MBA Gestão e Tecnologias Ambientais EAD
=> Lista de Disciplinas

Imagine-se estudando estas matérias!

E como elas irão enriquecer a sua trajetória profissional!

1. Aspectos da questão ambiental - o planeta Terra, os comportamentos ambientais, a ação antrópica. 2. Padrões de produção e consumo - poluição e escassez. 3. Impactos de poluição ambiental e as escalas do problema - escala espacial, escala temporal. 4. Conceitos de definições - poluição, poluentes, fontes de poluição, aspecto, impacto, prevenção, controle. 5. Comportamento dos poluentes no meio ambiente. 6. Aspectos da gestão ambiental. 7. Impactos da poluição - sobre o meio físico, biótico, socio-economico; ecotoxicologia x toxicologia. 8. Aspectos da avaliação da qualidade ambiental - redes de monitoramento, padrões de qualidade. 9. Prevenção e controle da poluição - ações preventivas e corretivas. 10. Equipamentos e sistemas de controle, tecnologias limpas.
1. Mudanças climáticas globais e efeito estufa. Seqüestro de carbono. O protocolo de Quito, acordos internacionais e perspectivas. 2. Energia, sociedade e meio ambiente: Hábitos de consumo energético e suas implicações. Esgotamento de recursos naturais e impactos relacionados às tecnologias de geração e uso final. Fontes alternativas (solar, eólica, biomassa) e conservação de energia (programa de uso racional). 3. Empresa e meio ambiente: Introdução à minimização de resíduos tecnologias limpas. Conceitos de prevenção à poluição, análise de ciclo de vida, coeficiência, ecodesing, melhorias em processos, rotulagem e certificação ambientais. Comunicação empresarial voltada ao meio ambiente. 4. Transporte sustentável. 5. Biodiversidade: Apresentação de conceitos que explicam a diversidade de vida no planeta - fatores exógenos e endógenos. Posicionamento do Brasil em relação a outros países do mundo. Documentos legais, convenções relacionamento ao assunto, convenção da biodiversidade biológica e outras leis importantes. Unidades de conservação. Organismo geneticamente modificados. Acesso a recursos genéticos. Ecossistemas (cerrado e mata atlântica) fauna silvestre. 6. Sociedade e meio ambiente: Evolução da questão ambiental no âmbito das Nações Unidas e na relação empresa, estado e sociedade. Política nacional de meio ambiente e seus instrumentos de gestão - Avaliação de impacto ambiental. 7. Proteção à camada de Ozônio. A distribuição da camada de ozônio e o Protocolo de Montreal. Alternativas para usuários de substâncias destruidoras do ozônio estratosférico (SDOs).
Abordagem histórica da questão ambiental. Cenário econômico global. A situação das empresas frente à questão ambiental.A Situação das áreas agrícola e de energia. Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental. Normas Ambientais. A ISO e o TC-207. Normas ambientais BS 7750 e ISO 14000. Normalização e Regulamentação. Implantação de um sistema de gestão ambiental (sga). Planejamento estratégico da organização. Elaboração do plano. Aspectos e impactos ambientais. Análise de risco (conceitos fundamentais). Plano de ação e programa de gestão ambiental. Implementação e operacionalização do plano. Conscientização e treinamento. Documentação do SGA. Controle operacional. Monitoramento, medição, análise e avaliação. Avaliação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos. Não conformidades, ações corretivas e preventivas. Planilhas para análise qualitativa de risco. Auditorias do Sistema de Gestão Ambiental. Revisão do Sistema de Gestão Ambiental. Certificação ambiental e avaliação do desempenho ambiental da empresa. Selos verdes. Organismos governamentais e legislação ambiental.
