Análise e Projeção de Mercados - pecepoli

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Análise e Projeção de Mercados

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Atualização

Análise e Projeção de Mercados

O curso foca em modelos estatísticos e de machine learning e linguagem R com o objetivo de atualizar e especializar profissionais no entendimento desses modelos e no uso de tecnologias específicas que os permitam compreender, usar e correlacionar dados e variáveis e explicar modelos preditivos gerados.

• Carga Horária
42h
• Duração
07 semanas
• 2ª e 5ª feira
19h - 22h
• Turma
2024

Conteúdo

O Curso de Atualização em “Análise e Projeção de Mercados” terá duração de 42 horas, sendo realizado as segundas e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Ementas das Disciplinas

1. Introdução à Análise e Projeção de Mercados
Objetivo: Apresenta os conceitos introdutórios para análise e projeção de mercado, abordando onde aplicar e como obter retorno e projetos, entender a coleta e estruturação de bases de dados, incluindo o contexto big data, além de discussão de casos reais.
Conteúdo programático: Conhecer os conceitos básicos necessários a análises e projeções de mercado. Introdução a coleta e estruturação das bases de dados: apresentar os conceitos de estruturação e coleta de dados. Análise de casos reais de planejamento e projeções que foram resolvidos através da aplicação das técnicas que abordadas no curso.
2. Introdução à Linguagem R
Objetivo: fornecer conhecimento introdutórios da linguagem R.
Conteúdo programático: Introdução aos principais tipos de dados e processos de manipulação de dados.
3. Fundamentos de Estatística com prática usando linguagem R
Objetivo: fornecer os conceitos básicos de estatística para entendimento de modelos de classificação e preditivos.
Conteúdo Programático: conceitos elementares de estatística, com enfoque em probabilidade, estatística descritiva, definição de população e amostra, medidas de centralidade e variabilidade, análise exploratória univariada e bivariada, categoria dos dados, tabulação dos dados, tipos de distribuição, análise gráfica. Exemplos práticos usando linguagem R.
4. Técnica avançadas de exploração e análise de dados com prática usando linguagem
Objetivo: fornecer conhecimentos avançado de técnicas de regressão, segmentação, agrupamento e técnicas de séries temporais.
Conteúdo Programático: Parte 1 - abordagem das construções dos Modelos de Classificação (Decision Tree e K-means) e Modelos Preditivos de Regressão Linear (simples e múltiplas) e sua utilidade nas análises e projeções de Mercado. Exemplos práticos usando linguagem R.
Parte 2 - abordagem das técnicas de projeção dos dados considerando suas sazonalidades ao longo do tempo utilizando séries temporais. Detalhando os modelos auto regressivos: ARMA e ARIMA. Exemplos práticos usando linguagem R.
5. Aplicação a modelos de mercado
Objetivo: praticar os conceitos aprendidos e fazer análises usando bases de dados públicas e linguagem R.
Conteúdo Programático: Bases de dados disponíveis correlacionadas ao mercado de energia elétrica. Proposição de modelos básicos para análise e projeção do mercado e discussão de possíveis melhorias. Aplicação de técnicas anteriormente mencionadas a este mercado específico. Exemplos práticos usando linguagem R.

Critério geral de aprovação e obtenção do certificado

O certificado do Curso emitido oficialmente pelo Universidade de São Paulo está condicionado a presença superior ou igual a 75%.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Empresas fornecedoras de serviços almejam a melhora do serviço ofertado, maximizando sua qualidade, diminuindo os custos da produção e aumentando o lucro. Empresas data-driven são caracterizadas por utilizarem dados como importantes ativos para alcançar esses objetivos a partir de análises e diferentes tipos de predições. Data literacy facilita a construção de uma cultura orientada por dados, pois habilita os profissionais a “falar” dados, ou seja, compreender, usar e explicar dados. Nesse contexto, é essencial saber analisar dados históricos e fazer projeções para diferentes cenários. Modelos estatísticos e de Machine Learning (ML) são as ferramentas que suportam diferentes predições. O tipo de mercado e os objetivos das análises determinam quais modelos são os mais adequados. No mercado de energia elétrica, ML tem sido aplicado com sucesso para a predição de incidência de radiação solar, essencial para a geração de eletricidade fotovoltaica no contexto de energias renováveis. Por outro lado, para a análise e projeção de consumo e distribuição de energia elétrica, modelos estatísticos se mostram mais adequados por permitirem explicar mais facilmente variações encontradas.

