MBA Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços
=> Monografias

Veja abaixo os brilhantes trabalhos de nossos ex-alunos!

E imagine o dia em que você também estará nesta lista - e como sua monografia irá enriquecer a sua trajetória profissional!

Pensando no desenvolvimento de um novo produto, foram elaborados diversos estudos para lançar uma nova luminária com um sistema que facilite e torne mais segura sua manutenção. Esta luminária foi pensada especificamente para o caso da escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), que possui uma demanda de manutenção de seus ambientes que não consegue ser suprida pelo atual quadro de funcionários. O estudo começa com a análise de uma necessidade proveniente das dificuldades do método atual de manutenção, que envolvem reparar a iluminação: risco de quedas, choques elétricos, perda de tempo e até prejuízos. A fim de saber das inovações existentes nesta área, foi pesquisada uma variedade de patentes relacionadas à iluminação, a maioria delas com soluções que facilitassem a manutenção, que é o foco deste trabalho. A partir disto, foram aplicadas diversas metodologias comparativas para estudar as estratégias de qualidade, assim como a viabilidade técnica e econômica do novo produto. Partiu-se então para o levantamento de mercado das alternativas que seriam consideradas luminárias concorrentes para traçar um comparativo. Isto foi feito estudando as estratégias utilizadas pelos atuais fabricantes, a fim de conhecer seus erros e acertos, e de antecipar uma estratégia própria se utilizando destas informações. Finalmente, apresenta-se o conceito da nova luminária, seu desenvolvimento técnico, e então são especificadas as características como dimensões, materiais, e descrição detalhada de cada um dos componentes, e estimativa de preço. Conclui-se então, após todos os estudos, como esta inovação seria vantajosa (ou não) para a Escola Politécnica, comparada com a situação atual.
Este trabalho apresenta um modelo de negócio para um serviço de analítico em nuvem com o objetivo de obter a sinergia dos subsistemas de automação predial e economia de energia do edifício. As soluções dos Sistemas de Automação Predial (BAS) evoluíram de acordo com o surgimento de novas tecnologias: no primeiro momento com a digitalização das informações dos dispositivos de campo através dos CLPs até o surgimento dos aplicativos móveis para BAS (Sinclair, 2020). Os subsistemas que compõem o Sistema de Gerenciamento Predial (BMS), como HVAC, EMS, CFTV e SCA, armazenam uma imensa quantidade de dados que não é utilizada. Entretanto, a análise e o cruzamento dessas informações podem gerar curvas comportamentais da saúde do edifício com o intuito de melhorar a eficiência energética e realizar manutenções preditivas através do aprendizado de máquina. A pesquisa de mercado mostrou um público alvo de pelo menos 25 mil edifícios no Brasil em 2020 propensos a possuir uma solução de BMS não otimizada e a Análise SWOT identificou as fortalezas do analítico em nuvem na viabilidade técnica da solução visando a economia de energia. O CANVAS e o cálculo do valor presente líquido foram utilizados na análise de viabilidade econômica da solução e do modelo de negócio.
Estratégia para seleção de serviços financeiros: aplicação e comparação de métodos de tomada de decisão multicritério - foco no empreendedor. 2022. Monografia (MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Ao longo da história, o uso de serviços financeiros se tornou cada vez mais presente na vida da população, e atualmente é essencial no cotidiano do empreendedor que precisa vender e gerenciar suas finanças. Junto com a digitalização, essa disrupção na forma de pagar, receber, guardar, investir e gerir afetou principalmente a vida dos pequenos e médios negócios, que até pouco tempo priorizavam transações simplesmente com dinheiro e notavam a conciliação financeira a mão. Com o advento da tecnologia e globalização, os empreendedores se encontram em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo com negócios que nascem e morrem cada vez mais rápido, sendo obrigados a se atualizar, e tomar as decisões financeiras de forma estratégica para manter a saúde financeira do seu empreendimento. O trabalho apresentou o funcionamento processual de dois métodos de decisão multicritério, aplicando suas bases em casos reais de empreendedores, auxiliando no processo de seleção de serviços financeiros e seus fornecedores. Além, o trabalho também apresentou a comparação da tomada de decisão através de sistemas multicritérios com a tomada de decisão baseada na intuição do empreendedor. Ao observar o funcionamento das metodologias matemática aplicadas, constata-se que está se ancora no julgamento, ou seja, percepção individual e subjetiva do decisor. O decisor foco da pesquisa, os empreendedores, são caracterizados por fatos, contextos e experiências, distintas e particulares, enquanto os métodos científicos de tomada de decisão-multicritério são objetivos, sugerindo representação para transformar a opinião do empreendedor, subjetiva, em julgamentos exatos e mensuráveis matematicamente. As aplicações piloto demonstraram-se eficientes ao apresentarem resultados muito próximos da escolha real do empreendedor, sugerindo que estes dois empreendedores, que já estão mais maduros, apreenderam por tentativa e erro a aguçar sua intuição e sensibilidade, definindo o que é melhor ao seu negócio, e conseguindo tomar decisões adequadas, tão promitentes e estratégicas quanto aquelas que seriam selecionadas por métodos matemáticos de escolha mais elaborados. Palavras-chave: EMPRENDEDOR, DECISÃO, MULTICRITÉRIO, SELEÇÃO, SERVIÇOS FINANCEIROS, FINTECHS, TRADICIONAIS
A evolução do acesso à educação superior nas últimas décadas junto com a concentração das instituições de ensino em regiões setorizadas no Brasil; tem incrementado o deslocamento para questões educacionais, e como consequência, a demanda por moradias estudantis. Porém, a falta de coerência entre a configuração dos móveis e as habitações de dimensões mínimas, comprometem a função da moradia de possibilitar abrigo, conforto e bem-estar. Assim, identificar o relacionamento dos estudantes com o espaço que habitam e suas expectativas de uso, é fundamental no projeto de móveis que respondam a suas necessidades específicas. Por isso, através das quatro fases de desenvolvimento: Exploração, Análise e Definição, Ideação, e Implementação, adaptadas da metodologia de Human-Centered Design (HCD) e o Design Thinking; foi projetado um móvel multifuncional que atendesse às necessidades dos alunos e que fosse coerente com os espaços disponíveis e as singularidades das moradias estudantis. No desenvolvimento do projeto, foi possível identificar que as soluções de mobiliário nas habitações, só atendem as necessidades relacionadas com as atividades de dormir e as de armazenamento. No entanto, as necessidades dos estudantes também estão relacionadas com as atividades de estudo, de lazer, de autonomia, e sentido de pertencimento. Esta problemática, é consequência de um contexto, onde os processos de produção determinaram o aspecto formal do móvel popular sem contemplar as singularidades do público que necessita este tipo de solução. Nesse sentido, involucrar às pessoas e incentivá-las a participar como cocriadoras no projeto do móvel multifuncional de acordo com os princípios do HCD, permitiu estabelecer os parâmetros para o projeto de móveis direcionados para estudantes nos contextos de espaços reduzidos. Isto facilita a adaptabilidade de futuros projetos em situações espaciais e financeiras menos restritivas, o que constitui uma oportunidade de satisfazer a demanda crescente desse segmento do mercado, conforme a nova realidade dos espaços residenciais.
