O Curso de Difusão em “Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho” terá duração de 44 horas, sendo realizado aos sábados, das 08h às 12h.
1. Neurodiversidade e Autismo
• Introdução a neurodivergência.
• Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.
• Abordagens para atendimento de pessoas autistas.
• Características e desafios comuns do autismo.
• Mitos e desinformações sobre o TEA.
• A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.
2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas
• Breve contexto histórico da deficiência.
• Modelo social da deficiência.
• Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.
• Capacitismo e suas implicações.
o Manifestações do capacitismo na sociedade.
o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.
o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.
• Autistas no Ambiente de Trabalho.
o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.
o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.
o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho
• Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).
o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.
o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.
o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.
o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.
3. Legislação para inclusão de autistas
• Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei Nº 13.146 de 2015.
• Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Lei nº 12.764 de 2012
• Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
• Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.
• Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência – Lei nº 8.213 de 1991.
4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos
• Desafios de aprendizagem associados ao TEA.
• Princípios do desenho universal para a aprendizagem.
• Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.
• Adaptações físicas e materiais inclusivos.
• Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.
5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo
• Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação;
• Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva;
• Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação;
• Programas e métodos específicos de intervenção.
6. Interação Social: Desafios e Estratégias
• Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista;
• Identificação e superação de barreiras à interação social;
• Técnicas para promover habilidades sociais;
• Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.
7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo
• Bases do processamento sensorial no espectro autista;
• Avaliação das necessidades sensoriais individuais;
• Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional;
• Atividades e recursos para a modulação sensorial.
8. Desenvolvimento Emocional e Autismo
• Regulação emocional no espectro autista;
• Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional;
• Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas;
• Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada;
• Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.
9. Habilidades Funcionais para Autistas
• Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades;
• Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário;
• Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer;
• Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.
10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas
• Neurologia da aprendizagem e TEA.
• Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.
• Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.
• Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.
• Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.
• Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.
• Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.
11. Gerenciamento Comportamental no Autismo
• Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.
• Estratégias de intervenção comportamental positiva.
• Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.
• Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.
• Gerenciamento de comportamentos e crises.
• Role-playing para gestão de crises.
• Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.
1. Neurodiversidade e Autismo
Introdução a neurodivergência.
Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.
Abordagens para atendimento de pessoas autistas.
Características e desafios comuns do autismo.
Mitos e desinformações sobre o TEA.
A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.
2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas
Breve contexto histórico da deficiência.
Modelo social da deficiência.
Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.
Capacitismo e suas implicações.
o Manifestações do capacitismo na sociedade.
o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.
o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.
Autistas no Ambiente de Trabalho.
o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.
o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.
o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho
Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).
o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.
o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.
o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.
o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.
3. Legislação para inclusão de autistas
Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei Nº 13.146 de 2015.
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei nº 12.764 de 2012
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.
Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Lei nº 8.213 de 1991.
4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos
Desafios de aprendizagem associados ao TEA.
Princípios do desenho universal para a aprendizagem.
Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.
Adaptações físicas e materiais inclusivos.
Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.
5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo
Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação;
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva;
Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação;
Programas e métodos específicos de intervenção.
6. Interação Social: Desafios e Estratégias
Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista;
Identificação e superação de barreiras à interação social;
Técnicas para promover habilidades sociais;
Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.
7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo
Bases do processamento sensorial no espectro autista;
Avaliação das necessidades sensoriais individuais;
Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional;
Atividades e recursos para a modulação sensorial.
8. Desenvolvimento Emocional e Autismo
Regulação emocional no espectro autista;
Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional;
Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas;
Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada;
Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.
9. Habilidades Funcionais para Autistas
Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades;
Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário;
Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer;
Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.
10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas
Neurologia da aprendizagem e TEA.
Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.
Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.
Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.
Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.
Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.
Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.
11. Gerenciamento Comportamental no Autismo
Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.
Estratégias de intervenção comportamental positiva.
Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.
Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.
Gerenciamento de comportamentos e crises.
Role-playing para gestão de crises.
Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.
ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.
A quantidade de possíveis autistas que podem ser treinados para poderem ser admitidos em contratos com empresas demonstra uma grande oportunidade de aproveitamento em empresas que possam vir a empregá-los como funcionários efetivos. Isso permitirá que possam ter a perspectiva de um possível emprego e assim vir a desempenhar tarefas que promovam um grande impacto na sociedade, quer sob o ponto de vista pessoal e propiciar assim um enfrentamento de um grande desafio.
Objetivo
Capacitar professores e profissionais no entendimento do autismo para estabelecer uma fundação sólida e consistente para construção de estratégias eficazes de ensino e inclusão de autistas.
Público-Alvo
Este Curso está sendo programado para atender ao interesse de profissionais que queiram se inteirar de assuntos que tenham a ver com o TEA-Transtorno do Espectro Autista.
Local & horário de realização do curso
As aulas serão ministradas nas dependências do HU – Hospital Universitário – Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã, São Paulo, aos sábados, das 08h às 12h.
ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.
O curso reúne, em seu corpo docente, especialistas convidados, entre eles:
Adriana Godoy
Claudio Almeida Sarilho
Eduardo Hunold Mancebo
Emanuel Santana
Joana Teixeira Portolese Pascalicchio
Lucimara de Farias Mizael
Marcia Elaine Fernandes Pedralino Santana
Natalia Mucheroni
Patricia Doin Patruni Arroyo
Renata Costa de Sá Bonotto
ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.
Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado na disciplina exigida pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%.
Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:
Espera-se dos candidatos, sólida formação técnica ou superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.
Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.
Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.
O benefício da bonificação segue às seguintes condições:
Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.
O benefício segue às seguintes condições: