MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável - pecepoli

TENHO INTERESSE - MBA
MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável

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MBA

MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável

Um curso que promove o debate e oferece maneiras de minimizar o impacto que tecnologias digitais causam no meio ambiente como um todo, incluindo atividades humanas como profissão, lazer, saúde, finanças e muito mais.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária Total
510h
• Duração
24 meses
• 2ª a 5ª feiras
19h30 - 22h30

Conteúdo

Estrutura Curricular

A carga horária conjunta das duas atividades será de 510 horas aula, composta por 450 horas de disciplinas e 60 horas de atribuídas à monografia. A duração total prevista do curso é de 18 meses.

A monografia deve ser desenvolvida contemplando qualquer tema relacionado ao programa do MBA corrente . A sua carga horária é de 60 horas.

Disciplinas

1. Introdução a Big Data 
1.1. Definição de Big Data. 
1.2. Oportunidades e desafios existentes. 
1.3. O perfil do profissional cientista de dados. 
1.4. Big Data e sustentabilidade. 
1.5. As fases de um projeto de Big Data. 
2. Governança de Dados na Era de Big Data 
2.1. O papel do Chief Data Officer - CDO. 
2.2. Processos chaves da Governança de Dados 
2.3. Frameworks de Governança de Dados 
2.4. Silos de Dados versus Data Lake 
3. Projeto de Big Data - Fase de captura e armazenamento de dados 
3.1. Dados internos e dados externos 
3.2. APIs para captura de dados 
3.3. Tecnologia NoSQL versus banco de dados relacional 
4. Projeto de Big Data - Fase de processamento dos dados 
4.1. Descobrindo o Hadoop 
4.2. Armazenamento de dados no Hadoop 
4.3. O modelo de programação MapReduce 
4.4. Aplicabilidade do Hadoop 
4.5. Casos de uso 
5. Projeto de Big Data - Fase de análise de dados 
5.1. As 4 categorias de analytics 
5.2. Técnicas de mineração de dados 
5.3. Técnicas de aprendizado de máquina 
5.4. Uso da linguagem R 
6. Projeto de Big Data - Fase de visualização de dados 
6.1. Obtendo desempenho com a visualização de dados 
6.2. Técnicas de visualização de dados 
6.3. Casos de uso inspiradores 

1. Introdução a Computação Cognitiva 
1.1. Fundamentos da computação cognitiva 
1.2. Inteligência humana versus inteligência de máquina 
1.3. O que torna um sistema cognitivo? 
1.4. Obtendo percepções a partir de Big Data 
2. Porque a computação cognitiva precisa de humanos 
2.1. Aspectos de dados gerados por humanos 
2.2. Aplicações do processamento de linguagem natural na resolução de problemas 
2.3. Aplicações de análise cognitiva 
3. Computação Cognitiva e Watson 
3.1. Como o IBM Watson oferece computação cognitiva 
3.2. O ecossistema IBM Watson 
3.3. Casos de uso do IBM Watson 
4. Watson na Prática - Construindo uma aplicação cognitiva com IBM Watson 
5. Computação Cognitiva aplicada aos negócios 
5.1. Vantagens e desafios de novos modelos disruptivos 
5.2. Como aplicações cognitivas podem mudar o mercado 
5.3. O que esperar da computação cognitiva para o futuro 

1. Conceitos Básicos do Marketing: estratégias e práticas.
2. Fundamentos do composto mercadológico - 4P's.
3. Medição e análise de resultados em Comunicação e Marketing.
4. Aquisição e retenção de clientes.
5. Branding - conceitos e estratégias de marca.
6. Estratégias e práticas em Marketing Digital e Redes Sociais.
7. Conceitos básicos de comunicação e sua aplicação às midias digitais.
8. Estudos de caso: Desenvolver senso crítico para análise de estratégias de marketing e comunicação
9. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação em midias digitais.