A criação da plataforma SOU MULHER, foi uma iniciativa para dar suporte a mulher e a comunidade LGBTQI+, para ter um espaço para conseguirem se comunicar, desabafar, se informar melhor. As ferramentas utilizadas pela metodologia no projeto foram de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso, levantamentos de campo descritiva e explicativa e pesquisa bibliográfica. Foram realizadas entrevistas com seis mulheres e dois homossexuais, sobre cultura, preconceito e obstáculos na sociedade que eles já encontraram, gerando um impacto grande no cenário pesquisado, e permitiu identificar deficiências e conteúdo que precisavam ser colocados. Para a metodologia voltado ao HCD (Human-Centered Design), foi feito mapa semântico, mapa de empatia, brainstorm e nuvem de palavras, com essas informações foi desenvolvido a persona. A pesquisa bibliográfica com o referencial teórico forneceu dados e elementos precisos para embasar melhor o entendimento sobre o problema, quais eram os reais caminhos que deveriam ser seguidos. O conjunto dos dados, mais a tecnologia aplicada na prototipação buscou encontrar a melhor maneira de sintetizar o mundo feminino e LGBTQI+ e suas necessidades, trazendo informação e empatia para quem acessa. Assim, foi possível desenvolver o projeto com mais assertividade e permitiu chegar no objetivo proposto.
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento que tem a função de monitorar a mudança de decúbito em pacientes acamados. O monitoramento se faz necessário para que haja o cumprimento da prescrição dos profissionais de saúde quanto à mudança de decúbito, que, por sua vez, é de suma importância para prevenir lesões por pressão. Esse equipamento é capaz de indicar o exato momento de realizar a mudança de posição, além de fornecer o histórico de todos os eventos realizados. Sua concepção se baseia na tecnologia da internet das coisas (IoT), permitindo mobilidade, baixo custo e conectividade. Para estabelecer empatia com o usuário no processo de desenvolvimento do equipamento, foram utilizadas ferramentas do Design Thinking como a Jornada do Usuário, brainstorm e a matriz de posicionamento, para que as principais necessidades do cliente sejam atendidas. Após definidas as funções do equipamento, foi desenvolvido um protótipo em escala real, validando a compatibilidade funcional e dimensional do equipamento.
Muitas empresas têm enfrentado dificuldades no gerenciamento e desenvolvimento de soluções para suas necessidades internas. Existem vários conteúdos sobre como inovar desenvolvendo produtos digitais e serviços para solucionar problemas para clientes finais externos e gerar oportunidades de negócio, porém, não se percebe a mesma variedade de publicações voltadas aos problemas entre equipes que prejudicam a produtividade e dificultam o desenvolvimento de soluções internas. O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto executado em uma empresa no setor de serviços que representa comercialmente operadoras de telecomunicação, aplicou-se um método, conhecido como design sprint, para o desenvolvimento de um software e de um processo de gerenciamento, que tem como propósito solucionar problemas internos de catalogação dos planos e pacotes que precisam ser divulgados e revendidos por esta empresa. O problema em questão afeta o desempenho das áreas de operação de vendas e marketing. Este trabalho contempla a descrição das etapas de entendimento do problema, de ideação, da proposta de soluções, de prototipação e de validação de resultados. Como critérios de sucesso são considerados: o parecer das áreas impactadas, o tempo de desenvolvimento até a implementação da solução, orçamento e satisfação da equipe ao longo da participação do projeto. A validação deu-se através da comparação do projeto utilizando método proposto (design sprint) e projetos anteriores que não adotaram uma metodologia específica para colaboração. Essa comparação foi realizada através da análise quantitativa dos indicadores de produtividade (velocidade de entrega e atingimento da meta) da equipe de desenvolvimento em conjunto com uma análise das respostas coletadas em pesquisa motivacional entre os integrantes da equipe citada. Os resultados demonstram a possibilidade de adoção do método (design sprint) no desenvolvimento de projetos para clientes internos, obtendo-se impactos positivos como menor tempo no desenvolvimento, diminuição de falhas no sistema e aumento do indicador de satisfação profissional entre os envolvidos no projeto.
Este trabalho apresenta um plano de negócios no mercado de medicina diagnóstica e o desenvolvimento do projeto de um aparelho para detecção de câncer de mama em mulheres, denominado por RAMA, Rastreamento em Mama. RAMA é um aparelho pioneiro projetado e desenvolvido no Brasil que possui um método de detecção não nocivo de câncer de mama, no qual a sua funcionalidade é baseada no emprego de micro-ondas, e.g. ondas eletromagnéticas com frequências entre 1 GHz e 10 GHz, que são transmitidas e recebidas por antenas de banda ultralarga do tipo Vivaldi neste projeto. Durante o exame de diagnóstico, os sinais de micro-ondas do RAMA são aplicados no seio da paciente e o processamento dos sinais refletidos geram imagens médicas de alto contraste, capazes de identificar tumores de dimensões milimétricas. Essa modalidade de imagiologia médica é conhecido em inglês como Microwave Imaging (MWI). O tamanho de um tumor é um dos indicativos de seu estágio de extensão ou gravidade, sendo que quanto menor o tumor é identificado, maiores as chances de recuperação da paciente. Este método é visto como não nocivo por não utilizar o espectro de Raio-X, como o tradicional exame de mamografia que se vale desta radiação ionizante. Além disso, é também considerado indolor por não comprimir a mama durante um exame clínico. Este trabalho destaca ainda a capacidade de detecção de tumor em uma mama densa por meio de MWI, o que não é possível por meio de Raio-X, sendo isso um grande valor agregado ao RAMA, dado que o tecido denso é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer na mama. Como ferramentas de gestão para desenvolver o plano de negócios do RAMA são utilizados o método Canvas em conjunto com uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Os indicativos de payback (tempo de retorno), VPL (Valor Presente Líquido) e Taxa Interna de Retorno (TIR) foram calculados como parâmetros de risco e viabilidade financeira, bem como uma análise de mercado e concorrentes. Como ferramentas para o desenvolvimento do aparelho RAMA, são utilizados a espiral de projetos e o ciclo de produção e consumo. Os resultados mostram que o desenvolvimento do aparelho RAMA é viável financeiramente e tecnicamente, obtendo o valor do indicativo VPL em torno de 12 milhões de reais (R$) com uma TIR de 124% para o período considerado de 60 meses.
A criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) é resultado do processo de desenvolvimento ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), alicerçado em quatro dimensões pedagógicas: 1) engajamento; 2) criatividade e diversão; 3) compartilhamento e 4) situações-problema. Neste trabalho é discutido o potencial das ferramentas de brainstorming, a utilização de metáfora e o uso de protótipos de alta fidelidade como ferramentas que podem apoiar o processo de desenvolvimento de REA na UNIVESP. Além disto, como objetivo secundário, foi perguntado para o aluno sobre a contribuição dos REA para o tema estudado. A metodologia para realização deste trabalho considera o estudo bibliográfico apoiado por análise qualiquantitativa. Foram coletadas respostas qualitativas de uma docente que contribuiu para o processo de desenvolvimento dos recursos, bem como respostas de alunos, por meio de questionário de avaliação, em cuja composição também havia questões fechadas. Em cada um dos instrumentos busca-se, respectivamente, averiguar as percepções dos respondentes em relação ao processo de criação de REA e em relação à presença das quatro dimensões pedagógicas (engajamento, criatividade e diversão, compartilhamento e situações-problema). Como resultados, houve destaque para o uso das ferramentas de apoio à criatividade, especialmente nas etapas de análise e design. Enquanto conclusão e considerações para trabalhos futuros, emergiram desta pesquisa a necessidade de criar processos que aproximem docentes, mediadores e alunos e atendam às necessidades que esses participantes identificam durante o processo educacional.
O presente trabalho foi elaborado afim de propor um modelo de negócios de um marketplace de produtos e serviços recorrentes, usando a ferramenta Business Model Generation para tal. A economia da recorrência fez com que as empresas obtivessem maior previsibilidade sobre sua receita, enquanto em contrapartida, os cuidados com experiência do cliente e qualidade dos produtos e serviços fossem implementados. Apesar disto, muitas empresas ainda não praticam este modelo de gestão de receita, além de muitos consumidores também não desfrutarem dos benefícios que este modelo proporciona; é nesse contexto que surge o projeto de um marketplace especializado em produtos e serviços por assinatura. Para que seja feita a estruturação do modelo de negócios deste projeto, foi utilizada a ferramenta Business Model Generation, que permitiu de forma simples e objetiva, analisar seus principais conceitos, como um passo fundamental na criação do plano de negócios do projeto. Além disso, o projeto de modelo de negócios permitiu avaliar seu planejamento estratégico através da matriz SWOT e também sua perspectiva de competitividade no mercado, através da teoria de cinco Forças de Porter. Por fim, foi feito um estudo de viabilidade do projeto.
Tendo em vista as vantagens proporcionadas pela maior eficiência energética e a reprodução de cores que as luminárias LED proporcionam em relação às de vapor de sódio, tradicionalmente usadas na iluminação pública, atualmente as prefeituras de todas as cidades do Brasil e do mundo estão buscando tal substituição. Este trabalho teve como tema o desenvolvimento de uma fonte de alimentação chaveada para luminárias a LEDs com controles automáticos pré-programáveis de corrente de saída e da temperatura de operação da luminária, de forma a evitar sobreaquecimento, falhas catastróficas e redução da vida útil dos componentes em estado sólido que as compõe. Independente das vantagens que o novo sistema de iluminação proporciona, dúvidas e questionamentos em relação a sua durabilidade, geraram a necessidade de melhorias no controle de qualidade das luminárias utilizando soluções inteligentes integradas, considerando o seu valor agregado e o que se espera dele quando comparado ao seu valor de investimento. Sendo os LEDs e a fonte de alimentação, os componentes críticos para a qualidade e especificação da vida útil do produto, foi proposta uma solução de como obter maior controle sobre os principais fatores que podem comprometer a falha da luminária, desenvolvendo uma fonte chaveada inteligente para atuar com proteções específicas de acordo com os parâmetros pré-programados, utilizando como metodologia, ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produto - PDP. Fonte chaveada é um conversor eletrônico estático de corrente alternada para corrente contínua, nesta aplicação, com saída constante de acordo com os arranjos dos LEDs utilizados. O ponto crítico para a vida útil dos componentes é a sua temperatura de operação, que, quando monitorada e controlada, garante a não ocorrência de falhas, desgastes, o bem estar e a segurança dos usuários. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conversor estático com topologia "flyback" e de um software para programação de suas funcionalidades.
