TENHO INTERESSE - Especialização
Tecnologias Emergentes em Sistemas Metroferroviários

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Especialização

Tecnologias Emergentes em Sistemas Metroferroviários

O transporte público sobre trilhos adquiriu nas últimas décadas um ganho sensível de tecnologia devido ao grande avanço dos desenvolvimentos da tecnologia de informação e comunicação. Este processo intenso de digitalização promoveu aumento sensível do controle, da segurança e da manutenção como nunca visto.

• Campus
PECE/POLI/USP
• Carga Horária
540h
• Duração
30 meses
• 6ª - feira
14:00 - 22:00
• Sábado
09:00 - 16:00
• Turma
2023
• Início das aulas
a definir

Conteúdo

Estrutura Curricular
A carga horária total do curso é 540 (quinhentos e quarenta) horas. Na carga horária está incluída a elaboração da monografia, que é equivalente a 180 horas de trabalho.

Duração
O prazo máximo para a conclusão do curso é de dois anos e meio (30 meses), sendo o ano letivo composto por quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio de duração.

Ementas das Disciplinas

1- Introdução à Ciência de Dados;
2- Análise de Dados, Técnicas de Preparação de Dados, Introdução à Aprendizagem de Máquina e Introdução ao Projeto da disciplina:
 Evolução e tipos de Análise de Dados
 Preparação de dados: principais técnicas
 Aprendizagem de Máquina: conceitos e tipos
 Introdução ao projeto
3- Artigo do projeto e Aprendizagem de Máquina Supervisionada:
 Estrutura do artigo do projeto
 Redes Neurais
 Máquinas de Vetor de Suporte
4- Métricas de avaliação de resultados e Principais Plataformas de Ciência de Dados:
 Métricas de avaliação de resultados
 Características e funcionalidades das principais plataformas de Ciência de Dados
5- Redução de Dimensionalidade:
 Motivação
 Conceitos
 Técnicas: Análise de Componentes Principais e Ganho de Informação
6- Aprendizagem de Máquina Não Supervisionada:
 Conceitos
 Técnicas hierárquicas
 Técnicas particionais
 Largura de silhueta
7- Big Data: Principais Conceitos e Bancos de Dados:
 Principais conceitos de Big Data
 Modelo relacional x NoSQL
 8- Principais Tecnologias em Big Data:
 Apresentação das principais tecnologias para Big Data
 Apresentação dos projetos dos alunos.

1- Fundamentos de Sistemas de Telecomunicações;
2- Técnicas de Múltiplo Acesso: TDMA, FDMA, CDMA;
3- Propagação de sinais: interferência, obstrução, perdas, diversidade, equalização, potência e taxa de erro;
4- Descrição da arquitetura dos sistemas móveis: Célula, cobertura, setorização, reuso de frequências, capacidade de tráfego, sinalização. Roaming e handoff;
5- Evolução dos Sistemas de Comunicações Móveis:
a) Primeira Geração - 1G: Sistema AMPS
b) Segunda Geração - 2G: Sistemas GSM e IS-95
c) Terceira Geração - 3G: IMT-2000
d) Quarta Geração - 4G: sistemas LTE
6- Sistemas 5G e Internet das Coisas (IoT);
7- 5G e o Transporte Público;
8- Plataforma Mobility as a Service (MaaS);
9- Estudo de casos.

Nesta disciplina serão abordados os fundamentos da inteligência artificial, as ferramentas matemáticas e computacionais utilizadas na área e técnicas e algoritmos de aprendizagem.
Expor as diversas áreas da Inteligência Artificial, com aprofundamento em tópicos como percepção e aprendizagem.

1- Evolução da matriz elétrica mundial e perspectivas para o futuro;
2- Entendendo os serviços de eletricidade;
3- Tecnologias de geração de energia elétrica convencional;
4- Tecnologias de geração de energia elétrica renovável e microrredes;
5- Sistemas de armazenamento de energia;
6- Sistemas elétricos metroferroviários;
7- Eficiência energética;
8- Sistemas de gerenciamento de energia elétrica;
9- Mercados de energia elétrica;
10- Energia elétrica e mobilidade.