1. Conceitos Básicos do Marketing: estratégias e práticas.

2. Fundamentos do composto mercadológico - 4P's.

3. Medição e análise de resultados em Comunicação e Marketing.

4. Aquisição e retenção de clientes.

5. Branding - conceitos e estratégias de marca.

6. Estratégias e práticas em Marketing Digital e Redes Sociais.

7. Conceitos básicos de comunicação e sua aplicação às midias digitais.

8. Estudos de caso: Desenvolver senso crítico para análise de estratégias de marketing e comunicação,

9. Elaboração de planos de marketing, comunicação e educação em midias digitais.

1. Direito no Mundo Cibernético

1.1 Contratos Informáticos (Objeto e Serviços na Internet)

1.2 Contratos Telemáticos (Contratos Celebrados na Internet)

1.3 Natureza Jurídica e Legislação base regular os Contratos Informáticos e Telemáticos

1.4 Exemplos de contratos e aplicação

2. Direito de Propriedade Intelectual

3. Marco Civil da Internet

4. Crimes Cibernéticos

4.1 O que são Crimes Cibernéticos?

4.2 Princípios Penais do Direito Penal Eletrônico

4.3 Tipos de Crimes em Espécie

4.4 Estudo de Caso: Crimes em Sistemas Corporativos

5. Analise Forense 6. Estudos de Casos

1. Natureza da Pesquisa Científica. 
2. Introdução à Metodologia Científica. 
3. Etapas da pesquisa científica. 
3.1. Pesquisa bibliográfica e documental. 
3.2. Pesquisa de campo. 
3.3. Pesquisa eletrônica. 
3.4. Fontes de informação. 
3.5. Coleta e análise de dados. 
4. Projeto de pesquisa em TI. 
5. Organização e documentação. 
6. Produção científica. 
7. Estrutura das produções científicas. 
8. Normas para a produção científica; Índice e fatores de avaliação da produção científica. 
9. Trabalho prático: Apresentação do método a ser empregado no desenvolvimento da pesquisa referente ao trabalho de monografia. 

1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas. 
2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais 
3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio. 
4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida 
5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social) 
6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis 
7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais 
8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas: 
8.1. Atividades organizacionais centrais (core business). 
8.2. Composição da força de trabalho. 
8.3. Desenho organizacional. 
8.4. Relações Inter organizacionais. 
8.5. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança). 
9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental. 
10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental 
11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas 

1. Planejamento Estratégico. 
2. Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. 
3. Visão Geral sobre Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade. 
4. Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico 
4.1 Missão e Visão de Negócios 
4.2 Objetivos e Metas 
4.3 Cultura e Valores da Organização 
4.4 Avaliação das Competências 
4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes) 
4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) 
4.7 Elaboração dos Planos de Ações 
5 Modelos de Estratégicos 
5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 
5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 
5.3 Balanced ScoredCard 
.6 Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de desempenho e Sustentabilidade. 
.7 Estudos de Caso 

1. Desafios de Gestão de Infraestruturas Digitais. 
2. Gestão de Sistemas de Computação em Nuvem. 
3. Gestão de Infraestruturas de Comunicação. 
4. Gestão de Mídias e Conteúdos Digitais. 
5. indicadores de Desempenho e Sustentabilidade de Infraestruturas Digitais 
5.1. Identificação de indicadores de avaliação de Desempenho e Sustentabilidade de Infraestruturas Digitais. 
5.2. Mapeamento de Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade em Métricas de Gerenciamento. 
6. Desafios da Tarifação, Desempenho e Segurança da Solução de Gerenciamento. 
7. Estudos de Casos práticos de implantação de Soluções de Governança e Gestão de Infraestruturas Digitais. 

