1. Apresentação e Conceituação de Manutenção: histórico da atividade, evolução das técnicas, práticas básicas de manutenção, aplicação das práticas, o problema da administração da capacidade, estruturas de sistemas de produção segundo WILD.
2. Qualidade em Manutenção: Conceito, aspectos relevantes, o custo de manutenção como componente da qualidade, a ISO 9000 e a manutenção.
3. Caracterização da Manutenção como Prestações de Serviços : identificação do Cliente, o item físico fatores tangíveis, fatores intangíveis o planejamento da manutenção no ambiente de serviços.
4. O Fator Humano na Qualidade em Manutenção: motivação, qualificação da mão de obra atribuições do "staff", conflitos entre manutenção/produção, a técnica do "housekeeping"(5S), segurança dos operadores do ambiente.
5. TPM : qualidade total, importância da manutenção preditiva e da preventiva, aplicações dos 5 S, implementação, estudo de caso.
6. RCM: matriz de seleção das práticas de manutenção, a confiabilidade, taxa de falhas, disponibilidade, relação com a qualidade, o projeto voltado à confiabilidade estudo de caso.
7. Elaboração do Planejamento de Manutenção Voltado à Qualidade: fases, ciclo PDCA, melhoria contínua, padrões, documentações, análise de alternativas, seleção de equipamentos e mantenabilidade, proposição de atividade a ser ser executada pelos participantes.