1. O meio ambiente na Constituição. Distribuição de competências entre a União, estados e municípios; O Art. 225 - que dispõe sobre o meio ambiente; Outros dispositivos constitucionais de interesse para o meio ambiente. 2. Política Nacional do Meio Ambiente e Sistema Nacional do Meio Ambiente: Definições e conceitos. Princípios, objetivos e instrumentos SISNAMA O CONAMA e suas competências.3. Normas sobre controle da poluição ambiental Poluição das águas (abrangendo a gestão dos recursos hídricos e a cobrança por seu uso - usuário pagador); Poluição do ar e ruído Poluição por resíduos sólidos.4. Código Florestal e legislação sobre Mata Atlântica.5. Zoneamento como instrumento de gestão ambiental. 6. Gerenciamento costeiro.7. Sistemas de licenciamento ambiental.8. Estudo de impacto ambiental.9. Unidades de conservação: parques, reservas biológicas, estações ecológicas, áreas de relevante interesse ecológico, reservas ecológicas, áreas de proteção ambiental e outras. 10. Poder de política - infração e penalidades. Responsabilidades do poluidor e dos agentes públicos Penalidade administrativa A lei no. 9.605/98 e os crimes ambientais Responsabilidade civil.11. Ação do Ministério Público, Ação Civil Pública e Ação Popular.
1. Noções se sistemas de gestão. Conceitos de gestão. Exemplos de casos. 2. Noções de riscos ambientais e de segurança ao negócio. - Sustentabilidade do negócio. 3. Legislação ambiental. Legislação brasileira. Legislação internacional. 4. Política de segurança e de maio ambiente. Conceitos básicos. Preparação de política. Exercícios. Exemplos práticos. 5. Diagnósticos. realização de diagnósticos. Preparação para a realização. Métodos de diagnósticos. Exercícios. 6. Auditorias. Tipos. Conceitos. Exemplos práticos. exercícios. 7. ISO-14001 e OHSAS 18001. Conceito. Apresentação das Normas.
1. Apresentação do curso. Conceitos e definições básicas: impacto ambiental, poluição, degradação ambiental, qualidade ambiental, avaliação de impacto ambiental (AIA), estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto ambiental (RIMA). Estudos Ambientais. 2. Breve histórico da avaliação de impacto ambiental. Quadro jurídico e institucional da AIA no Brasil. 3. O processo de avaliação de impacto ambiental e seus componentes: triagem, avaliação inicial, termos de referência, preparação e apresentação dos estudos, análise dos estudos, consulta pública, processo decisório, acompanhamento e monitoramento, auditoria. 4. Etapas da elaboração de um estudo de impacto ambiental: identificação das questões relevantes, estudos de base, previsão e avaliação dos impactos, plano de gestão. 5. Identificação das questões relevantes e termos de referência. 6. Estudos de base e diagnóstico ambiental. 7. Previsão e avaliação da importância de impactos. 8. Análise de riscos e estudos de impacto ambiental. 9. Técnicas de consulta e participação pública. 10. A apresentação dos resultados e a redação do EIA e do RIMA.
1. Licenciamento ambiental e os diferentes tipos de estudos ambientais. 2. Levantamento de informações ambiental, fontes nacionais e estrangeiras. 3. Noções de cartografia e sensoreamento remoto aplicadas a estudos ambientais. 4. Diagnóstico e previsão de impacto sobre o meio físico. 5. Diagnóstico e previsão de impactos sobre o meio biótico. 6. Diagnóstico e previsão de impactos sobre o meio antrópico. 7. Exercícios prático - 1ª parte. 8. Programas de gestão ambiental. Exercício prático - 2ª parte. 9. Acompanhamento e monitoramento ambiental. Exercício prático - 3ª parte. 10. Relatórios de andamento. Auditoria ambiental. Relação entre avaliação de impacto ambiental e sistemas de gestão ambiental.