1. A importância do Planejamento e Gestão de Projetos 
2. Ciclos de Vida de um Projeto 
3. Identificação de indicadores de desempenho e sustentabilidade associados à gestão de projetos. 
4. Planejamento de Projetos 
4.1 Definição do escopo e metas do projeto. 
4.2 Especificação das atividades do projeto com suas entregas. 
4.3 Detalhamento de custos, prazos e recursos humanos. 
5. Gestão de Projetos 
5.1 Seleção de uma ferramenta para gestão de projetos. 
5.2 Definição de indicadores para acompanhamento da execução de projetos. 
6. Exemplos práticos de aplicação de métodos e técnicas de gestão de Projetos. 
7. A modernização na Gestão de Projetos com o PMO digital e a utilização de iPMS (Integrated Platform Management System) 

1. Fundamentos da Governança Corporativa e de Tecnologias de Informação. 
2. A Importância da Governança de Tecnologias de Informação em Diferentes Setores da Economia. 
3. Alinhamento da Governança de Tecnologias de Informação com o Planejamento Estratégico. 
4. Governança de Tecnologias de Informação: Estruturas Processos e Mecanismos Relacionados. 
5. Modelos de Governança e Melhores Práticas: 
5.1. Modelos de Governança do MIT CISR 
5.2. COBIT (Control Objectives Information Technology) 
5.3. OGC/ITIL e a ISO 20.000. 
5.4. Balanced Scorecard. 
5.5. SLA (Service Level Agreement) 
6. Governança de Riscos de Tecnologia da Informação 
6.1. Modelo de Governança de Riscos de Tecnologia da Informação 
6.2. Processos de Governança de Risco 
6.3. Cultura de Conscientização de Riscos 
7. Estudos de Casos práticos de implantação Soluções de Governança de Tecnologias de Informação 

1. Visão Geral sobre redes de computadores 

1.1 História e evolução das redes. 

1.2 O papel das redes nas mudanças organizacionais. 

1.3 Desafios na caracterização das redes e suas taxonomias. 

2. Análise da arquitetura de rede 

2.1 Modelagem da rede em camadas. 

2.2 Funções, serviços e protocolos de rede. 

2.3 Discussão sobre o Modelo OSI como modelo de referência. 

2.4 Comparativo com o Modelo TCP/IP. 

2.5 A adoção da arquitetura de rede como padrão de mercado. 

3. Descrição da arquitetura TCP/IP 

3.1 Estudo dos protocolos. 

3.2 Funcionamento da rede TCP/IP. 

3.3 Aspectos do IP e sua migração para IPv6. 

3.4 Aspectos do TCP. 

4. Estudo das Redes locais e suas aplicações 

4.1 Características das redes locais 

4.2 A rede Ethernet e suas evoluções: Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, 10 Gigabit Ethernet e 100 Gigabit Ethernet 

