Análise de Sistemas Elétricos de Potência através do OpenDSS – Síncrono/ao vivo - pecepoli

TENHO INTERESSE - Difusão
Análise de Sistemas Elétricos de Potência através do OpenDSS – Síncrono/ao vivo

Pacman


Dúvidas?
Para maiores informações, por favor, entrar em contato com a nossa Central de Apoio ao Aluno:
Atendimento online : de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30 às 20h00.
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br

Difusão

Análise de Sistemas Elétricos de Potência através do OpenDSS – Síncrono/ao vivo

As redes de distribuição de energia elétrica estão passando por uma transformação devido a inclusão de novas tecnologias, dentre elas: os recursos energéticos distribuídos e os equipamentos de monitoramento de rede. Nesse novo cenário, as redes de distribuição de energia elétrica precisam ser resilientes, confiáveis, eficientes e incluir de forma econômica essas novas tecnologias para atender a descarbonização e a expansão da eletrificação.

• Carga Horária
60h
• Duração
20 semanas
• 5ª - feiras
19h00 - 22h00
• Inicio das Aulas
a definir

Conteúdo

O Curso de Difusão em “Análise de Sistemas Elétricos de Potência através do OpenDSS” terá duração de 60 horas, sendo realizado as 5ª feiras, das 19h00 às 22h00.

 

Ementas das Disciplinas

1. Introdução ao OpenDSS:
a. Apresentação, download, instalação e recursos
b. Conceitos fundamentais da modelagem
c. Linguagem de programação
d. Abrindo a versão exe do Windows
e. Organizando os modelos em scripts
f. Visão geral dos dois tipos de simulações mais utilizados
g. Matriz de Admitância
h. O fluxo de potência do OpenDSS

2. Introdução ao Python:
a. Tipos de dados
b. Fluxo de controle
c. Importando módulos e pacotes
d. Introdução ao pacote Numpy, Pandas e Matplotlib
e. Implementando em Python o fluxo de potência do OpenDSS

3. Simulação estática:
a. Configurando a simulação
b. Obtendo resultados
c. Influência do modo de controle
d. Estudo de caso

4. Introdução ao OpenDSS-G:

5. Python controlando a versão DLL do OpenDSS: 1
a. Pacote py-dss-interface
b. Lendo e escrevendo propriedades dos elementos
c. Lendo resultados da simulação
d. Configurando a simulação
e. Obtendo resultados

6. Elementos básicos:
a. Circuit
b. Line: LineCode, LineGeometry, LineSpacing, TSData, Wiredata
c. Transformer: XfmrCode
d. Load
e. Capacitor
f. Reactor
g. VSource
h. Isource

7. Simulação temporal:
a. Definindo curvas de geração e carga
b. Configurando a simulação
c. Obtendo resultados
d. Estudo de caso

8. Elementos de medição:
a. Energymeter
b. Monitor
c. Sensor

9. Elementos de recursos energéticos distribuídos:
a. Generator
b. PVSystem
c. Storage

10. Elementos de controle:
a. RegControl
b. CapControl
c. InvControl
d. StorageControler
e. Impacto dos tipos de controle

11. Estudo de curto-circuito:
a. Elemento fault
b. FaultStudy
c. Comparando resultados
d.Estudo de caso

12. Elementos de proteção:
a. TCC_Curve
b. Fuse
c. Recloser
d. Relay
e. SwtControl

13. Estudo de harmônicas:
a. Definindo os espectros
b. Configurando a simulação
c. Obtendo resultados
d. Estudo de caso

14. Estudo eletromecânico:
a. Configurando a simulação
b. Obtendo resultados
c. Estudo de caso

15. Algoritmos internos do OpenDSS:
a. Load allocation
b. Reliability
c. Dentre outros

16. Aspectos avançados:
a. Mapping loadshape
b. Processamento paralelo
c. Outros dependendo da evolução do software

17. Aspectos avançados do OpenDSS-G.

Critério geral de aprovação e obtenção do certificado

O certificado do Curso de Difusão, é emitido oficialmente pelo Universidade de São Paulo, e está condicionado à aprovação do aluno na avaliação, nota mínima de 7.0, com presença superior ou igual a 75%.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

