FAQ - pecepoli

FAQ

É um Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica, institucionalizado e regulamentado pela Escola Politécnica.
Sim, todos os cursos são pagos.
Os cursos MBA e Especialização possuem as taxas de inscrição, já os programas de treinamento não há pagamento de taxa.
O candidato deve encaminhar o comprovante através do fax: (11) 2998-0054 ou pelo e-mail atendimento@pecepoli.com.br, pois o PECE não recebe automaticamente. O depósito não é identificado, de modo que, para reconhecermos quem fez o pagamento e para qual curso, é necessário que o candidato identifique o comprovante com nome completo, curso, modalidade (presencial ou a distância), telefone de contato e nos envie. Caso o comprovante seja enviado por fax ou e-mail, é necessário ligar ao PECE para confirmar o recebimento. Após o recebimento do comprovante, o mesmo será anexado a sua ficha de inscrição (preenchida pelo site), que será encaminhada para a coordenação para análise. Atenção: comprovantes sem identificação serão descartados.
A taxa de inscrição não será devolvida. O pagamento da taxa destina-se a análise da ficha de inscrição, que é feita pelo respectivo coordenador. O processo seletivo do PECE, com relação às regras de funcionamento, se assemelha a todos os demais processos seletivos, como por exemplo, a FUVEST. Existem apenas dois casos em que há restituição da taxa. São eles: 1. Quando o curso é cancelado; 2. Quando por quaisquer outros motivos, a ficha do candidato não for analisada. Para os demais casos, como por exemplo, a não aprovação no processo seletivo, à desistência do candidato, candidato em lista de espera e similares, não há devolução da taxa.
O PECE poderá conceder 5% de desconto, para pagamento do valor total à vista dos cursos de MBA ou Especialização, 5% de desconto para ex-alunos da Escola Politécnica e 10% de desconto para ex-alunos PECE que tenham concluído outro curso de MBA ou Especialização. Para concessão destes descontos o PECE levará em consideração o número de participantes matriculados no curso. Os cursos de MBA e Especialização podem ser parcelados em 18 ou 24 meses, de acordo com a duração do curso.
Sim, o PECE possui um programa de bolsas de estudos voltado aos alunos de mestrado ou doutorado da USP que estejam cursando tais Programas, e para funcionários efetivos da USP e mais nenhum outro caso. No caso de funcionários, este programa recebe pleitos da USP, “campi” da capital e interior. Os candidatos que se enquadrarem no programa devem apresentar carta ou ofício, respectivamente assinado pelo diretor da unidade ou coordenação do órgão ao qual está vinculado. No caso de mestrado ou doutorado regulares, o ofício é do seu orientador. Em qualquer caso, deverá ser citada a condição a que estão submetidos e qual a área de sua atuação e o curso a que desejam concorrer. As cartas serão recebidas apenas no início do ano, no mês de janeiro.
Sim, pois são cursos de pós-graduação, nos quais o candidato deve possuir formação superior completa.
Sim, os certificados dos cursos são emitidos pela Universidade de São Paulo.
A pós-graduação stricto-sensu visa à obtenção de grau de mestre e/ou doutor. Os cursos de pós-graduação lato-sensu visam aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e a qualificação profissional com cursos de especialização, MBA ou aperfeiçoamento, ou seja, está voltado a área profissional e mercado. O PECE oferece apenas cursos lato-sensu.
No site www.pecepoli.com.br, ao clicar no curso desejado, selecione a opção Conteúdo, lá você poderá encontrar a relação de disciplinas do curso. Ao clicar no código das disciplinas será possível saber mais sobre a ementa de cada uma delas.
Cada ciclo tem duração de dois meses e meio. Em um ano há quatro ciclos. Previsão dos ciclos: 1º Ciclo: março a maio; 2º Ciclo: maio a julho; 3º Ciclo: agosto a outubro; 4º Ciclo: outubro a dezembro. Em cada ciclo, o aluno deve cursar duas disciplinas, frequentemente. No site, em Serviços ao Aluno, está disponível a programação das disciplinas do ciclo atual e o calendário acadêmico do ano letivo, que devem sempre ser consultados.
Sim, todos os alunos devem ficar atentos ao prazo de matrícula. Os prazos constam no calendário acadêmico e é um dever e responsabilidade do aluno conhecê-los e cumpri-los.
Sim, como em todo curso, há prazo para cumprimento. Ele vai estar estipulado no termo de compromisso que o aluno assina no ato da matricula. É obrigatório o seu cumprimento, não havendo adiamentos ou justificativas para NÃO cumpri-lo.
Não. Elas sofrem reajuste anuais pelo IPC-FIPE a partir da 13ª parcela.