4.3 Redes sem fios WiFi e os padrões IEEE 802.11 b/g/n/ac 

4.4 Aspectos de segurança das redes locais 

4.5 Visão geral dos equipamentos de rede 

5. Redes de longa distância e a Internet 

5.1 Principais tecnologias de redes de longa distância 

5.2 Evolução das Redes Frame Relay para MPLS 

5.2 Interconexão de redes 

5.3 Exemplos de Redes de Telecomunicação 

6. Tendências em Direção as Redes Definidas Por Software 

6.1 Disasociação de Plano de Dados e Controle 

6.2 Programação em Redes 

7. Tratamento de diferentes tipos de dados e aplicações com qualidade de serviço 

7.1 Requisitos dos tipos de dados: dados, voz e vídeo. 

7.2 Princípios básicos de qualidade de serviço. 

7.3 Exemplos de Aplicações com Requisitos Críticos de Rede: 

7.3.1. Aplicações de Telemedicina. 

7.3.2. Aplicações de Cinema Digital: Cinema 4K e 8K 

7.3.3. Aplicações Científicas com Uso Intensivo de Dados. 

8. Impacto das Redes de Comunicação 

8.1 Aspectos de serviço, processos e modelos de negócios 

8.2 Impacto ambiental: consumo energético e materiais 

8.3 Impacto Social: Redes Sociais e Inclusão Digital. 

1. Inovação Tecnológica como Vantagem Competitividade 

2. Fatores propícios e inibidores de inovação 

3. Ciclos de Inovação 

4. Tendências 

4.1. Inovações criadas pelo usuário/cliente. 

4.2. Tecnologias Emergentes 

4.3. Sustentabilidade como fator de inovação. 

5. O Impacto da Economia Digital 

5. Inovação Aberta & Fechada 

6. Inovação Aberta 

6.1 Vantagens e Desvantagens 

6.2 Estratégia de Inovação Aberta 

6.3 Modelos de Negócios 

6.4 Desafios: Direitos Autorais 

6.5 Estudos de Casos 

7. Inovação orientada a Tecnologias Emergentes 

8. Inovação orientada à Sustentabilidade 

8.1 Soluções com Uso Racional de Recursos. 

8.2 Tecnologias para atender Comunidade Com Poucos Recursos 

8.3 Estudos de Casos 

9. Estratégias de Inovação 

9.1 Tipos de Estratégia de Inovação 

9.2 Formulação de Estratégia de Inovação 

9.3 Capacitação de Profissionais 

9.4 Indicadores Sócio-Ambientais e Econômicos de Avaliação da Estratégia. 

10. Avaliação do Impacto da Inovação Tecnológica para empresa e sociedade 

10.1 Impacto Competitivo. 

10.2 Impacto Sócio-ambiental e Economico. 

11. Estudos de Casos

1. As principais abordagens sobre o conceito de líder e de liderança. 
1.1. O que é um líder. 
1.2. Conceitos de liderança. 
2. As principais características do líder. 
3. O desenvolvimento de liderança. 
4. A dinâmica do mercado atual e a sustentabilidade como responsabilidade social individual e institucional. 
5. A proposta do desenvolvimento sustentável e sua relação com o desenvolvimento tecnológico. 
6. A relação entre o critério ético da conduta humana e o desenvolvimento sustentável 
7. Tecnologia como transformação do mundo: critérios para a relação entre o homem e a natureza 
8. Ética e moral. Ética: uma questão de inteligência 
9. Ética empresarial e sustentabilidade: aplicações do conceito de Ética no mundo de hoje 
9.1. Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa; 
9.2. Responsabilidade social e ambiental empresarial 
10. Ética, Sustentabilidade e Tecnologia 
10.1. Propriedade Intelectual 
10.2. Critério ético e uso sustentável da tecnologia 
11. A liderança sustentável como meio de desenvolvimento social e econômico. 
12. Formação, imagem, liderança e suas relações. 
13. Personalidades líderes. 

