Especialização Tecnologias Emergentes Sistemas Metroferroviários
=> Disciplinas

Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

1- Introdução à Ciência de Dados;2- Análise de Dados, Técnicas de Preparação de Dados, Introdução à Aprendizagem de Máquina e Introdução ao Projeto da disciplina: Evolução e tipos de Análise de Dados Preparação de dados: principais técnicas Aprendizagem de Máquina: conceitos e tipos Introdução ao projeto3- Artigo do projeto e Aprendizagem de Máquina Supervisionada: Estrutura do artigo do projeto Redes Neurais Máquinas de Vetor de Suporte4- Métricas de avaliação de resultados e Principais Plataformas de Ciência de Dados: Métricas de avaliação de resultados Características e funcionalidades das principais plataformas de Ciência de Dados5- Redução de Dimensionalidade: Motivação Conceitos Técnicas: Análise de Componentes Principais e Ganho de Informação6- Aprendizagem de Máquina Não Supervisionada:  Conceitos Técnicas hierárquicas  Técnicas particionais Largura de silhueta7- Big Data: Principais Conceitos e Bancos de Dados: Principais conceitos de Big Data Modelo relacional x NoSQL 8- Principais Tecnologias em Big Data: Apresentação das principais tecnologias para Big Data Apresentação dos projetos dos alunos.
1- Fundamentos de Sistemas de Telecomunicações;2- Técnicas de Múltiplo Acesso: TDMA, FDMA, CDMA;3- Propagação de sinais: interferência, obstrução, perdas, diversidade, equalização, potência e taxa de erro;4- Descrição da arquitetura dos sistemas móveis: Célula, cobertura, setorização, reuso de frequências, capacidade de tráfego, sinalização. Roaming e handoff;5- Evolução dos Sistemas de Comunicações Móveis:a) Primeira Geração - 1G: Sistema AMPSb) Segunda Geração - 2G: Sistemas GSM e IS-95c) Terceira Geração - 3G: IMT-2000d) Quarta Geração - 4G: sistemas LTE6- Sistemas 5G e Internet das Coisas (IoT);7- 5G e o Transporte Público;8- Plataforma Mobility as a Service (MaaS);9- Estudo de casos.
Nesta disciplina serão abordados os fundamentos da inteligência artificial, as ferramentas matemáticas e computacionais utilizadas na área e técnicas e algoritmos de aprendizagem.Expor as diversas áreas da Inteligência Artificial, com aprofundamento em tópicos como percepção e aprendizagem.
1- Evolução da matriz elétrica mundial e perspectivas para o futuro;2- Entendendo os serviços de eletricidade;3- Tecnologias de geração de energia elétrica convencional;4- Tecnologias de geração de energia elétrica renovável e microrredes;5- Sistemas de armazenamento de energia;6- Sistemas elétricos metroferroviários;7- Eficiência energética;8- Sistemas de gerenciamento de energia elétrica;9- Mercados de energia elétrica;10- Energia elétrica e mobilidade.
Painéis com profissionais atuantes em empresas públicas ou privadas envolvidas na definição e escolha de tecnologias aplicáveis ao sistema metroferroviário;Painéis e/ou palestras com personalidades da área  que atuaram na formação de políticas públicas para o setor;Palestras de líderes de grupos de pesquisas para analisar estudos de casos, para colher orientações na elaboração de projetos de pesquisas com agências de fomento e fundos de financiamento.
1- Necessidades de tração dos veículos metro-ferroviários;2- Conceitos básicos da dinâmica da tração ferroviária;3- Diferentes formas de alimentação - catenária, terceiro trilho, armazenamento interno;4- Simulação no tempo e no espaço e dimensionamento de potência elétrica;5- Introdução à simulação da marcha do trem;6- Influência do tipo de motor elétrico utilizado e dos conversores de acionamento.
1- Contextualização e conceitos fundamentais; 2- Princípios da sinalização;3- Sistemas de Sinalização e Controle: arquiteturas, componentes físicos e lógicos, aspectos operacionais; 4- Aspectos normativos para sinalização sobre trilhos; 5- Estudos de Caso em sinalização.
1- Operação e Gerenciamento do Transporte Público (IPTS). Transporte Público de "Rota Fixa". Transporte sob Demanda. Gestão da Frota e dos Serviços Prestados. Intervenções Operacionais (na Frota e na Infraestrutura). Priorização do transporte público em intersecções semaforizadas (TSP / EPICS). Faixas intermitentes (IBL / BLIP). Coordenação Multimodos. Estimativa de ocupação;2- Micromodeos de simulação: veículos (VISSIM) e pedestres (VISWALK);3- Operação e Gerenciamento de Tráfego (ITMS). Controle do Fluxo e da Demanda. Otimização Semafórica. Gerenciamento de Incidentes. Fiscalização do cumprimento de regras de trânsito. Serviços de Apoio aos Usuários;4- Macromodelos de simulação (VISUM). Matriz O/D. Modelo de 4 Etapas;5- Coordenação de Resposta à Emergências e Desastres;6- Tarifação Variável (EFC). "Clearing". Geração e Distribuição (dos créditos eletrônicos). Controle de Benefícios;7- Informações ao Usuário (ATIS). 8.Mobilidade como serviço (MaaS).
1- Introdução - O que é a inovação?;2- Uma breve história da inovação: como chegamos à era da Transformação Digital?;3- Criatividade e Inovação;4- Inovação aberta, incremental e disruptiva;5- Intraempreendedorismo e novo mundo do trabalho e emprego;6- Aprendendo a técnica de Brainstorming para resolução de problemas;7- Mapas conceituais - uma ferramenta para organização de ideias inovadoras;8- FAST - uma técnica para construção de modelos de produtos e serviços inovadores;9- CANVAS - Proposta de valor e o foco no cliente;10- Estudos de Casos (Kodak, Apple, Tesla, Amazon, 99, Gympass e WEG);11- Atividades práticas de inovação.
1- Definições de IoT e conceitos fundamentais; 2- Tecnologias habilitadoras e estado atual de desenvolvimento/aplicabilidade; 3- Anatomia de um projeto de IoT; 4- Teoria vs. Prática: viabilizando uma iniciativa; 5- Tendências de mercado; 6- Panorama de evolução tecnológica; 7- Projeto de IoT.
1- Introdução à segurança cibernética;2- Ameaças virtuais;3- Diretrizes e requisitos;4- Projeto de sistemas seguros;5- Ciclo de ataque por hackers;6- Requisitos de política empresarial; 7- Estratégias para defesa em camadas;8- Zonas de segurança;9- Desafios forenses e planejamento de resposta a incidentes;10- Processo de gestão de riscos;11- Auditoria, digitalização e sistemas de testes;12- Padrões de criptografia para proteger comunicações.
1- Propriedade intelectual, patentes e marcas;2- Economia digital: economia compartilhada, economia circular e gig economy;3- Espaços Interdisciplinares -  a Inovação que surge em contato com o diferente e com a diversidade; 4- CANVAS  - uma ferramenta para construção de modelos de negócios;5- Fontes de financiamento: investimento anjo, venture capital e crowdfoundig;6- Entrevistas: compreendendo a dor do cliente;7- MVP - Prototipação rápida de soluções inovadoras;8- Sprint - aplicando o Brainstorming para resolução de problemas;9- Estudos de Casos;10- Atividades práticas de inovação.

PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital