Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho - pecepoli

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Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho

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Difusão

Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho

A capacitação é um pilar fundamental para promover a inclusão de pessoas com autismo tanto no ambiente escolar quanto profissional. Ao oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários, tanto para os profissionais quanto para as próprias pessoas com autismo, é possível criar um ambiente mais acolhedor, eficiente e justo para todos. No curso você aprenderá sobre: Conscientização e compreensão, cruciais para reduzir o preconceito, criando um ambiente mais inclusivo. Adaptação do ambiente: para atender às necessidades específicas de cada pessoa. Desenvolvimento de habilidades: para ajudar a desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de autonomia, essenciais para o sucesso na escola e no trabalho. Apoio aos profissionais: Professores, pedagogos, terapeutas, recrutadores e gestores para oferecer o apoio necessário para alcançar seu pleno potencial. Empoderamento: Através do fornecimento das ferramentas para defender direitos, superar desafios e construir uma vida independente.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária
44h
• Duração
3 meses
• Dia da semana
aos sábados - 08h às 12h
• Previsto para
: - Maio de 2025

Conteúdo

O Curso de Difusão em “Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho” terá duração de 44 horas, sendo realizado aos sábados, das 08h às 12h.

1. Neurodiversidade e Autismo
• Introdução a neurodivergência.
• Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.
• Abordagens para atendimento de pessoas autistas.
• Características e desafios comuns do autismo.
• Mitos e desinformações sobre o TEA.
• A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.

2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas
• Breve contexto histórico da deficiência.
• Modelo social da deficiência.
• Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.
• Capacitismo e suas implicações.
o Manifestações do capacitismo na sociedade.
o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.
o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.
• Autistas no Ambiente de Trabalho.
o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.
o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.
o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho
• Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).
o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.
o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.
o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.
o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.

3. Legislação para inclusão de autistas
• Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei Nº 13.146 de 2015.
• Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Lei nº 12.764 de 2012
• Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
• Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.
• Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência – Lei nº 8.213 de 1991.

4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos
• Desafios de aprendizagem associados ao TEA.
• Princípios do desenho universal para a aprendizagem.
• Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.
• Adaptações físicas e materiais inclusivos.
• Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.

5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo
• Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação;
• Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva;
• Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação;
• Programas e métodos específicos de intervenção.

6. Interação Social: Desafios e Estratégias
• Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista;
• Identificação e superação de barreiras à interação social;
• Técnicas para promover habilidades sociais;
• Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.

7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo
• Bases do processamento sensorial no espectro autista;
• Avaliação das necessidades sensoriais individuais;
• Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional;
• Atividades e recursos para a modulação sensorial.

8. Desenvolvimento Emocional e Autismo
• Regulação emocional no espectro autista;
• Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional;
• Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas;
• Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada;
• Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.

9. Habilidades Funcionais para Autistas
• Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades;
• Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário;
• Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer;
• Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.

10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas
• Neurologia da aprendizagem e TEA.
• Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.
• Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.
• Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.
• Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.
• Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.
• Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.

11. Gerenciamento Comportamental no Autismo
• Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.
• Estratégias de intervenção comportamental positiva.
• Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.
• Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.
• Gerenciamento de comportamentos e crises.
• Role-playing para gestão de crises.
• Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.

Ementas das Disciplinas

1. Neurodiversidade e Autismo

 Introdução a neurodivergência.

 Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.

 Abordagens para atendimento de pessoas autistas.

 Características e desafios comuns do autismo.

 Mitos e desinformações sobre o TEA.

 A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.


2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas

 Breve contexto histórico da deficiência.

 Modelo social da deficiência.

 Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.

 Capacitismo e suas implicações.

o Manifestações do capacitismo na sociedade.

o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.

o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.

 Autistas no Ambiente de Trabalho.

o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.

o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.

o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho

 Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).

o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.

o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.

o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.

o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.


3. Legislação para inclusão de autistas

 Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei Nº 13.146 de 2015.

 Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei nº 12.764 de 2012

 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

 Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.

 Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Lei nº 8.213 de 1991.


4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

 Desafios de aprendizagem associados ao TEA.

 Princípios do desenho universal para a aprendizagem.

 Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.

 Adaptações físicas e materiais inclusivos.

 Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.


5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo

 Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação;

 Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva;

 Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação;

 Programas e métodos específicos de intervenção.


6. Interação Social: Desafios e Estratégias

 Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista;

 Identificação e superação de barreiras à interação social;

 Técnicas para promover habilidades sociais;

 Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.


7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo

 Bases do processamento sensorial no espectro autista;

 Avaliação das necessidades sensoriais individuais;

 Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional;

 Atividades e recursos para a modulação sensorial.


8. Desenvolvimento Emocional e Autismo

 Regulação emocional no espectro autista;

 Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional;

 Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas;

 Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada;

 Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.


9. Habilidades Funcionais para Autistas

 Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades;

 Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário;

 Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer;

 Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.


10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas

 Neurologia da aprendizagem e TEA.

 Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.

 Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.

 Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.

 Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.

 Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.

 Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.


11. Gerenciamento Comportamental no Autismo

 Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.

 Estratégias de intervenção comportamental positiva.

 Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.

 Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.

 Gerenciamento de comportamentos e crises.

 Role-playing para gestão de crises.

 Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.


ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

A quantidade de possíveis autistas que podem ser treinados para poderem ser admitidos em contratos com empresas demonstra uma grande oportunidade de aproveitamento em empresas que possam vir a empregá-los como funcionários efetivos. Isso permitirá que possam ter a perspectiva de um possível emprego e assim vir a desempenhar tarefas que promovam um grande impacto na sociedade, quer sob o ponto de vista pessoal e propiciar assim um enfrentamento de um grande desafio.

Objetivo

Capacitar professores e profissionais no entendimento do autismo para estabelecer uma fundação sólida e consistente para construção de estratégias eficazes de ensino e inclusão de autistas.

Público-Alvo

Este Curso está sendo programado para atender ao interesse de profissionais que queiram se inteirar de assuntos que tenham a ver com o TEA-Transtorno do Espectro Autista.

Local & horário de realização do curso

As aulas serão ministradas nas dependências do HU – Hospital Universitário – Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã, São Paulo, aos sábados, das 08h às 12h.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O curso reúne, em seu corpo docente, especialistas convidados, entre eles:

Adriana Godoy
Claudio Almeida Sarilho
Eduardo Hunold Mancebo
Emanuel Santana
Joana Teixeira Portolese Pascalicchio
Lucimara de Farias Mizael
Marcia Elaine Fernandes Pedralino Santana
Natalia Mucheroni
Patricia Doin Patruni Arroyo
Renata Costa de Sá Bonotto

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado na disciplina exigida pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação técnica ou superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

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PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

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PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.