. Análise dos requisitos para sistemas da qualidade. 7. Documentação de sistemas da qualidade: manuais e procedimentos. 8. Planejamento da qualidade. 9. Implantação e manutenção. 10. O modelo ISO e a qualidade total.
1. Análise de dados.2. Probabilidades. 3. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 4. Principais distribuições de probabilidades. 5. Distribuições amostrais. 6. Estimação, intervalos de confiança. 7. Teste de hipóteses.
1 - Abordagem de Processo;1.1 Introdução: processos e a teoria dos sistemas.  1.2 A abordagem de processos nas normas internacionais de gestão.  1.3 A abordagem de processos em outros modelos ocidentais de gestão.  2 - Descrição e desempenho dos Processos.2.1 Conceituação de processo.  2.2 Classificação dos processos.  2.3 Elementos do processo; fronteiras e interfaces; entradas e saídas, clientes e fornecedores.  2.4 Planejamento e mapeamento de processos,  2.5 Planos da qualidade.  2.6 Indicadores para a melhoria continuada.  3 - Abordagem Lean.3.1 Kaizen: os modelos orientais.  3.2 O Sistema Toyota de produção.  3.3 Pensamento, conceitos e ferramentas.  3.4 A vantagem competitiva.  3.5 Serviço Lean.  4 - Redesenho dos Processos. 4.1 Mudança.  4.2 Sistema de Sugestões.  4.3 Atividades em Pequenos Grupos.  4.4 Projetos curtos.  4.5 Projetos longos.  4.6 Redesenho integrado.  5 - Exercícios aplicados.  
1 - Análise dos Processos.1.1 Ideias básicas. 1.2 A causa dos defeitos. 1.3 Variabilidade. 1.4 Diagnóstico de processos. 1.5 Obtenção e tratamento de dados. 1.6 Diagramas de Pareto, de Ishikawa e de dispersão. 1.7 Histogramas. 1.8 Distribuições e parâmetros. 1.9 A distribuição Normal. 1.10 As distribuições Binomial e de Poisson. 2 - Controle dos Processos.  2.1 Gráficos de Shewhart. 2.2 Gráficos de variáveis. 2.3 Estabilidade dos processos. 2.4 Gráficos de atributos. 3 - Capacidade dos Processos.  3.1 Situações de processo. 3.2 Critérios de capacidade. 3.3 Índices de capacidade. 4 - Exercícios aplicados.
1. Estratégia. Histórico. Autores clássicos. Autores modernos. Conceituação.2. Planejamento estratégico. Visão de negócios. Políticas, objetivos e metas. Planejamento e estruturação de negócios. Dimensões estratégicas de negócios. Avaliação comparativa (benchmarking). Fatores de competição: informação, recursos, qualidade e tecnologia. Desenvolvimento da vantagem competitiva: princípios, efeitos políticos, efeitos econômicos e efeitos tecnológicos. Modelos. SWOT.3. Gestão estratégica. Dinâmica da rivalidade empresarial. Dinâmica dos processos estratégicos. O Balanced Scorecard. Desenvolvendo recursos. Gerenciando os atributos dos recursos. A Tomada de Decisão e sua associação com Risco. Estruturação do processo de tomada de decisão.4. Exercícios aplicados.
1. Introdução ao conceito de confiabilidade/definições básicas.2. Revisão de estatística. (conceitos básicos, características das funções densidade de probabilidade, regressão linear).3. Caracterização estatística da confiabilidade. (modelos com taxas de falha constantes e variáveis no tempo).4. Aplicação de métodos gráficos e analíticos para estimação de parâmetros.5. Testes de confiabilidade/estimativas de taxas de falha/ensaios suspensos/ensaios acelerados.6. Confiabilidade de sistemas/sistemas série e paralelo/sistemas redundantes/análise de modos e efeitos de falha ("FMEA")/análise por árvore de falha ("FTA").
1 - Apresentação da norma ISO 9001:2015 Objetivo, campo de aplicação e estudo dos principais termos e definições utilizados.2 - Atividades necessárias para apoiar um sistema de gestão.3 - O papel da liderança.4 - Implantação de Sistemas em organizações.5 - A administração de um Sistema implantado.6 - Técnicas para monitoramento e avaliação do Sistema.7 - Auditorias dos Sistemas de Gestão.