O objetivo do presente trabalho foi investigar a utilização do método de desdobramento da função Qualidade (QFD) no desenvolvimento de um projeto de cadeira de uso coletivo para utilização em espaços de restaurantes, bares e lanchonetes. O trabalho mostra brevemente o histórico desta tipologia de produto e sobre a aplicação do QFD. Em seguida é mostrado o desenvolvimento da Matriz da Qualidade para o novo produto, iniciando-se a partir da pesquisa mercadológica e desenvolvimento da tabela da Qualidade Exigida. Por fim, o resultado dos desdobramentos foi utilizado para desenvolver o projeto conceitual do produto, o qual integrará o portfólio de uma varejista nacional do setor de casa e decoração.
A crescente tendência de "Do it yourself", ou faça você mesmo, vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, surgiu com maior intensidade no mercado da moda e do artesanato, para alguns é tida como estilo de vida e se mostra um mercado com grandes oportunidades de negócio. Partindo da motivação em atender às necessidades dos clientes praticantes do "Do it yourself" que frequentam a Leroy Merlin Brasil, além de um rico portfólio de produtos e do comércio simples do varejo, é necessário oferecer serviços que completem sua experiência durante as compras, sendo assim a presente Monografia tem por objetivo desenvolver um serviço de Locação de Máquinas e Equipamentos nas lojas no território nacional. Dentro dos conceitos de pesquisa, mapeamento de fluxos comerciais, análise SWOT, classificação NCM/SH, matemática financeira, sistemas Produto-Serviço e economia circular, é possível desenvolver um serviço moderno, simples e ágil para atender à todo o projeto do cliente, seja uma reforma, restauração, manutenção ou decoração em sua residência. O serviço desenvolvido visa oferecer ao cliente as ferramentas necessária para seu projeto, que devido à baixa frequência de uso não são uma opção de compra do consumidor, desta forma a Locação de Máquinas e Equipamentos visa trazer aumento do ticket médio do consumidor e do resultado operacional das unidades, com base na disponibilidade de serviços que completem a aplicação dos produtos que o consumidor já encontra nas lojas.
Está monografia utiliza metodologia ágil para gestão do projeto de desenvolvimento de um aplicativo para celular que permite que as academias da modalidade CrossFit® tenham um canal de comunicação com seus alunos e que através desse seja possível avaliar a evolução e armazenar as informações para que esses dados auxiliem em todo o processo de avaliação e progressão do aluno. Outro ponto importante é a utilização das ferramentas jornada do usuário e personas para identificar necessidades do público alvo e definir melhor usabilidade. O objetivo do aplicativo é permitir que coach e alunos tenham acesso aos dados incluídos na ferramenta e que esses dados auxiliem na programação de treinos e tomadas de decisão.
A semente para o desenvolvimento deste projeto nasceu da observação dos hábitos e comportamentos das partes envolvidas nas negociações comerciais no meio musical. É comum ouvir lamentos de músicos frustrados e que se sentem desmotivados e desvalorizados dentro do cenário musical, em especial aqueles que atuam em bares e casas noturnas. Este trabalho apresenta uma pesquisa e a análise deste cenário, realizadas para fundamentar a construção de uma ferramenta que se propõe a auxiliar estes profissionais e seus possíveis contratantes a construírem relações mais organizadas, de modo a fomentar mais profissionalismo neste nicho de mercado. O Design Thinking foi a abordagem utilizada como espinha dorsal para o desenvolvimento do trabalho, mas houve também a aplicação do Business Model Canvas como ferramenta de apoio para análise e o planejamento para o Minimum Viable Possible para prototipagem. Obteve-se como resultado, o projeto de um aplicativo que se propõe a aproximar prestadores de serviço e contratantes do meio musical, com base em critérios pré-definidos por cada uma das partes, gerando um contrato digital e efetuando a transação financeira acertada entre eles. Todo este trabalho poderá ser utilizado na prática para testar a aderência dos usuários ao novo produto, de modo que sejam realizadas as iterações necessárias e o desenvolvimento do produto final aconteça de maneira mais assertiva, minimizando gastos infrutíferos.
Empresas públicas e privadas desenvolvem seus projetos de infraestrutura, construção de fábricas, instalação de linhas e equipamentos de produção, inclusive sua operação e manutenção, através de organizações externas que possuam experiência em projetos semelhantes. Nos últimos anos, o regime de contratação frequentemente utilizado para projetos deste tipo é o EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Aquisições e Construção) na modalidade denominada Turnkey, na qual, apenas uma organização é responsável pelo desenvolvimento e execução de todo o projeto a partir dos estudos de viabilidade e projeto conceitual previamente desenvolvidos. Este tipo de regime de contrato apresenta vantagens significativas para a empresa contratante, porém evidencia, reiteradamente, a dualidade de interesses que o contratante e contratado têm sobre preço, qualidade, prazos e metas. Ademais, apresenta desvantagens, como a dificuldade em gerar soluções inovadoras, a falta de definições claras no início do projeto e, consequentemente, a frequente alteração do escopo ao longo do projeto. Todos estes pontos geram disputas e desgaste entre contratante e contratado, desde as tratativas comerciais até a entrega do projeto. Através da presente monografia é apresentado um serviço de engenharia consultiva, que utiliza a metodologia de Design Thinking como ponto de partida para elaboração do projeto conceitual alinhado com as partes interessadas e, principalmente, alinhado com as necessidades dos usuários. De modo a complementar, o uso da Seleção de Conceitos buscou garantir uma etapa de análise de engenharia e verificar a viabilidade técnica das principais soluções propostas. E, por fim, a solução conceitual selecionada foi traduzida em um conjunto de documentação técnica e submetida ao cliente, que pôde utilizá-la como base para a seleção do fornecedor e gerenciamento do projeto EPC Turnkey. Este serviço de engenharia consultiva mostrou-se assertivo em relação a determinação dos requisitos do projeto, a identificação dos anseios dos usuários e das partes interessadas e, por consequência, o aumento da probabilidade de sucesso dos projetos. Com isso, busca-se desenvolver continuamente a inovação nos projetos EPC Turnkey e observar novas oportunidades através da perspectiva do cliente.
