Aplicações e Inovação com Redes Wireless


A importância das redes digitais de comunicação sem fio ("wireless") no quadro tecnológico contemporâneo é inegável. É difícil citar uma única aplicação recente com forte impacto social que não se utilize de redes sem fio, em grau maior ou menor.

Entre muitos exemplos, pode-se citar a área de cidades inteligentes, automação de rodovias, drones e seus múltiplos usos, comunicação veicular, automação residencial e predial, Internet das coisas e muitas outras que só se tornaram possíveis com o desenvolvimento e a proliferação das redes sem fio multiponto.

Mesmo as inúmeras aplicações de telefonia celular que literalmente revolucionaram nosso modo de vida são exemplo de que as principais inovações no mundo têm as redes sem fio como uma base fundamental sobre a qual as novas ideias se desenvolvem.

Mas a comunicação sem fio não é novidade. Desde o início do Século XX, com Marconi e com o Pe. Landell de Moura, a comunicação sem fio permitiu o crescimento das redes telegráficas e telefônicas, o rádio e a televisão em "broadcast", a comunicação intercontinental via satélite e inúmeras outras aplicações. Entretanto, foi somente na década de 1990 que a introdução das redes multiponto-multiponto revolucionou as comunicações humanas, com um alcance que ainda não foi totalmente entendido.

As novas tecnologias trazem diferenças importantes em relação às redes sem fio clássicas: a intrínseca mobilidade dos usuários, a organização em células, o reuso de frequências, a miniaturização dos equipamentos, a utilização de múltiplos esquemas de modulação, a multiplexação espacial e o controle estatístico de compartilhamento do canal são características que tornam as redes sem fio atuais um capítulo da tecnologia à parte das redes sem fio clássicas.

Se é verdade que as aplicações inovadoras atuais têm nas redes sem fio multiponto-multiponto uma base tecnológica comum, e se é verdade que essas redes possuem características próprias e peculiares, segue-se que o conhecimento de como funcionam as redes sem fio atuais é fundamental para o desenvolvimento de cases de sucesso.

Por exemplo, se alguém vai desenvolver um aplicativo com cobertura urbana de cidade inteligente, mas são sabe estimar com razoável precisão a quantidade de células necessária para a cobertura desejada pode chegar a um sistema economicamente inviável.

Desta forma é pertinente a existência de um curso de especialização que aborde as características das redes sem fio, não do ponto de vista do desenvolvedor de equipamentos transmissores e receptores, mas do ponto de vista das necessidades das aplicações. Voltando ao exemplo da aplicação de cidade inteligente, poder-se-ia perguntar: qual tecnologia é mais conveniente para um dado ambiente, qual nível de sinal permite uma taxa de transmissão compatível com a demanda da aplicação, quantos usuários podem compartilhar o sistema em uma dada área, qual é o efeito da mobilidade do usuário e consequente transição de células sobre a aplicação?

Desta forma o curso se volta não para o desenvolvedor de componentes, que no Brasil é um mercado muito restrito, mas para o desenvolvedor de aplicações que é uma área emergente em franco desenvolvimento, com notável carência de especialistas.

Embora voltado para as necessidades das aplicações, o programa não deixa de ter um componente técnico significativo. A taxa de transmissão depende da taxa de erros na camada física que, por sua vez, está relacionada a modelos de propagação do sinal. Por outro lado, o número de usuários em uma determinada área depende de modelos estatísticos de compartilhamento e de utilização do meio, e assim por diante.
Por combinar um importante interesse prático com um conteúdo tecnicamente substancial, o problema das redes sem fio com ênfase em aplicações aqui descrito parece adequar-se bem a um programa de especialização da Escola Politécnica.


Objetivo
Preparar profissionais para a realização de projetos de sistemas envolvendo redes sem fio, possibilitando aos ouvintes avaliar quais características das redes são importantes para se obter um desempenho com as características necessárias a uma dada aplicação.


Informações Gerais
Público-Alvo:

Este curso de Especialização destina-se a profissionais com formação em nível superior que tenham interesse nas áreas de inovação tecnológica e telecomunicações, que atuem ou tenham interesse em atuar na área de desenvolvimento de aplicações utilizando redes wireless.

Local & Horário:
Terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 no PECE.

Turma 2019

Datas:
Inscrições: a partir de 31/10/2018
Entrevista: não há.
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: a partir de  28/01/2019.
Início das Aulas: 19/02/2019.

