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Educação on-line para professores

Os recursos tecnológicos se desenvolvem par e passo, de maneira simbiótica, com seu uso, expresso pelas conveniências das empresas, pelo aprendizado dos educadores e pelo desempenho dos estudantes. A tecnologia não se desenvolve por si, ela se desenvolve guiada pelos que adotam seus instrumentos. Assim, educadores, somos todos cúmplices das mudanças nas escolas e dos modos de aprender definidos pela tecnologia. Quer utilizando, quer negando a adoção de tais recursos tecnológicos, somos cúmplices.

Nunca foi tão necessário, como é agora, que nos aprofundemos nos conceitos básicos da educação e na essência do aprendizado. São esses fundamentos que nos guiarão na jornada que temos pela frente. É nesse contexto que o presente curso foi criado.

Objetivo
Este curso visa o público de Docentes de nível superior que vivem as mudanças, nas escolas e em seus estudantes, provocadas pela incorporação de recursos da tecnologia digital.

O que se pretende é que, ao concluírem de maneira satisfatória este curso, os professores estarão aptos a exercerem suas funções de maneira a explorarem [ao máximo] o que oferecem os novos métodos e os novos recursos que a tecnologia digital traz para os processos de aprendizagem.

Informações Gerais
Perfil do público
Profissionais com experiência prática específica adquirida no exercício profissional na área de Educação, e que pretendam entender como a mente aprende e como facilitar e estimular o processo de aprendizado seja nos moldes tradicionais, seja com a incorporação de recursos tecnológicos.

Dia da semana e horário:  aulas serão realizadas, às quartas-feiras, não presenciais (mas síncronas), das 18h00 às 20h30.
Duração: 12 (doze) semanas.

Turma 2020
Inscrições: 15/06 a 24/07/2020
Resultado: por e-mail ou telefone.
Matrículas: até 31/07/2020.
Início das Aulas: 05/08/2020 às 18h

Para matricular-se neste curso de atualização o interessado deve ter sido aprovado no respectivo Processo Seletivo.

O inscrito que for aprovado no Processo Seletivo, deverá preencher e assinar o termo de compromisso do Curso.

A matrícula somente será considerada feita mediante o nosso recebimento do termo de compromisso do Curso.


ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.

Corpo Docente
O curso tem em seu corpo docente professores doutores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A coordenação acadêmica está a cargo do Prof. Dr. Bruno de Carvalho Albertini, Professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - EPUSP
 
Docentes ministrantes USP:

Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1997).

Prof. Dr. Edson Fregni possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1972) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1997).


Conteúdo
O Curso de Atualização em Educação online para professores (EaD) terá duração de 30 horas, distribuídas em 12 semanas de 2,5 horas, às quartas-feiras das 18:00h às 20h30.

Recomenda-se que, cada aluno tenha cerca de 3h30 de estudos individuais pós aula.

Ementa:

I - Introdução
I.1 - Apresentação do curso
II - Educação e aprendizado
II.1 - Aprendizado no contexto histórico
II.2 - Bases conceituais da aprendizagem
II.3 - Motivação e outros catalisadores da aprendizagem
III - Processos educacionais
III.1 - As primitivas dos processos de aprendizagem
III.2 - Métodos de aprendizagem - casos mais comuns
III.3 - As modalidades dos processos educacionais
III.4 - Os roteiros e seus estilos
IV - Tecnologias educacionais
IV.1 - As arquiteturas de ambientes educacionais online
IV.2 - Os recursos tecnológicos educacionais
V - Recomendações
V.1 - O professor como autor e como facilitador
V.2 - Tendências futuras

A Dinâmica
Este curso será oferecido com aulas semanais transmitidas pela plataforma Zoom. As gravações das transmissões ficarão imediatamente disponíveis aos alunos que não conseguiram assistir à aula ao vivo.
O ambiente de aprendizagem do curso se organiza na plataforma Moodle fornecida pela USP. Nela os estudantes poderão acessar o conteúdo e as orientações, realizar os exercícios e trabalhos, e participar das conversas no fórum para discussão da matéria. Além disso serão disponibilizadas, semanalmente, sessões de tira-dúvidas com os professores, por meio da plataforma  Zoom. Instruções de a acesso a essas plataformas serão fornecidas logo após a matrícula.
A avaliação do desempenho dos alunos, será semanal, na forma de nota, será feita pela sua participação no fórum de discussão e nos exercícios. Detalhes sobre o critério de aprovação para emissão do certificado serão dados na primeira aula.