Neste trabalho uma metodologia proposta é desenvolvida e aplicada em estudo de caso para cálculo de estoques tanto para produtos que ainda estão em processo de fabricação, denominados produtos semiacabados, quanto aqueles já prontos para serem vendidos, denominados produtos acabados, para a empresa Alfa, metalúrgica brasileira do ramo de metais sanitários residenciais. Dada a alta variação na demanda de vendas reais frente às previstas, acrescida de um grande número de portfólio de produtos acabados (mais de 3.000 produtos ativos) e diversos processos produtivos distintos presentes em sua manufatura, tais como fundição, usinagem e processos de tratamento de superfícies, a empresa Alfa acabou tendo dificuldades logísticas em gerir seus estoques de produtos semiacabados e acabados, o que levou a restrições econômicas e comprometimento nos prazos de entrega solicitados ao cliente. Os métodos tradicionais para cálculos de estoques normalmente são focados apenas nos produtos acabados, como por exemplo o método chamado de estoque de segurança, que é baseado na variabilidade da demanda de vendas e que desconsidera as possíveis variações que podem ocorrer na manufatura, como os refugos de peças e indisponibilidade de equipamentos. Com a utilização de ferramentas de engenharia como lista técnica, roteiro de fabricação, análise estatística baseada em distribuição normal e Kanban, este trabalho apresenta uma metodologia que reúne procedimentos de estoque para ambos os produtos semiacabados e acabados, fornecendo uma estratégia que reduz o valor total de estoque da fábrica e viabiliza um melhor atendimento às vendas de produtos acabados quando comparadas com a metodologia de estoque de segurança. O método proposto é validado utilizando-se como referência dados históricos dos últimos dois anos de vendas de produtos acabados da empresa Alfa, comparando os resultados simulados alcançados com ambas as metodologias apresentadas. Os principais indicadores utilizados para estas comparações são custo monetário total de estoque e tempo para atendimento aos pedidos. Os resultados apresentam uma redução média de 18% no valor do estoque total planejado e melhoria de 2% no tempo utilizado para atender aos pedidos de vendas.
A experiência do cliente (Customer experience - CX) tornou-se uma das principais preocupações dos executivos de negócios em todo o mundo sendo considerado um determinante do sucesso corporativo a longo prazo. Empresas centradas no cliente endereçam as necessidades e experiências de consumidores mais exigentes e conectados por meio de ferramentas e métodos que contribuem para aumentar a compreensão de percepções (ou insights) para a gestão da experiência do consumidor. Uma das ferramentas de design thinking (DT) mais difundidas em CX é a que possibilita a visualização de um serviço vivenciado sob a perspectiva do cliente, o mapeamento de jornada do cliente ou customer journey mapping (CJM). Com alto grau de inovações no mercado, as empresas buscam constantemente soluções para entender o comportamento e endereçar as necessidades de seus clientes para melhor servi-los. Especialistas como consultores de CX e designer de serviços (service designer) ou área interna de CX são as principais opções de companhias para desenvolverem uma cultura organizacional centrada no cliente (customer-centric culture), demandando alto grau de conhecimento sobre o ciclo de serviço e os perfis de clientes. Esse estudo propõe um modelo (framework) estruturado para mapeamento da jornada atual do cliente de forma guiada utilizando técnicas da análise de valor incluindo a identificação das funções de um serviço ou produto. Desta forma, o framework proposto propicia maior eficiência e agilidade na realização do mapeamento da jornada atual do cliente sem que haja a conhecimento prévio necessário de ferramentas de design.
Atualmente no Brasil os índices de automedicação e casos de intoxicação por uso de medicamentos especialmente os analgésicos, prescritos ou não, são alarmantes e em alguns casos levam seus usuários a outras doenças graves ou até mesmo a óbito. Foi estabelecido neste trabalho a elaboração do modelo de negócios de produto baseado em estimulação elétrica nervosa transcutânea para alívio da dor, tecnologia essa denominada TENS, que possui a grande vantagem de não apresentar hiperdosagens ou efeitos colaterais. A metodologia aplicada no trabalho baseou-se na aplicação do Canvas de Modelo de Negócios além de outras ferramentas de design thinking. Considerando as premissas estabelecidas na análise de viabilidade o negócio se mostrou sustentável.