Para matricular-se neste curso o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá nos apresentar no ato da matrícula, uma cópia simples (que será retida ) e original dos seguintes documentos:

a) CPF;
b) RG;
c) Diploma do curso superior;
d) Comprovante de residência;
e) 01 foto 3X4 recente;
f) Preencher e assinar termo de compromisso de pagamento das parcelas financeiras referentes ao valor de investimento do curso.

A efetivação da sua matrícula deverá ser devidamente confirmada pelo Centro de Apoio ao Aluno.

A matrícula somente será considerada efetuada mediante o nosso recebimento de todos os documentos necessários acima mencionados.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.



Corpo Docente
O curso tem em seu corpo docente professores doutores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, assim como profissionais que atuam em empresas de consultoria tecnológica. A coordenação acadêmica está a cargo do Prof. Dr. Wagner Luiz Zucchi.


Docentes USP e Docentes Colaboradores:
Prof. Dr. Sergio Takeo Kofuji
Profa. Dr. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho
Prof. Dr. Wagner Luiz Zucchi
Prof. Dr. Wang Jiang Chau


Especialistas Externos:
Prof. MSc. Fabio Cocchi da Silva Eiras    
Prof. MSc. Anderson Barreto Amancio    
Profa. MSc. Cristiane Zakimi Correia Pinto


Conteúdo
Estrutura Curricular

O curso está dividido em 12 módulos com cerca de 30 horas/aula.

O Curso tem uma duração de 24 meses,  incluindo a realização das disciplinas e a elaboração de monografia.

Disciplinas
    
 IRW-001  Fundamentos Tecnológicos das Redes Sem Fio Multiponto-Multiponto
 IRW-002  Qualidade de Serviço para Aplicações de Redes Sem Fio
 IRW-003  Redes Locais Sem Fio (WLAN) - Aplicações Indoor
 IRW-004  Redes Locais Wireless - Aplicações Outdoor
 IRW-005  Redes Wireless Mesh
 IRW-006  Redes de Área Pessoal com Baixa Taxa de Dados e Redes de Sensores
 IRW-007  Aplicações para Redes de Área Pessoal com Alta Taxa de Dados
 IRW-008  Cidades Inteligentes e Redes com Cobertura Metropolitana
 IRW-009  Inovação em Redes Celulares de Quarta e de Quinta Gerações
 IRW-010  Segurança em Comunicações Móveis
 IRW-011  Aspectos Ergonômicos e Fisiológicos de Redes Sem Fio e IHM Inovadoras
 IRW-012  Modelos de Negócio e Oferta de Serviços em Redes sem Fio


Ingresso
O ingresso neste curso é realizado através de um processo seletivo, com base na análise da ficha de inscrição, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária. A formação acadêmica e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Monografia
O aluno deverá elaborar uma monografia sobre um tema correlato a "Aplicações e Inovação com Redes Wireless" que será avaliada por uma banca de professores. A supervisão desta atividade ficará a cargo do coordenador do programa.

Critério Geral de Aprovação
Para ser considerado aprovado no Curso de Especialização em Aplicações e Inovação com Redes Wireless, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) - Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido pelo professor responsável.
B) - Ter freqüência igual ou superior a 75% em cada disciplina e freqüência global no programa de Especialização igual ou superior a 75%.
C) - Ter se inscrito nas atividades Monografia e ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

Dedicação
Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a três horas de dedicação individual do participante.

Grade de disciplinas
A grade selecionada deverá ser concluída no período estabelecido pelo Termo do Aluno, e deverá cumprir cronograma financeiro sugerido no ato da matrícula. Qualquer mudança na grade acadêmica implicará em mudanças no cronograma financeiro.





Certificado
Para ser considerado aprovado e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o aluno deverá satisfazer os requisitos abaixo.

a) Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos etc.

b) Ter frequência igual ou superior a 75% em cada disciplina e frequência global no programa de Especialização igual ou superior a 75%.

c) Obter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete) na monografia.



Investimento
Para maiores informações sobre investimento, por favor entrar em contato com o Centro de Apoio ao Aluno:

Telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira,das 8h30 às 20h30.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br.


Depoimentos
Inscrições
Processo seletivo

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) Preencher a Ficha de Inscrição;

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), através de boleto bancário. O boleto bancário será enviado automaticamente para sua caixa postal logo após o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O valor da taxa será abatido na 2ª parcela do Curso.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Lembrando que, a participação no processo seletivo só será possível com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.



Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00.
©Copyright 2010 PECE - Todos direitos reservados.