Difusão Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho - Presencial

Faça parte de uma comunidade de elite e transforme a sua vida!

Turma 2025 : . Início em setembro

Dia da semana : sábados 08h - 12h

Carga Horária : 44 horas

Duração : 3 meses

Se você é uma pessoa que está em busca de um novo emprego, uma promoção, maiores salários ou mesmo reconhecimento profissional, esta é a sua oportunidade!

Conheça nosso corpo docente, disciplinasprocesso seletivo e investimento!

Corpo Docente

O curso reúne, em seu corpo docente, especialistas convidados, entre eles:

Adriana Godoy
Claudio Almeida Sarilho
Eduardo Hunold Mancebo
Emanuel Santana
Joana Teixeira Portolese Pascalicchio
Lucimara de Farias Mizael
Marcia Elaine Fernandes Pedralino Santana
Natalia Mucheroni
Patricia Doin Patruni Arroyo
Renata Costa de Sá Bonotto


Disciplinas

1. Neurodiversidade e Autismo Introdução a neurodivergência. Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro. Abordagens para atendimento de pessoas autistas. Características e desafios comuns do autismo. Mitos e desinformações sobre o TEA. A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas Breve contexto histórico da deficiência. Modelo social da deficiência. Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano. Capacitismo e suas implicações.o Manifestações do capacitismo na sociedade.o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva. Autistas no Ambiente de Trabalho.o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.3. Legislação para inclusão de autistas Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei Nº 13.146 de 2015. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei nº 12.764 de 2012 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo. Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Lei nº 8.213 de 1991.4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos Desafios de aprendizagem associados ao TEA. Princípios do desenho universal para a aprendizagem. Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial. Adaptações físicas e materiais inclusivos. Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação; Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva; Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação; Programas e métodos específicos de intervenção.6. Interação Social: Desafios e Estratégias Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista; Identificação e superação de barreiras à interação social; Técnicas para promover habilidades sociais; Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo Bases do processamento sensorial no espectro autista; Avaliação das necessidades sensoriais individuais; Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional; Atividades e recursos para a modulação sensorial.8. Desenvolvimento Emocional e Autismo Regulação emocional no espectro autista; Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional; Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas; Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada; Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.9. Habilidades Funcionais para Autistas Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades; Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário; Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer; Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas Neurologia da aprendizagem e TEA. Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação. Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo. Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico. Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo. Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI. Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.11. Gerenciamento Comportamental no Autismo Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas. Estratégias de intervenção comportamental positiva. Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores. Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento. Gerenciamento de comportamentos e crises. Role-playing para gestão de crises. Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.


Conteúdo

1. Neurodiversidade e Autismo

  • Introdução à neurodivergência.
  • Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.
  • Abordagens para atendimento de pessoas autistas.
  • Características e desafios comuns do autismo.
  • Mitos e desinformações sobre o TEA.
  • A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.

2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas

  • Breve contexto histórico da deficiência.
  • Modelo social da deficiência.
  • Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.
  • Capacitismo e suas implicações:
    • Manifestações do capacitismo na sociedade.
    • Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.
    • A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.
  • Autistas no Ambiente de Trabalho:
    • Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.
    • Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.
    • Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho.
  • Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG):
    • Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.
    • A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.
    • Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.
    • Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.

3. Legislação para inclusão de autistas

  • Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei Nº 13.146 de 2015.
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Lei nº 12.764 de 2012.
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.
  • Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência – Lei nº 8.213 de 1991.

4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

  • Desafios de aprendizagem associados ao TEA.
  • Princípios do desenho universal para a aprendizagem.
  • Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.
  • Adaptações físicas e materiais inclusivos.
  • Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.

5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo

  • Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação.
  • Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva.
  • Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação.
  • Programas e métodos específicos de intervenção.

6. Interação Social: Desafios e Estratégias

  • Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista.
  • Identificação e superação de barreiras à interação social.
  • Técnicas para promover habilidades sociais.
  • Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.

7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo

  • Bases do processamento sensorial no espectro autista.
  • Avaliação das necessidades sensoriais individuais.
  • Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional.
  • Atividades e recursos para a modulação sensorial.

8. Desenvolvimento Emocional e Autismo

  • Regulação emocional no espectro autista.
  • Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional.
  • Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas.
  • Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada.
  • Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.

9. Habilidades Funcionais para Autistas

  • Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades.
  • Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário.
  • Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer.
  • Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.

10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas

  • Neurologia da aprendizagem e TEA.
  • Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.
  • Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.
  • Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.
  • Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.
  • Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.
  • Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.

11. Gerenciamento Comportamental no Autismo

  • Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.
  • Estratégias de intervenção comportamental positiva.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.
  • Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.
  • Gerenciamento de comportamentos e crises.
  • Role-playing para gestão de crises.
  • Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.