1. Conceitos básicos 

1.1 Definição de computação ubíqua e pervasiva 

1.2 Internet Ubíqua e mobilidade 

1.3 Componentes principais: sensores, dispositivos de interação com o usuário, e computadores e dispositivos movies 

2. Uso inteligente da Internet Ubíqua 

2.1 Cenário atual da Internet Ubíqua 

2.2 Novas oportunidades de negócios e o fator de sustentabilidade 

2.3 Ideias e aplicações baseadas na Internet Ubíqua 

2.4 Estudos de caso 

3. Visão geral das tecnologias utilizadas na Computação Ubíqua 

3.1 Sensores, atuadores e dispositivos móveis 

3.2 Identificação de objetos e pessoas 

3.3 Localização por sistemas de satélites, celulares e outras tecnologias 

3.4 Redes de comunicação de dados e redes embarcadas 

3.5 Tecnologias para mobilidade 

3.6 Outras tecnologias 

4. Internet das Coisas 

4.1 Conceituação: IoT e seu ecossistema 

4.2 Dispositivos inteligentes 

4.3 Interação: entre dispositivos, dispositivos/pessoas e dispositivos/ambiente 

4.4 Computação sensível a contexto e ambientes inteligentes 

5. Impactos da Internet Ubíqua 

5.1 Benefícios e malefícios da nova tecnologia na vida dos usuários 

5.2 A difusão da informação em redes sociais e miniblogs 

5.3 Internet Ubíqua como ferramenta de gestão sustentável 

5.4 Discussões sobre privacidade 

5.5 Outras discussões 

6. Estudos de Casos de Mobilidade e Internet das Coisas  

1. O Que são Negócios Digitais. 
2. Evolução dos Negócios Digitais no Brasil e no Mundo. 
3. Caracterização de Produtos e sua Venda na Internet. 
4. Principais Parceiros dos Negócios Digitais. 
5. Modelos de Negócios Digitais. 
5.1. Principais Modelos. 
5.2. Parceiros de Negócio. 
5.3. Principais Competências. 
5.4. Fatores Criticos de Sucesso. 
5.5. Fontes de Renda. 
6. Estratégia de Mercado 
6.1. Criação de Valor para Mercado. 
6.2. Estratégicas junto ao Cliente. 
6.3. Estratégias para Cadeia de Suprimento. 
6.4. Estratégias para M-Commerce e U-Commerce. 
7. Estudos de Casos 
7.1. Empresas Virtuais e Produtos de Terceiros - Amazon. 
7.2. Empresas Virtuais e Produtos Próprios - Dell, Natura. 
7.3. Empresas Fisicas e Produtos de Terceiros - Livraria Cultura, Sistema de Varejo. 
7.4. Empresas Físicas e Produtos Próprios - Gap, Vitoria Secret, Boticário. 

1. Revoluções Industriais 

1.1. Origem das revoluções industriais. 

1.2. Principais características. 

1.3. Impactos na geração de empregos e profissões. 

1.4. Evolução da tecnologia ao longo do tempo. 

2. Era da Transformação Digital 

2.1. O que é Transformação Digital? 

2.2. Como o mundo e as organizações estão enfrentando estas mudanças. 

2.3. Impactos da transformação digital nas novas gerações. 

2.4. Como as gerações mais antigas podem se adaptar. 

2.5. Impactos da transformação Digital no mercado de trabalho. 

3. Robotização e automação do trabalho 

3.1. A evolução da robótica. 

3.2. Os robôs digitais. 

3.3. Impacto da introdução dos robôs nas atividades administrativas das empresas. 

3.4. Impactos da robotização no mercado de trabalho. 

4. Transformação Cognitiva 

4.1. A era cognitiva. 

4.2. Impacto da Inteligência artificial em nossas vidas e nas organizações. 

4.3. Impacto da Inteligência artificial no trabalho. 

5. Estudos de Caso - Impacto da Robotização e Inteligência Artificial em? 

5.1. Indústria Automotiva. 

5.2. Setor Financeiro. 

5.3. Setor de Serviços. 

5.4. Setor da Saúde. 

6. Transformação digital e impacto na educação 

6.1. Profissões do futuro. 

6.2. Competências necessárias para atuar no mundo Digital. 

6.3. Desenvolvimento de habilidades pelos profissionais. 

6.4. Impacto das transformações Digitais e Cognitivas no modelo educacional. 

6.5. Impacto das mudanças nas organizações Locais e Globais. 

7. Organizações exponenciais 

7.1. As novas tecnologias e o advento das organizações exponenciais. 

7.2. Crescimento linear vs. Crescimento exponencial. 

7.3. Explorando as características de uma organização exponencial. 

7.4. O perfil do profissional das organizações exponenciais.

1. Conceitos básicos de segurança da informação 
2. Normas de segurança e boas práticas 
2.1 Família ISO 27000 
2.2 COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) 
2.3 Política de Segurança 
3. Riscos 
3.1 Ameaças 
3.2 Vulnerabilidades 
3.3 Nível do risco aceitável 
4. Engenharia Social 
5. Serviços e Mecanismos de Segurança 
5.1 Criptografia simétrica e assimétrica 
5.2 Resumos criptográficos, assinatura digital e autenticação 
5.3 Infra-estrutura de chaves-públicas 
5.3.1. Hierarquias de certificaçao 
5.3.2. Caso do ICP brasil 
5.4 Controle de acesso: Firewalls e Proxies 
5.5 Sistemas de detecção/prevenção de intrusão 
5.6 Autenticação: Biometria, Senhas, Tokens 
6. Impacto de Problemas de Segurança em Métricas de Sustentabilidade 
7. Exemplos práticos de soluções de segurança 