As redes de distribuição de energia elétrica estão passando por uma transformação devido a inclusão de novas tecnologias, dentre elas: os recursos energéticos distribuídos e os equipamentos de monitoramento de rede. Nesse novo cenário, as redes de distribuição de energia elétrica precisam ser resilientes, confiáveis, eficientes e incluir de forma econômica essas novas tecnologias para atender a descarbonização e a expansão da eletrificação. Operar e planejar as redes de distribuição nessa nova realidade se torna uma tarefa complexa, que demanda a utilização de programas capazes de realizarem os cálculos elétricos considerando essas novas tecnologias. Esses programas precisam realizar simulações com o objetivo de prever como a inclusão desses novos equipamentos e funcionalidades impactam a operação atual e futura de redes de distribuição de energia elétrica.
O OpenDSS (Open Distribution System Simulator) é uma ferramenta de simulação de redes elétricas de distribuição que começou a ganhar popularidade no Brasil a partir de 2014, ano em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu utilizar o OpenDSS como máquina de cálculo do seu software responsável pelo cálculo das perdas técnicas das concessionárias de energia elétrica. Como resultado dessa escolha, o OpenDSS começou a ser utilizado de forma mais intensiva dentro das distribuidoras de energia elétrica, nas universidades e nos laboratórios, centros de pesquisa e em empresas de consultoria. Para provar a popularidade do OpenDSS no Brasil, hoje o Brasil é o segundo colocado em números de downloads, atrás apenas dos Estados Unidos e bem à frente do terceiro e do quarto colocados, a China e a Índia.
O objetivo do presente curso é apresentar os principais conceitos do OpenDSS incluindo a sua linguagem de programação, a modelagem e utilização dos diferentes tipos de elementos existentes, os modos de simulação e os resultados que podem ser obtidos para cada modo de simulação. Além disso, apresenta-se a utilização do Python para controlar a versão DLL do OpenDSS para a realização de simulações mais complexas. O curso é dividido em partes prática e teórica. Tanto a teoria quanto os exercícios são desenvolvidos a partir de abordagem simples, para que possam ser facilmente estendidas a situações novas e complexas. É importante destacar que o curso também compreende uma parte prática, de modo a permitir que o aluno desenvolva seus próprios estudos de análise utilizando o OpenDSS.

Objetivo
O objetivo do presente curso é apresentar os principais conceitos do OpenDSS incluindo a sua linguagem de programação, a modelagem e utilização dos diferentes tipos de elementos existentes, os modos de simulação e os resultados que podem ser obtidos para cada modo de simulação. Além disso, apresenta-se a utilização do Python para controlar a versão DLL do OpenDSS para a realização de simulações mais complexas. O curso é dividido em teoria e exercícios. Tanto a teoria quanto a exercícios são desenvolvidas a partir de abordagem simples, para que possam ser facilmente estendidas a situações novas e complexas. É importante destacar que o curso também compreende uma parte prática, de modo a permitir que o aluno desenvolva estudos de análise utilizando o OpenDSS.

Público Alvo
Candidatos com interesse voltado às áreas técnicas, científicas e regulatórias de trabalho em sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

Local & Horário de realização do curso
As aulas serão realizadas, às quintas-feiras, não presenciais (mas síncronas), das 19h00 às 22h00.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O corpo docente é formado pelos professores doutores do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da USP e pelos especialistas convidados.

A coordenação acadêmica está a cargo do Prof. Dr. Carlos Frederico Meschini Almeida.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Análise de Sistemas Elétricos de Potência através do OpenDSS – Síncrono/ao vivo, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado na disciplina exigida pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUESITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

Logo PECE - Escola Politécnica da USP

PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

Logo PECE - Escola Politécnica da USP

PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.