1 - Por que Compliance? Por que agora?2 - A essência do Compliance: "minimizar impactos causados pelo não cumprimento de procedimentos e normas regulatórias".3 - O pilar: Operação, Gestão de riscos e Compliance4 - Atos de Corrupção e contra a Integridade no setor privado.5 - Boas práticas para uma empresa íntegra.6 - Apresentação da norma ISO 19600:2014 - Compliance e da norma ISO 37001:2016 enfatizando: Objetivos, campos de aplicação e estudo dos principais termos e definições utilizadas.7 - As alterações e adequações na estruturação do sistema de gestão da organização para contemplar o tema Compliance nos negócios.
1. As "7 Novas Ferramentas": diagrama de relações; diagrama de afinidade; diagrama sistemático; diagrama de matriz; análise dos dados da matriz; diagrama do processo de decisão, diagrama de setas; exemplos e exercícios. 2. QFD - Desdobramento da Função Qualidade: objetivos; conceitos básicos; a tradução da voz do cliente; expectativas e necessidades; clientes externos e internos; planejamento do produto; desdobramento do produto; planejamento dos processos; planejamento da obtenção do produto; matrizes de síntese; índices de desempenho; exemplos e exercícios. 3. Redes de Processos: aumento da complexidade; ótimo local x resultado global; perdas; aumento da ineficiência, indicadores; ponto de vista do cliente; interação; objetivos em contracorrente; desdobramento dos objetivos globais; exemplos e exercícios. 4. Custos da Qualidade: sistema de medição; identificação dos custos; metodologia PAF (categorias); sistema de custos da qualidade; componentes do sistema; benefícios e implicações estratégicas; exemplos e exercícios. 5. Exemplos e exercícios.
1 - Automotivação e Inteligência Emocional 2 - Motivação e Trabalho: Aspectos históricos da Administração de Empresas: dos primórdios à Qualidade Total 3 - Motivação de pessoas: a riqueza arquetípica e os metamodelos 6 a) Motivando o cliente interno: colaboradores 6 b) Motivando o cliente externo: consumidores 4 - A criação de uma cultura motivacional na empresa 5 - Motivação: novas tendências. Era Industrial x Era Ecológica: visões de Mundo e contrastes 6 - Motivação e lazer: ócio criativo e o princípio do prazer 7 - Linha do Tempo: colocação de objetivos no futuro 8 - Motivação e solidariedade: voluntariado e crescimento pessoal 9 - Modelagem e Excelência
1- Sistemas de Gestão & Método Integrado: análise de cenários, partindo das visões, missões, diretrizes das empresas, passando pelos sistemas de gestão, gerenciamento da rotina e atingindo os resultados esperados2- Visão executiva geral do seis sigma, o que é "seis sigma"; origem; histórico; metodologia, fases do processo; seis sigma como um programa de gerenciamento de operações produtivas3- Preparando e adaptando o seis sigma à sua organização4- Implementando o seis sigma, passo a passo e conhecendo e desenvolvendo ferramentas necessárias5- Integrando conhecimento técnico, ferramentas e método6- Conceito estatístico do seis sigma, pensamento estatístico, ideia de variação; tipos de distribuição, controle estatístico de processos; exercícios práticos;7- Determinação dos níveis de sigma: medidas de centralização, medidas de dispersão, o significado de desvio padrão, curva normal, dpu - defeito por unidade, dpo - defeitos por oportunidade, dpmo - defeitos por milhão de oportunidade, exercícios práticos;8- Evolução para o padrão "seis sigma": descrição da metodologia dmaic (define, measurement, analyse, improve and control - definição, medição, .análise, melhoria e controle);9- Identificação, seleção e planejamento de projetos: estabelecimento de métricas e proposição de resultados; levantamento observacionais (o processo está sob controle? Onde estão as oportunidade de melhoria?); uso de dados históricos; mapeamento de processos, capacidade de processos.10- Execução e controle de projetos: sucessão de experimentos planejados; diminuição da variabilidade e melhoria de qualidade e custo; estudos de confiabilidade; gerenciamento; estudo de "cases";11- Interface com técnicas estatísticas e ferramentas da qualidade: carta de controle; FMEA - análise dos modos e efeitos de falhas; doe - planejamento de experimentos; técnicas de resolução de problemas; gráficos de correlação; ferramentas de melhoria contínua/pdca/entre outras. 12- Desenvolvimento de líderes, equipes: atores do processo; papel de especialistas e líderes de projeto; sistema de treinamento; estrutura para formar os green belts, black belts e master black belts.