1. Sociedade Conectada 
1.1. Conceituação. 
1.2. Novos Paradigmas da Sociedade Contemporânea. 
1.3. Governança das Sociedades Conectadas. 
2. Sociedade e o Individuo 
2.1. Impacto Tecnologico na Vida Social. 
2.2. Empoderamento e Engajamento do Individuo. 
2.3. Consumismo e Saúde. 
3. Sociedade e as Empresas 
3.1. Posicionamento das Empresas no Mundo Conectado. 
3.2. Mercados Globais. 
4. Estudos de Casos 
4.1. Cidades Inteligentes. 
4.2. Campus de Ensino Inteligente. 
4.3. Casa Inteligente. 
4.4. Carros Inteligentes até Carros Autonomos. 
4.5. Roupas Inteligentes - Tecnologia Vestível. 
4.6. Assistente Pessoal. 
4.7. Saúde Inteligente. 
4.8. Agricultura. 
4.9. Manufatura 4.0. 
5. Desafios 
5.1. Big Brother e Questões de Privacidade. 
5.2. Impactos Sociais, Ambientais e Economicos. 

1. Origem da startup enxuta 
2. O que é uma startup 
3. Método: 
3.1. Empreender é Administrar 
3.2. Aprendizagem validada 
3.3. Experimentação - Construir, Medir e Validar 
3.4. Contabilidade para Inovação. 
4. Estratégia é hipótese 
5. Produto mínimo viável 
6. Métrica para o sucesso 
7. Pivotar ou perseverar 
8. A magia dos pequenos lotes 
9. Implementação contínua 
10. Os motores do crescimento 
11. Desenvolvimento de clientes 
12. Organização adaptativa 
13. Inovação radical 
14. Métodos ágeis 

1 Conceituação de Computação Verde 
2 Panorama da Residuos de Equipamentos Eletroeletrônicos no Brasil e no Mundo 
3. Padrões de Gestão Ambiental 
3.1 Padrão de Gestão Ambiental ISO 14.000 
3.2 Padrões Europeus 
ROHS (Restriction of Hazardous Substances) 
WEEE (Waste from Electrical and Electronic Equipment) 
3.3 Padrão Americano - EPEAT (Electronic Product Environmental Assessment Tool) 
4 Legislações e Politicas Brasileiras e Internacionais relacionadas 
5 Práticas de Reuso, Reciclagem e Descarte de Equipamentos Eletro-Eletrônicos. 
5.1 Acondicionamento de Residuos Eletroeletrônicos 
5.2 Coleta e Transporte de Resíduos Eletroeletrônicos 
5.3 Tratamento e Disposição Final de Residuos Eletroeletrônico 
6 Plano de Gerenciamento de Residuos Eletronicos - Orientações para Elaboração dos Planos 
6.1 Organização do processo de gerencimento. 
6.2 Definição das diretrizes e estratégias. 
6.3 Metas, programas e recursos necessários . 
6.4 Definição dos parceiros do plano (recicladores, coperativas, catadores) 
6.5 Definição de ferramentas de acompanhamento, controle, e avaliação da implementação do Plano 
7. Estudos de Casos 

1. Finanças e Desenvolvimento Sustentável. 
2. Princípios Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício. 
3. Indicadores de desempenho financeiro - sistema DuPont. 
4. Efeitos de questões socioambientais no desempenho financeiro das organizações. 
5. Relatórios de sustentabilidade - modelo GRI, DINSA e DVA. 
6. Convergências e contradições entre o relato financeiro e relato socioambiental 
7. Carteiras de ações fundamentadas em sustentabilidade. 

1. Introdução 
1.1. Motivação 
1.2. Conceitos e noções básicas: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, pilares da sustentabilidade, gestão para sustentabilidade. 
1.3. Resgate histórico. 
1.3.1. Formação sociedade contemporânea. 
1.3.2. Micro e Macro Perspectiva. 
2. Macro Perspectiva 
2.1. Economia Verde - Desafios da sustentabilidade e tendências para setores e negócios no século XXI 
2.2. Consumo nas sociedades contemporâneas 
2.3. Práticas Sustentáveis na esfera do Estado, da sociedade civil e do mercado. 
3. Micro Perspectiva 
3.1. Evolução do Conceito de Responsabilidade Socioambiental 
3.2. Gestão Empresarial com base na Responsabilidade Socioambiental 
3.2.1. Desafios da Sustentabilidade e Impactos Socioambientais da Empresa 
3.2.2. Tendências e Perspectivas para o Negócio 
3.2.3. Motivações e Pressões para a Adoção de Estratégias Socioambientais nas empresas 
3.2.4. Modelo de multistakeholders de uma organização empresarial. 
4. Estudos de caso 