Os Encontros Presenciais (serão confirmados no futuro)
O PECE oferece aos alunos a possibilidade de participação em dois encontros presenciais em sua sede, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Os encontros não são obrigatórios. Eles oferecem a possibilidade dos alunos se conhecerem pessoalmente. Os que estiverem fora da cidade de São Paulo, poderão assistir aos encontros que serão transmitidos pela plataforma Zoom.
O primeiro encontro ocorrerá quando o curso estiver em sua metade. É um momento propício o contato pessoal entre os alunos. Nesse encontro, o PECE convida um palestrante para trazer sua visão sobre educação online em cursos universitários.
O segundo encontro se dará no final do curso. Quando fazemos um rescaldo sobre a experiência que professores, assistentes e alunos tiveram ao longo do processo. O PECE coletará sugestões de melhoria para próximas edições do curso.

Importante
Parte do material adotado no curso é em inglês.

Ingresso no Curso
Preenchimento da ficha de inscrição.

Para ser considerado aprovado no Curso de Atualização e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer os seguintes requisitos:

A) - Obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete);
B) - Ter frequência igual ou superior a 75%.

Dedicação
Pressupõe-se que, para cada hora de aula, correspondam de uma a quatro horas de dedicação individual do participante.



Cronograma
Ementa (principais tópicos do curso)

1 - Histórico introdutório (a) As escolas se organizaram e como os processos educacionais evoluíram através do tempo. Os aportes tecnológicos às escolas. A fase da Livro/Lousa/Giz/Caderno onde a maestria do professor e a qualidade dos textos eram primordiais para motivar e instrumentar os alunos para o aprendizado
(b) Educação a distância, como começou, Escolas por correspondência - lições semanais enviadas pelo correio.
(c) A instrução programada - Skinner. Utilizada no treinamento - o primeiro caso de educação adaptativa.
(d) A tecnologia digital se manifesta com os sistemas "e-learning" - conteúdo entregue em disquetes/cd's - os famosos "page-turners".
(e) A tecnologia começa a revolucionar os processos educacionais. Uma explosão de tipos e formatos de sistemas digitais para a educação mostra que a fase atual a educação se tornou um enorme cadinho de experimentação de técnicas, modelos e processos educacionais.
(f) A área de Inteligência Artificial começa a entrar no jogo.

PARTE I
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

2 - Começando do começo: como aprendemos
Aprendemos ao fazer conexões entre experiências e emoções novas (que nos chegam pelos sentidos e pelo pensamento) a coisas que já sabemos. A elaboração sobre essas experiências e emoções novas, na comparação com o que já sabemos (nossos conhecimentos e nossa visão do mundo e das coisas), intensificam tais conexões, que em última análise é o aprendizado. Dessa forma, quanto mais experiências vivemos, quanto mais emoções sentimos, quanto mais refletimos e pensamos, mais aprendemos. E mais prontos estaremos para aprender mais. E experiências novas são tão mais impactantes quando nos chegam simultaneamente pelos múltiplos canais auditivos, visuais, motores e demais. Esses pontos serão abordados na análise dos principais pontos do livro "The Multiple Pathways to Student Brain" da neurocientista Janet Zadine.
(a). A sinergia entre os múltiplos canais de acesso à mente (auditório visual, sinestésico)
(b). A emoção afeta e é afetada pelos canais sensoriais
(c). Os mecanismos de atenção da memória de trabalho e seu impacto no aprendizado (como o cérebro movimenta informação entre a memória temporária / de trabalho e a de longo prazo.
(d). As funções executivas de alto nível e seu impacto no aprendizado: planejamento, organização e pensamento crítico
(e). Plasticidade - aprender é re-aprender. Aprender é reconectar. Aprender é criar dendritos (a química das sinapses). Aprende mais quem aprofunda que quem alarga. Repetição é melhor que ineditismo.
(f). Como o cérebro pensa e aprende - ativa e conecta (fire and wire). O pensamento se dá pela transmissão de informação pelos neurônios relevantes.
(g). Princípio de Donald Hebb (prêmio nobel): "Cells that fire together, wire together". O aprendizado, literalmente, aumenta as conexões entre neurônios e dendritos. Quanto mais a rede neural é disparada, mais forte a rede se torna.
(h). A experiência e a prática são críticas para o aprendizado porque ativa múltiplos canais de acesso à mente.
(i). Aprendizado como atividade social. Quando se compartilha com outros o que se aprende, mais conexões são fortalecidas.