1 - Conceitos e objetivos da Análise e Engenharia de Valor.2 - História origem e implantação.3 - Descrição de Funções em produtos e processos.4 - Valor das funções em produtos e processos.5 - Custos e investimentos na produção industrial e na implantação de serviços.6 - Grau de valor de cada função em produtos e processos. Análise comparativa.7 - Seleção prioritária das ações otimizadoras. 8 - Fases etapas e atividades no desenvolvimento dos projetos.
1. Teoria da Comunicação. Lingüística e Comunicação. Mídias e sua importância na Comunicação. 2. Programação Neurolingüística: Histórico e técnicas. 3. Capacidade cerebral. Hemisférios cerebrais. 4. Sistemas Representacionais. Diferentes perfis do público receptor. Pistas de captação e identificação. 5. Evitando as armadilhas da linguagem. Processos universais de aprendizagem. Âncoras. 6. Linguagem de persuasão. Princípios básicos de oratória. 7. Rapport: entrando em sintonia. Como levar a mesma mensagem a pessoas de diferentes níveis? 8. Crenças e valores. Rompendo limites. Implantando mudanças. 9. A busca do significado útil. Ressignificação de conteúdos. 10. Exercícios de comunicação oral e escrita, verbal e não-verbal.
1. Introdução à contabilidade de custos.2. Definições e Terminologia Contábil3. Sistema de custeio do produto ou serviço por absorção: Departamentalização; Por processo; Por ordem de serviço.4. Sistema de custeio variável: Margem de Contribuição5. Análise de decisão a curto prazo com o uso de Margem de Contribuição: Aceitação de Pedidos adicionais, Precificação Mínima, decisão quanto a Terceirização.6. Análise econômica de sistemas de produção e serviços sujeitos a restrições de capacidade7. Análise econômica de Custos Conjuntos8. Custos como informação gerencial para tomada de decisão em empresas de serviços9. Sistema de custeio baseado em atividades (ABC) - Abordagem inicial.
1. Apresentação da norma NBRISO10015 Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento 2. Ensinar x aprender 3. Plano de curso e de disciplina: objetivos de um curso e disciplina em conhecimentos, habilidades e atitudes; componentes do plano de curso e de disciplina; particularização do plano de curso e de disciplina à turma. 4. Estratégias de ensino e aprendizagem 5. Prática da docência. 6. Formas de avaliação da aprendizagem 7. Metodologia de pesquisa 8. Elaboração de monografias
1. A teoria da inteligência através dos tempos 2. Concepções de inteligência 3. Abordagens fatoriais da inteligência 4. Abordagens biológicas e cognitivas da inteligência 5. Inteligência geral (fator "g") 6. Inteligências múltiplas;7. Quem é mais inteligente: o homem ou a mulher?;8. Quociente intelectual (QI) e hereditariedade;9. Intercação gene-ambiente: Mitos e verdades;10. Inteligência emocional;11. Inteligência: ensino e tecnologia;12. Inteligência: mitos e verdades; 13. Mensuração da inteligência;14. Propriedades metrológicas dos testes de inteligência;15. Testes dinâmicos e estáticos da inteligência.
1 - Apresentação das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001: Objetivo, campo de aplicação e estudo dos principais termos e definições utilizados. 2 - Identificação e avaliação de perigos e riscos ocupacionais, de aspectos e impactos ambientais e dos requisitos relacionados aos clientes. 3 - Correlação entre os requisitos. 4 - Sistemas: Conceitos e Definições. 5 - O que é um SIG Sistema Integrado de Gestão: Definição, Justificativas e estratégias de implantação. 6 - Vantagens e desvantagens da implantação conjunta de um SIG. 7 - A administração de um SIG
1) O quê é liderança? 2) Os diferentes estilos de liderança;3) Teorias comportamentais da liderança; 4) Teorias situacionais da liderança;5) Traços de personalidade e liderança;6) Competências da liderança;7) Liderança e inteligências múltiplas;8) Liderança e inteligência emocional;9) Líderes versus seguidores; 10) A percepção dos líderes.