1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais 
2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo 
3. Tendências em Tecnologias Digitais 
3.1 Sistemas de Computação 
3.2 Mobilidade e Comunicação digital. 
3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas 
3.4 Big Data e Sistemas Cognitivos 
3.5 Virtualização e Computação em Nuvem 
3.6 Redes Definidas por Software 
3.7 Segurança, Confiança e Privacidade 
3.8 BLockChain e Seus Impactos 
3.9 Aplicações Orientadas a Contexto 
4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios 
4.1 Industria 4.0 
4.2 FIntechs e Sistemas Financeiros 
4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica 
5. O Papel da Sustentabilidade 
5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis 
5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios. 
6. Tecnologias Digitais e Novos Paradigmas de Transformação da Sociedade 
7. Análise dos Estudos de Casos 

1. Sistemas Distribuídos:

1.1. Características e desafios

1.2. Arquitetura P2P

1.3. Mecanismo de busca e propagação: broadcast, DHT

2. Fundamentos de segurança da informação (recapitulação)

2.1. Confidencialidade: cifras

2.2. Integridade: hash

2.3. Autenticidade: códios de autenticação

2.4. Irretratabilidade: assinatura digital, certificação digital

3. Blockchain sem o hype

3.1. Motivação para blockchain

3.2. Estruturas de dados: transação (registro), bloco, encadeamento de blocos, árvore de Merkle

3.3. Mecanismos de funcionamento: propagação de eventos (gossip), validação de blocos, consenso distribuído, soft forks

3.4. Mecanismos de consenso: sistemas abertos (proof-of-work, proof-of-stake, ...) e sistemas controlados (consenso bizantino, sorteio justo, ...)

3.5. Conceitos avançados: hard forks, provas de conhecimento-zero, locked transactions, smart contracts, mutabilidade

3.6. Exemplos de aplicações e não-aplicações

3.7. Tecnologias concorrentes: sistemas de arquivos distribuídos (Freenet, BitTorrent, IPFS, Hadoop)

3.8. Tecnologias auxiliares: Tor & navegação anônima

3.9. Demonstrações e experimentos práticos.

1. Conceituação

2. Fundamentos sobre Computação em Nuvem

2.1 Arquitetura de Sistemas em Nuvem

2.2 Modelos de Serviços em Nuvem

2.3 Modelos de Classes de Serviço

3. Exemplos de Serviços Públicos de Nuvem

4. Fundamentos Tecnológicos

4.1 Virtualização de Máquinas e Redes

4.2 Sistema de Armazenamento

5. Segurança em Ambientes de Computação em Nuvem

6. Adoção de Computação Em Nuvem - Desafios e Riscos

7. Indicadores, Métricas e Gestão dos Recursos

7.1 Qualidade de Serviço

7.2 SLA (Service Level Agreement)

8. Padrões de Mercado

9. Estudos de casos práticos de utilização de serviços de Nuvem.


Critério Geral de Aprovação e obtenção de certificado USP

Para ser considerado aprovado no Curso “MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável”, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer todos os seguintes requisitos:

  • ter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades;
  • obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.;
  • ter se inscrito e realizado na atividade Monografia devendo obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete), em avaliação realizada por banca examinadora.
Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