1. Relacionamentos da economia com meio ambiente. 1.1 Valor dos bens ambientais. 1.2 Desenvolvimento sustentável.1.3 Agentes da obtenção da qualidade ambiental. 1.4 Externalidades. Interiorização dos custos ambientais. 1.5 Políticas ambientais. 1.6 Análise de custo-benefício. 1.7 Conceitos de economia aplicado à ecologia 1.7.1 Curvas da indiferença.1.7.2 Curvas de demanda e oferta. 1.7.3 Exemplo de aplicação em problema sobre comércio internacional. 1.8 Análises de custo-benefício.1.8.1 Custos e benefício marginais Exemplo com problema sobre o livre acesso aos bens ambientais. 1.8.2 Exemplo de ajustagem da produção ao se internalizar externalidades.1.8.3 Exemplo da utilização do conceito de "Custos Marginais" para a definição de um instrumento econômico do tipo "fixação de cotas de emissão".1.9 Instrumentos econômicos.1.10 O meio ambiente como oportunidade de negócios. 1.11 Os principais problemas ambientais brasileiros.2 Importância da gestão de custos ambientais. 2.1 O controle de custos.2.2 Benefícios resultantes da gestão de custos ambientais.3 Estabelecimento dos custos da qualidade ambiental.3.1 Alguns conceitos de contabilidade de custos. 3.2 Classificação dos custos ambientais. 3.3 Custos da qualidade - a procura do mínimo custo total. 3.4 Procedimentos empresariais para obtenção e classificação dos custos ambientais.4 Controle de investimentos.4.1 Centros de responsabilidade.4.2 Retorno dos investimentos. 4.3 O entendimento entre os setores. 4.4 Empreendimentos e projetos. 4.5 A espiral de projeto. 4.6 Orçamentos e sua preparação. 4.7 Controle orçamentário e controle financeiro.4.8 Os custos ambientais como ferramenta da orçamentação e controle. 4.9 As curvas de comprometimento e dispêndio de recursos.4.10 A preparação de especificações técnicas com vistas à melhor escolha. 5 Avaliação de investimentos.5.1 O valor do dinheiro no tempo. 5.2 Medidas financeiras para julgamento de opções de melhoria ambiental. 5.3 Taxa de desconto. 5.4 Indice de custo / benefício. 5.5 Rentabilidade simples e período de retorno do capital. 5.6 Valor presente líquido e taxa interna de retorno.5.7 Taxa interna de retorno econômico.5.8 Exemplo numérico de avaliação de investimentos. 6 A tomada de decisões.6.1 Identificação de alternativas. 6.2 A escolha da melhor opção entre diversas alternativas. 6.3 Análise de custo-benefícios: análise das consequências financeiras das decisões operacionais.6.4 Avaliação de projetos de investimentos quando se consegue estimar probabilidades de eventos futuros (decisões em condições de risco; abordagem de equivalentes à certeza; conceitos de estatística; árvore de probabilidades ou árvore de decisões).6.5 Critérios para avaliação de projetos de investimentos com decisões em condições de incerteza (quando não se consegue avaliar a probabilidade de eventos futuros).
1. Introdução ao Tema: o passado, o presente e o futuro. A necessidade de mudança de paradigma: motivos, barreiras e a situação atual. As interrelações entre energia, meio ambiente e desenvolvimento. 2. O conceito de desenvolvimento Sustentável. A importância da equidade e da focalização no ser humano. A busca de identificação da sustentabilidade. Indicadores possíveis para avaliação das condições de sustentabilidade - exemplos e discussão da viabilidade de aplicação. 3. A importância do enfoque integrado multidisciplinar e as dimensões econômicas, tecnológicas, sociais, ambiente e políticas. A necessidade de mudança de paradigma. O cenário energético atual: Energia e desenvolvimento, energia e meio ambiente, tendências energéticas globais, tendências de consumo e cenários energéticos, tendências de intensidade energética. 4. A importância da visão integrada: energia como vetor da infraestrutura para o desenvolvimento. Sinergias dos componentes da infraestrutura para o desenvolvimento: energia, telecomunicações, transporte, águas e saneamento. Sugestões para os países em desenvolvimento - uma gestão integrada de recursos para o desenvolvimento. 5. Técnicas avançadas de planejamento dos sistemas de energia e a incorporação de conceitos do desenvolvimento sustentável. Planejamento Integrado de Recursos. Análise de Custos Completos e Análise de Ciclo de Vida. Gestão Integrada de Recursos como forma de viabilizar projetos. 6. Discussões e Estudos de Caso: Planejamento Integrado de Recursos Energéticos; Planejamento Integrado de Recursos em Bacias Hidrográficas; Gestão Integrada de recursos de infraestrutura.