O objetivo deste trabalho é apresentar e avaliar os fatores do ponto de vista comercial e legal que influenciam micro e pequenas empresas, denominadas de startups , em implantar um programa de integridade conforme estabelecido pela Controladoria Geral da União (CGU). Inicialmente é analisado o panorama das startups de forma global, explanado conceitos teóricos e bases legais sobre compliance. São apresentados dois exemplos de programa de integridade, um de uma multinacional no mercado brasileiro do setor petroquímico e outro de uma startup no setor de entregas, respectivamente na Braskem e empresa Alfa. Com foco no gerenciamento de riscos, são apresentados os pontos fortes destes programas, com o intuito de avaliar e identificar quais as melhores práticas utilizadas por estas empresas. É explicado os cinco pilares necessários para um programa de integridade efetivo no combate a práticas de anticorrupção segundo a CGU, que são: comprometimento da alta liderança, instância responsável pelo programa, análise de perfil e riscos e estruturação das regras. Como base para a proposta, é apresentada a norma da International Organization for Standardization (ISO) 31000:2018 de gerenciamento de riscos, pois é através da identificação dos riscos de uma empresa que é criado e adaptado um programa de integridade com os elementos necessários para evitar a materialização dos principais riscos mapeados. Para uma melhor compreensão e desenvolvimento da diretriz, são utilizadas as ferramentas: Strengths, Weakenesses, Opportunities and Threats (SWOT) para identificar pontos de melhoria e aperfeiçoamento e mapear o cenário em que uma determinada startup esta inserida, e a análise 5W2H para mapear as atividades da empresa que envolvem riscos de compliance. Como resultado é apresentada uma diretriz simplificada de sistema de gerenciamento de riscos de compliance replicável a startups, de forma eficiente, prática, e de baixo custo.
O presente trabalho tem como finalidade apresentar um projeto de criação do primeiro espaço físico da Ogawa Reflexoterapia na cidade de São Paulo, baseado em loja-conceito, avaliando a viabilidade de diversificação e também a expansão do atual modelo domiciliar de atendimento. Visa também, a inclusão e oferta a médio prazo de outros serviços como hidratação e escalda pés com produtos aromáticos e uma linha de cosméticos destinados a saúde e relaxamento dos pés. Não menos importante, a construção e fortalecimento da marca Ogawa Reflexoterapia, fixando-a como referência para o consumidor, baseada nos diferenciais "técnica e atendimento", resultado da metodologia empregada pelo seu fundador e autor do trabalho. Ainda que seja um serviço segmentado e direcionado para as classes A e B de consumidores, devido ao constante crescimento da demanda por alternativas que melhorem a qualidade de vida e aumento da longevidade da população brasileira, é factível também considerar a classe C, cada vez mais preocupada com a sua saúde e bem-estar. A metodologia do projeto, baseada em um plano de negócios, apresenta primeiramente o panorama inicial da empresa, seguida de análise do mercado, validação através de ferramentas pertinentes, portfólio de produtos e serviços, riscos, análise financeira e análise de viabilidade de expansão. Destacam-se também a equipe de back office e stakeholders, fazendo parte dos alicerces para o sucesso do projeto. Finalmente, faz-se o uso importante da estratégia de gestão de pessoas, com foco nos terapeutas, responsáveis em proporcionar experiências diferenciadas e imprimir a marca Ogawa Reflexoterapia para o consumidor. A partir das análises e validações no decorrer do projeto, verifica-se a oportunidade de implementação e adoção do modelo de negócios com melhor aderência.
A ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, nos termos da Lei Federal nº 9.991/ 2.000, possui um dos maiores programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil, cuja finalidade é a concepção de produtos e serviços relacionados ao setor elétrico, com investimentos anuais, perenes, da ordem de R$ 500 milhões, os quais são gerenciados diretamente pelas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sob regulação e fiscalização da referida agência. Conforme dados da ANEEL, em 2019, foi verificado que no período de 2008 a maio de 2019, apenas 9,2% do total dos recursos disponibilizados para o programa foram empenhados nas categorias da cadeia de inovação referentes a cabeça de série, lote pioneiro e inserção no mercado, que juntas são responsáveis pela comercialização das soluções desenvolvidas, respectivamente, pelo aperfeiçoamento dos protótipos, escalonamento industrial e difusão e registros. Uma das possibilidades para a baixa comercialização dos projetos desenvolvidos, é a forma como é feita a escolha destes projetos, que é realizada, muitas vezes, por uma pequena equipe localizada nos centros administrativos das empresas de energia, sem a participação da equipe técnica, que estão localizadas nas respectivas bases operacionais. O programa de prospecção de soluções inovadoras, ora proposto, é baseado em conceitos de inovação aberta e de crowdstorming (tempestade de ideias, por meio de trabalho voluntário e colaborativo de um grande número de pessoas), cuja finalidade é encontrar boas ideias, junto aos colaboradores da empresa, e estruturá-las em um documento de pré-projeto, de forma a orientar as escolhas dos projetos a serem desenvolvidos, em etapa posterior, no programa de P&D da ANEEL. A principal vantagem é expectativa de uma maior aplicabilidade e, consequente, comercialização dos projetos desenvolvidos no referido programa. Ao final da elaboração dos pré-projetos, é feita a classificação dos pré-projetos, priorizando as melhores propostas desenvolvidas tecnicamente, as quais possuem maiores possibilidades de gerar resultados econômicos e financeiros positivos para a empresa de energia elétrica, respectivamente, pela utilidade interna e pela comercialização externa.
Atualmente, um grande anseio das empresas é a entrega de valor aos seus clientes na forma de produtos e serviços. Até a concepção dos mesmos, eles são submetidos a projetos, que transformam ideias em realidade, variam de acordo com o tempo, custo, escopo e outras variáveis. Até que o produto final ou serviço desejado seja entregue, é comum haver um esforço demasiado, pois concluir projetos com sucesso é uma condição buscada por empresas e profissionais, porém, nem sempre alcançado. Devido ao advento de uma nova corrente de gestores e da recente adoção da palavra "agilidade" no vocabulário de especialistas em gestão de projetos, este trabalho mostra como a aplicação de conceitos e metodologias ágeis na entrega de projeto podem se aliar à rigorosidade outrora utilizada como condição primária para sucesso de um projeto. Não obstante as correntes tradicionais questionarem a rigorosidade de ferramentas simples e eficazes, no decorrer do texto é abordado a qualidade de ferramentas que dão agilidade ao processo de condução e entrega de projetos. São mostrados no texto conceitos teóricos regidos pela cartilha do PMBOK®, guiados por diferentes processos para as chamadas Áreas do Conhecimento. Scrum, Kanban, Lean e Extreme Programming são algumas das metodologias explicadas ao longo do texto, que alia as práticas destas metodologias aos processos do PMBOK®. Além de conceitos teóricos e abordagens práticas, o trabalho menciona alguns estudos de caso bem sucedidos na adoção de práticas ágeis na gestão de projetos destas empresas. Sendo assim, o trabalho defende o modelo híbrido baseado em teoria, prática e casos de sucesso.