Ambas. Anualmente têm-se cursos de: MBA • Tecnologia da Informação, • Tecnologia de Software, • Engenharia Financeira, • Automação Industrial, • Gestão Tecnologias Ambientais - distância, • Energia. • Especialização • Segurança do Trabalho presencial e à distância, • Tecnologia Metroferroviária. Semestralmente têm-se cursos de: MBA • Gestão e Engenharia da Qualidade, • Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção, • Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços, • Gestão e Tecnologias Ambientais – presencial, • Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais – Edificações.
Não, o certificado pode ser retirado por terceiros, desde que previamente autorizado por e-mail, onde deve constar o nome do aluno, o curso que ele fez, e a qualificação da pessoa autorizada para retirá-lo.
O pedido deve ser feito via requerimento padrão, que se encontra no PORTAL do ALUNO, no link Modelo de Requerimento.
O Centro Esportivo da USP é destinado exclusivamente aos alunos da graduação e pós-graduação stricto-sensu e aberta à comunidade com número limitado de vagas mediante taxa. Não há tal benefício para alunos de cursos Lato-Sensu ou Programa de Treinamento.
Sim, a monografia deverá ser entregue impressa no Centro de Apoio ao Aluno - CAA, para ser protocolada e entregue ao orientador ou coordenador, além de ser apresentada a uma banca para avaliação.
Sim, a apresentação de monografia é aberta ao público.
A entrega da carteirinha é realizada em sala de aula. Motivo pelo qual é importante a entrega de uma foto 3x4 no ato da matrícula. As carteirinhas podem ser utilizadas para identificação na entrada das portarias da USP e para acesso às bibliotecas da POLI.
O PECE emite uma declaração que o aluno está regularmente matriculado. O aluno deve entregá-la pessoalmente na Coordenadoria de Assistência Social - COSEAS, Rua do Anfiteatro, 295 em frente à Praça do Relógio, telefone de contato – 11 3091-3581 ou 3091-3582.
Não. O PECE não tem nenhum vínculo com a emissão da carteirinha da UNE.
O aluno deve solicitar a declaração através do e-mail do Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br, informando seu nome completo e curso.
O histórico pode ser retirado através do site www.pecepoli.com.br , em Portal do Aluno. O acesso deverá ser feito através do número de matrícula em usuário e senha. Após o primeiro acesso, a senha poderá ser alterada. Para alunos das turmas até 2007, o histórico deverá ser solicitado através do e-mail: atendimento@pecepoli.com.br, pois não está disponível no site.
O boleto será enviado via correio com vencimento no dia 10 de cada mês. O mesmo também estará disponível no site www.pecepoli.com.br/boleto, a partir do 2º dia útil de cada mês.
O calendário de disciplinas de cada ciclo está disponível no site do PECE em Serviços ao Aluno – Programação de Disciplinas.
O acesso ao Alunoweb só estará disponível na 1ª semana de aula de cada ciclo. Siga o passo a passo: • Acesse o site do PECE, www.pecepoli.com.br e clique no menu ALUNOWEB; Login e senha serão solicitados; • O processo de obtenção do login (nome do usuário) e da senha é automatizada e deverá ser feito pelo aluno na tela inicial do sistema. • Clique no botão SIM, PRECISO DE AJUDA PARA ACESSAR, na tela seguinte, no nome de usuário forneça seu NÚMERO de matrícula no PECE e clique em OK. • Atenção: não forneça seu endereço de e-mail (ele já está cadastrado no sistema).
Os alunos do PECE devem acessar o site www.pecepoli.com.br – Serviços ao Aluno – Solicitação de Acesso ao WI-FI do PECE. Para cadastro, os alunos do PECE deverão fornecer seu nome completo, número de matrícula no PECE e o nome do curso. A solicitação tem o prazo de 24 horas para ser atendida.
Sim. Os alunos deverão fazer provas presenciais obrigatórias (conceituais e/ou práticas), exigidas pelo MEC, e atividades de laboratório sempre em janeiro/fevereiro e julho/agosto, ocasião em que deverão entregar os cadernos de quadro com os mesmos preenchidos à mão, nas datas das respectivas provas P1. Oportunamente, solicitaremos aos alunos, o bloqueio de períodos de 09 dias nesses meses. Os calendários específicos com o roteiro de todos os dias e atividades serão divulgados com antecedência mínima de 120 dias. Lembre-se que você deve trazer o caderno de quadros no dia da prova presencial P1 da disciplina/módulo. Se o aluno não puder vir realizar a prova P1, deve enviá-lo pelo correio ao PECE até a data de realização da referida prova.
Recomendamos que o aluno dedique, em média, 5 horas de estudos por semana por disciplina/módulo, ou seja, 1 hora por dia útil por disciplina/módulo ao longo de 10 semanas em que a disciplina/módulo estará no ar. Lembramos que poderão ocorrer ciclos durante o ano onde 2 ou 3 disciplinas/módulos estarão sendo oferecidas concomitantemente.
Apenas os conhecimentos básicos, em nível de usuário, tais como: uso de correio eletrônico, chat e navegação em páginas Web.