3 - Técnicas e processos de educação (independentemente se online, ou não).
(a). Pirâmide da Aprendizagem
Controversa nos detalhes, mas correta na mensagem central.
(b). Estilos de Aprendizagem
Diferentes métodos têm eficácias diferentes, para pessoas diferentes, em momentos diferentes.
(c). Primitivas dos Processos
1. Acesso à informação / conteúdo - leitura crítica; reflexão, brainstorming, storytelling
2. Discussão, interação - a importância do coletivo para o aprendizado
3. Atividades individuais, exercícios, trabalhos
4. Atividades em grupo - exercícios, trabalhos
5. Respondendo a provas, desafios
6. Ensinando outros
7. Fazendo - treinamento no trabalho.
(d). Técnicas particulares
1. Aprendizado baseado em problemas
2. Aprendizado baseado em projetos
3. Aprendizado na pesquisa/investigação
4. Aprendizado adaptativo
5. Aprendizado lúdico
6. Aprendizado por simulações
7. Estudo de caso

4 - Entendendo a educação online ou educação apoiada por computadores
(a). As três principais arquiteturas dos processos de aprendizagem em escolas
Comparando as vantagens, desvantagens, custos e dificuldades de diferentes arquiteturas deprocessos educacionais apoiados em recursos tecnológicos
1. Auto instrucional
2. Em turmas - puramente online
3. Em turmas - híbrido.
(b). Estudo de casos
Apresentação de exemplos reais

5 - As ferramentas tecnológicas típicas
(a) Os AVA's - Ambientes Virtuais de aprendizagem
Ambientes online completos - os LMS's - já prontos. Podem ser:
proprietários
software livre
caixas de ferramenta
que atendem processos educacionais específicos
(b) Plataformas abertas
Espinhas dorsais e complementos
(b) Ambientes focados em técnicas específicas
Provas, conteúdo, calendário, fórum, etc
(c) Exemplos de vários sistemas de apoio à educação

6 - A introdução de técnicas profundas de Inteligência Artificial na educação
" Depois de muitas falsas partidas, IA tem feito progressos extraordinários nos últimos anos, graças a uma técnica versátil chamado de 'aprendizagem profunda'. Dadas suficiente informações, as grandes (ou 'profundas') redes neurais, modeladas pela arquitetura do cérebro humano, podem ser treinadas para fazer todo tipo de coisas. Elas potenciam o motor de busca do Google, a marcação automática de fotos do Facebook , o assistente de voz da Apple, as
recomendações de compras da Amazon e os carros auto-dirigíveis da Tesla. " [ O que a história nos diz sobre o futuro da inteligência artificial - e como a sociedade deveria responder - The Economist - 25 de junho de 2016]
(a) Histórico da evolução de automação na educação
(b) Aprendizado profundo pela máquina
(c) Interpretação de textos
(d) Algoritmos adaptativos para seguir ritmo e rendimento de alunos
(e) Agentes inteligentes / robôs

PARTE II
BOAS PRÁTICAS DE PROFESSORES EM PROCESSOS EDUCACIONAIS ONLINE
INTRODUÇÃO
O novo papel do professor: o de facilitador
Uma das consequências diretas da adoção de recursos tecnológicos no apoio a aulas é o questionamento do papel do professor. Questiona-se se o professor deve ou não "ministrar" aulas, no sentido de apresentar o conteúdo, ditar e explicar. A palavra "ditar" é boa, porque ela torna o professor em um ditador perante seus alunos. É isso que deve ser? Em oposição isso, vem a crença de que professor não ensina. É o aluno
quem aprende. Por si. E o professor pode ajudar ou atrapalhar.
Os recursos tecnológicos aplicados na educação intensificam e potencializam os dilemas clássicos enfrentados por educadores. Um desses dilemas é o da essência do papel do professor. Afinal, com a evolução da organização social, com as alterações culturais
provocadas pela tecnologia, podem os professores continuar exercendo seu papel como o fizeram seus antecessores? E essa reflexão é ainda mais urgente quando se tratam de programas educacionais cem por cento online.

7 - Planejando e preparando o curso que incorpora tecnologia digital (OSPEC)
O projeto instrucional é o trabalho que deve preceder o desenvolvimento de conteúdo. Ele é a primeira etapa do processo de desenvolvimento do conteúdo de um curso que segue as seguintes grandes etapas:
(a) Definir objetivos de aprendizagem do curso. O que o aprendente deve saber, ou ser capaz, ao completar o curso de maneira bem sucedida.
(b) Preparar o Syllabus , a descrição do conteúdo. Descrição livre, mas completa. Este texto pode servir para a apresentação do curso.
(c) Organizar o conteúdo e capítulos, descrever cada capítulo. O plano é a expansão e organização do conteúdo descrito no syllabus.
(d) Definir o estilo ( modelo) de conteúdo dos capítulos. Este modelo visa criar um formato típico da estrutura do conteúdo, a ser adotado pelos capítulos. O formato dos elementos de aprendizagem é o ponto central na organização dessa estrutura.
(e) Para cada capítulo , descrever objetivo de aprendizagem. Cada conceito essencial, indicar seu formato, e outros dados importantes para a preparação do conteúdo bruto ( texto, vídeo, exercício dissertativo, prova em múltipla escolha, etc.)