Painéis com profissionais atuantes em empresas públicas ou privadas envolvidas na definição e escolha de tecnologias aplicáveis ao sistema metroferroviário;
Painéis e/ou palestras com personalidades da área  que atuaram na formação de políticas públicas para o setor;
Palestras de líderes de grupos de pesquisas para analisar estudos de casos, para colher orientações na elaboração de projetos de pesquisas com agências de fomento e fundos de financiamento.

1- Necessidades de tração dos veículos metro-ferroviários;
2- Conceitos básicos da dinâmica da tração ferroviária;
3- Diferentes formas de alimentação - catenária, terceiro trilho, armazenamento interno;
4- Simulação no tempo e no espaço e dimensionamento de potência elétrica;
5- Introdução à simulação da marcha do trem;
6- Influência do tipo de motor elétrico utilizado e dos conversores de acionamento.

1- Contextualização e conceitos fundamentais;
2- Princípios da sinalização;
3- Sistemas de Sinalização e Controle: arquiteturas, componentes físicos e lógicos, aspectos operacionais;
4- Aspectos normativos para sinalização sobre trilhos;
5- Estudos de Caso em sinalização.

1- Operação e Gerenciamento do Transporte Público (IPTS). Transporte Público de "Rota Fixa". Transporte sob Demanda. Gestão da Frota e dos Serviços Prestados. Intervenções Operacionais (na Frota e na Infraestrutura). Priorização do transporte público em intersecções semaforizadas (TSP / EPICS). Faixas intermitentes (IBL / BLIP). Coordenação Multimodos. Estimativa de ocupação;
2- Micromodeos de simulação: veículos (VISSIM) e pedestres (VISWALK);
3- Operação e Gerenciamento de Tráfego (ITMS). Controle do Fluxo e da Demanda. Otimização Semafórica. Gerenciamento de Incidentes. Fiscalização do cumprimento de regras de trânsito. Serviços de Apoio aos Usuários;
4- Macromodelos de simulação (VISUM). Matriz O/D. Modelo de 4 Etapas;
5- Coordenação de Resposta à Emergências e Desastres;
6- Tarifação Variável (EFC). "Clearing". Geração e Distribuição (dos créditos eletrônicos). Controle de Benefícios;
7- Informações ao Usuário (ATIS). 8.Mobilidade como serviço (MaaS).

1- Introdução - O que é a inovação?;
2- Uma breve história da inovação: como chegamos à era da Transformação Digital?;
3- Criatividade e Inovação;
4- Inovação aberta, incremental e disruptiva;
5- Intraempreendedorismo e novo mundo do trabalho e emprego;
6- Aprendendo a técnica de Brainstorming para resolução de problemas;
7- Mapas conceituais - uma ferramenta para organização de ideias inovadoras;
8- FAST - uma técnica para construção de modelos de produtos e serviços inovadores;
9- CANVAS - Proposta de valor e o foco no cliente;
10- Estudos de Casos (Kodak, Apple, Tesla, Amazon, 99, Gympass e WEG);
11- Atividades práticas de inovação.


1- Definições de IoT e conceitos fundamentais;
2- Tecnologias habilitadoras e estado atual de desenvolvimento/aplicabilidade;
3- Anatomia de um projeto de IoT;
4- Teoria vs. Prática: viabilizando uma iniciativa;
5- Tendências de mercado;
6- Panorama de evolução tecnológica;
7- Projeto de IoT.

1- Introdução à segurança cibernética;
2- Ameaças virtuais;
3- Diretrizes e requisitos;
4- Projeto de sistemas seguros;
5- Ciclo de ataque por hackers;
6- Requisitos de política empresarial;
7- Estratégias para defesa em camadas;
8- Zonas de segurança;
9- Desafios forenses e planejamento de resposta a incidentes;
10- Processo de gestão de riscos;
11- Auditoria, digitalização e sistemas de testes;
12- Padrões de criptografia para proteger comunicações.