1.Integrando a Metodologia Six Sigma ao Sistema de Gestão; 2.Desdobramento das Diretrizes - Alinhamento de Metas com Sistema de Gestão;3.D: Define (Identificação do Problema): ·Mapa de Raciocício ·Análise do Sistema de Medição ·Gráfico Seqüêncial 4.M: Measure (Análise do Fenômeno): ·Folha de Verificação / Amostragem; ·Estratificação e Diagrama de Pareto; ·Histogramas e Cartas de Controle; 5.A: Analyse (Análise do Processo) : ·Brainstorming; ·Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito; ·Fluxogramas e Mapas de Processo ·FTA ·FMEA ·Planejamento de Experimentos e Diagrama de Dispersão; 6.I: Improve (Elaboração do Plano de Ação) : ·EVOP - Teste na Operação; ·5W2H e Diagrama de Barras; 7.C: Control (Verificação dos Resultados e Padronização) : ·Relatório de 3 Gerações; ·Retorno Econômico - Financeiro e Fluxo de Caixa; 8.Fechamento do Curso: Entrega dos Projetos.OBS: pré-requisito das disciplinas GEQ-032 "Metodologia 6 Sigma para a Excelência Operacional"  e GEQ-058 "Gestão de Processos II"
1. Motivação e Visão geral do curso Introdução ao Pensamento Sistêmico Introdução à Dinâmica de Sistemas Como se desenvolve um modelo? 2. As cinco disciplinas do Pensamento Sistêmico:  Pensamento sistêmico  Domínio mental  Visão compartilhada  Aprendizagem em equipe;3. Arquétipos do Pensamento Sistêmico Crescimento exponencial Malha de equilíbrio Limite de crescimento Equilíbrio com atraso Transferência de responsabilidade 4. Diagramas Causais Apresentação dos componentes Exemplos;  5. Exercícios de Diagramas Causais;6. Diagramas de Forrester Conceitos de nível e vazão Apresentação dos componentes Exemplos;7. Exercícios de Diagramas de Forrester;8. Exemplo de simulação de sistema complexo;9. Apresentação oral dos alunos Entrega dos trabalhos escritos.
1. Acompanhamento e controle de processos: A causa dos defeitos. Fatores que afetam a Qualidade (Ishikawa e Feigenbaum). Variação. Obtenção e tratamento de dados. Distribuições e parâmetros. A distribuição normal. Outras distribuições importantes. Métodos estatísticos para a gestão de processos. Métodos básicos. Cartas de Shewhart. Estabilidade de processos. Capacidade de processos.2. Introdução ao planejamento e avaliação de experimentos: Objetivos do Projeto de Experimentos; Terminologia; Fases do Projeto de Experimentos; Definição das variáveis; Planejamento; Execução; Análise; Otimização.3. Introdução a Análise de Variância (ANOVA): Experimentos com um fator, Efeito do número de réplicas, Modelo de Duncan.4. Regressão: Regressão linear simples e múltipla, estimação de parâmetros e intervalos de confiança. Aplicação da Regressão Linear na Análise de Variância.5. Experimentos Fatoriais com dois ou mais fatores: Conceito de interação entre fatores. Modelo estatístico de análise e seus respectivos testes de hipóteses, Experimentos com repetições (ou réplicas).6. Quadrados Latinos: Considerações inicias, quadrados latinos, aplicações e exercícios.7. Conceitos Básicos de Operação Evolutiva (EVOP): introdução, passos para aplicação da técnica EVOP.8. Exercícios de aplicação: ao longo do curso será realizada uma série de exercícios de aplicação, incluindo a programação em planilhas eletrônicas.OBS: Pré-requisito: disciplina GEQ-003 "Estatística Aplicada à Engenharia da Qualidade"
1. A abordagem de risco. 1.1 Conceituação de risco, . 1.2 A abordagem de gerenciamento de riscos nas normas internacionais de gestão 1.3 Identificação, avaliação e classidicação dos riscos. 1.4 Análise quantitativa e qualitativa dos riscos.2. ISO 31000. 2.1 Conceitos.2.2 princípios de Gerenciamento de Riscos.2.3 Processo de Gerenciamento de Riscos.2.4 Fontes de Risco. Tratamento e Consequências 3. FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) 3.1 Conceituação e utilização da ferramenta. 3.2 Tipos de FMEA. 3.3 Severidade, Ocorrência, Detecção.3.4 Aplicação prática da ferramenta em diferentes processos. 4. Gerenciamento de Riscos Corporativos.4.1 Conceituação. 4.2 ERM/ COSO e o impacto nos objetivos organizacionais. 4.3 Medidas de resposta ao risco. 4.4 O papel das auditorias internas. 4.5 Técnicas de identificação de eventos. 4.6 Monitoramento Contínuo. 5. Exercícios aplicados.