8 - Produzindo o Conteúdo = Práticas recomendadas
(a). Editorando textos e imagens - manual de estilo é importante
(b). A utilização de vídeo e áudio - formatos e apresentações
(c). Exercícios e atividades práticas - formatos e apresentações
(d). Provas como avaliação e como exercitação - formatos e apresentações
(e). Personalizando o conteúdo. Cada aluno tem o seu
(f). Facilitando as discussões
(g). Motivando a turma
(h) Conclusões e recomendações

9 - Capítulo de conclusão com uma sessão de brainstorming conduzidas pelos alunos





Certificado
O certificado do Curso de Atualização é emitido oficialmente pelo Universidade de São Paulo, e está condicionado à aprovação do aluno na avaliação, nota mínima de 7.0, com presença superior ou igual a 75%.


Investimento

    Curso gratuito.

Depoimentos
Oferecer um curso sobre ensino superior à distância (EAD) utilizando desde o início várias tecnologias inovadoras (e gratuitas!) de EAD foi uma decisão arriscada, mas que deu certo. O curso tornou-se prático e teórico ao mesmo tempo, e conseguiu conquistar a atenção e a dedicação de alunos que também são professores e que geralmente não têm tempo disponível para dedicar ao aprimoramento daquilo que fazem todos os dias.
Prof. Dr. José Antônio Lerosa de Siqueira
Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica / EPUSP.

Disparadamente, foi o melhor curso EAD que fiz na vida. Os conteúdos utilizados nas apresentações e artigos disponibilizados têm bastante densidade, a discussão nos fóruns foi muito intensa e qualificada e o professor Edson conduziu o curso com muita competência e dedicação. Tenho recomendado bastante os cursos do PECE para meus colegas professores.  Parabéns a todos os envolvidos e muito obrigado por tudo. Foi uma grande honra e satisfação participar deste curso.
Prof. MSc. Ricardo de Sequeira Lugó
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

O curso foi muito bom, contribuiu muito para minha formação como Professor, tanto para cursos online como para cursos presenciais! Foi bem organizado! Parabéns para todos os envolvidos! Agradeço ao PECE e ao  Prof. Edson pela oportunidade!
Profa. MSc. Ana Cláudia Rossi
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Agradeço por ter sido selecionado para este curso. Foi um aprendizado constante com as interações nos fóruns com colegas com vasta experiência com vontade de compartilhar seus conhecimentos. Um ponto alto foram os materiais preparados para as aulas e os artigos selecionados pelo professor Edson Fregni. As perguntas prévias a aula e durante a aula serviram para motivar a discussão. Os exercícios também foram um ponto importante do curso.
Prof. Dr. José Aquiles Baesso Grimoni
Professor do Departamento de Energia e Automação Elétricas / EPUSP

Eu trabalho temas comportamentais para o desenvolvimento de gestores, por isso tenho uma certa resistência quanto a cursos à distância, online. Sabendo que a tecnologia está em contínuo processo de aperfeiçoamento e que em algum momento precisaria recorrer aos recursos da educação à distância resolvi aproveitar a oportunidade e participar da primeira turma do Curso de Educação Online para professores.
Destaco que foi uma experiência bastante enriquecedora. A condução do curso feita pelo Prof. Edson Fregni, apoiado pelos professores Lucas Moscato (Coordenador Geral do PECE) e o Paulo Patullo, tornou interessante e prazerosa a participação nas aulas que aconteceram todas as quartas de manhã. A possibilidade de interagir com os demais participantes através do fórum e as questões para aprofundamento das reflexões ajudaram no enriquecimento da aprendizagem.
Aprendi a metodologia para criar cursos online e creio que precisarei usá-la muito em breve. Se você tiver disponibilidade, faça o curso. Com certeza será muito útil para o seu futuro como professor.
Prof. Ricardo Rodrigues Buonanni

1. O interessado em participar do Processo Seletivo deste curso deverá proceder da seguinte forma:

a) preencher a ficha de inscrição.

2. Seleção
A seleção será feita com base nas informações fornecidas pelo interessado na "Ficha de Inscrição".

A seleção dos candidatos será realizada com base na ficha de inscrição, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária. A formação e a experiência profissional são consideradas como aspectos fundamentais.

Caso o interessado seja aprovado, receberá email do Centro de Apoio ao Aluno, com instruções para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO! - O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PECE/EPUSP reserva-se o direito de não realizar este curso, ou modificar sua data.


Centro de Apoio ao Aluno: atendimento@pecepoli.com.br
Telefone: (11) 2998-0000 Fax: (11)2998-0054
Segunda a sexta-feira das 08h30 às 20h30.
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