1. Definição do conceito de valoração econômica de impactos ambientais. 2. Descrição das principais metodologias empregadas. 3. Avaliação comparativa das metodologias: vantagens x desvantagens. 4. Exemplos de casos brasileiros, europeus e norteamericanos. 5. Aplicação prática.
Conceitos Básicos: Produção mais Limpa. Tecnologia mais limpas. Tratamento de fim de tubo. Minimização de Resíduos. Conceitos. Evolução. Disposição. Co-processamento. Reciclagem. Prevenção da Geração de Resíduos. Mudanças tecnológicas. Modificações de processo. Modificações de materiais. Modificações de produtos. Processos intrinsicamente limpos. exercícios. Balanços: Balanços de massa e de energia. Inventários de resíduos. Exemplos de casos. Ciclo de Vida: Definição de objetos. Levantamento de dados "do berço ao túmulo". Análise do impacto. Elaboração de propostas hierarquizada. Exemplos de casos.
1. Fundamentos. Conceitos e definições. Aspectos toxicológicos. Legislação. NBR 10.004. Programa nacional de resíduos sólidos. Caracterização física e química de resíduos sólidos. Aspectos microbiológicos. 2. Métodos de disposição final. Aterro sanitário. Incineração. Co-processamento. Enclausuramento. Centrais de gerenciamento de resíduos. 3. O resíduo com fonte de negócio. Conceitos de subproduto. Metodologia para desenvolvimento de subprodutos. Gestão de resíduos com foco no desenvolvimento de subprodutos. Bolsas de resíduos. 4. Reaproveitamento de resíduos. Reciclagem: conceitos; métodos de reciclagem; contaminantes; aspectos mercadológicos. Revalorização: contagem; geração de biogás.
1. A necessidade de mudança nas estratégias de gerenciamento de água nas indústrias: escassez de água e os conflitos resultantes; legislação sobre recursos hídricos; uso da água e desenvolvimento sustentável.2. O uso da água na indústria: principais usos da água na indústria; requisitos de quantidade e de qualidade; técnicas de tratamento para obtenção de água para uso industrial.3. Efluentes industriais: geração de efluentes nos processos industrias; critérios para coleta e tratamento; principais técnicas de tratamento disponíveis; planejamento do sistema de tratamento com enfoque no reúso.4. Otimização do uso da água na indústria: avaliação de processos industriais; identificação da demanda de água por atividade; alternativa para racionalização do uso da água.5. Reúso de água e efluentes: alternativas para reúso de água e efluentes tratados; potencial de reúso em cascata; determinação do potencial de reúso de efluentes tratados; limitações associadas à prática de reúso de efluentes tratados.6. Aproveitamento de Águas Pluviais: Dados de qualidade, Norma e literatura especializada, Concepção e Dimensionamento de Sistemas de Aproveitamento de Águas Pluviais.
1. Introdução - Conceitos. Evolução histórica. Aplicações. 2. Vida de processos e de produtos. 3. Insumos materiais e energéticos. 4. Metodologia de execução de análise de ciclo de vida. Definição e limites. Inventário do ciclo de vida. Avaliação dos impactos ambientais. 5. Exemplo de casos.

Saiba mais sobre nosso curso:


PECE Programa de Educação Continuada | Escola Politécnica da USP | Fone: (11) 2998-0000

Desenvolvido com Carinho Por Animale Marketing Digital

Especialização Inteligência Artificial do PECE Poli/USP - Pré-Inscrição

Preencha abaixo e entre para nossa lista de interessados!

Processamos seus dados pessoais conforme declarado em nossa Política de Privacidade. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento clicando no link de cancelamento na parte inferior de qualquer um de nossos e-mails.

Close