As Tecnologias Digitais tem permeado cada vez mais a vida da sociedade moderna, em termos de educação, trabalho, lazer, saúde, finanças e comunicação social de modo geral, no contexto familiar, de amigos e profissional. Hoje, de um modo ou de outro, todas pessoas precisam ter algum conhecimento mesmo que básico sobre como usar as tecnologias digitais. Conhecer tecnologias tais como Computação em Nuvem, redes móveis, Internet das Coisas, Big Data, Sistemas Cognitivos e Data Analysis, Block-Chain e Segurança Cibernética torna-se essencial para profissionais que querem se posicionar de modo diferenciado no mercado. A adoção das tecnologias digitais são a base para a transformação digital que as empresas vem sofrendo, a consequente inovação digital e criação de novos modelos de negócio. Em paralelo a adoção crescente das tecnologias digitais, outro tema recorrente é a Sustentabilidade. A implantação de soluções digitais nos conduz a um consumo crescente de energia elétrica e ao uso de recursos naturais nem sempre renováveis, além da geração de resíduos eletrônicos ao final do ciclo de vida dos aparatos eletrônicos. Assim, questões como o uso racional de recursos e responsabilização pelos resíduos gerados estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das empresas. Como consequência, são instalados cada vez mais Data Centers verdes e sistemas voltados à eficiência energética.

Público-Alvo
O público alvo são gestores, lideres de projetos e profissionais, usuários ou geradores de soluções baseadas em Tecnologias Digitais e orientados a metas de desempenho do negócio e/ou sustentabilidade.

Objetivo
Desenvolver e consolidar conhecimentos teóricos e práticos sobre as tecnologias digitais, incluindo Computação em Nuvem, Mobilidade e Internet das Coisas, Big Data, Sistemas Gognitivos, Blockchain e sua aplicação na geração de inovação digital e de negócios sustentáveis. As Tecnologias Digitais tem causado grandes transformações nas atividades humanas, incluindo trabalho, educação, saúde, finanças e lazer. Vivemos numa sociedade cada vez mais conectada com novas profissões sendo criadas e outras desaparecendo. Discutem-se, então, os impactos de tais tecnologias na sociedade, nas profissões do futuro e no próprio meio-ambiente em que vivemos e como tais tecnologias devem ser geridas para maximizarem o retorno aos negócios das empresas.

Entenda melhor o escopo e objetivos do curso, assistindo aos vídeos:

Vídeo 1 – Transformação Digital e seu Impacto nas empresas e seus funcionários
Vídeo 2 – Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável
Vídeo 3 – Novo Profissional do Mercado
Vídeo 4 – Qual foi o impacto do MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável na sua empresa?
Vídeo 5 – Por que fazer o MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável?
Vídeo 6 – Digitalização das Empresas dentro da perspectiva de Inovação Sustentável

 

Local & horário realização do curso

As aulas serão realizadas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, de 2ª a 5ª feira, das 19h30 às 22h30.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O corpo docente é formado pelos professores doutores da Universidade de São Paulo e pelos especialistas convidados.

Coordenação:
Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (EPUSP)

Vice-Coordenação:
Marcos Antonio Simplicio Junior (EPUSP)

Professores Colaboradores:
Alexandre Toshiro Igari (EACH)
Anarosa Alves Franco Brandão (EPUSP)
Carlos Eduardo Cugnasca (EPUSP)
Marcos Antonio Simplicio Junior (EPUSP)
Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa (EPUSP)
Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias (EACH)
Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (EPUSP)
Wagner Luiz Zucchi (EPUSP)

Professores Especialistas:
Alberto Marcelo Parada
André Aguiar Santana
Claudia Calmon Lemme
Daniel Conceição Rocha
Fatima Regina de Toledo Pinto
Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta
Maria Lúcia Diniz
Mauro Cesar Bernardes
Rony Rogério Martins Sakuragui
Rosangela de Fátima Pereira Marquesone
Vera Kaiser Sanches Kerr

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O investimento deste curso:

Valor total de R$ 25.200,00 ou em 24 parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.050,00.

Pagamento à vista tem 5% de desconto.

Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online:  de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Processo seletivo
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a Ficha de Inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.
2. Seleção:
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”.
Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.
Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Datas de inscrição e matrícula
Inscrições: encerradas
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: encerradas
Início das Aulas: encerradas

Matrícula no curso
Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.
O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:
a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.
A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUESITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do curso. Caso o candidato não seja aprovado, esse valor não será devolvido.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

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