O volume de transações por meios digitais no setor bancário aumenta ano após ano, entretanto, o número de agências físicas mantém-se estável e mesmo com o crescimento da oferta de serviços bancários por meio das Fintechs - Financial Technology, o modelo robusto dos bancos tradicionais mantém-se sólido e rentável. Neste trabalho é apresentado uma proposta do novo modelo, papel e configuração de agências bancárias com base no histórico de mudanças e evoluções do setor tanto em termos econômicos quanto tecnológicos, no comportamento dos clientes deste mercado, em estudos e pesquisas com metodologias e ferramentas de Design Thinking e na análise de viabilidade financeira do modelo.
O Open Banking é um termo que reflete o conceito de "Banco aberto", em que, com permissão dos clientes, as informações podem ser trafegadas entre as instituições para dar mais visibilidade e acesso a produtos diferenciados aos clientes. Dado este contexto e a sua aplicabilidade aqui no Brasil, a presente monografia visa a trazer uma solução simplificada de mercado que permita aos clientes que visualizem a sua carteira de investimentos de maneira consolidada nos canais digitais já existentes de suas instituições (como o Internet Banking ou Mobile Banking), independente de qual (is) instituição (ões) financeira eles estejam vinculados, trazendo uma visibilidade total dos produtos com a possibilidade de gerenciamento individual e recomendações mais assertivas dadas as próprias necessidades.
O presente trabalho apresenta um estudo de caso da aplicação de métodos para desenvolvimento de produtos através da colaboração entre cliente e fornecedor. O produto em questão é um sistema para gerenciamento de assuntos regulatórios, comercializado para indústrias da saúde e bem-estar. Foi realizada uma análise utilizando o diagrama Ishikawa visando identificar melhorias no produto que aumentassem sua aderência às necessidades do cliente. Posteriormente, foram definidos critérios para seleção dos clientes que participariam do desenvolvimento do sistema em questão, considerando sua representatividade no mercado, disponibilidade para participar das atividades, análise das reclamações de clientes registradas através do canal de suporte, tamanho da demanda e segmento (indústria farmacêutica, alimentícia ou de cosméticos). Durante o processo foi realizada a adoção de um framework para gestão do desenvolvimento do produto direcionado à integração do cliente, optando pelo uso do SCRUM, o qual foi utilizado em conjunto com práticas de interação com o cliente tais como entrevistas, visitas e integração do cliente na equipe de projeto. Por fim, são apresentadas as ações realizadas na área de produtos, processos impactados e resultados obtidos.
Essa pesquisa foi elaborada com objetivo de entender a fundo a logística reversa de eletroeletrônicos, de modo a propor um projeto de plataforma para pequenas e médias empresas. Através da pesquisa bibliográfica foi possível definir o que são REEEs - resíduos eletroeletrônicos, os impactos causados por seu descarte irregular, a legislação vigente para o assunto e as iniciativas existentes no Brasil e no mundo com o propósito de garantir o correto descarte desses resíduos. Com base na pesquisa, foi possível propor um projeto de plataforma sistêmica para conectar catadores individuais, cooperativas e pequenas empresas da cadeia de eletroeletrônicos.
Esse trabalho consiste em analisar a viabilidade de desenvolvimento de um sistema inteligente para planejamento e controle de cobertura em inspeções e testes para montagem de placas de circuito impresso. Como suporte ao estudo, inicialmente foram realizadas pesquisas teóricas e bibliográfias sobre o processo industrial e tópicos relacionados. O próximo passo foi a contextualização, identificação das necessidades e de problemas gerados pela falta de um sistema eficaz. Nesse passo foram utlizadas metodologias de pesquisa de mercado, plano de negócios e análise de requisitos através de depoimentos dos profissionais que atuam nessa indústria. Foram mapeadas as condições atuais, soluções já existentes disponíveis e expectativas dos usuários em possuir um sistema totalmente digital, integrado e customizado ao ambiente de chão de fábrica. Em seguida, foram definidas possíveis soluções tecnicamente viáveis e estratégias para o projeto de desenvolvimento de um sistema. Esse deve ser totalmente automático e ajustável de acordo com o produto, critérios de cobertura, fluxo de montagem da linha de produção e respectivos equipamentos de inspeção e testes. Como trata-se de programação de softwares, integração com dispositivos e automações, a abordagem híbrida (ágil e preditiva) de gerenciamento de projetos teve melhor aderência para determinação do escopo do produto e planejamento de execução do projeto. Os esforços e investimentos para implementação foram normalizados em módulos funcionais para avaliação do custo benefício econômico/financeiro e o real valor agregado, considerando o segmento de mercado e volume de produção. Novos desdobramentos de análises técnicas e estimativas de desenvolvimento são os próximos passos para tornar o estudo em viabilidade.