1- O Planejamento do Projeto: Objetivos da empresa e do projeto: produto, mercado, prazo, investimento, custo e lucratividade. Requisitos técnicos do produto.2- A Viabilidade do Projeto: Concepção das Soluções. Análise Técnica. Análise Econômica. Análise Financeira. Definição da Viabilidade do Programa. Aplicação da Engenharia Simultânea.3- O Projeto Básico: Escolha da Concepção, Modelagem do Produto. Análise da Sensibilidade. Análise da Compatibilidade. Análise da Estabilidade. Otimização do Projeto. Engenharia do Valor (EV). Consolidação do Projeto Básico.4- O Projeto Executivo: Programação do Projeto Executivo. Estrutura do produto. Projeto dos Conjuntos. Projeto dos Componentes e Peças. Construção e Montagem dos Protótipos. Testes dos Protótipos. Certificação do Projeto.5- A implantação da fabricação: Programação. Fluxogramas dos processos. Projeto de Instalações. Implantação, capacitarão e certificação da produção.6- Comercialização e acompanhamento: O Ciclo de Vida. Desempenho. Acompanhamento Econômico-Financeiro. Retirada do produto do mercado.
1. Comunicação Empresarial: definição, grandes áreas, criação de um modelo.2. Reuniões, brainstormings e entrevistas.3. Treinamentos e apresentações. Avaliações e Negociações.4. Criando documentos: técnicas de redação e diagramação.5. Briefing: ferramenta essencial à criação de peças para divulgação de produtos e imagem da empresa.6. Ferramentas de marketing.7. Pesquisa de mercado.8. Presença nas redes sociais. Assessoria de imprensa.9. Valores, ética e transparência.
1. Marketing 4.0: a visão centrada no ser humano.2. Branding: a força das marcas.3. Novas ferramentas de comunicação e sua influência sobre as marcas (neuromarketing, marketing sensorial, storytelling e outros).4. ESG como valor de mercado.5. Novas mídias e produção de conteúdos: novos formatos para a consolidação das marcas (redes sociais site, blog, podcast, vídeo).6. Marketing Institucional, globalização e identidade.7. Marketing pessoal: a construção do perfil de autoridade.8. Inteligência Artificial (IA), Metaverso, GPT (Generative Pre-Trained Transformer): o impacto das novas tecnologias sobre as empresas.9. A economia do conhecimento.
1- Crise ambiental, causadores da degradação ambiental; energias renováveis. Aspectos e impactos ambientais. Uso racional de recursos. Questões ambientais nas empresas.2-Poluição das águas. Gestão da qualidade da água. Redução e reuso de água.3- Poluição atmosférica. Gestão da qualidade do ar. Padrões de qualidade do ar. Controle de emissões. Estratégias para redução da poluição.4- Resíduos - definição, geração. Poluição do solo. Gestão da qualidade do solo. Reciclagem e redução de resíduos. Disposição adequada.5- Técnicas de prevenção e controle de poluição.6- Legislação ambiental. Selos Verdes e Rotulagem ambiental.7- Gestão Ambiental, modelo ISO 14001.8- Exercícios.
1. Desenvolvimento Sustentável.2. Responsabilidade Social Corporativa (externalidades, cronologia,direcionadores).3. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.4. Economia Circular.5. Modelos de negócios circulares.6. Ecossistema circulares.7. Investimento Socialmente Responsável (GRI, matriz de materialidade e ESG).
 Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras: Visão geral e conceitos. Fundamentos de Data Science e Analytics para gestão da qualidade: análises descritivas, Business Intelligence (BI) e tomada de decisão. Aplicação da IA no contexto da gestão da qualidade: Aprendizagem supervisionadas e não supervisionadas. Aplicação da IA no contexto da gestão da qualidade: Processamento de linguagem natural e visão computacional. Fundamentos de conectividade e automação avançada para gestão da qualidade: IoT, robótica colaborativa e sistemas ciberfísicos. Integração vertical e horizontal de sistemas para gestão da qualidade: Sistemas ERP, MES, CMMS, MRO e outros. Aplicação de Realidade Aumentada (AR) e Virtual (VR) na gestão da qualidade: Capacitação, treinamento e simulação de cenários. Outras tecnologias da Indústria 4.0 e aplicações para gestão da qualidade: computação em nuvem, manufatura aditiva, cibersegurança, gêmeo digital. Discussão de estudos de casos de aplicações das tecnologias digitais na gestão da qualidade

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