Processo Seletivo

Processo seletivo
1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:
a) Preencher a Ficha de Inscrição;
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição.
2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”.

Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.
Lembre-se que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Datas de inscrição e matrícula
Inscrições: até 30/04/2025
Entrevista: não há
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: a partir  14/04/2025
Início das Aulas: 17/05/2025.

Matrícula no curso
Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.
O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:
a) CPF;
b) RG;
c) Diploma de formação técnica ou superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.
A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.


Investimento

O investimento deste curso em “Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho”:

Valor total de R$ 2.970,00 ou em 3 parcelas mensais e consecutivas de R$ 990,00
Pagamento à vista tem 5% de desconto.

Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online:  de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 19h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br


Preparado para impulsionar sua carreira?

Vivemos um momento em que inclusão não é mais apenas uma pauta social: é uma urgência ética, humana e profissional. O número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) cresce a cada ano, e junto com ele surge a necessidade de pessoas capacitadas para promover ambientes mais acolhedores e acessíveis. Se você sente que pode fazer mais — seja na escola, na empresa ou na vida — este curso é o seu ponto de partida.

Aqui estão 4 bons motivos para você fazer parte:

Qualquer um deles já é uma excelente justificativa para você se juntar a nós!

Prestígio

Participe de um grupo seleto e de elite - um aluno USP é reconhecido em todo o mundo!

Conexões 

Encontre e se conecte com pessoas qualificadas de variadas formações e experiências de vida!

Conhecimento

Tenha acesso a matérias e conteúdos com o que há de mais moderno e atualizado na área - no mundo!

Exclusividade

Faça parte de uma turma reduzida de alunos, o que confere alta performance ao seu curso!

O que você irá aprender?

Veja o que pensamos ao montar este programa

No curso, você vai aprender como promover a verdadeira inclusão — aquela que vai além do discurso e transforma ambientes escolares e profissionais em espaços mais justos, acessíveis e humanos. 

Vai entender profundamente o Transtorno do Espectro Autista, dominar estratégias de adaptação, comunicação e apoio, e desenvolver habilidades para empoderar pessoas com TEA a conquistarem seu espaço no mundo. 

Ao final da jornada, será possível enxergar oportunidades onde antes havia barreiras — e aplicar esse conhecimento como agente de transformação em qualquer contexto.

Como este curso ajudará na sua evolução profissional?

Este curso pode ser um divisor de águas na sua trajetória profissional. Ao se capacitar para lidar com a inclusão de pessoas com autismo, você amplia suas possibilidades de atuação em um campo cada vez mais valorizado por escolas, empresas e instituições comprometidas com a diversidade. 

Mais do que um diferencial no currículo, essa formação representa um novo olhar sobre o seu papel no mundo — um olhar que une competência técnica e empatia. 

No futuro, você será reconhecido(a) como referência em práticas inclusivas, com capacidade para liderar mudanças reais e construir ambientes mais acolhedores e produtivos, onde todas as pessoas possam prosperar.

Para quem é esta Difusão?

Este curso é ideal para quem atua ou deseja atuar na promoção da inclusão — seja na escola, na empresa ou no ambiente terapêutico. Educadoras e educadores, gestores(as), profissionais de RH, terapeutas, psicólogos(as), cuidadores(as) e qualquer pessoa interessada em compreender melhor o autismo encontrarão aqui uma formação prática, sensível e atual. Se você quer fazer a diferença com conhecimento e propósito, este curso é para você.

O que você vai encontrar:

Veja se isto te interessa:

Você pode ser o elo entre a teoria da inclusão e sua aplicação real. Ao final do curso, estará preparado(a) para promover mudanças no cotidiano das instituições onde atua. Com uma formação oferecida pela Escola Politécnica da USP, dentro do Hospital Universitário, você terá um certificado de peso e o conhecimento necessário para fazer a diferença de verdade.

Além de tudo, este curso é certificado pela USP, instituição credenciada ao MEC e reconhecida no mundo inteiro! Por isso, muita gente sonha com um diploma USP!

Gostou? Pois saiba que você pode começar a fazer parte da nossa comunidade ainda hoje...

Não espere! A vida mostra que o momento perfeito não existe! E, repare: enquanto algumas pessoas dormem, outras estão em pleno movimento!

Você irá receber todas as informações do curso no seu email!

(Lembre-se de que nossas turmas são pequenas - garanta sua pré-inscrição o quanto antes!)


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

PECE POLI USP | Difusão Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho

Preencha abaixo e nós lhe enviaremos todas as informações acerca do curso!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close