O aumento da preocupação com a satisfação dos clientes na venda de serviços bancários mostra que existe uma necessidade de melhoria na qualidade desse atendimento, principalmente no que se refere ao pós-venda. Diante desta constatação, este trabalho teve como objetivo avaliar e demonstrar a viabilidade técnica e econômica de um empreendimento denominado RM Consultoria, cujo ramo de atividade está voltado para o atendimento e para a qualidade dos serviços oferecidos por instituições bancárias localizadas na cidade de São Paulo. Foi realizado um estudo mercadológico, administrativo, operacional, jurídico e financeiro sobre o tema, bem como uma pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, elaborada para avaliar a existência de mercado no município. Este material incluiu o perfil dos clientes e suas principais necessidades e demandas, relativas à qualidade dos serviços dos produtos bancários. Ao final deste trabalho, foi apresentada uma análise de viabilidade em conjunto com estratégias e diretrizes necessárias para a abertura e o funcionamento da RM Consultoria, estudo este que servirá como base para possíveis decisões no gerenciamento de empresas desse tipo.
O presente estudo teve como objetivo aplicar o ciclo de melhoria contínua, com base no método PDCA, para redução de não conformidades, quantificadas através de um processo de monitoramento das ligações, recepcionadas por colaboradores do departamento de atendimento ao cliente, de uma empresa emissora de cartões pré-pagos, do setor de meios de pagamentos. A partir dos resultados obtidos, foi realizada a classificação das falhas, denominadas como não conformidades, e os seus respectivos graus de impactos. Após esse entendimento, que resultou na identificação do problema de causa raiz, foram implantadas ferramentas de qualidade para elaboração de um planejamento e execução de ações de melhoria contínua que resultou no aumento de eficácia no suporte ao consumidor, propagando a qualidade desse serviço e satisfação do cliente, que é um fator determinante no ciclo de vida do produto e interfere na continuidade do relacionamento, do consumidor com a empresa, e consequentemente na utilização do produto.
O presente trabalho tem por objetivo propor um modelo que auxilie o método de hierarquização de ideias em processos acessórios de geração de valor em serviços voltados ao público consumidor de produtos profissionais para construção, manutenção e instalação, através da fusão de ferramentas do design e do Sistema de Gestão da Qualidade. A metodologia utilizada baseou-se no método experimental tendo em vista um estudo de caso em uma startup do ramo atacadista, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas através da utilização do modelo de Value Proposition Design Canvas (Canvas de Design da Proposta de Valor) associado à metodologia QFD - Quality Function Deployment (Desdobramento da Função Qualidade) de modo a incentivar a aproximação de resultados obtidos através de ferramentas criativas (majoritariamente associadas ao empirismo e processos mentais deveras amplos por parte de seus utilizadores) das bases lógicas providas pelos princípios metodológicos associados à preceitos das ferramentas da Gestão da Qualidade. Pretende-se apresentar os preceitos de ambos os modelos supracitados a fim de embasar um novo método híbrido no intento de justificar sua utilização para fins mais assertivos e práticos em termos de prototipagem de propostas de novos serviços.
O presente trabalho tem por objetivo propor um plano de negócio para o produto marketplace focado em mercado de vestuário e acessórios do nicho específico denominado Plus Size ou tamanhos grandes. Este marketplace tem por proposta intermediar a compra e venda de itens direcionados à este público, onde a ideia central é disponibilizar uma plataforma para unir parceiros lojistas/fabricantes têxteis e consumidores da moda Plus Size, trazendo vitrines de ofertas com diversidade de marcas, tamanhos, modelos e preços. Através da ferramenta Business Model Canvas foram exploradas as necessidades do negócio, suas vantagens competitivas, estruturação operacional, conhecimento do mercado e viabilidade do negócio. Para consolidação das premissas e embasamentos da proposta foram utilizadas pesquisas primárias e secundárias, ferramentas e conceitos de Design Thinking, benchmark e plano de negócio a médio prazo de viabilidade, projeção de equilíbrio (breakeven) e retorno financeiro. Esta proposta resultou na visibilidade de amplos aspectos de negócio que não apenas ajudaram a caracterizar melhor o produto quanto também demonstrou a viabilidade técnica e financeira da aplicação do modelo diante de aporte de investimento.
A aplicação do LED (Diodo Emissor de Luz) na iluminação foi o causador de uma grande revolução. O benefício da sua utilização vai além da economia de energia, pois o uso desta tecnologia proporciona uma longa vida útil aos equipamentos, entre outras características. Desde o surgimento da lâmpada elétrica incandescente o mercado não sofria uma transformação de tal intensidade. Desse modo, as empresas fabricantes de luminárias tiveram que adequar o seu portfólio de produtos à aplicação da nova fonte geradora de luz, cuja utilização exige a observação de vários fatores, como a dissipação do calor gerado e controle do ofuscamento. O problema é que grande parte dessas indústrias ainda desenvolvem os seus produtos privilegiando os mesmos conceitos utilizados anteriormente. Como resultado, as luminárias criadas não atendem aos requisitos do cliente, gerando um descontentamento que exige trabalhosas revisões após o seu lançamento. O presente trabalho aplica uma ferramenta chamada QFD (Desdobramento da Função Qualidade) com o intuito de garantir que os requisitos dos clientes sejam transformados em características essenciais para o sucesso do novo produto.
As organizações empresariais buscam o incremento de sua competitividade e a sustentabilidade do negócio ofertando produtos e serviços adequados ao mercado. Para assegurar o sucesso do plano, estas organizações estabelecem uma hierarquia de objetivos capaz de orientar os executivos nas ações necessárias para a condução do negócio, todavia, com o avanço do capitalismo, muitas organizações são gerenciadas com excessiva ênfase nos resultados financeiros de curto prazo, como consequência, estas empresas podem perder oportunidades de investimento e o engajamento do corpo de funcionários ao sucesso da organização. Neste trabalho é proposto um conjunto de medições balanceadas entre aspectos financeiros e não-financeiros orientados às diretrizes estratégicas segundo as 4 perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), de forma a promover o gerenciamento da estratégia em uma empresa prestadora de serviços logísticos.

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

MBA PECE POLI USP - Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close