Objetivo

O curso foca em modelos estatísticos e de machine learning e linguagem R com o objetivo de atualizar e especializar profissionais no entendimento desses modelos e no uso de tecnologias específicas que os permitam compreender, usar e correlacionar dados e variáveis e explicar modelos preditivos gerados. Assim, ao final do curso pretende-se que o aluno adquira conhecimento especializado em Planejamento e Projeção de Mercado e consiga fazer análises, planejamento e projeções com o uso de técnicas e aplicações de data science, montagem e tratamento de bases de dados, análises exploratórias e algoritmos de séries temporais.

Público Alvo

Profissionais com nível superior com familiaridade com estatística e/ou programação em R.

Local & horário realização do curso
As aulas serão ministradas no modelo não presencias, mas síncrono (ao vivo), as segundas e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Curso Coordenado pela Profa. Dra. Solange Nice Alves de Souza, do Departamento de Computação e Sistemas Digitais – EPUSP,  contará com  participação do especialista Prof. Kendji Eduardo Wolf.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/EPUSP) reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Certificação USP


Para que o aluno conquiste o certificado do curso de Análise e Projeção de Mercados, emitido oficialmente pela Universidade de São Paulo, deverá ser aprovado na disciplina exigida pelo programa do curso, com nota mínima de 7,0 e presença acima ou igual a 75%.

Certificado USP

Processo de inscrição

Para realizar a inscrição e participar do Processo Seletivo o candidato deverá proceder da seguinte forma:

PRÉ-REQUESITOS

Espera-se dos candidatos, sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

PAGAMENTO

Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), por meio de boleto bancário, enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

SELEÇÃO

A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na “Ficha de Inscrição”. Caso o interessado seja aprovado, receberá e-mail do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

Só será possível participar do processo seletivo, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Estrutura
de qualidade

Histórias de Sucesso

Torne-se um líder produtivo no mercado.

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PROMOÇÃO "INDIQUE UM ALUNO"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção para bonificação de 1 (uma) mensalidade ao aluno, para cada indicação de candidato que realize matricula em nova edição do referido MBA.

O benefício da bonificação segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. O crédito de bonificação ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula do candidato indicado;
  3. Não serão computadas as matrículas canceladas em que o valor da primeira mensalidade tenha sido devolvido pela FUSP ao aluno indicado;
  4. A quantidade de mensalidades abonadas será limitada ao número de mensalidades pendentes do aluno indicante, e não será possível a criação, ou repasse, de nenhum tipo de crédito por indicação superior a esse limite.

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PROMOÇÃO "20%"


Para incentivo ao estudo e desenvolvimento das atividades de extensão, bem como criar uma oportunidade de benefício e estímulo para os nossos alunos, a Coordenação informa que está vigente a Promoção 20% para concessão de desconto, máximo, de 20% (vinte por cento) sobre o valor do curso, não cumulativo com esta ou outras promoções, para aluno e candidato por ele indicado, que se matriculem na mesma turma do curso.

O benefício segue às seguintes condições:

  1. O aluno deverá solicitar ao candidato que coloque, expressamente, o seu nome completo, como indicante, no campo “Pesquisa - Outros” na Ficha de Inscrição;
  2. A concessão do benefício de desconto de 20% ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias após a efetivação das matrículas de ambos os alunos, indicante e indicado;
  3. No ato da matrícula, ambos pagarão a primeira parcela do curso no valor nominal sem desconto. O valor correspondente ao desconto dessa primeira parcela será compensado na segunda parcela mensal;
  4. O benefício da Promoção 20% não se efetivará para nenhum dos beneficiários, se o valor da primeira parcela tenha sido devolvido pela FUSP a quaisquer destes beneficiários por cancelamento de matrícula.