1- Propriedade intelectual, patentes e marcas;
2- Economia digital: economia compartilhada, economia circular e gig economy;
3- Espaços Interdisciplinares -  a Inovação que surge em contato com o diferente e com a diversidade;
4- CANVAS  - uma ferramenta para construção de modelos de negócios;
5- Fontes de financiamento: investimento anjo, venture capital e crowdfoundig;
6- Entrevistas: compreendendo a dor do cliente;
7- MVP - Prototipação rápida de soluções inovadoras;
8- Sprint - aplicando o Brainstorming para resolução de problemas;
9- Estudos de Casos;
10- Atividades práticas de inovação.

Critério Geral de Aprovação e obtenção de certificado USP
Para ser considerado aprovado no Curso “Tecnologias Emergentes em Sistemas Metroferroviários”, e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer todos os seguintes requisitos:

  • ter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades;
  • obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas. A avaliação em cada disciplina será feita de acordo com o critério previamente estabelecido em cada uma delas, envolvendo provas, trabalhos, etc.;
  • ter se inscrito e realizado na atividade Monografia devendo obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete), em avaliação realizada por banca examinadora.
Oferecimento e realização das disciplinas

As disciplinas serão oferecidas nos ciclos do PECE, a critério deste.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

O transporte público sobre trilhos adquiriu nas últimas décadas um ganho sensível de tecnologia devido ao grande avanço dos desenvolvimentos da tecnologia de informação e comunicação. Este processo intenso de digitalização promoveu aumento sensível do controle, da segurança e da manutenção como nunca visto.

No entanto, os profissionais atuantes nesta área ainda convivem com tecnologias do século passado, a qual precisa ser adaptada para a tecnologia atual. Para tal, a convivência transitória das duas tecnologias exige decisões tais que vários profissionais das operadoras ainda não estão preparados por falta de formação adequada.

Por outro lado, as novas linhas, dotadas dos avanços já citados, precisam ser operadas e geridas por estes profissionais, para garantir a eficiência e os benefícios esperados. Assim sendo, este curso preencherá esta lacuna de conhecimento das empresas operadoras, que combina com a forte tendência acadêmica aliada a um forte embasamento industrial, através da composição diversificada do corpo docente.

Objetivo Geral
Este programa tem como objetivo as empresas operadoras e também profissionais da cadeia de suprimentos de novas tendências tecnológicas do setor, ou objetivos do grande avanço da digitalização de seus sistemas para promover maior eficiência operacional, maior objetivo para o usuário e com maior confiabilidade do sistema metroviário.

Público-Alvo
Engenheiros Envolvidos com Transporte Público sobre Trilhos.

Local & Horário de realização do curso
As aulas serão realizadas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. As disciplinas serão realizadas às 6ª-feiras, das 14:00 às 22:00 e aos sábados, das 09:00 às 16:00 (aulas realizadas quinzenalmente).

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

A coordenação do curso ficará a cargo do Prof. Dr. José Roberto Cardoso – Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da USP. O vice-coordenador o Prof. Dr. Maurício Barbosa de Camargo Salles do mesmo Departamento. O corpo docente será formado por especialistas com formação mínima de mestre ou com grande experiência comprovada, tanto em ensino, como em projetos consultorias em áreas afins.
Professores
Prof. Dr. Alexandre Barbosa de Lima
Prof. Dr. André Ippolito
Prof. MSc. Arthur Sequeira Aikawa
Prof. Dr. Cledson Akio Sakurai
Prof. Dr. Fernando Josepetti Fonseca
Prof. Dr. José Roberto Cardoso
Prof. MSc. Lúcio Flávio Vismari
Prof. Dr. Mário Leite Pereira Filho
Prof. Dr. Maurício Barbosa de Camargo Salles
Prof. Dr. Murilo Araújo Romero

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Tecnologias Emergentes em Sistemas Metroferroviários, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado em todas as disciplinas exigidas pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%, assim como a aprovação da sua monografia pela banca examinadora.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUISITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

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PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

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PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.