Especialização Engenharia de Segurança do Trabalho EAD => Disciplinas

Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

1. A evolução da engenharia de segurança do trabalho. 2. Aspectos econômicos, políticos e sociais. 3. A história do prevencionismo. 4. Entidades públicas e privadas. 5. A engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho. 6. O papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho. Responsabilidade civil e criminal. 7. Acidentes: conceituação e classificação. 8. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiente insegura. 9. Conseqüências de acidentes. Lesões e prejuízos materiais. 10. Agente do acidente e fonte de lesão. 11. Riscos das principais atividades laborais. 12. Exemplos e discussões de casos.
1. Legislação. 1.1. Conceituação básica: Constituição, Lei, Decreto, Portaria. 1.2. Hierarquia: legislação federal, estadual, municipal. 1.3. Tipos de legislação: acidentária, previdenciária, sindical. 1.4. Consolidação das leis de trabalho. 1.5. Trabalho da mulher e do menor. 1.6. Atribuições profissionais: engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho. 1.7. Responsabilidades profissionais: trabalhista, civil, criminal. A co-responsabilidade. 1.8. Portaria normativas e outros dispositivos legais. 1.9. Embargo e interdição. 1.10. A Organização Mundial do Trabalho (OIT). Convenções e recomendações. 2. Normas Técnicas. 2.1. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais. 2.2. Técnicas de preparos de normas, instruções e ordens de serviço. 2.3. Importância das normas técnicas internas para a engenharia de segurança do trabalho. 3. CIPA e SESMET. 4. Mapas de risco. Exemplos de aplicação.
1. Conceitos básicos. Classificação e reconhecimento de riscos. 2. Agentes físicos: tipos, classificações.
1. Conceitos básicos. Importância da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios. 2. Físico-química do fogo. 3. Técnicas de inspeção. Análise de causas de incêndios e explosões. Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradora. 4. Incêndios e explosões na área de transporte: veículos, metrô, aeronaves e embarcações. 5. Incêndios e explosões na área de processos: em indústrias químicas, mineração e metalurgia. 6. Planos de evacuação; planos de ação mútua e comunitária. 7. Legislação e normas técnicas relativas à proteção contra incêndios e explosões. 8. Laboratórios de ensaios no Brasil. 9. Proteções especiais contra incêndio. 10. Agentes extintores. Sistemas fixos e móveis de combate à incêndio. Rede de hidrantes. 11. Explosivos: conceituação e tipos. Caracterização e identificação. 12. Estocagem e transporte de explosivos. Usos e disposição final. 13. Misturas explosivas: gases, poeiras. Triângulo de explosividade. Reconhecimento e avaliação. 19. Técnicas de controle de explosões.
1. Agentes físicos: tipos, classificações. 2. Ruído: conceitos gerais e ocorrência. Física do som. Parâmetro de medição. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle e mitigação. Exemplos e laboratório de análise de medidas e controle. 3. Vibrações: conceitos gerais e ocorrência. Física da vibrações do corpo humano. Vibrações de corpo inteiro e segmental. Parâmetro de medida. Critérios de medição, instrumentação e técnicas de medida. Medida de controle. Análise de medidas de controle. 4. Trabalhos práticos de controle de ruído e vibrações. 5. Radiação ionizante: definição, ocorrência, classificação. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle. 6. Radiação não ionizante: definição e classificações. A) rádio frequência: classificação, instrumentação e técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. B) radiação infravermelho: definições, ocorrência, técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. 7. Radiação ultravioleta: conceitos, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. 8. Laser e maser: definições, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. 9. Conforto termocorporal: conceitos gerais e ocorrência. Parâmetro influentes e psicrimetria. Transmissão de calor. Sobrecarga térmica e esforço termocorporal. Critérios de avaliação. Instrumentação. Medidas de controle. Laboratório de técnicas de medição e avaliação e controle. Temperaturas baixas: efeitos, avaliação e controle. 10. Trabalhos práticos de sobrecarga térmica e temperatura baixas. 11. Iluminação: conceitos gerais, relação com produtividade e acidentes. Parâmetros de quantificação: iluminância, luminância, refletância. Instrumentação e técnicas de medição. Fatores interferentes em projetos de iluminação. Análise de projetos de iluminação. Iluminação especial, efeitos estroboscópicos. Critérios e normas legais. Iluminação especial. 12. Pressões elevadas e baixas: conceitos básicos, ocorrência, avaliação, medidas de controle. 13. Agentes químicos: conceituação, classificação. Limites de tolerância e técnicas de reconhecimento. 14. Contaminantes líquidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação. 15. Estudos de casos específicos. Instrumentação para avaliação de contaminantes sólidos, líquidos e gasosos. 16. Exemplos de Trabalhos práticos de controle de agentes químicos. 17. Substâncias perigosas e agressivas. 18. Definições e riscos. 19. Manuseio, transporte e armazenagem.
1. Produtos de combustão e seus efeitos. 2. Programas de proteção contra incêndio. Análise de processos industriais no contexto de incêndio. 3. Proteção estrutura. Identificação, seleção e análise de materiais. Avaliação carga-incêndio. 4. Proteções especiais contra incêndio. 5. Sistemas de alarme e detecção. 6. Equipes de combate à incêndios. Técnicas de salvamento e noções de salvatagem. 7. Explosivos: conceituação e tipos. Caracterização e identificação. 8. Técnicas de controle de explosões.
1. Contaminantes sólidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação. 2. Contaminação gasosos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação. 3. Medidas de controle coletivo para contaminantes químicos. 4. Medidas de controle individual para contaminantes químicos. 5. Instrumentação de aferição e determinação de vazão de avaliação. 6. Ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho. 7. Conceitos e definições. Tipos de ventilação. 8. Ventilação geral diluidora: 29. requisitos para conforto térmico, gases e poeiras. Ventiladores: tipos, características. Ventilação natural. 9. Ventilação local exaustora: localização e características. Sistema de ventilação e dutos. Controle de contaminantes. 10. Exemplos e trabalhos práticos de ventilação. 11. Avaliação de sistemas de ventilação. 12. Instrumentação básica: pressão estática, velocidade de fluxo.
1- Aulas práticas de laboratório e campo sobre:2- Gases e vapores.3- Iluminação.4- Ruído.5- Vibrações.6- Calor.7- Conforto térmico.8- Sistemas de ventilação industrial e laboratorial.9- RI- Radônio.
1. Conceitos básicos e importância. 2. Bombas e motores. 3. Máquinas de guindar e transportar. 4. Fornos. 5. Compressores. 6. Ferramentas manuais e ferramentas motorizadas. 7. Máquinas e equipamentos pneumáticos. 8. Equipamentos de processos industriais. 9. Transporte, armazenagem e manuseio de materiais. 10. Tanques silos e tubulações. 11. Cor, sinalização e rotulagem. 12. Sistemas de proteção coletiva. 13. Projeto de proteção de máquinas. 14. Arranjo físico e localização industrial. 15. Área de utilidade. 16. Edificações: construção, reforma, demolição e implosão. 17. Estruturas e superfícies de trabalho. 18. Manutenção: preventiva, corretiva. 19. Dispositivos e equipamentos elétricos. 20. Aspectos de uso de eletricidade: cabinas de transformação, aterramento e pára-raios. 21. Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Ambientes especiais. 22. Legislação e normas quanto a choques elétricos. Proteção quanto a choques.
1. Princípios da administração. Conceitos e definições. 2. Programa de engenharia de segurança do trabalho. 3. Organização dos serviços especializados de engenharia de segurança do trabalho. 4. Inter-relacionamento da engenharia de segurança do trabalho com as demais áreas da empresa. 5. Aspectos éticos da engenharia de segurança do trabalho. 6. Informática aplicada à engenharia de segurança do trabalho. 7. Relações custo-benefício. 8. Elaboração orçamentária de programa de engenharia de segurança do trabalho. 9. Entidades voltadas à prevenção de acidentes: nacionais, estrangeiras e internacionais.
1. Conceituação e importância. Medicina do trabalho: atribuições e relação com a engenharia de segurança do trabalho. 2. Doenças do trabalho: 2.1. Relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho. 2.2. Influência das doenças do trabalho na produtividade e bem estar do trabalhador. 2.3. Estudo das doenças do trabalho: causas (físicas, químicas, biológicas), doenças na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos. 3. Toxicologia 3.1. Agentes tóxicos, 3.2. Vias de penetração. Eliminação de tóxicos orgânicos. 3.3. Mecanismos de proteção do organismo. 3.4. Absorção e metabilismo. Formas de desintoxicação. 3.5. Sistemas enzimáticos. 3.6. Limites de tolerância biológicos. 3.7. Métodos de investigação toxicológicos. 4. Primeiros socorros 4.1. Noções de fisiologia aplicada e primeiros socorros. 4.2. Pronto socorrismo (leigos) e socorro de urgência (profissionais). 4.3. Materiais de primeiros socorros. 4.4. Feridas, queimaduras, hemorragias. 4.5. Fraturas, torções, luxações. 4.6. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. 4.7. Intoxicação e envenamento. 4.8. Parada cardíaca e parada respiratória, respiração artificial, massagem cardíaca. 4.9. Estados de inconsciência. 4.10. Transporte de acidentados. 4.11. Equipes de primeiros socorros.
1. Veículos industriais. 2. Vasos sob pressão e caldeiras. 3. Soldagem e corte. 4. Cor, sinalização e rotulagem. 5. Equipamentos de proteção individual (EPI's) 6. Estruturas e superfícies de trabalho. 7. Manutenção: preventiva, corretiva.
1. Noções de psicologia. 2. Características de personalidade. 3. Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente. 4. Aspectos psicológicos da seleção de pessoal. 5. Importância de treinamento na engenharia de segurança do trabalho. 6. O papel do engenheiro de segurança do trabalho na educação prevencionista. 7. Requisitos de aptidão. 8. Aspectos comportamentais associados ao uso de equipamentos de proteção individual. 9. A ação sindical. A atuação do engenheiro de segurança do trabalho na relação capital-trabalho. 10. Técnicas de comunicação. Elaboração de relatórios técnicos. 11. Desenvolvimento organizacional. 12. Relações humanas; Dinâmica de grupo. 13. Comissões de segurança de trabalho. 14. Segurança integrada.
1. Conceitos básicos e definições. 2. Noções de fisiologia do trabalho. 3. Relações entre acidentes, idade, fadiga e vigilância. 4. Aplicação de forças e esforços localizados. 5. Antropometria. 6. Dimensionamento de postos de trabalho. 7. Limitações sensoriais. 8. Dispositivos de controle e dispositivos de informações. 9. Sistemas homem-máquina. 10. Trabalho em turno.
1. Importância da preservação do meio ambiente. 2. Conceitos e definições. Programas de conservação do meio ambiente. 3. Estudos de proteção do meio ambiente. Sistemática a ser seguida. 4. Aspectos legais. Órgãos institucionais, regimentadores e fiscalizadores. 5. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. 6. Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação. 7. Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências. 8. Resíduos industriais: tipos, disposição, controles. 9. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. 10. Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação. 11. Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências. 12. Resíduos industriais: tipos, disposição, controles.
1. A natureza dos riscos empresariais. Riscos puros e riscos especulativos. 2. Risco: conceituação e evolução histórica. 3. Segurança de sistemas. A engenharia de segurança de sistemas. 4. Sistemas e subsistemas. A empresa como sistema. 5. Responsabilidade pelo produto. Segurança e qualidade. 6. Identificação de riscos. Inspeção de segurança. 7. Investigação de acidentes. Análise de acidentes. Técnicas para incidentes críticos. 8. Fundamentos matemáticos: probabilidades, confiabilidade, álgebra boolena. 9. Avaliação de riscos: risco, probabilidade e severidade. Previsão de perdas por estatística. Valor esperado. 10. Análise de riscos: análise preliminar de riscos (APR), análise de modos de falhas e efeitos (AMFE), análise árvores de falhas (AAF), série de riscos. 11. Avaliação de perdas de um sistema. 12. Custo de acidentes. 13. Prevenção e controle de perdas. Controle de danos. Controle total de perdas. 14. Programas de prevenção e controle de perdas. 15. Planos de emergência. 16. Retenção de riscos. Auto adoção de riscos. Auto-seguro. 17. Noções de seguro. Administração de seguro. 18. Transferência de riscos. 19. Exemplos e modelos de programa de gerenciamento de riscos.
1. Qualidade do ar. Técnicas de controle. 2. Qualidade do solo. Preservação do solo. 3. Qualidade do ar. Técnicas de controle.
1- Disciplina complementar.2- Introdução a qualidade.3- Ferramentas da qualidade.4- Relações entre qualidade, higiene segurança.5- Estudos comparativos entre higiene, segurança e parâmetros de qualidade.6- Aplicações das ferramentas da qualidade aos campos da higiene e segurança.

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

Especialização Inteligência Artificial do PECE Poli/USP - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close